ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

10 de mar. de 2009

EDITORIAL


(por Olívia Maria Campagna)


Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos na Quaresma. É tempo de arrependimento, de perdão, de reflexão, oração, penitência, caridade... Será que conseguiremos colocar tudo isso em prática em nosso dia-a-dia? Vamos procurar fazer o bem ao próximo. Pois não podemos esquecer do sofrimento e das tentações de Satanás que Jesus passou nos quarenta dias em que esteve jejuando no deserto. Vamos nos unir em oração para que o BEM sempre prevaleça, para que nossos jovens não deixem de sonhar com um futuro melhor, com uma vida mais digna, sem violência, sem drogas... Lembremos sempre que a família é a base de tudo! É o alicerce para uma vida melhor! É o porto seguro para nossos filhos e filhas! O tema da Campanha da Fraternidade não poderia ser o mais propício nesse momento em que vivemos: “Fraternidade e Segurança Pública” e seu lema: “A Paz é fruto da Justiça”. Pois estar em paz é estar bem consigo mesmo; é não deixar que sufoquem nosso sonho de construir uma sociedade justa e fraterna. É preciso que lutemos por mais justiça em nossa sociedade. É da justiça que brota a paz. É do respeito pelos direitos humanos que surge a verdadeira fraternidade. Da fraternidade nasce a paz e a segurança. Reflitamos sobre o cartaz da Campanha da Fraternidade, onde um jovem sentado a frente do lixo e com o livro às mãos, mostra que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para a conquista da paz e da justiça. O acesso à cultura e à educação pode trazer mudanças. A vida bagunçada e sem sentido pode ser deixada para trás! A foto é um um convite para refletirmos na criação de condições para a promoção de uma cultura de paz fundamentada na justiça social e iluminada pelo Evangelho e pelos valores cristãos. Devemos cobrar das autoridades medidas rápidas para conter a violência em todas as suas formas... Nesse mês também comemoramos o dia internacional da Mulher. Ela que pode transformar o seu lar num templo da Divina Missão de Amor; ao defender a sua dignidade, ela defende a dignidade de cada ser humano. À mulher, que têm se mostrado forte ao longo de todos esses anos, os nossos parabéns! Sigamos sempre os exemplos deixados por Maria, nossa querida Mãe-do-Céu...

Mensagem do Pároco


A QUARESMA E SUAS OBSERVÂNCIAS

Mais do que o Advento em relação ao natal, a quaresma é um tempo totalmente orientado à preparação pascal. Podemos dizer que a Quaresma aprofunda a comunhão na morte de Cristo, como o Tempo Pascal aprofunda a comunhão na vida do Ressuscitado. O ápice é a celebração da Páscoa, no Tríduo Pascal. O Vaticano II no documento Sacrosantum Concilium no nº 109 diz: “Coloquem-se em maior realce, tanto a liturgia como na catequese litúrgica, os dois aspectos característicos do tempo quaresmal, que pretende, sobretudo através da recordação do batismo, ou seja, sua preparação e por meio de penitência, preparar os fiéis para a celebração do mistério pascal, ouvindo com mais abundância a Palavra de Deus e entregando-se à oração com mais insistência”.
Para dar corpo a esta espiritualidade preparatória da celebração pascal, o primeiro elemento a se ter em conta, são as celebrações quaresmais: a missa dominical para toda a comunidade, as missas semanais para um grupo mais restrito e mais disponível, outras celebrações penitenciais, retiros e etc sem esquecer a ação da caridade.
Poderíamos falar também de exercícios de Quaresma ou exercícios de conversão. Trata-se de três exercícios de culto de Deus, já conhecidos no Antigo Testamento e abordados por Jesus no Evangelho de São Mateus (6,1-18): a oração, o jejum e a esmola.
Jesus não condenou estas práticas de culto. Quis, sim, purificá-las da hipocrisia. Muito cedo, a Igreja escolheu esses exercícios como prática de conversão, sobretudo na Quaresma. S. Leão Magno, grande Papa do século V, mostra como essas três práticas atingem de modo profundo os três principais relacionamentos do homem com Deus – pela oração – com a natureza criada, pelo jejum e, com o próximo – pela esmola. Por isso esse Evangelho é proclamado na Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma, como um verdadeiro programa de exercício de conversão para os cristãos.
Na virtude de fé, o homem volta-se diretamente a Deus pela oração. Louva-O e O adora. Reconhece-O como o Criador, Senhor e Pai e a si mesmo como criatura e filho. Realiza-se uma conversão, pois pela oração o homem situa no seu lugar, na sua vocação em relação à Deus. E tem mais quando, na Quaresma, a Igreja intensifica a oração, ela celebra o Cristo orante em profunda comunhão com o Pai.
Na virtude da esperança, o homem já participa do Bem Supremo que é Deus. Então os bens deste mundo não o escravizam. Faz uso deles para o bem próprio e do próximo e neles degusta o Bem, que é Deus. Mas muitas vezes acaba escravizando-se aos bens materiais. Aparece, então, o sentido do jejum religioso. Jejuar é abester-se de alimento, tomar uma atitude de respeito e de liberdade diante das coisas, fazer espaço para os outros e para Deus, confiar na providência de Deus.
Por este gesto, que é um rito, a Igreja comemora o Cristo, Senhor da criação e a vocação do homem como Senhor da Criação. Constitui um ato de conversão a Deus através das coisas. Importe, então, viver em atitude de jejum. De quantas coisas podemos jejuar.
Na virtude da caridade, o homem, mulher, somos chamados a sermos profetas, revelando Deus, que é amor e, portanto para ele. É chamado cada um a viver como irmão. Num gesto rito de generosidade, a esmola, ele(a) celebra sua capacidade de doar, de amar, de partilhar, segundo Deus. Celebrar a generosidade de Deus-Criador e do Deus-Salvador.
E o sentido mais profundo da esmola, dar de graça, dar sem querer retribuição, dar em solidariedade, partilhar com o próximo.
Que Deus nos inspire a este bom propósito, na Campanha da Fraternidade e neste grande retiro que é a quaresma. (Pe. Pricilio Jerônimo)

