ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

14 de fev. de 2009

NOVA-IORQUINO TROCA CARREIRA DE POLICIAL PELO SACERDÓCIO



Aos seus 25 anos de idade, Nicolás Fernández reunia para seus companheiros todas as qualidades de um bom policial e tinha uma promissora carreira neste corpo. Entretanto, em seu trabalho cotidiano descobriu que necessitava armas muito distintas para aliviar as “almas turbulentas” e decidiu se tornar sacerdote.

Nicolás, nascido em Staten Island de mãe irlandesa e pai espanhol, começou uma formação de seis anos no seminário São Joseph do Yonkers. Levava dois anos servindo como policial, quando inspirado pelos ensinamentos de João Paulo II e a visita do Bento XVI a Nova Iorque, mudou esta carreira pelo serviço sacerdotal.

Conforme recolhe O Novo Jornal, o seminarista lembra que quando era policial, a gente ia a ele a lhe apresentar seus problemas pelo uniforme que vestia. “Agora, o farão porque terei uma batina de sacerdote”, indicou.

O seminarista era patrulheiro da área da praia de Brooklyn e estava destacado ao quartel 61. Seu companheiro de patrulha sempre lhe dizia que poderia chegar muito rápido à farda de tenente. “Mas essa era a última coisa que eu queria”, indicou.
“Decidi-me pelo sacerdócio influenciado pelos discursos e exposições de João Paulo II sobre a cultura da morte que inclui milhares de assassinatos, suicídios, homicídios e situações nacionais nas que as crianças estão sendo abandonadas ou são vítimas de maus tratos em seus lares por causa das drogas”, relatou Nicolás.
“Para essas almas turbulentas, nunca tive uma solução externa como polícia. Tem que haver uma mudança interior, uma mudança no coração e para isso, é necessário ser sacerdote”, concluiu.

3 de fev. de 2009

AGENDA DE FEVEREIRO-2009

Agenda Paroquial – Fev./2009

02- 19h30 - Missa da Apresentação do Senhor – B.Jesus
03- 19h30 - Missa de S. Brás (bênção da garganta) – B.Jesus
07- 8h - Inscr. p/ Catequese e Inf./Adolesc.Missionária – S.Judas
07- 19h - Show de Prêmios – S.Judas
09 a 13 - Inscrições p/ a Cateq.-1ª Eucaristia – N.Srª.Dores
11, 13 e 14 - Curso de Preparação p/ o Batismo – B.Jesus
12, 13 e 14 - Curso de Preparação p/ o Batismo – S.Judas
14- 8h - Início da Catequese e Inf./Adolesc.Missionária – S.Judas
15- 13h - Formação Diocesana de Liturgia – B.Jesus
21- 20h - Inscr. p/ curso de noivos (após missa) – B.Jesus
21, 22 e 23 (das 20h. às 23h.) – “ Eu vim pra festejar a Vida! ” - Entrada franca -Animação 2 bandas cada noite (Missão Frutos do Senhor, Missão de Profeta, Curados para Amar, Manto de Maria, Banda Paráclito). Abrirá cantina e livraria - Contato: 9187-3807 - Local: Salão Canossianas
25- 07h - Missa das Cinzas – N.Srª.Dores
25- 15h - Missa das Cinzas – S. Judas
25- 19h30 - Missa das Cinzas – B.Jesus
28- 13h - Formação da Pascom – c/ Pe. Marcos, de Analândia – B.Jesus
28- 20h - Inscr. p/ curso de noivos (após missa) – B.Jesus

EDITORIAL (por Olívia Maria Campagna)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos começando o mês de fevereiro. As férias estão terminando. O Carnaval e a Quaresmma se aproximam. Enfim, a nossa rotina começa novamente: escola, trabalho, nossas atividades de cada dia voltam ao normal.
Na volta às aulas, vamos acompanhar nossos filhos até a escola, nos interessar mais pelas vidas deles na escola, exigir deles que estudem e que aprendam – o que muitois de nós não tivemos a oportunidade de aprender. Vamos exigir, sim, pois eles serão os homens e mulheres de amanhã. O futuro depende deles!
E por falar em nossos filhos, fevereiro é mês de Carnaval - muita festa, alegria, folia, que muitas vezes se transformam em tragédia para muitas famílias. Convido a todos para, durante os dias de Carnaval, fazermos uma oração pelos jovens e por todos que gostam dessa folia e, muitas vezes, não sabem se divertir. Abusam das bebidas alcoólicas, das drogas, do sexo e outras coisas! Vamos todos pedir a Deus proteção, e que Ele abençõe a todos nós para que saibamos nos divertir.
Após o Carnaval, vem a Quarta-feira de Cinzas - dia de penitência e abstinência de carne. Dia de irmos à Missa de Cinzas. Missa essa que nenhum católico deveria deixar de participar, pois é um dia muito especial para nós.
Na Quarta-feira de Cinzas tem início a Quaresma: quarenta dias de penitência e orações; tempo de revermos nossas vidas e aprendermos com Jesus a prática do jejum e de muitas orações.
Nesse dia começa, também, a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Segurança Pública”. Vamos participar dos estudos da Campanha da Fraternidade e, assim, lutarmos para uma vida mais digna e melhor.
Para todos, bom término de férias e um bom carnaval. Que Deus abençoe e proteja a cada um de nós!

