ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

23 de jun. de 2009

Formação PASCOM

(Por Sandra C. Maria)
No dia 21 de junho de 2009, houve participação da PasCom do Bom Jesus, na formação que ocorreu na Diocesana de Limeira. Foi muito boa eproveitosa a formação. Pela manhã houve um momento onde a Irmã Alba, Coord. da PasCom CNBB – Regional Sul 1, e conduziu os participantes a partilhar os maiores desafios para comunicar a Boa Nova, utilizando os meios de comunicação.
Logo em seguida, Lindolfo Alexandre de Souza, Profº de Comunicação Social da PUC Campinas, palestrou sobre um bom planejamento da PASCOM nas paróquias.
Segundo ele, comunicar sem planejar é dar um testemunho da imprudência. É fazer o papel das 5 virgens que não providenciaram o azeite para manter a lâmpada acesa na chegada dos noivos. Durante o almoço houve a partilha da presença do Bispo Dom Vilson que estava acompanhado de sua mãe em visita na cidade. Após o almoço, Júlia de Souza, psicóloga empresarial, palestrou sobre como enfrentar os obstáculos na evangelização indo ao encontro do outro, e deve ser para todos a imagem de Deus e, portanto, pode apoiar a cada um em sua caminhada.
No final do dia aconteceu um momento especial onde cada pessoa abençoou uma a outra, jogando pétalas de rosas representando as graças de Nossa Senhora.
O que ficou bem evidente em toda a formação, é que todos devem conhecer o público alvo, trabalhar em conjunto com o padre e outros movimentos da igreja, traçar os objetivos e planejar metas utilizando os recursos disponíveis, além de estar sempre reavaliando estes objetivos e metas.

18 de jun. de 2009

Festa Junina na Comunidade Nsa Sra Dores


















A Festa Junina na Comunidade Nsª Srª das Dores foi um sucesso.
Teve quadrilha com as crianças da catequese, teve dança country com os jovens.
Teve barraquinhas diversas de comidas típicas juninas, teve bingo no salão com guloseimas para esquentar a noite fria.
Quem perdeu, perdeu mesmo e agora só ano que vem, que pena !
Fica as fotos para matar saudade de quem foi e deixar curiosidades para quem não foi.
Sandra (Pascom)

17 de jun. de 2009

Araras tem 2 Diaconos Permanentes


















Neste último domingo, dia 14, foram ordenados 12 Diáconos permanentes da nossa Diocese, sendo que 2 são de Araras.
A ordenação foi no Ginásio Nelson Rueger e celebrada por Dom Vilson.
Um deles, o João Ademir Joveta, mais conhecido como "Joveta", eu conheço bem, já era de um ganho enorme para a comunidade, agora então, sei que vai superar as espectativas.
Parabéns ao Joveta, a Comunidade São José Operário, da qual ele faz parte e coordena com muito zelo, está muito alegre e sabe que tem um ótimo Diácono homem, pai e amigo cristão.
Ser Diácono não é uma missão nova, desde a origem da nossa igreja com as primeiras comunidades cristãs os Apóstolos impunhão suas mãos sobre homens de boa reputação e estes se dedicavam ao serviço da comunidade colaborando com os Apóstolos.

Sandra (Pascom)

16 de jun. de 2009

EDITORIAL

EDITORIAL

(por Olívia M. Campagna)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, como o tempo passa. Já estamos na metade do ano, já é mês de junho! Neste mês temos muitas festas, a primeira delas é a de Corpus Crhisti, que significa Corpo de Cristo - festa que comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia (dia 11/06/2009). Em nossa cidade teremos uma Missa no Ginásio de Esportes, com a presença de todos os padres da cidade, às 08h30 e logo após seguiremos em procissão até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. Com certeza será uma festa muito bonita, que todos bons católicos devem participar!
No dia 12 comemora-se o Dia dos Namorados. Data que não deve ser comemorada somente pelos namorados, mas por todos os casais, inclusive os casados, pois são, com certeza, eternos namorados. Falando-se em namoro, os casais de namorados não podem se esquecer de que este tempo deve ser belo e saudável no relacionamento pois ele será eterno e não mais voltará. É nessa época, de namoro, que deve se conhecer muito bem, para se fazer a grande e única escolha; pois todo casamento começa em um namoro e só um namoro responsável poderá se transformar em um casamento santo e durável.
No dia 13, comemoraremos o dia de Santo Antonio, muito conhecido como santo casamenteiro, por ter sido grande devoto Mariano e entusiasmado defensor da família. Também é muito envocado para achar objetos perdidos!
No dia 24, comemoramos o dia de São João, um dos maiores profetas e frande santo de nossa igreja, a quem foi dado a missão de preparar os caminhos do Senhor. É ele o precursor de Jesus Cristo! No dia 29 comemoramos o dia de São Pedro, que é considerado o primeiro papa da Igreja - grande seguidor de Jesus Cristo e grande evangelizador. Finalmente, não podemos nos esquecer da comemoração, no dia 18, ao Sagrado Coração de Jesus. Lembremos o sofrimento de Cristo Jesus e que tudo aquilo foi por nós! Todo o seu sofrimento nos mostra o Seu infinito amor por nós. A devoção ao Seu Sacratíssimo Coração aparece principalmente em dois momentos bíblicos: o discípulo amado, João encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (Jo 13,23); e o soldado, na cruz, abrindo com a lança o lado de Jesus (Jo 19,34). Temos o consolo pela dor, na véspera de sua morte, e temos o sofrimento causado pelos pecados da humanidade... Festejemos e honremos o Coração de Jesus! Cultivemos essa devoção para crescermos em sua amizade, pois somente assim o Seu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributam essa divina honra! Rezemos à Nossa Senhora, para que Ela proteja sempre a todos nós, nossas famíllias, Mães, doentes, e todos os que necessitarem de sua proteção. Que Nossa Senhora nos proteja, cobrindo-nos com o seu Manto Sagrado e que Deus-Pai Todo Poderoso esteja sempre conosco!