DIA DA MULHER


8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER (PasCom)

O coração de uma mulher é o que faz o mundo girar!
Elas sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração doente.
Mulheres fazem mais do que dar a vida. Elas trazem alegria e esperança; dão compaixão e carinho; dão apoio moral à família e aos amigos.
As Mulheres têm muito a dizer e muito para dar. Elas amam incondicionalmente; lamentam-se com a perda de alguém, mas são fortes quando pensam que já não têm mais força. Se necessário for, andam descalças, para que seu filhos não magoem os pés. Brigam por aquilo que acreditam; levantam-se perante injustiça; choram quando estão felizes; riem, quando nervosas; sorriam quando querem gritar; cantam quando querem chorar; não dão um "não" como resposta, quando acreditam que existe outra solução.
Quando mãe, nunca se separa do filho até que este seja capaz de “se virar por conta própria” e, ao chegar esse momento, ela traz impresso o selo de quem o educou e o levou pelos caminhos da melhor educação.
Costumamos aclamar ilustres personagens da história por suas grandes obras, idéias, sua maneira de mudar o mundo por meio da luta. Contudo, devemos parar e refletir: tais personagens, heróis, líderes, tiveram mãe - uma mulher ao seu lado, sempre velando pelo seu bem, até que seus olhos estivessem cansados...
Hoje solidarizamos a você, MULHER!
Que a presença de Nossa Senhora seja constante e certa em sua vida! Que Ela lhe dê FORÇA para que continue seguindo pelas batalhas que ainda há de travar... A todas as mulheres, as bênçãos desse Deus que até nisso pensou, deixou-nos o um exemplo de Sua Mãe!!!
Feliz Dia Internacional da Mulher!

CONVITES

Jovens, que gostem de cantar, tocar, de alegria e
movimento, venham participar do CORAL infanto-juvenil da Comunidade Nª Srª das Dores.
Todos sábados, às 15 hs, no Canossianas.
Traga seu instrumento, sua voz e sua alegria!
O prof. Robson vai fazer a festa da música católica.
Deixe seu nome na secretaria - 3541-1964.






Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!!






Infância e Adolescência Missionária no S.Judas Tadeu - Crianças de 6 a 14 anos de idade que desejam participar venham falar conosco. - Encontros acontecem aos sábados, às 9:30h.





Dia 14/03 (sábado), das 11h às 16h30, haverá a deliciosa Festa da Pizza.
As pizzas estarão sendo vendidas nesse horário, no Salão de Festas da nossa Paróquia Bom Jesus. Adquira antecipadamente o seu Vale-Pizza. Não percam!!!





O EGOISMO NOS TORNA INDIFERENTES; A PARTILHA NOS FAZ IRMÃOS.
Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!



Agenda Paroquial – Mar./2009

01- 08h - Retiro p/ os Crismandos – Local: N.Srª.Dores
03- 19h30 - Início "Leitura Orante" (toda 3ª.feira) – N.Srª.Dores
05- 19h30 - Missa (toda primeira 5ª.feira do mês) – Local: Assoc. Aposentados (Rua S.José-Belvedere)
06- 19h30 - Crisma – B.Jesus
19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) – B.Jesus
19h30 - Via Sacra – S.Judas
07- 19h15 - Catequese pré-matrimonial (curso noivos) – B.Jesus
09 a 13- 19h30 – Inscrição p/o Crisma – S.Judas
10- 19h30 - "Leitura Orante" – N.Srª.Dores
11, 13 e 14- Curso de Preparação p/ o Batismo – B.Jesus
12 e 13- Curso de Preparação p/ o Batismo – S.Judas
13- 19h30 - Via Sacra – S.Judas
19h30 - Show de Prêmios – B.Jesus
14- 11h às 16h30 - Festa da Pizza – B.Jesus
19h15 - Catequese pré-matrimonial (curso noivos) – B.Jesus
17- 19h30 - "Leitura Orante" – N.Srª.Dores
20- 19h30 - Via Sacra – S.Judas
19h30 - Show de Prêmios – B.Jesus
21- 19h15 - Catequese pré-matrimonial (curso noivos) – B.Jesus
24- 19h30 - Confissão Comunitária – B.Jesus
19h30 - "Leitura Orante" – N.Srª.Dores
27- 19h30 - Via Sacra – S.Judas
19h30 - Show de Prêmios – B.Jesus
28- 19h15 - Catequese pré-matrimonial (curso noivos) – B.Jesus
31- 19h30 - "Leitura Orante" – N.Srª.Dores