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2009



Chegou o momento em que a Igreja convoca mais uma vez os cristãos a uma maior participação nos sofrimentos de Cristo, como possibilidade de auxílio aos pobres. Durante este tempo quaresmal, que une em si as exigências da conversão, da oração, do jejum e da doação, somos chamados à práticas de gestos concretos de fraternidade transformando situações injustas e não cristãs.
Durante a Campanha da Fraternidade deste ano, somos convidados a suscitar o debate sobre a segurança pública e dar nossa contribuição para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos .
Além disso, a Campanha deseja desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal no que diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz.
Denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para crimes comuns.
Também deseja fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz, a conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência.
Denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa.
Favorecer a criação e a articulação de redes sociais populares e de políticas públicas com vistas à superação da violência e de suas causas e à difusão da cultura da paz.
Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores da insegurança e despertar o agir solidário para com as vítimas da violência. Apoiar as políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.
Nós podemos desenvolver ações em nossas comunidades também, através de serviços de caridade para com as vítimas da violência e seus familiares, promovendo o diálogo com os Poderes Públicos, organizando casas de acolhida ou uma Pastoral de atenção integral à família, fortalecendo as pastorais sociais em geral e, em particular, a pastoral carcerária, aprofundando a presença pastoral nas populações mais frágeis, incentivando programas de governos e entidades civis que atuam no combate às drogas entre outras. Nesse tempo em que nos chamais à conversão, Senhor, que sejamos instrumento de criação de condições necessárias para que todos vivam em segurança, na paz e na justiça que desejais. Amém. – Fonte: http://www.cnbb.org.br/

Sem medo da volta às Aulas


Se o seu filho(a) está começando a creche, no ciclo de formação ou na 5ª série, fique atento(a): você pode ajudá-lo(a) a vencer receios e inibições. ESCOLA NÃO É BICHO-PAPÃO...
O início de um novo ano letivo tem sempre um gostinho de novidade para a garotada, seja em função do cheiro gostoso dos livros novos, seja pelo prazer de estrear uma mochila ou um tênis. Mas, para muitos meninos e meninas, o ano letivo começa trazendo mudanças bem mais significativas. É o caso dos que ingressam na creche, no período inicial do 1º Ciclo de Formação, ou os que ingressam na 5ª série/6º ano: são situações novas - verdadeiros ritos de passagem - que, às vezes, geram receios e com as quais as crianças e os pais precisam aprender a lidar. Os primeiros passos na creche ou escola podem ser difíceis para as crianças pequenas. Algumas demoram para se acostumar com a idéia de passar horas longe da família. Alunos que iniciam a 5ª série/6º ano, que já estão na pré-adolescência, também enfrentam seus desafios. Além disso, há uma mudança drástica na rotina escolar: afinal de contas, eles trocam a 4ª série - onde havia uma única professora que, muitas vezes, era chamada de “tia”, pela 5ª, onde aparecem pelo menos cinco mestres, cada qual com seu jeito, revezando-se em diferentes horários e passando trabalhos em grupo - o que exige deles organização e planejamento. Prepare seu filho para se readaptar à rotina da escola com bastante antecedência.

10 dicas para a criança voltar bem às aulas
1- Na semana anterior à volta às aulas, os pais devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro. A readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar um pouco mais cedo e dormir um pouco antes, todos os dias, vai ajudar na volta à rotina.
2- Na hora de comprar o material escolar, leve a criança e deixe-a ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros.
3- Ajude-o(a) a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ele(a). Deixe-o(a) seguro(a) e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos.
4- Crianças menores tendem a sofrer mais com a separação. Estimule a confiança de seu filho(a) em diversos momentos durante o período que antecede a volta às aulas.
5- Se marcar de fazer, faça. Se combinar de ir buscar em tal horário, vá. Se ele(a) já está inseguro(a) e sofrendo pela separação, é necessário mostrar que você vai deixá-lo(a) pela manhã, mas voltará para buscá-lo(a) na hora marcada.
6- A alimentação deve acompanhar a rotina da criança. Mantenha uma dieta equilibrada para seu filho(a).
7- Limite o consumo de alimentos com cafeína, como chás e chocolates, durante a semana anterior à volta às aulas. Esse tipo de substância estimulante pode deixá-lo(a) mais ansioso(a).
8- Separe o uniforme e prepare o lanche no dia anterior para evitar surpresas e possíveis constrangimentos nos primeiros dias de aula.
9- Saia de casa com antecedência para que ele(a) não chegue atrasado(a) já nos primeiros dias de aula.
10- Quando voltar para casa, pergunte como foi seu dia. Procure saber detalhes.Lembre-se sempre: A readaptação não é instantânea e requer paciência, tanto sua, como das crianças.