MENSAGEM DO PÁROCO


SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

A vida só é vivida, quando é feito dom e entrega.

O alimento só é alimento quando é entregue e consumido. A vida humana só é humana, rica e verdadeira quando se faz entrega e dom de amor.
É este o sentido que Jesus quis tornar imorredouro com a Eucaristia, o sentido da vida se conquista sacrificando a vida. A vida só vive quando se dispõe a morrer. É como o grão de trigo. Se se quer dar vida nova, tem que morrer. Essa morte não é perda, como muitos temem. É ganho. É forma de garantir a própria vida. Jesus fez de sua vida uma completa entrega. Não apenas no momento da Última Ceia, mas em todos os momentos da vida.
Os Evangelhos estão cheios de exemplos do amor, solidariedade e entrega de Jesus em função dos outros. Ele foi um ser para os outros. “Se alguém vem a mim, eu não o mandarei embora” (Jo 6,37). Não entregou a sua vida como algo a ser vivido só para si, mas sempre como serviço e dom aos outros.
Agora, na Última Ceia, esse modo de ser próprio de Jesus alcança sua expressão suprema. Ele se entrega a tal ponto que se faz vinho para assim poder estar na intimidade da vida de cada homem e mulher que o recebe; mais ainda, para poder ser a vida de cada um que o comunga. A vida que circula em todo aquele que comunga Cristo é vida divina. Por ser divina é vida ressuscitada e é imortal. É o céu já se fazendo presente, é o Reino de Deus já se antecipando dentro da história. Jesus quis ainda que seu corpo e seu sangue fossem sua presente memória e expressassem a aliança que Ele fez conosco. A aliança é o laço indefectível que une seu amor à nossa existência. Nós podemos pecar, nossa vida pode se esvaziar e se perder, mas Jesus não rompe jamais a aliança que fez conosco, em nossa existência. A Eucaristia mostra que Ele continua se entregando e querendo ser vida de nossa vida, sangue do nosso sangue. É a aliança perene que, qual arco-íris, estende-se sobre todos os homens e mulheres. A vida de Jesus foi de entrega. Só comunga dignamente de seu Corpo e Sangue, quem faz de sua própria vida também uma entrega.
Por isso a Eucaristia separada do amor aos irmãos não é a Eucaristia de Jesus Cristo. O sacramento implica seguimento de Jesus Cristo. Seguir é querer conformar a própria vida com aquela Vida de Jesus e estar apto a compartilhar com Ele.
(Pe. Pricilio Jerônimo)

MENSAGEM DO MÊS

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA
(por Rochele P. Pagotti)

Sagrado Coração de Jesus - Na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes, a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus. Além da celebração litúrgica, muitas outras expressões de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. Não tem dúvida de que a devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial... Como o têm lembrado freqüentemente os Romanos Pontífices, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus, (...) apresenta-se a si mesmo como mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11, 29). Pode dizer-se que a devoção ao Coração de Jesus é a tradução em termos cultuais do reparo que, segundo as palavras proféticas e evangélicas, todas as gerações cristãs voltaram para aquele que foi atravessado (cfr. Jo. 19, 27; Zc. 12, 10), isto é, o costado de Cristo atravessado pela lança, do qual brotou sangue e água, símbolo do “sacramento admirável de toda a Igreja”.
O texto de São João que narra a ostentação das mãos e do costado de Cristo aos discípulos (Cfr. Jo. 20, 20) e o convite dirigido por Cristo a Tomás para que estendesse a sua mão e a introduzisse no seu costado (Cfr. Jo, 20 27), tiveram também um influxo notável na origem e no desenvolvimento da piedade eclesiástica ao Sagrado Coração.
Estes textos, e outros (...) foram objeto de assídua meditação por parte dos Santos Padres que desvendaram as riquezas doutrinais e com freqüência convidaram aos fiéis a penetrar no mistério de Cristo pela porta aberta de seu costado. Assim, santo Agostinho diz: “A entrada é acessível: Cristo é a porta. Também se abriu para ti quando o seu costado foi aberto pela lança. Lembra o que dali saiu; portanto olha por onde podes entrar. Do costado do Senhor pendurado que morria na Cruz saiu sangue e água quando foi aberto pela lança. Na água está a tua purificação, no sangue a tua redenção.”
As formas de devoção ao Coração do Salvador são muito numerosas; algumas têm sido explicitamente aprovadas e recomendadas pela Sé Apostólica. Entre elas devem ser lembradas: A Consagração pessoal, que, segundo Pio XI, “entre todas as práticas do culto ao Sagrado Coração é sem dúvida a principal”; a Consagração da família (...); as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus (...); o Ato de Reparação (...) e a prática das Nove Primeiras Sextas-feiras (...).