SANTOS DO MÊS

Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1- Sto.Suitberto; 2- S.Simplício; 3- Quarenta Mártires de Sebaste; 4- S.Casimiro; 5- S.Domingos Sávio; 6- Sta Rosa Viterbo; 7- Stas. Perétua e Felicidade; 8- S.João de Deus; 9- Sta.Francisca Romana; 10- S.João Ogilvie; 11- Sta. Flora; 12- Sto.Inocêncio; 13- Sta. Serafina; 14- Sta. Matilde; 15- S.Clemente Maria Hoffbauer; 16- Sta.Luísa de Marillac; 17- S.Patricio; 18- S.Cirilo de Jerusalém; 19- S.José; 20- Sto.Ambrósio de Sena; 21- S.Nicolau de Flue; 22- S.José Oriol; 23- S.Turíbio de Mogrovejo; 24- Sta.Catarina da suécia; 25- Anunciação do Senhor; 26- Sta.Lúcia Filippini; 27- S.Ruperto; 28- S.Guntrano; 29- S.Constantino; 30- S.João clímaco; 31- Bem-aventurado Amadeu de Sabóia. Dentre eles, destacaremos:


SÃO DOMINGOS SÁVIO - 5 de março (por Angélica O. Ponte)


São Domingos Sávio, conhecido como protertor dos jovens, nasceu em Riva de Chieri, Itália, em 02/04/1842, era filho de um ferreiro e uma costureira. Sua receita de fé era simples: pregava a execução com os deveres da Igreja, a submissão a Deus e a dedicação de amor ao próximo. Essa formula já era fruto de uma frase sua, dita no ato de sua primeira comunhão, quando tinha apenas sete anos: "ANTES MORRER QUE PECAR". Essa idéia o seguiu até o final de sua vida.
Foi aluno de Dom Bosco e um dos primeiros colaboradores na obra salesiana, cumpriu seus deveres dedicando-se aos serviços do próximo com zelo e despojamento de si, desejando ardentemente a santidade de vida.
Uma das mais belas passagens da vida desse pequeno gigante da fé foi com apenas 10 anos de idade, quando se responsabilizou por um erro cometido por um colega seu. Quando o delito foi descoberto, causou espanto à maioria dos professores que o conheciam, e quando questionado o por que havia encoberto o erro de seu colega ele respondeu que, como seu amigo já tinha vários precedentes e com mais aquele seria expulso da escola, ele preferia assumir a culpa, já que sobre ele não havia outras acusações.
Com essa atitude, ele desejava garantir a possibilidade de recuperação do outro jovem que, certamente, ao lado de Dom Bosco, poderia ser conseguida e consolidada.
S. Domingos Sávio morreu em Mondônio, em 09/03/1857 e Dom Bosco relata a morte desse menino comparando-o a um pássaro que voa para o céu. Estava ele doente na casa do pai, quando disse: "Querido pai, chegou a hora. Pegue no Jovem cristão (livro de orações) e leia a ladainha da boa morte...” Domingos repetia com voz clara e distinta todas as palavras... Pareceu conciliar o sono. Pouco depois despertando disse: - Adeus, pai, adeus! Oh! Que coisas tão lindas estou vendo! E morreu tranqüilamente. - ORAÇÃO: Ó Deus, só vós sois santo e sem vós ninguém pode ser bom. Pela intercessão de São Domingos Sávio, dai-nos viver de tal modo, que não sejamos despojados da vossa glória. Por N.S.J.C., vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Fonte: www.npdbrasil.com.br)


ANUNCIAÇÃO DO SENHOR - 25 de março (por Jean Carlo Monteiro)

Nesse dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central dessa grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e ao espaço.
É o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Contemplemos, com alegria, o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com Sua Palavra, porém, dessa vez, escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas, Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo: ’O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’".
Sendo assim, nesse dia proclamamos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazemos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima. Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja: "Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
(Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/)

SEÇÃO CULTURAL

(dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)


Dia 07/03 (sáb.), às 20h30, no TEATRO DE ARARAS, Comemoração do 18º Aniversário do Teatro c/ a "CORPORAÇÃO MAESTRO FRANCISCO PAULO RUSSO" Entrada FRANCA. E mais: há espetáculos com indicação etária livre, sempre aos domingos, 16h - Ingressos: Adulto R$ 5,00 (inteira); Infantil R$ 2,00 (inteira). = 08/03: Festa no Céu; 15/03: Encanto de Boto e Yara; 22/03: Sopa de Pedra; 29/03: Palhaços (A boa e velha gargalhada).

Paixão de Cristo: filme de Mel gibson, que retrata as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo, antes da sua morte. Jesus grita: “Tudo está consumado!”. Em seguida num grande brado diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.” Ótima ocasião para revermos em família esta emocionante narrativa da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.



“Pedagogia do Amor” é um livro em que o autor, Gabriel Chalita, procura resgatar os valores essenciais à vida em sociedade, tais como a ética, a tolerância, o amor ao próximo e o respeito às diferenças, enfatizando a necessidade de fazer despertar, novamente, a criança existente em cada um de nós. Na obra, o leitor encontrará as dez histórias da literatura universal que foram escolhidas pelo autor por trazer em si valores essenciais aos tempos de hoje, como respeito, solidariedade e idealismo.



Cd - Anjos de Resgate - Mais que Amigos: Show gravado "Ao Vivo", de uma das bandas católicas mais conhecidas, no dia 20 de julho em comemoração ao Dia Internacional da Amizade. O Álbum tem 21 faixas com participações especiais de Dunga, Adriana entre outros.