Santos do Mês de Fevereiro

Este mês comemoramos os seguintes santos: 1- Sto. Henrique Morse; 2- N. Sra. Candelária; 3- S. Brás; 4- Sto. André Corsini; 5- Sta. Águeda/ Sta. Adelaide de Bellich; 6- S. Guarino; 8- S. Nicetas; 9- S. Nicéforo; 10- Sta. Escolástica; 11- N. Sra. Lourdes (1858); 12- S. Bento de Aniane; 14- S. João Batista Conceição; 15- S. Cláudio La Colombière; 16- Sto. Onésimo; 17- Os Sete Santos Servitas; 18- S. Simão; 19- S. Beato de Liébana; 20- Sto. Euquério; 21- S. Pedro Damião; 23- S. Sereno (O jardineiro); 24- S. Montano e Companheiros; 25- S. Cesário Nazianzeno; 26- S. Vítor de Arcis; 27- S. Leandro e 28- Sto. Osvaldo. Dentre eles, destacaremos:

São Brás - 3 de fevereiro (por José Affonso)
Neste dia, lembramos a vida de São Brás, venerado no Oriente e no Ocidente, nasceu na Armênia, séc.III, foi médico e bispo em Sebaste. Como profissional na medicina, usava de seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde do corpo e também da alma, pois se ocupava em evangelizar os pacientes. Em seu tempo, houve uma forte perseguição religiosa. Por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, São Brás, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela Igreja, porém, ao ser descoberto por soldados, disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor". São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque, ao se dirigir para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta. Diante desta situação, o santo em Deus curou milagrosamente a criança. Já processado e condenado, São Brás enfrentou, sem trair a fé em Jesus, muitas torturas, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro, pedaços de sua carne, até ser degolado em 316. São Brás rogai por nós! (Fonte: http://www.uniaoparaofuturo.com.br/)
Nossa Senhora de Lourdes - 11 de fevereiro (por Angélica O. Ponte) Nesse dia, a Igreja celebra a festa de Nª. Sra. De Lourdes, relembrando as aparições da Mãe de Deus em Lourdes, cidade situada no Sudeste da França. Segundo as declarações de Bernadete Soubirous, menina de 14 anos, filha de pobre moleiro do lugar, ela teve na gruta de Massabielle 18 aparições de Nossa Senhora, das quais a primeira foi em 11 de fevereiro, e a última em 16 de julho do ano de 1858. Na terceira aparição, em 16 de fevereiro, Maria Santíssima ordenou-lhe que, durante uma quinzena, viesse à gruta diariamente; no dia 25 do mesmo mês, recebeu a ordem de beber água e de se lavar na fonte, que não existia, mas que imediatamente brotou, a princípio muito fraca, avolumando-se continuamente, até fornecer, como hoje fornece: 122.000 litros por dia. Em repetidas aparições, a Santíssima Virgem insistiu na necessidade de penitência e de oração pelos pecadores. Manifestou seu desejo de no lugar ver erguida uma igreja, a qual fosse visitada por procissões dos fiéis católicos. Em 25 de março, perguntada por Bernadete, quem era, a dama de aparência sobrenatural respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição". A fama das aparições, das curas, de todo extraordinárias, verificadas na gruta, os favores obtidos por meio de orações dirigidas à Maria Santíssima, encheu toda a França e se estendeu aos países vizinhos. Bernadete, em 1865 se fez religiosa da Congregação das irmãs de Caridade e do Ensino Cristão. Entrou no Convento de Nevers, onde professou votos em 22 de setembro de 1878. Muito sofreu, mas o meio dos sofrimentos físicos e morais, conservou sempre a simplicidade, a mansidão e a humildade, virtudes que sempre a caracterizavam. Faleceu no Convento de Nevers aos 16 de abril de 1879. O Papa Pio XI em 14 de julho de 1925, inseriu o nome da Irmã Maria Bernadete no catálogo dos Bem-aventurados e canonizou-a em 02 de julho de 1933.