Imaculado Coração de Maria - Ao dia seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra a memória do Coração Imaculado de Maria. A continuidade das duas celebrações já é, em si mesma, um sinal litúrgico do seu estreito vinculo: o mysterium do Coração do Salvador projeta-se e reflete-se no Coração da Mãe (...). O movimento universal de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus complementou-se, no século XX, com o movimento de Consagração ao Imaculado Coração de Maria pedido por Nossa Senhora em Fátima.
As aparições de Fátima foram precedidas pelas do Anjo de Portugal, que disse em 1916: "Os Corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das vossas súplicas".
E ainda, mais tarde, "Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia". A bem-aventurada Jacinta, no seu leito de morte, disse à Lúcia: "Tu cá ficas para dizer que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. O Coração de Jesus quer que, a seu lado, se venere o Coração de Maria". Muitos outros paralelismos entre as duas devoções mostram a sua íntima vinculação: as nove primeiras sextas-feiras e os cinco primeiros sábados; o espírito reparador que anima as duas devoções; o movimento de Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus feito por Leão XIII e o pedido de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração feito por Nossa Senhora em Fátima; e por fim a promessa do triunfo final: "Eu reinarei", repetia continuamente o Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria, e "Por fim o meu Imaculado Coração triunfará", disse Nossa Senhora em Fátima. (Fonte: www.asc.org.br)

AGENDA PAROQUIAL - Junho/2009


02- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
03- 20h00 - Reunião de Pauta da Pascom - B.Jesus
04- 19h30 - Missa (toda primeira 5ª.feira do mês) -
Local: Assoc. Aposentados (Rua S.José-Belvedere)
05- 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
05 e 06- 19h - Festa Junina - Nª.Srª.Dores (Canossianas)
06- 10h às 11h - Biblioteca aberta - B.Jesus
07- 11h00 - Batizado - S.Judas
09- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
11- 08h30 - Festa de Corpus Christi - Ginásio de Esportes
11- 19h00 - Reunião Equipes que trabalham na festa - B.Jesus
12- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
13- Festa Junina - B.Jesus
16- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
17, 19 e 20 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
18 e 19 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
19- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
20- 10h às 11h - Biblioteca aberta - B.Jesus
21- 9h às 16h - Encontro Dioces.Pastoral Comunic.- B.Jesus-Limeira
22- Seminário de Vida - RCC - N. Sra. Dores
23- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
25- 19h - Missa c/ todos que trabalham na quermesse - B. Jesus
26- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
27- Início Quermesse - B. Jesus
28- 11h00 - Batizado - B.Jesus
29- Seminário de Vida - RCC - N. Sra. Dores
30- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores

SANTOS E FESTAS DO MÊS

Santos & Festas do Mês (por José Affonso)

Neste mês comemoramos os seguintes santos: 01-S.Justino; 02-S.Marcelino e S.Pedro; 03-S.Carlos Lwanga; 04-S.crispim e Sto.Optato Mileva; 05-Sto.Bonifácio; 06-S.Norberto; 07-Sto.Antônio M. Gianelli e S.Marcelino champagnat; 08-Stª.Efrém e S.Medardo; 09-S.José Anchieta; 10-Stª.Olívia e Stª.Ana Maria Taigi; 11-Corpus Cristi, S.Bernabé e S.Gaspar de Búfalo; 12-Stª.Alice; 13-Sto.Antônio Pádua; 14-S.Eliseu e Stª.Clotilde; 15-S.Vito e S.Luís Palazzolo; 16-S.Francisco Régis; 17-Sto.Adolfo e S.Manuel; 18-Sagrado Coração Jesus e S.Gregório Barbarigo; 19-Sagrado Coração Maria e S.Romualdo; 20-Sto.Adalberto e Sta.Gema Galgani; 21-S.Luiz Gonzaga; 22-S.João Fischer e S.Tomás More; 23-S.José Cafasso; 24-Nascimento S.João Batista; 25-S.Guilherme; 26-S.Vigílio e S.João e S.Paulo (mártires); 27-Nª.Srª.Perpétuo Socorro; 28-Sto.Irineu; 29-S.Pedro e S.Paulo (apóstolos); 30-Protomártires da Igreja Romana; Dentre eles, destacaremos:

S. Marcelino Champagnat - 07 de junho
Nasceu no dia 20/05/1789, época em que se iniciava a Revolução Francesa, na aldeia de Marlhes, localidade onde predominava o analfabetismo. Sua mãe e sua tia despertam nele uma fé sólida e devoção religiosa, e também serviram de modelos para a afirmação de seus primeiros passos como cristão. Seu pai era agricultor e tinha grau de estudo avançado para aquela época.
O desenvolvimento intelectual desse jovem foi bastante atribulado devido à falta de professores competentes, mas seu pai lhe ensinou qualidades como honestidade, lealdade, perseverança e verdade. Ainda na infância, Marcelino chegou a trabalhar na granja de seus pais, e não voltou mais a escola depois de ter visto professores maltratando um aluno. Durante esse período ele descobre a vocação para sacerdote. Em 1805 ele responde generosamente ao chamado de Jesus e ingressa no Seminário Menor de Verriéres. Depois de alguns anos ele passa a integrar o Seminário Maior de Lyon (ambos na França) recebendo a formação ideológica e espiritual.
Em julho de 1816, fazia parte de doze seminaristas que foram promovidos para a criação da Sociedade de Maria formada por sacerdotes, irmãos, irmãs, religiosos e leigos.
Ao ser ordenado sacerdote, ele foi coadjutor da Vila de La Valla, na França. A pobreza cultural do local lhe impressionou muito assim que chegou lá, como as escolas que atraiam poucos interessados que desejavam aprender. No ano seguinte, ele se reúne com seus dois primeiros discípulos e criam a Fundação dos Irmãos Maristas. A partir deste instante passou a ensinar aos meninos pobres o cristianismo. Passavam-se os anos e Marcelino Champagnat ainda criou uma escola para o povoado de La Valla, onde o foco de estudo era a religião. Em junho de 1840, com 51 anos de idade vem a falecer com uma doença que já tomava conta de seu corpo e sua mente.
Devido à fragilidade por conta da doença que lhe enfraquecia foi eleito para seu lugar o Irmão Francisco Rivat. Champagnat deixou o Ordenado com 290 irmãos distribuídos em 48 escolas primárias.
Canonização No dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, ele foi canonizado pela Vossa Santidade o Papa João Paulo II. Reconhecido, hoje, como Santo da Igreja Católica, S. Marcelino Champagnat é padroeiro da educação e dos professores. (Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br)

-------------------------

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 27 de junho
Padroeira da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão. Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro -- ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós. (Rezar, durante nove dias, nove Ave-Marias e, no final, a oração acima.)

SEÇÃO CULTURAL

Seção Cultural (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)
(por Sandra C. Maria)

O Pequeno Príncipe é um livro profundo, escrito de forma enigmática e metafórica. Um livro poético e filosófico sem igual. Indicado para todas as idades. Vivendo em seu pequeno mundo infantil; um pequenino planeta; o pequeno príncipe sai para conhecer outros lugares e acaba aprendendo muito sobre a vida Ao final do livro uma serpente lhe mata, ou seja lhe tira a inocência infantil. No texto se fala que o garoto voltou para seu mundo, mas na verdade se entende que após aprender tanto o garoto cresceu! (Disponível da Biblioteca Municipal de Araras)

Esse filme é uma superprodução filmada em Pádua, Assis e outros belíssimos lugares. Nascido de uma nobre família portuguesa, Antônio desafiou o pai, ao se negar a participar das cruzadas contra os mouros. Converteu-se ao catolicismo em 1220, abdicando de toda a sua riqueza para viver como um frade franciscano. Esta produção mostra as passagens mais importantes de sua vida: seu encontro com São Francisco, sua viagem ao Marrocos, os milagres e, sobretudo, sua pregação da Palavra de Deus. Um filme recomendado para todas as famílias. (Disponível na locadoras)

Chris Tomlin: líder de adoração Cristão e compositor de Austin, Texas. Algumas de suas mais conhecidas músicas são “Indescribable” (“Indescritível” - Escrita por Laura Story), “How Great Is Our God” (“Quão Grande É o Nosso Deus”), “Famous One” (“O Famoso”), “Forever” (“Para Sempre”) e “We Fall Down” (“Nós Caímos por Terra”), “Made to Worship” (“Feito para Adorar”). A banda de Tomlin, em qual é o vocalista, toca violão acústico e piano, consiste de Daniel Carson (violão elétrico, back-vocal), Jesse Reeves (baixo elétrico, harmonica, back-vocal, co-compositor) e Travis Nunn (bateria). Sendo que este último foi substituído por John Owen Parish como baterista em 2004. Músicas do CD: Indescribable; Forever; Kindness; Unchanging; On Our Side; This Is Our God; How Great Is Our God; Famous One. (Disponivel nas Locadoras)


RARA CALMA – Rosa de Saron, (de Rogério Feltrin) -

O tempo voou nem percebi / Mas sou o mesmo homem que
Um dia você conheceu / A canção não esqueci
O menino que há em mim / Nasceu pra cantar //
Chora como nunca irá sentir, ainda estamos juntos aqui
Abro o coração / Coloco-me aos seus pés
Noite escura agora é manhã / E falo com rara calma
Sou o que sou, sem ti sou fraco, mas sempre
Tive Você aqui perto de mim / O espelho me diz que envelheci
E que mal pode existir / Em ter histórias pra contar?
Dos amigos que aqui fiz / Quanta coisa se passou //
Ainda estamos juntos aqui . /// (Prêmio Melhor Música Católica-2008 - Troféu Louvemos o Senhor)