ETIMOLOGIA QUARESMAL

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DA QUARESMA (por J. Affonso)


INCENSO
Do latim "incendere", "incender"; é uma das resinas que produz um agradável aroma ao arder. Daí, a palavra "incensário" (instrumento metálico para incensar) e, o grego "tus" (insenso) que explica a palavra "turíbulo" (incensário) e "turiferário" (que carrega o turíbulo). É encontrado principalmente no Oriente, e desde antigamente no Egito, era usado em cerimônias religiosas, por seu fácil simbolismo de perfume, festa, de sinal de honra e respeito ou de sacrifício aos deuses. Já antes em torno da Arca da Aliança e, sobretudo, no templo de Jerusalém era clássico o rito do incenso. A rainha de Sabá trouxe, entre outros presentes, grande quantidade de aromas a Salomão (1Rs.10). Os cristãos, no século IV o introduziram na linguagem simbólica de suas celebrações. Atualmente é usado na missa, ressaltando as festividades do dia, o altar, as imagens da Cruz ou da Virgem, o livro do evangelho, as oferendas sobre o altar, os ministros e o povo cristão no ofertório, o Santíssimo depois da consagração ou nas celebrações de culto eucarístico. É um gesto de honra (ao Santíssimo, ao corpo do defunto nas exéquias), ou símbolo de oferenda sacrificial (no ofertório – pão, vinho, e pessoas)


JEJUM
Do latim "ieunium", é a privação voluntária de comida durante algum tempo por motivo religioso, como ato de culto perante Deus. É sinal de penitênica, expiação dos pecados, oração intensa ou vontade firme de conseguir algo. Nos quarenta dias de Moisés no monte ou de Elias no deserto ou de Jesus antes de começar sua missão, marca a preparação intensa para um acontecimento importante. O jejum Eucarístico tem uma tradição milenar, como preparação para este sacramento; o cristão se abstém antes de outros alimentos. É na Quaresma, desde o século IV, que sempre teve mais sentido aos cristãos o jejum como privação voluntária da que existem em outras culturas religiosas ou por motivos religiosos. Com a oração e a caridade tem sido, desde muito tempo, uma "prática quaresmal" como sinal de conversão interior aos valores fundamentais do evangelho de Cristo. Atualmente nos abstemos de carne todas as sextas-feiras de Quaresma que não coincidem com alguma solenidade; fazemos abstinência e além do jejum (uma só refeição ao dia) na quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa.



CÍRIO PASCAL
Vem do latim "cereus", de cera, o produto das abelhas. Ao falar das "candeias", aludíamos ao uso humano e ao sentido simbólico da luz que os círios produzem.
O círio mais importante é o que se acende na Vigília Pascal como símbolo de Cristo-Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro adornado.
O Círio Pascal é, desde os primeiros séculos, um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita à noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, para indicar a posição de Cristo: princípio e fim, tempo e eternidade; alcança-nos com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio estará aceso em todas as celebrações durante cinqüenta dias, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o Tempo Pascal, convém que o Círio seja conservado dignamente no batistério, e não no presbitério.


QUINTA-FEIRA SANTA
É o último dia da Quaresma e, por sua vez, a partir da missa vespertina, a inauguração do Tríduo Pascal, do latim "feria V in Coena Domini". É um dia íntimo para o povo cristão, certamente a 5ªfeira mais importante do ano, principamente desde que a da Ascensão e do Corpus Christi são celebrados no domingo. Dia em que Cristo, em sua ceia de despedida, antes da morte, instituiu a Eucaristia, deu a grande lição de humilde e serviço, lavando os pés de seus apóstolos e, os constituiu sacerdotes mediadores de sua Palavra, de seus sacramentos e de sua salvação.

CEIA DO SENHOR
Nome que equivale à "Fração do Pão", “Eucaristia” (1Cor 11,20), ou "Missa": "Kyriakon deipnon", Ceia Senhoril, do Senhor Jesus. É também o nome que se dá a Missa atual: "Missa ou Ceia do Senhor" (IGMR 2 e 7). Na Quinta-feira Santa, a Eucaristia com que se dá início ao Tríduo Pascal é a "Missa in Coena Domini", porque é a que mais intimamente recorda a instituição, desde o sacramento por Jesus, em sua última ceia, adiantando assim sacramentalmente sua entrega na Cruz. (Fonte: www.catequesecatolica.com.br )

SEÇÃO SAÚDE


A ATIVIDADE FÍSICA E O CORAÇÃO
(por Flávio Vicente Penha Pimenta – Médico Cardiologista)

EXERCÍCIOS AERÓBICOS – COMO E POR QUÊ ?
Do ponto de vista da saúde: ajudam no emagrecimento, combatem o stress, melhoram o sistema imunológico e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Aeróbio, “que vive o ar”, quando relacionado a exercícios, refere-se a atividades que aumentam o consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca, grandes grupos musculares são contraídos rapidamente, aumentando a freqüência respiratória e cardíaca.
O organismo consome uma determinada quantidade de energia para manter sua função básica (respiração, circulação e funcionamento dos diferentes órgãos). Essa energia em repouso é o Metabolismo Basal.
Qualquer atividade, além dessas funções básicas, exigem quantidades maiores de energia, obtidas a partir da degradação do glicogênio (carboidratos) e gorduras presentes na circulação, fígado e músculos. O tipo de substância consumida (GLICOGÊNIO OU GORDURA) depende da intensidade e da duração da atividade física: 1- Quanto MAIS INTENSA, maior o consumo de GLICOGÊNIO (corrida de 100 m, exercícios anaeróbios); 2- Quanto MENOS INTENSA, maior o consumo de GORDURAS (atividades aeróbicas).