Pe. Fábio de Melo (por Rochele Pegoraro Pagotti)

Convidamos você a conhecer um pouquinho sobre a vida dessa pessoa especial, sobre a qual nós iremos falar: Pe. Fábio de Melo. Por que será que está fazendo tanto sucesso nas telinhas da TV Canção Nova?
O Pe. Fábio de Melo pertence à Congregação Dehoniana, mais conhecida como Sagrado Coração de Jesus. Após 16 anos de estudos e formação seminarística recebeu, no ano de 2001, sua ordenação sacerdotal em Formigas, sul de Minas, sua cidade natal. Vindo de uma família de regentes e compositores, ele logo descobriu seu dom e tratou de conduzi-lo a uma causa humanística, colocando seu talento de cantor e compositor a serviço de Deus. Suas composições são poesias que trazem a linguagem da sensibilidade, com uma roupagem moderna e com ritmos bem atuais. Atualmente ele reside em Taubaté/SP, onde é professor da faculdade Dehoniana. Veja a seguir algumas obras deste poeta:
Mulheres de aço e de flores é um livro maravilhoso! O poeta faz um mergulho no universo feminino com profundidade, veracidade, verdade e poesia. As personagens são artesanais, mas os sentimentos, pensamentos, a forma de enxergar a vida são universais. Certamente, você se identificará com algumas das personagens do livro tamanha foi a delicadeza e verdade com que foram retratadas. Vários capítulos do livro são jóias raras, iniciamos rindo e terminamos chorando, não de tristeza, mas agradecidas por existir alguém que consegue entender e traduzir em palavras nossas emoções...
Em seu livro Quando o sofrimento bater à sua porta, ele nos proporciona uma reflexão sobre as razões de nosso sofrimento e como transformá-lo em fonte de valores. A partir de vários relatos, ele expõe que o sofrimento humano está repleto de ensinamentos; tudo dependerá de nosso ponto de vista e de nossas escolhas. O livro mostra ainda que o sofrimento não deve ser um estado definitivo, mas sim um instante de travessia, um caminho para a transformação. "Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido"...
Quem me roubou de mim? é um livro profundo que aborda algumas questões sobre as dificuldades das relações humanas. Apresenta uma linguagem poética e leve para falar de coisas muito importantes em nossa vida. Por meio de reflexões filosóficas, textos poéticos e histórias reais o autor toca nosso entendimento e nossas emoções, convidando-nos a um mergulho em nossa subjetividade, a fim de nos fazer conhecer a nós mesmos e a descobrir como viver e conviver melhor não só com as pessoas que nos cercam, mas com todos que passam pelo nosso caminho.
- De Deus um Cantador à 1º CD lançado (1997).
- Saudades do Céu à 2º CD lançado.
- Marcas do Eterno à reflete os últimos trabalhos intelectuais deste cantor e compositor, bem como as últimas leituras e a elaboração de uma dissertação de mestrado em antropologia teológica sobre "o cotidiano como lugar de revelação". Para ele, viver é deixar e receber marcas, já que todas as experiências da vida, sejam alegres ou tristes, sempre deixam marcas em nós. Ele afirma estar muito feliz com a realização de mais esse trabalho, sentindo-se bastante coerente no que estuda, reflete e compõe.
- Vida à é um cd que emociona pela sinceridade, talento e compromisso com o trabalho religioso. Excelente cantor, compositor e escritor, ele já gravou 9 CDs, e seus repertórios valorizam a religiosidade e a cultura mineira. Suas composições são verdadeiras poesias com roupagem e ritmos modernos.
O Padre Fábio de Melo é apresentador do programa "Direção Espiritual" da TV Canção Nova, que é transmitido todas as quintas-feiras, às 22h30. Durante o programa as pessoas conversam com o padre e buscam auxílio espiritual ao vivo, por e-mail e telefone. Assista um dia, e você não vai mais querer parar! Vale a pena conferir!

Mensagem do Pároco: "4ªFeira de Cinzas"