DIA DOS NAMORADOS

12 DE JUNHO: DIA DOS NAMORADOS
"ORAÇÃO DOS NAMORADOS"

Senhor, pelos caminhos da vida a gente se encontrou.
Nossos olhares se cruzaram e gostamos um do outro.
E começamos a andar juntos embalados pelo amor.
E agora, namorados, precisamos de Tuas luzes e proteção.
Precisamos nos libertar do egoísmo para não pensarmos apenas em nós.
Precisamos sempre falar a verdade, ser sinceros um com o outro e com todos.
Precisamos desde agora saber perdoar e não deixar que o orgulho nos deixe teimosos em nossos defeitos e fraquezas. Que nosso olhar seja sempre límpido e transparente e a malícia do pecado não manche o nosso relacionamento e nossa pureza.
Para isso, ajuda-nos a respeitar nosso corpo sem usá-lo apenas para o prazer que não nos enobrece.
Que possamos crescer sempre mais no amor, reservando-nos para a união total do matrimônio, respeitando assim a Tua lei, Senhor.
Que este tempo de namoro sirva para nos conhecermos bem um ao outro, corrigindo nossos defeitos e valorizando nossas qualidades.
Que nesse tempo feliz possamos ser como a pedrinha atirada ao rio: no começo pontiaguda, pronta para ferir, mas de tanto a água passar sobre ela acaba redondinha e incapaz de ferir.
Assim queremos ser durante o namoro: gente que se vai conhecendo, aperfeiçoando, modelando ajudados pela tua graça, até o dia que, com Tua benção, seremos unidos por Ti para sermos "uma só carne".
União essa que ninguém poderá desmanchar, pois "o que Deus uniu o homem não separe" no Teu amor e com o Teu amor. Amém! (Colaboração: Mariza Morais)

CONVITES À COMUNIDADE

CONVITES À COMUNIDADE

Programação do TEATRO ESTADUAL DE ARARAS:

31/05 -16h - Os 3 porquinhos, musical (livre); 05/06 -20h - Hamlet (14 anos); 07/06 -16h - Kd. Eu? (livre); 12/06 -20h - Rainhas: Duas Atrizes em Busca de um Coração (12 anos); 14/06 -16h - Pedro Paulo Pedregulho (livre); 19/06 -20h - As Filhas da Mãe (12 anos, Humor); 21/06 -16h - É nóis na Xita (livre, Humor); 26/06 -20h - A Volta ao Mundo em 80 Mordidas (livre, humor, musical); 28/06 -16h - Assembléia dos Bichos (livre).
Programação Sujeita a alterações. Ingressos: Adulto R$ 5,00 (inteira); Infantil R$ 2,00 (inteira). Informações tel.: 3541-5969 (todo dia, 10h às 19h) ou http://www.apaacultural.org.br/araras // Horário bilheteria: todo dia, 14h às 19h ou até o início do espetáculo.
----------------------------------------------------------------------
Participem!!! - Festa do Corpo de Deus - “Corpus Christi”

Dia: 11/06/2009 às 08h30, no Ginásio Esportes Nelson Ruegger
Após a Missa, haverá a Procissão até a Igreja Matriz.
Traga 1 Kg de Alimento. “Ano Catequético e Ano Paulino”
--------------------------------------------------------
Encontro para Casais de Segunda União.

- Data: 21/06/2009 - Hrs.: das 08 às 16 horas. – Na Casa Emaús (Próx. à Igr. S. Benedito) - Informações no local ou pelo tel. 3542-0217. Participem!!!
----------------------------------------
13º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO-ECC – BOM JESUS

É com imensa alegria que comunicamos a volta do Movimento do ECC. E, pela 1º vez, será realizada nas dependências de Nossa Paróquia, nos dias 16, 17 e 18 de outubro/2009. Convidamos Vocês Casais, a vivenciarem este importante Momento como Casais em Cristo. *Informações na Secretaria da Paróquia*
-----------------------------------
RESULTADO da Rifa do NoteBook - O sorteio ocorreu pela Loteria Federal, no dia 09 de maio de 2009 - 1º prêmio - nº 29.321 - Ao Ganhador, Nossos Parabéns! Aos Participantes, nosso Muito Obrigado! (Equipe Dirigente - G5)
------------------------------------
Este mês tem Festas Juninas nas Comunidades, participem!!!

- COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES:
Dias 05 e 06 de junho às 19 horas.
- COMUNIDADE BOM JESUS: Dia 13 de junho
---------------------------------------
Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!!
--------------------------------
Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!
----------------------------------
A Arrogância e a Soberba são Incompatíveis com o Dízimo e a Partilha.

APRENDA A PARTILHAR SEUS DONS E SEUS BENS E DEDIQUE MAIS TEMPO PARA DEUS!

SEÇÃO FAMÍLIA



OS VÍCIOS por Valdecir de Almeida dos Santos, Psicólogo.