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS AERÓBICOS
1- Aumento da eficiência cardíaca (coração bombeia mais sangue a cada batida, redução da Freqüência Cardíaca em repouso e durante a atividade física);
2- Perda de peso (redução da gordura corporal);
3- Saúde Mental (liberação de endorfinas, analgésicos naturais que combatem o stress, depressão e ansiedade);
4- Melhora do sistema imunológico (menor vulnerabilidade a doenças virais, gripes e resfriados);
5- Prevenção de doenças (obesidade como fator de risco para doenças cardiovasculares, HAS, AVC, diabetes; redução do risco de osteoporose com a caminhada; alívio dos sintomas da artrite e artrose – baixo impacto);
6- Maior expectativa de vida (desde 1986)
7- Maior disposição (redução da fadiga e melhora da concentração nos estudos e no trabalho);
8- Aumento da força muscular (crescimento de pequenos vasos sangüíneos nos músculos, maior oferta de oxigênio aos tecidos, eliminação do ácido lático, promovendo redução da dor, em doenças musculares cônicas como a FIBROMIALGIA e LOMBALGIA CRÔNICA.

QUAL O MELHOR PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA MIM ?
Para diminuir o risco de doenças e manter-se saudável, não é necessário entrar em um programa de atividade física intensivo, formal e desgastante. O IMPORTANTE É MANTER A CONTINUIDADE NA ATIVIDADE FÍSICA QUE ESCOLHER.
A escolha da atividade física deve ter como objetivo a manutenção do CONDICIONAMENTO FÍSICO.
Deve ser planejado sob medida para cada pessoa conforme sua capacidade, necessidade e interesse.
Crianças e adultos: pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada de 3 a 5 vezes por semana.
Pessoas sedentárias geralmente são estimuladas a acumular 30 minutos de atividade física diária. Isto pode fazer com que elas desistam após um certo tempo.
O importante é começar GRADUALMENTE: iniciar com menor intensidade e aumentar o grau de dificuldade PROGRESSIVAMENTE: promovendo maior aderência e estímulo.


GINÁSTICA E MUSCULAÇÃO NA ACADEMIA
1- Benefícios: aumento do tônus muscular, preparo para atividades esportivas, ganho estético;
2- Recomendações: alongamento prévio (aquecimento); evitar o excesso de carga; realizar os exercícios em posições corretas (sempre com orientação de um educador físico).
3- Lesões relacionadas à prática de musculação: tendinites crônicas; sinovite (inflamação nas articulações); estiramentos musculares, hérnia de disco.

CORRIDA E CAMINHADA
1- Benefícios: melhora da aptidão cardiorrespiratória e musculoesquelética;
2- Recomendações: alongamentos musculares devem ser realizados antes e após as práticas;
3- Solo: terreno deve ser plano.
4- Lesões mais comuns: tendinite de Aquiles (inflamação do tendão em pessoas que correm em terreno inclinado – subindo ladeira); fasciíte plantar (dor na face plantar dos pés abaixo do calcâneo) metatarsalgia (normalmente em pessoas que correm na ponta dos pés).


A ATIVIDADE FÍSICA E O CORAÇÃO
Os médicos em geral – e o CARDIOLOGISTA em particular – são unânimes em recomendar a atividade física a todos, como elemento fundamental para promoção da saúde, como ativador das funções vitais, lazer ou recreação, bem como coadjuvante na terapêutica e na recuperação de doentes.
Lembrem-se: os programas de exercícios devem ser planejados sob medida para cada pessoa.
Para se manter em forma, não é necessário ser um atleta PROFISSIONAL.
As recomendações para um condicionamento cardiovascular incluem a prática de exercícios REGULARMENTE, sempre respeitando os seus LIMITES.

SEÇÃO FAMÍLIA


Família, sê o que és: “Boa Nova” para todo o mundo (por Rochele P. Pagotti)

Dificuldades, esgotamento, conflitos e preocupações cotidianas fazem parte da vida de todas as famílias. Quando os pais – apesar de seus problemas, de suas imperfeições e debilidades – escolhem a bondade e não a agressão, a ternura e não a violência, o perdão e não a amargura, eles proclamam a vitória do amor, a vitória da Cruz do Senhor. Quando isto ocorre, os membros da família se fazem testemunhos da incrível novidade de Cristo, em quem o amor triunfou sobre a morte de uma vez para sempre. Nisto consiste o mistério da vida de família – seres humanos que transformam o mundo vivendo a vida de Jesus, uma plenitude de vida que realiza as mais profundas esperanças do homem. Isto não é só um desafio e uma aventura, isto é “Boa Nova”!
Ao recordar que o matrimônio e a família são uma boa notícia, reconhecemos que nela se manifesta a gratidão do Amor de Deus, através do amor entre os esposos e a alegria que dá o dom dos filhos. Estes se convertem assim em uma alegre notícia para seus pais e para a comunidade.
Animamos os casais a celebrar o sacramento do matrimônio, que une permanentemente um homem e uma mulher, e a construir a vida de família no projeto de Jesus. Ajudar-lhes a tomar consciência de que são uma verdadeira igreja doméstica, cujos membros hão de assumir a responsabilidade de converter-se em testemunhos do evangelho da vida na Igreja e na sociedade. Através do matrimônio e da família, a Igreja Católica está presente e acompanha os casais desde a preocupação à vida matrimonial e ao longo de toda a vida.