Quarta-feira de Cinzas é um dia que nos recorda uma palavra grave: “Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás de tornar” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Toda vaidade, todo brilho falso, esta vida mortal um dia conhecerão um fim. Do que não éramos, viemos e retornaremos ao nada. Entretanto esta situação não é uma fatalidade. Na verdade fomos chamados a ser, como se diz na primeira página das Escrituras: pó vivente. Mas há uma condição que precisa ser cumprida: a conversão. Caso contrário, nosso destino será como aquele pó; continuaremos seres humanos sim, mas não realizados e talvez, frustrados, porque a vida como ela se apresenta pode não agradar a Deus. A conversão é o salto que nos transporta para o reino da vida e da eternidade. Bem disse Jesus “se não vos converterdes, vós todos parecereis” (Lc 13,5). Importa, sim, compreendermos bem o processo da conversão, seu conteúdo e como se manifesta. Para isso as leituras deste dia são muito educativas.
A conversão implica penitencias, renúncias, serenidade de vida. Nisso tudo há verdade, mas não chegamos ainda ao cerne da conversão. Ela não é um movimento primeiro e uma ação inicial, é a conseqüência e reação de uma ação prévia. No começo de toda a conversão - e isso o apreendemos da vida dos grandes convertidos - existe a experiência instauradora, o choque existencial daquilo que o profeta Joel testemunha: “Deus é bom e compassivo, clemente e misericordioso” (Jl 2,13). São Paulo é ainda mais contundente ao dizer: “Quando ainda éramos inimigos, Deus nos amou primeiro” (Rm 5,8). A fé nos garante: Deus é só luz, o Altíssimo é só amor e misericórdia. Quando nos damos conta desta verdade, nos sentimos aceitos, perdoados e amados por Deus, apesar de nossa misericórdia - e vale dizer - quando experimentamos que Deus veio até nós, nossa reação não pode ser contrária senão a de converter-nos a Deus. Conversão é, portanto, um caráter de alegria, de libertação e de imensa gratuidade e ar sombrio, é como lavar o rosto, perfumar a cabeça e um estar alegre (Mt 6,16-18).
A conversão se manifesta por práticas diferentes daquelas anteriores. As práticas, os jejuns, as penitências, as orações não constituem em si a conversão, mas manifestam a conversão. Se não manifestarem o encontro com Deus, se elas se substantivarem e forem feitas, não por causa de Deus e como resposta à conversão de Deus, mas em função do louvor e do aplauso dos homens, então elas caem sob a crítica dura e mordaz de Jesus: é o vicio do farisaísmo. Fica claro que quaresma sempre é um convite a fazer e não tanto dizer, mas é preciso estar atentos, como é esse fazer? É para Deus ou para os homens? Somente aquele fazer que traduz nossa resposta a Deus é conversão, e é aceito pelo céu. O resto é vaidade que morre e fica pó.
(Pe. Pricilio Jerônimo)

CARNAVAL x SAÚDE (por Lúcia Campagna)


Todos temos que ter um compromisso sério com a saúde. Carnaval é tempo de se divertir (dançar) e não de cometer exageros que possam comprometer a saúde e vir a adquirir uma doença venérea (também chamada de DST - Doença sexualmente transmissível), por não ter tido a responsabilidade de se prevenir “em nome do carnaval”. Dentre as DSTs, podemos destacar as seguintes: Sífilis, Gonorréia, Tricomíase, Clamídia, Candidíase, Condiloma Acuminado... As DSTs podem afetar o sistema genital masculino e o feminino. Algumas têm efeito sobre todo o organismo, ou ainda podem afetar a criança que está sendo gerada no útero da mãe, como é o caso da Sífilis e da AIDS. O Condiloma Acuminado causado pelo Papilomavirus Humano (HPV) provoca o surgimento de verrugas, geralmente indolores, na região genital e anal, podendo causar câncer no colo do útero (mais frequente) ou no pênis, quando não tratada.
As DSTs geralmente passam pelo contato sexual entre uma pessoa portadora ou doente à outra pessoa sadia, independentemente do sexo e do tipo de relação sexual. Para se evitar (prevenir) as DSTs, basta o uso correto do preservativo (camisinha masculina ou feminina) durante as relações sexuais de qualquer tipo. Valorize a sua saúde e encontre a felicidade. Bom Carnaval.

COMO PARTICIPAR MAIS DA VIDA ESCOLAR DE NOSSOS FILHOS (Pascom)

1- Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem.
2- Conversem com os professores.
3- Perguntem sempre como seus filhos estão nos estudos.
4- Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação aos professores de como ajudá-los em casa.
5- Leiam bilhetes e avisos que a escola mandar e respondam sempre que necessário.
6- compareçam às reuniões da escola. dêem sua opinião, ela é muito importante
O interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante.
É importante aos filhos saberem que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando!
Incentivem seus filhos a continuar estudando! Mostrem a eles que quanto mais estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão no futuro. Conversem com eles sobre a escola, a professora, seu colegas, sobre o que estão aprendendo, o que mais gostam...
Ajudem-nos a cuidar do material escolar, do uniforme, de suas tarefas.Cuidem da saúde deles e mantenham suas vacinas em dia. Procure o posto de saúde, caso notem algum problema.

Banindo o mal no casamento (por Pe. Jonas Abib, Canção Nova)

Deus quer salvar você e toda a sua família. O homem que constrói sua casa sobre a areia, está fadado a vê-la desmoronando com a chegada da ventania e da tempestade. Infelizmente, nossos lares deixaram de ser construídos na rocha: não são mais construídos em Deus. O Senhor nos chama a deixar a mentalidade que o mundo nos tem transmitido, para sermos reconstrutores desta arca da salvação, que é a família, em bases sólidas. Não mais construídas na areia, no egoísmo, mas reconstruídas no amor, em Deus. Isso significa doação, entrega, dor... Não existe ato de amor mais lindo do que gerar, mesmo quando isso nos faz sofrer. O amor é doloroso como um parto!
O Senhor nos convida a ser construtores da nossa casa e, Ele próprio nos mostra os meios: a Palavra de Deus, a oração, os Mandamentos divinos, o sofrimento acolhido com amor, uma casa construída sobre a rocha.Deus quer salvar você e toda a sua família. Você é o Noé que Deus escolheu para reconstruir a arca, que é a sua casa.
(Fonte: http://www.bomjesusaventureiro.com.br/pt/artigos)