É da natureza do homem se apegar a coisas que lhe são agradáveis, pelo menos num primeiro momento. Mas os vícios nos são agradáveis? Numa primeira análise podemos dizer que todos eles são prejudiciais ao homem. Não podemos ignorar o seu efeito reforçador - que tende a manter alguns comportamentos prejudiciais à pessoa humana, assim como o vício do jogo, o uso de drogas ilícitas (cocaína, crack, maconha), e o das drogas lícitas (álcool, cigarro)...
Para entender como uma pessoa se apega tanto a algo, a tal ponto de causar até a sua própria ruína, levamos em consideração a existencia de vários antecedentes ao comportamento de seu vício. O uso abusivo do álcool, por exemplo, pode estar relacionado ao modo como o indivíduo foi educado, ou a exemplos que teve de seus pais...
A verdade é que o álcool - hoje, uma das drogas mais consumidas no mundo - é também o grande responsável pelo término de vários relacionamentos, não somente entre homem e mulher, mas entre pais e filhos, parentes, amigos...
Dizemos que são privilegiadas aquelas pessoas que conseguem beber somente a sua cerveja em nível moderado (e qual seria?); chegar em sua casa (depois de uma festa) sem alterações psicológicas; tratar bem seus familiares; não ser chato, falante, arrogante, agressivo e, principalmente, não acometer a sua saúde física e neurológica.
A bebida é um vício liberado e aprovado socialmente! Se você vai a uma reunião de trabalho, de amigos, ou familiares, é convidado a beber, mas se recusa, é visto como um “caxias”, um chato. Aí está um dos efeitos mais recompensador para quem possui algum vício: a possibilidade e sensação de pertencer a determinado grupo. Essa necessidade, inerente à condição humana, passa a ser um caminho para a inserção do indivíduo no mundo dos vícios.
Um adolescente que após fumar seu primeiro cigarro de maconha, geralmente em grupo, passa a sentir, além de reações físicas e alucinógenas, reações de aprovação por parte de seus “amigos”. Esse é o efeito reforçador do qual estamos falando! A partir daí, o uso da substância passa a se tornar uma prioridade em sua vida: substitui as aulas, as festas familiares, as conversas caseiras, as brincadeiras com os primos e vizinhos, passando a se tornar um vício, um defeito, um hábito e um costume condenável ou censurável - que, apesar de seus males, passam a ter um efeito positivo e satisfatório para a pessoa. Os efeitos duram pouco. Por isso, a necessidade de buscar mais efeitos em outras drogas, como o “crack”, por exemplo - que possui como principal característica a dependência rápida e a forte probabilidade de destruir a vida do usuário. Outra característica do vício é a necessidade constante de buscar mais, seja no jogo, no cigarro, nas drogas...
Lembramos de uma frase da professora que dizia: “cuidado com os hábitos porque eles podem se tornar vícios”. Aquilo que fazemos de forma inocente - mas constante - pode se tornar algo prejudicial a nós mesmos e aos nossos familiares, por exemplo, a mentira. Aliás, nem podemos dizer que a mentira é um vício, mas ela acompanha os outros vícios.
Basta observar quanta mentira existe por trás do garoto usuário de droga, do adepto a jogos de azar, do alcoolista que nunca assume os males que a bebida lhe traz.
A partir do momento que percebermos os efeitos reforçadores dos vícios, começamos a criar mecanismos para combatê-los.
Assim, podemos tornar o ambiente familiar mais harmonioso e aconchegante; os pais devem procurar relacionamentos mais abertos com seus filhos. A família, desde a sua formação, já deve procurar construir o seu alicerce voltado para conceitos religiosos, conceitos que combatem a ganância, a arrogância, o egoísmo, a maldade.
Para abandonar os vícios devemos, primeiramente, buscar a satisfação nas coisas que realmente provém da criação divina. Entender que podemos melhorar nossas relações familiares e sociais e, pra isso, é preciso que tenhamos uma vida autêntica, sem precisar recorrer a esses hábitos que proporcionam satisfação passageira e, depois, tornam-se um mal incontrolável...

ORIGEM DA FESTA JUNINA



ORIGEM DA FESTA JUNINA (por Rochele P. Pagotti)
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Teve sua origem nas festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.

Fogueira

A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para aquecer as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida típica, temperada com gengibre, que nos aquece em dias de frio. A fogueira, fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial

Danças
Existem diversas danças, porém, a mais conhecida é a quadrilha - dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança, e os outros o seguem.

Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular.
A sanfona, a viola, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, o cavalheiro busca a sua dama e começa o grande passeio pela roça. Antes do final, quando os casais se despendem, há vários passos que todos fazem. O passeio apresenta, também, diversas interferências ditas pelo marcador, como: "olha a chuva, "olha a cobra", “a ponte quebrou”...

Música

A musica é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró.
A banda é um item imprescindível e funciona como animadora, sendo composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc...

SEÇÃO SAÚDE


PNEUMONIA (por Angélica O. Ponte)

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões, causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Afeta pessoas de todas as idades e muitas delas morrem pela doença anualmente.
De todos os casos de pneumonia, 50% é causada por bactérias, sendo o pneumococo mais freqüente nesses casos. A doença se desenvolve quando, por algum motivo, há uma falha nos mecanismos de defesa do organismo. Ela pode se desenvolver por três mecanismos diferentes:
1- A pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até um ou ambos pulmões, causando a doença.
2- Bactérias que vivem na boca se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
3- Uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo se alastra, através da corrente sanguínea, circula e chega aos pulmões, causando a infecção - forma mais incomum.
As vias respiratórias (incluindo os pulmões) têm mecanismos eficazes de proteção contra infecções por microorganismos.
No nariz, por exemplo, grandes partículas são filtradas, impedindo de chegar aos pulmões e causar infecções. As partículas pequenas, quando inaladas (levando o ar até os pulmões), são combatidas por mecanismos reflexos. Dentre eles está o espirro, o pigarro, a tosse, que expulsam as partículas invasoras, evitando as infecções (pneumonias).
Quando estamos resfriados ou gripados, a filtração e a imunidade do organismo podem ficar prejudicadas, facilitando a pneumonia.