Para isso, vemos que é necessário capacitar mais os bispos e a todos os agentes pastorais: presbíteros, religiosos e leigos para o necessário acompanhamento dos matrimônios e das famílias. Ao mesmo tempo, é preciso ajudar-se com equipes de leigos profissionais para melhor dito acompanhamento.
Neste novo milênio a família navega por mares bastante agitados. Os casais e famílias acarretam cargas pesadas. Contudo, quando elegem perseverar fielmente e viver na fé e na esperança, elas criam o espaço privilegiado onde as pessoas podem nascer e crescer na experiência do amor incondicional. Pais, mães e filhos se revelam mutuamente a Deus e o revelam ao mundo; o Deus que nos acompanha em nossa vida cotidiana, que nos faz plenos para além de toda medida, está conosco; cada dia até o fim dos tempos; (Mt 28, 20).
Encomendamos os casais e famílias de nosso continente americano ao cuidado da Sagrada Família de Nazaré para que inspirados no amor terno de Maria e a fidelidade de José, sejam testemunhas alegres do Evangelho da Família.
(Mensagem do XXXII Encontro dos Bispos da Igreja Católica na América. San Antonio, Texas - 16-19 de Fevereiro de 2004)

PARABÉNS ARARAS!!!

(por Rochele P. Pagotti)

No dia 24 de março, Araras comemora 138 anos de emancipação política.
Em 1871, nosso município, através da Lei nº 29, foi elevado à categoria de Vila e, posteriormente, passou-se a constituir num município.

O início da formação da cidade pode ser contado a partir de Manoel de Miranda Freire, que obteve uma carta de sesmaria (grande área de terra que geralmente era cedida a várias pessoas) na região próxima ao rio Mogi-Guaçu, em 1727. Por isso é apontado como o primeiro morador das terras que mais deram origem a Araras.
Os fundadores da cidade de Araras foram os Barões de Araras (Bento de Lacerda Guimarães) e de Arary (José de Lacerda Guimarães), ambos fazendeiros de café que doaram o terreno para a construção da capela de Nossa Senhora do Patrocínio, em 19 de maio de 1865, constituindo seu patrimônio.
Este terreno foi herdado de Alferes Joaquim Franco Camargo, um homem riquíssimo que, com a sua morte, deixou para seus genros José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary) e Albino Alves Cardoso o “Sítio Montevidéu”; ele também deixou o Sítio das Araras para sua filha Manoela Assis de Cássia, casada com Bento de Lacerda Guimarães (Barão de Araras), em 1862.

Estas terras ficavam às margens do Ribeirão das Araras onde encontravam-se, às manhãs e às tardes, uma quantidade imensa de aves multicores e barulhentas chamadas araras. A região banhada por esse rio era chamada de “Sítio Bom Sucesso” que foi comprado por Alferes Joaquim Franco Camargo, e que deu o nome de “Sítio das Araras”.
Na época do inventário de Alferes Franco, foi construída a capelinha dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, no Sítio das Araras no meio do pátio, atual Jardim Público, onde fica o Coreto Público.
A fertilidade das terras e a salubridade do clima, foram atraindo novos moradores, que deram ao lugar rápido desenvolvimento da povoação em torno da capela da Nossa Senhora do Patrocínio.
A igreja matriz, graças ao testamento datado de 03/11/1875, de Albino Alves Cardoso, recebeu doação de 20 contos de réis, tendo sua construção iniciada e terminada com contribuições de todo o povo.
Dois fatores contribuíram para o crescimento de Araras, no início de sua História: a cultura de café e a chegada de imigrantes italianos.

No dia 8 de abril de 1888, Araras foi a primeira a libertar seus escravos, antes da Lei Áurea (13/05/1888) que acabou com a escravidão no Brasil. A iniciativa de libertação dos negros, partiu dos familiares de Barão de Araras. Depois da abolição, foi preciso contratar mão-de-obra assalariada para o trabalho na lavoura do café. Os imigrantes deixaram a terra onde nasceram, para aqui morar e trabalhar. A grande maioria era italiana. Entre 1890 e 1900, a população de Araras chegou a duplicar. Graças ao esforço e dedicação desses imigrantes, Araras progrediu muito.
Hoje Araras tem mais de 108.689 habitantes, segundo o censo populacional de 2007 realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ.


por Isabel P. Pegoraro)