Nesse Carnaval, festa mais popular do Brasil, vamos mostrar a razão da nossa alegria (por Sandra C. Maria)


Nos dias de carnaval podemos festejar com muita alegria, seja em retiros, encontros, bailes, salões comunitários, ruas, praças, mas sem perder a nossa identidade de cristão.
A alegria é fruto do Espírito Santo, já a euforia é uma alegria restrita e passageira. Se a euforia depende de algo ou alguém, a alegria brota de dentro do coração.
A alegria que brota fora do coração torna a pessoa agitada e barulhenta.
Por que muitas alegrias, após a euforia, transformam-se em tristeza? Será que as pessoas que sambam na avenida são verdadeiramente felizes? A verdadeira alegria é aquela que fica depois que toda a agitação passou. A verdadeira alegria é uma grande dádiva, um grande presente de Deus para nós.
A alegria de Deus não inquieta a alma. É na conversão que acalma a alma que encontramos a verdadeira alegria. Hoje encontramos várias opções para demonstrarmos essa nossa alegria sem exageros. Quatro dias de alegria, música e diversão longe dos confetes e serpentinas. Milhares de fiéis católicos se reúnem pelos quatro cantos do País em pequenos ou grandes encontros, promovidos pela Igreja.
São diversas atividades: música, alegria, evangelização, missas, teatro, noites de louvor, atendimentos de oração, entre outras atrações têm atraído as pessoas nessa data festiva. É uma outra opção!
Para o cristão católico é uma oportunidade de fortalecer a fé para que ele assuma o seu papel de formador de opinião, mesmo com toda ação contrária ao cristianismo. É, enfim, a opção que muitos jovens têm de, em pleno carnaval, viverem a plenitude de sua juventude longe das drogas e do álcool. Participe e divulgue os eventos da Igreja Católica que acontecem em pleno carnaval.

ALGUNS EVENTOS para você e toda a sua família participarem: pais, jovens, crianças...
- Eu vim pra festejar a Vida! - 21, 22 e 23/02/2009 (20h às 23h.) - Canossianas-Araras/SP (ver Agenda Paroquial)
- Manhã de Espiritualidade de Carnaval - 24/02/2009, das 8h as 12h, no Oratório S.Luiz. Entr.franca c/ café-manhã, livraria, banda Missão Frutos do Senhor. Contatos: 9187-3807
- Banda Rosa de Saron, 23/02, em Leme-SP
- Adorai (4 dias s/interrupção, c/missa, louvor, confissões) 21 a 24/02 - Na Sede da comunidade católica PANTOKRATOR, em Campinas
- Pré-Carnaval com Cristo – 07/02. Comunidade Jesus te Ama, Campinas-SP
- Encontro de Carnaval - Canção Nova - 20 a 24/02 – Lavrinhas/SP (c/ Presenças: Pe.Clóvis, Pe.Fernando Gonçalves, Diác.Nelsinho Corrêa, Prof.Felipe Aquino, Salette Ferreira e Eliana Ribeiro)
- Acampamento de Carnaval Canção Nova - 20 a 24/02 – Cachoeira Paulista-SP (c/Presenças do Mons. Jonas, Pe. José Augusto, Pe. Roger Luís, Luzia Santiago, Prof. Felipe Aquino, Eugênio Jorge e todos os músicos da Canção Nova.)

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ. (por Isabel Pegoraro)