O que sentimos?
A pneumonia bacteriana clássica inicia-se, de repente, com febre, calafrios, dor no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada, até com pouco de sangue à secreção. Pode haver tosse seca no início; respiração mais curta e dolorosa; falta de ar; torno dos lábios azulados, em casos mais graves. Em idosos: confusão mental; fraqueza; perda de apetite; desânimo. Em crianças: diminuição de apetite, choro, febre.
Diagnóstico
Pode ser basedo em exame físico alterado; sinais e sintomas compatíveis com a doença; exames complementares ajudam definir o tratamento para cada caso. Raios-x, tomografias de tórax e exames de sangue auxíliam no diagnóstico.
Tratamento
Tipos de Antibióticos - de acordo com cada indivíduo e a sua avaliação clínica. Pode haver internação. Há possibilidades de fisioterapia respiratória, vibradores no tórax, tapotagem (percussão do tórax com os punhos) para retirada de secreções dos pulmões.
Dietas apropriadas, oxigênio (se necessário) e medicações para dor ou febre.
Na maioria dos casos de pneumonias virais, o tratamento é o de suporte - para melhorar as condições do organismo e combater a infecção.
Prevenção
Evitar gripe ou resfriado! Tomar vacinas! Higiene: sempre lave as mãos com sabonete.
Alimente-se bem: frutas e vegetais (que possuem vitaminas) reforçam o sistema de defesa do organismo às infecções.
Caso persistam os sintomas ou e caso de dúvidas, procurem o médico de sua confiança. (Fonte: www.abcdasaude.com.br )

SOU CATÓLICO, VIVO MINHA FÉ


Por que a Igreja batiza crianças? (por Isabel P. Pegoraro)

Quantos de nós somos questionados pelas outras denominações religiosas sobre este assunto; não é mesmo? E também nós por conhecermos pouco sobre o Inicio do Cristianismo ou seja sobre a vida das 1ªs Comunidades Cristãs não estamos preparados em darmos respostas a esse e a tantos outros questionamentos que vão surgindo em nossa caminhada de fé. A Bíblia não se refere explicitamente ao Batismo de crianças, , mas narra que vários personagens pagãos professaram a fé cristã e se fizeram batizar”com toda a sua família”: Cornélio , o centurião romano( At 10,1s.24.44.47 s); a negociante Lídia de Filipos ( At16,14s) ; o carcereiro de Filipos (At 16,31-33); Crispo, de Corinto (At,18,8); a família de Estéfanas( 1 cor1,16). A expressão “casa” designava o chefe da família com toda a sua família, inclusive as crianças, que certamente não faltavam naqueles tempos.Portanto, indiretamente, a Escritura sugere o Batismo de crianças.
Desde os primeiros séculos, existem testemunhos diretos a respeito do Batismo de crianças . Sto Agostinho, no Séc IV, considerou isso inclusive como tradição recebida dos Apóstolos. Recorrendo á Sagrada Escritura e à Tradição, os Papas e Concílios intervieram, muitas vezes para recordar aos cristãos o dever se batizar os filhos pequeninos.
O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã, nos torna filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, é também sinal de pertença a comunidade cristã. Os pais quando pedem o Batismo de seus filhos, desejam para eles a vida verdadeira e feliz, mas não podem garantir este dom durante todo o tempo futuro e desconhecido. Por isso, querem inserir seus filhos na vida divina. E o fazem por meio do Batismo.Desta forma , tornam-se os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos e afilhados na fé.
O batismo de uma criança é sempre sinal de muita alegria e festa . Quando voltamos casa depois do Batismo reunimos a família todos e os padrinhos para festejar este momento tão importante e divino na vida de nossos filhos(as)
Em algum momento você já se perguntou : E o Batismo do Senhor ? como foi?
Não teve padrinhos, nem churrasco, nem Igreja (templo).Mas aconteceu em família, entre primos , como nas 1ªs comunidades cristãs. E foi muito movimentado, num cenário grandioso. Naquele tempo, o Rio Jordão ainda não havia sido desfigurado com todos os atuais plantios de eucaliptos australianos em suas margens.No calendário religioso a festa do Batismo de Jesus , que celebramos após o Natal, leva os católicos , como peregrinos em espíritos às bordas do Rio Jordão, para participar desse acontecimento misterioso: O Batismo de Jesus pelo seu primo João, o Batizador ou Batista. Segundo a narração evangélica : “ enquanto Jesus , também batizado , orava ,abriu-se o céu, baixou o Espírito Santo sobre Ele em forma de pomba , e se escutou uma voz do céu; “ Você é meu Filho predileto em ti ponho meu agrado” (Lc 3,21-22). Um espetáculo de som e imagem. Um dia para ninguém esquecer . Assim foi o dia do seu Batismo , e do Batismo de seu filho.
Fontes: (CNBB e Guia Curiosidades Católicas - Ed vozes)

FÉ E POLÍTICA


QUE SITUAÇÃO !!! (Éder Müller)