Ser católico é viver como dom de Deus e tudo ofertar para o bem dos irmãos. Isso significa não cair na tentação de pensar que as conquistas e os resultados só dependem do próprio esforço e da capacidade de programar e agir. Deus, com sua graça, tudo pode realizar! A exemplo de Jesus, que viveu fortes momentos de oração, a cada dia de sua vida pessoal e na comunidade, a oração também faz parte da vida do católico.
Jesus disse àqueles que nele crerem : “Sem mim nada podeis fazer” (Jô-15,5). Assim, na intimidade com o Senhor, nos é garantida a força de nossa ação, a coragem de prosseguir no caminho e a alegria de promover a vida. O Católico procura e vivencia em sua vida, os sacramentos, sinais eficazes da graça, instituídos por Jesus e confiados à Igreja. O Católico professa sua fé não apenas por palavras, mas também por meio do testemunho, da conduta cotidiana; entenda-se a busca de vivenciar as bases morais ensinadas por Cristo e por sua Igreja. Esta Igreja é nossa Mãe. Ela nos transmite o Dom da fé e nos reúne na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Gera-nos novas criaturas, nas águas do Batismo. Alimenta-nos com a Eucaristia – Pão da vida. Santifica-nos constantemente com os demais Sacramentos. Anima-nos com a presença do Papa, Bispos, padres, que continuam a missão dos Apóstolos, os primeiros pastores e missionários, designados pelo próprio Jesus. Conforta-nos com o auxilio de Maria, mãe de Jesus e nossa, a primeira de seus discípulos; com a presença dos Santos e Santas, grandes cristãos, modelos de santidade..
Conhecendo as maravilhas de ser católico e viver a fé, por que ainda hoje temos dificuldade em acreditar que também nós, nos dias atuais, podemos e devemos buscar o caminho da santidade? Nós Católicos prestamos culto aos Santos e acreditamos que eles intercedem por nós ao Pai. Somos constantemente questionados sobre isso, inclusive sobre adoração de imagens. Onde buscar respostas sobre o que significa ser Santo?
A resposta está no próprio Evangelho de Jesus: No Evangelho de São Mateus encontramos estas palavras de Jesus: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. Deus é o único santo (Lv19,2). Também o apóstolo Pedro nos exorta: “como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o proceder” (1Pd 1,15). Pelo Batismo, recebemos a graça de Deus e a Santíssima Trindade vem habitar em nós. Somos templos do Espírito Santo e devemos conservar sempre Deus em nós, abrindo-nos sempre mais a Ele e deixando que a sua graça nos transforme (2cor. 6,16). Assim vamos nos assemelhando cada vez mais ao Deus Santo. Isso é, certamente, fruto de nosso esforço mas é, sobretudo, dom da graça do Espírito Santo..
Deus é amor. Ser Santo é, portanto, viver o amor puro a Deus e aos irmãos. Jesus mesmo falou que os “benditos de seu Pai” são aqueles que por causa dele fazem o bem a todos os necessitados (Mt 25, 34-40). O martírio constitui o cume, ou seja, o ponto alto da santidade, pois faz do cristão um seguidor de Jesus Cristo, até o ponto de entregar a vida e derramar o sangue como testemunho por Ele. Santos são, enfim, todos aqueles que viveram o evangelho e se encontram na casa do Pai.
Que tal aproveitarmos este período quaresmal para entrarmos no deserto juntos com Jesus e refletir como estamos trilhando nosso caminho para a santidade?

FÉ E POLÍTICA


VAMOS FICAR DE OLHO!!!

“É importante para nós, cristãos, ficarmos bem atento ao que está acontecendo no cenário Político municipal, bem como a nível Nacional e Estadual, pois em época de eleições são muitas promessas de coisas que, agora, já são obrigação dos governos executarem.
Verificar se temos um bom atendimento na saúde, transporte, ruas decentes para transitar, segurança, pessoas dispostas a trabalhar e atender bem o munícipe; principalmente pessoas de altos cargos, como diretores e secretários, porque é do povo que sai o salário desses funcionários. Então tem que ser não só bons servidores, mas ótimos. Não só para dizerem que são secretários, dizer que faz e desfaz. Porque o tempo passa e daqui a pouco chegam novas eleições, e daí...
Temos que fazer uma boa analise! Por isso nossa Paróquia, através de nossas pastorais, vai estar de olho para o futuro. Temos como orientar nosso povo. A Pascom (Pastoral de Comunicação) com este novo grupo que está, cada vez mais, aumentando, vai estar de olho!!! Principalmente no que diz respeito à área social...
Outro lado da questão também é a Câmara de Vereadores. Vamos ficar de olho nos projetos que atendem aos requisitos sociais. Projetos que realmente atendem à cidade e à população como um todo. Não precisamos só de moções de agradecimentos e titulos de cidadãos, principalmente relacionados a pessoas que se quer deram a sua participação popular na cidade. Vamos acreditar que essa nova era realmente mude, e mude, principalmente, para nossos irmãos que realmente necessitam do apoio governamental”.

COMO PARTICIPAR MAIS DA VIDA DE NOSSOS FILHOS


Para que eles avancem nos estudos e tenham conhecimentos, dependerá do que eles aprendem na escola, mas também nos estudos em casa. Cuidados simples dão grandes resultados.
1- Nossos filhos têm de fazer o dever de casa e as tarefas que os professores pedirem. Mas atenção: A gente não deve fazer o “dever de casa” para nossos filhos. Se eles tiverem dificuldade, conversem com eles e com os professores. É assim que a gente ajuda a criança a aprender mais e melhor.
2- Leiam. Pode ser um livro, uma revista, um jornal. Peçam que seus filhos leiam sempre para você. É importante criar o hábito da leitura.
3- Incentivemos nossos filhos a freqüentarem a biblioteca da escola ou da sua cidade.
4- Eles precisam saber que tem hora para brincar, jogar, ver televisão, conversar e estudar.
Lembrem-se: não é preciso saber tudo o que nossos filhos estão aprendendo. É nosso interesse que importa. Acompanhá-los em seus estudos contribui para que eles aprendam sempre mais!