O que significa crer? Quais são os fundamentos de minha fé? Sou Católico por convicção ou tradição? Costumo celebrá-la e vivenciá-la em meu dia-a-dia?
Por ser um Dom precioso de Deus, a fé enquanto virtude teologal (Fé, esperança e caridade), foi-nos dada como presente no dia em que recebemos o Batismo. É preciso conhecer e amadurecer este Dom, por meio da Sagrada Escritura, de orações, da participação na comunidade eclesial, bem como em nossas famílias, trabalho, no convívio social. Na busca da compreensão de que somos Discípulos Missionários de Jesus Cristo, como afirma o Documento de Aparecida (D.A.), somos chamados a testemunhá-lo no que somos e fazemos. Um exemplo deste testemunho é termos a clareza sobre alguns pontos da Fé Católica, que costumam gerar polêmica e até discussões entre os católicos e irmãos de outras denominações religiosas e, por que não, com alguns católicos mais céticos. As vezes, titubeamos diante de algumas respostas, ou porque não nos encontramos preparados ou conhecemos pouco - ou quase nada - da nossa Igreja. Será que estamos, como diz a 1º carta de Pedro Cp 3,15, sempre prontos para dar razão da nossa esperança?
O que podemos responder, por exemplo, diante do questionamento: “Por que nós católicos veneramos a Virgem Maria e dizemos que Ela é a Mãe de Deus?”
Deus escolheu Maria para ser a Mãe de seu Filho Jesus. Esse amor, essa veneração já são mencionadas em LC Cp 1,48..”todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Adoramos somente a Deus, à Maria, dedicamos especial amor a ela, pois é a criatura mais próxima de Jesus e nos ama como filhos, o próprio Jesus nos confiou a ela (J019,26-27), mostrou-nos como lhe agradou sua intercessão nas bodas de Cana (J0 2,1-11). A igreja católica crê e afirma que Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus, porque ela é a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem. Essa foi a forma que Deus usou para realizar a redenção do gênero humano, o Verbo de Deus se fez carne para que a humanidade fosse divinizada.
A outra questão faz alusão ao fato de Maria ter tido ou não outros filhos. Em sete textos do Novo Testamento são mencionados os “irmãos“ de Jesus (MC 6,3; MC 3,31-35; JO 2,12; JO 7,2-10; At 1,14; Gl1,19; 1COR 9,5). Segundo Mc 6,3, eles chamam-se: Simão, Thiago, José e Judas. O episódio da peregrinação a Jerusalém, aos 12 anos, com toda a família (Lc 2,41-42), e o episódio da cruz (JO 19, 26) seria incompreensível se Jesus tivesse outros irmãos em casa.
O termo “irmão” supõe um contexto lingüístico pobre de palavras. A palavra aramaica “irmão” podia indicar não somente filhos dos mesmos pais, mas também primos e parentes mais distantes. Por exemplo, Thiago e José são filhos de outra Maria, discípula de Jesus (Mt, 28,1). Essa expressão encontra-se também no Antigo Testamento (Gn13,8; 14,16; 19,15). É a partir destes dados que a Igreja Católica entendeu que Maria não teve outros filhos. Jesus é o Filho único de Maria, concebido pelo poder do Espírito Santo (Mt 1,20). Esses são apenas alguns esclarecimentos contidos neste breve compêndio da CNBB: Sou Católico. Vivo minha fé. De fácil compreensão e de grande ajuda para nós católicos. Que este breve esclarecimento nos desperte a vontade de conhecer mais sobre nossa Igreja e enxergar a maravilha que é ser católico e viver nossa fé.

Fé e Política: HERANÇA MALDITA (por Lukas Campagna, jornalista do jornal Tribuna do Povo)

O prefeito Pedrinho Eliseu (DEM) apresentou este mês, relatórios que apontam que a Prefeitura de Araras tem R$ 100.214.037,30 em dívidas.
De acordo com os documentos, R$ 71.867.348,26 foram gerados pela administração de Luiz Carlos Meneghetti (PPS). Desse valor, R$ 34.142.939,00 são referentes a restos a pagar da Prefeitura, Saema e TCA; e os outros R$ 37.724.409,26 de dívidas a longo prazo que não foram pagas referentes a precatórios e financiamentos – inclui-se aí contas feitas em gestões anteriores.
Ainda existem outros R$ 28.346.689,04 referentes a precatórios e financiamentos que vão vencer a partir de 2009. Vale ressaltar que os precatórios são dívidas efetuadas anteriormente a 1997, quando os mesmos foram proibidos pela legislação.
A Prefeitura, o Saema e o TCA devem para fornecedores R$ 5.761.415,40. A Santa Casa de Misericórdia de Araras tem a receber entre pronto-socorro, serviços de ortopedia, consultas e convênio de funcionários a quantia de R$ 1.814.715,67.
A Prefeitura deixou dívidas menores que R$ 100 mil com a Aehda, Telefonica, Fundação Hermínio Ometto, Banda Municipal Maestro Francisco Paulo Russo, aluguéis de imóveis referentes a dezembro, Faculdade Municipal, Associação Ensinando a Viver, Clínica Antonio Luiz Sayão e com a Sapa (Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais).
Meneghetti deixou ainda de pagar R$ 615.901,37 a 1.539 pessoas do projeto Cidade Verde referente a dezembro, que foram pagos no último dia 14, e R$ 243.010,00 ao PAF (Programa de Atendimento Familiar) de dezembro, totalizando 1.279 famílias, que foram pagos no dia 16/01.
Ainda de acordo com o relatório, a administração anterior deixou de pagar R$ 6.148.291,46 referentes aos salários dos funcionários e obrigações trabalhistas na Prefeitura, Saema e TCA. R$ 1.150.359,59 de exonerações de cargos de confiança de Meneghetti ficaram para Pedrinho pagar. A Prefeitura deixou de repassar ao TCA R$ 114.580,74, e a Elektro deixou de receber de toda a administração quase R$ 2 milhões, além de R$ 6.879.945,72 do Saema, que já havia sido parcelado. Pedrinho tem dito que está enfrentando dificuldades no começo de sua gestão, porque há falta de dinheiro e muitas contas para pagar. A herança negativa é grande, mas é preciso superá-la e tocar o barco pra frente. Afinal, Araras não pode parar.