Quanto ao momento que estavos vivenciando, temos que ter muita fé, na verdade, e também orientação tendo como base o cristianismo para poder viver dignamente neste mundo. Vejam só: hoje o mundo democrático da Politica está cada vez mais conturbado, tanto em nosso país como mundialmente falando.
A todo momento ouvimos noticias sobre a crise mundial. Muitas pessoas, em várias partes do mundo, sofrem consequências com isso - que vem progredindo de uma Politica com falta de Planejamentos.
Porém, não importa o sistema de politica que rege um pais, seja Presidencialismo, Parlarmentarismo, Império, Monarquia ou Ditadura, todos têm suas falhas.
E, como se não bastasse, a crise mundial e a gripe suína que deixou o Planeta em alerta!
Agora, recentemente a Coréia do Norte está testando seus mísseis de longa distância, desafiando a Comunidade Internacional. Com isso, a população sofre com tal resultado e paga por tudo isso, devido à incompetência de governantes, ou seja, devido à fata de planejamentos de governantes.
Em nossa cidade há o dilema sobre a cassação ou não de nosso Prefeito...
Iremos ter novas eleições ou não?
A população não entende, mas quer que esse impasse se resolva logo, pois a administração da cidade fica parada enquanto nõ se resolve... E isso ninguém quer... Que situação!!!

COMO PARTICIPAR MAIS DA VIDA ESCOLAR DE NOSSOS FILHOS


COMO PARTICIPAR MAIS DA VIDA ESCOLAR DE NOSSOS FILHOS
(por Tatiane Borelli)

O Que Podemos Fazer para Acompanhar a Vida Escolar de nossos Filhos?
O Conselho Escolar ajuda nos resultados escolares e nos problemas do dia-a-dia.
Por isso é muito importante:
- Conhecer as pessoas que fazem parte do Conselho e o seu trabalho;
- Exigir a criação do Conselho, se na escola ainda não existir um;
- Conversar com as pessoas do Conselho Escolar sobre as condições e funcionamento da escola, a presença de professores, resultados das avaliações, biblioteca, laboratórios, os cuidados com o prédio, banheiros e salas-de-aula.

Participe! Acompanhem Seus Filhos!Os pais podem e devem apoiar a vida escolar de seus filhos.
Mas e vocês, pais? Já concluíram seus próprios estudos?
Se não, procurem as escolas próximas a seus bairros e vejam se ela oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA). Convidem vizinhos, pessoas de sua família e de sua comunidade a também fazerem o mesmo! Sempre é tempo de aprender!

Só o Ser Humano Pode Perdoar


Só o Ser Humano Pode Perdoar (Pe.José Adriano B. dos Santos)

Você já deve ter ouvido, diversas vezes, a frase: errar é humano, perdoar é divino. Ela nos dá a idéia de que para perdoar é preciso que deixemos de ser humanos.
Mas eu sugiro que pensemos um pouco e descubramos que errar, de fato, é humano, mas perdoar não é apenas uma prerrogativa divina, mas profundamente humano.
Quando tentamos definir o ser humano, deparamos com inúmeras afirmações e controvérsias. Apesar de sermos nós mesmos o objeto de nossa investigação, difícil é chegar a uma definição de quem somos. O que é o ser humano, continuamos a nos perguntar sem cessar. Mas uma coisa não podemos negar, somos um misto de coisas paradoxais: amor-ódio, esperança-medo, desejo-posse. É como nos mostra a parábola A águia e a galinha. Isso significa que parte de nós é fixo, imutável, nós não escolhemos ser, não optamos por ser desta ou daquela maneira. Mas outra parte de nós é mudança, é superação, é transformação, é consciência. Diz-se que toda arte, metade é inspiração, e a outra metade é transpiração.
O que isso tem a ver com o perdão? Pois bem, o perdão faz parte dessa outra metade nossa que é superação, transformação, fruto de um trabalho consciencioso de nossa parte de mudar o rumo das coisas. E é exatamente isso que nos distingue dos outros animais. Só o ser humano é capaz de perdoar, porque só ele é capaz mudar sua vida, de superar-se, não só culturalmente, intelectualmente, socialmente, mas também espiritualmente.
E Deus, também não perdoa? Claro, aprendemos que Deus perdoa, mas Deus não poderia ser de outro modo. Deus não tem outra alternativa a não ser perdoar. Ele não fica com essa angústia de quem foi ofendido como nós. Em Deus não existe angustia, aquele momento que a gente fica parado pensando se perdoa ou não. Ele é pura determinação. E para pensarmos um pouco mais, podemos perguntar: o que poderia deixar Deus ofendido? Nosso pecado? Talvez. Mas acho que eles ofendem muito mais a nós mesmos que a Deus. Em Deus não há espaço para ofensas porque Deus é afirmação absoluta do Bem. Em Deus não existe contradição. O perdão de Deus é expressão do seu ser, por isso o que sai de Deus só pode ser Graça, Amor, Bondade...
Podemos dizer que perdoar é um gesto totalmente humano porque faz parte da nossa evolução. Somente uma consciência evoluída é capaz de perdoar. É capaz de superar a dor da ofensa e decidir não seguir seus instintos e transformar sua natureza vingativa em lugar de manifestação dessa porção divina do nosso ser. Se Deus nos criou, ele nos deu algo de seu, pois todo artista coloca muito de si em sua obra. Ela não fica igual ao criador, mas nela podemos reconhecê-lo.

Fonte: Pe. José Adriano B. dos Santos
http://www.dwasistemas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=12:perdoar&catid=18:comportamento