REFLEXÃO


A FÁBULA DAS TRÊS ÁRVORES - Angélica O. Ponte

Havia, no alto de uma montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que queriam ser depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas, disse: “- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal me disponho a ser cortada”.
A segunda olhou para o riacho e suspirou: “- E eu quero ser um grande navio, para transportar reis e rainhas”.
A terceira árvore olhou o vale e disse: “- Quero ficar aqui, no alto da montanha, e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus”.
Anos se passaram e, certo dia, três lenhadores, nada ecológicos, vieram e cortaram as três árvores, ansiosas por serem transformadas naquilo em que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender de sonhos… Que pena!
A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho coberto de feno para os animais. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando gente e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando ficar no alto da montanha, acabou em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
E as três árvores se perguntavam desiludidas e tristes: “- Porque isto?”
Numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, em que havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém-nascido naquele cocho de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda árvore, anos mais tarde, transportou um homem, que acabou dormindo no barco. Quando a tempestade quase afundou o nosso pequeno barco, este homem levantou-se e disse: “- Paz!”. E, num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei do céu e da terra.
Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Sentiu-se horrível e cruel. No domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos… mas a sua realização fora mil vezes melhor e mais sábia do que haviam imaginado. (Autor desconhecido)

NOSSAS COMUNIDADES


FORMAÇÃO: ASSOCIAÇÃO MADALENA DE CANOSSA
Colaboradores e funcionários da Associação Madalena de Canossa, que atuam no “Projeto Socio educativo Madalena de Canossa” estiveram, durante uma semana, em Formação, refletindo sobre muitos pontos e, dentre eles, a motivação e o trabalho em equipe.
A meta, em 2009, é desenvolver com as 112 meninas matriculadas e asssitidas pelo Projeto, o tema central "Vivendo valores em espaço de cultura", aplicando: ballet clássico, ginástica rítmica, educ. fisica, hidrogisnástica, artes, artesanato, teatro, música, manicure-pedicure, apoio escolar e auxílio na formação da estruturação familiar. Para isso agradecemos, desde já, qualquer ajuda para o desenvolvimento e manutenção do Projeto, suas atividades e custeio de profissionais capacitados. São realizados, constantemente, eventos, festas e promoções. As meninas também aguardam o auxilio e doações de pessoas de toda a sociedade, podendo ser qualquer doação: alimento, material de higiene.



ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS (EMF) – de 14 a 18/01/2009, na Cidade do México, foi realizado o “VI Encontro Mundial das Famílias”, refletindo sobre o tema: A FAMÍLIA FORMADORA DOS VALORES HUMANOS E CRISTÃOS. Ultrapassou-se as expectativas dos organizadores e também dos participantes. Foram reunidos mais de 10 mil pessoas, 30 cardeais e 200 bispos, vindos de 98 países, inclusive do Brasil, muito bem representado por Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal de São Paulo que presidiu uma das mesas redondas, e por pessoas vindas de Santo André, Sorocaba, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Catarina e, quem sabe, de outros lugares do mundo todo. A linda bandeira brasileira e as cores verde e amarelo foram vistas por todos os lados. (Ir. Nadir Lopes dos Santos - http://www.alemfronteiras.org.br)

NOSSAS COMUNIDADES



No dia 03/02, na Igreja Bom Jesus, aconteceu a Missa de S. Brás, onde o Pe. Pricilio realizou, pessoalmente, a bênção da garganta de todos os fiéis presentes.

08/02 foi o aniversário de comemoração de 13 anos de existência da CCEV (Comunidade Casa, Esperança e Vida), durante a missa das 9h30, na Comunidade São Judas Tadeu. Esse grupo atua junto à recuperação de pessoas que se encontram em meio aos vícios e bem como junto a seus familiares, encontros esses que ocorrem todas as semanas na Comunidade São Judas Tadeu.

No dia 15/02 aconteceu o envio do(a)(s) CATEQUISTAS da Paróquia, nas três Comunidades. Na Comunidade São Judas Tadeu ocorreu durante a missa das 9h30. Na Comunidade Nossa Senhora das Dores, durante a missa das 17h30. Na Matriz Bom Jesus, foi durante a missa das 8 horas, quando também aconteceu a Abertura da Catequese da 1ª Eucaristia (sob a coordenação de Maria Ap. Sierra). Nesse dia houve a participação de pais e catequizandos. Após a santa missa, houve uma pequena confraternização com eles no Salão de Festas da Paróquia, onde foi servido chocolate quente e biscoitos. A idéia, que foi ótima, partiu do nosso pároco Pe. Pricilio. A ele, nossos sinceros agradecimentos. Ainda agradecemos a presença de todos os participantes que enfrentaram a chuva para chegar até o local. Que Jesus e Maria Santíssima abençoem todas as catequistas e as crianças nessa caminhada de fé e evangelização em 2009! Também força aos pais, para que se comprometam a incentivar seus filhos a freqüentarem a catequese e a participarem das missas aos domingos, que é o ponto principal da vida do cristão.

27/02 aconteceu o “Show de Prêmios”, com início às 19h30, no Salão de Festas de nossa paróquia, que contou com a participação de várias pessoas que vieram prestigiar essa divertida festa.



No dia 28/02, no Salão da Paróquia Bom Jesus, houve uma agradável tarde de Formação da Pascom, promovido pela Diocese, realizada pelo Pe. Marcos Daniel Mor aes Ramalho, da Paróquia Sant’Ana de Analândia-sp, tendo como palestrante o jornalista Lukas Campagna, do jornal Tribuna do Povo de Araras, enfatizando, dentre outros temas, o que precisa ser divulgado na Igreja. Estiveram, ainda, presentes integrantes da PasCom de toda a Diocese de Limeira.

3 de mar. de 2009

CORAL INFANTO-JUVENIL





Se você é jovem e gosta de cantar, tocar, de alegria e movimento, venha participar do CORAL infanto-juvenil da Comunidade Nsª Srª das Dores.
Venha todo sábado às 15:00hs no Canossianas e traga seu instrumento, sua voz e sua alegria.
O professor Robson vai fazer a festa da música católica.
Deixe seu nome com a Fátima na secretaria.