Notícias - Fev.-2009 (Jean Carlo)


Desnutrição mata quase dez mil crianças por dia
Foi aberto no dia 26/01 em Madri, na Espanha, um encontro das Nações Unidas sobre segurança alimentar.
O evento reúne representantes de governos, entidades privadas e grupos da sociedade civil, e terá a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e do Primeiro-Ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero.
O encontro deve analisar medidas para aumentar a produção mundial de alimentos e combater a fome. De acordo com a ONU, o número de famintos no mundo chegou a 1 bilhão no ano passado.
A especialista da FAO, Cristina Amaral, contou à Rádio ONU, de Roma, o que os governos devem fazer este ano para resolver a crise.
As organizações Médicos Sem Fronteiras (MSF) e Ação contra a Fome (ACF) recordaram que a desnutrição mata quase 10 mil crianças por dia.
"Se deste encontro das Nações Unidas não surgir uma estratégia concreta e um plano de financiamento para combater a fome, 55 milhões de crianças abaixo dos cinco anos correrão o risco da subnutrição", afirmam as organizações.
Por isso, MSF e ACF pedem aos participantes que garantam até 2012 tratamento a todas as crianças gravemente desnutridas. Para isso, são necessários três bilhões de dólares. (Fonte: Cancao-Nova)

PUC-Minas disponibiliza vagas em Curso de Teologia Pastoral
[ A partir do dia 17 de março, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) em parceria com o Instituto Superior de Pastoral (ISPAL) começará o curso de “Teologia Pastoral: desafios de evangelizar na pós-modernidade”. A formação visa ao estudo e à compreensão teológica da realidade pastoral, ensino, assessoria, pesquisa e publicações.
“O curso pretende despertar a sensibilidade, a consciência e as atitudes dos agentes para comunicarem a mensagem e a práxis cristãs de forma criativa, atualizada e significativa para os homens e mulheres da atualidade”, lembram os organizadores.
A formação é direcionada a presbíteros, religiosos, candidatos ao diaconato, agentes pastorais, catequistas, professores e coordenadores atuantes em áreas relacionadas com a evangelização, com o objetivo de aprimorar a competência dos agentes em busca de uma evangelização planejada como serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão.
Programa: O curso é composto por quatro módulos de três matérias cada um. O primeiro tratará da Socioantropologia da Religião, Teologia e Psicologia da Fé e Teologia Pastoral. Os quatro módulos serão estudados entre 17 de março e novembro deste ano, com carga horária de 360 horas – aula. Informações pelo telefone gratuito 0800 283 3280. (Fontes: CNBB e http://www.catolicanet.com/)

Retiro de formação (Jan.-2009) - Irmã Cenira Ferreira


Nessas férias de janeiro, 47 pessoas, dentre elas professoras do colégio e diversas Irmãs Canossianas vindas de várias partes de todo o Brasil tiveram 2 dias de formação sobre “Gestão de Mudança”. Dentre as atividades realizadas, foram apresentados filmes interessantes para reflexão, trabalhos com dinâmicas em equipes e brincadeiras focalizando a arte do bem-viver, como: trabalhar brincando torna a vida mais prazerosa; fazer os outros felizes; ser presença e tomar atitude. Nos trabalhos em equipe houve os seguintes enfoques: aprender a ouvir, pois só sabe ouvir aquele que entende o que ouve; a pessoa ouve o que quer ouvir e não o que lhe ensina; comprometimento com a causa; espírito de mudança; empreendedorismo; decisão; tomada de atitude e motivação em tudo na vida. Houve uma conscientização de que o verdadeiro líder é aquele que caminha junto com o grupo, nem a frente, nem atrás; o verdadeiro líder faz o seu substituto; o líder é capaz de: - demonstrar autonomia no relacionamento; - ir direto ao assunto; - demonstrar admiração; - cumprir os compromissos. Houve muito aprendizado, partilha, alegria, esforço e união. Enfim, todos saíram revigorados, prontos para enfrentar os desafios deste novo ano de graças e bênçãos de Deus.

Para refletir: Rito de passagem (Jean e Olivia)

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e o deixa sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha a noite toda e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se conseguir passar a noite toda lá, será considerado um homem. Também não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. O menino, naturalmente, está amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra, a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. E, finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. O filho, então, descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele permaneceu ali, a noite inteira protegendo seu filho do perigo.
Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos, Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os problemas vêm, tudo o que temos a fazer é: confiar, pois ELE está nos protegendo.
Nós não vemos Deus, mas isso não significa que Ele não esteja conosco! Precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão material !!!