ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

13 de jul. de 2009

E D I T O R I A L



(por Olívia M. Campagna)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, mais uma vez, estamos num tempo muito gostoso e importante em nossa Paróquia, pois no último dia 27 começou nossa tradicional quermesse, e também a preparação para os festejos de nosso padroeiro, Nosso Senhor Bom Jesus. A quermesse está repleta de comidas gostosas, show de prêmios e muita diverssão! Não percam! E vai até agosto, portanto este mês tem quermesse todos os finais de semana.
Neste mês comemoramos, também, o “Dia do Amigo” - dia muito especial em nossas vidas; pois é muito bom termos amigos. Vamos aproveitar essa data para darmos um abraço bem apertado em nossos amigos, ou pelos menos em um grande amigo.
Não podemos esquecer, também, do Dia dos Avós - pessoas tão queridas e importantes para nós! Eles são aquelas pessoas especiais que está sempre mimando a gente; contam-nos estórias... E como é gostoso ouvi-las... São eles que nos ensinam muitas coisas boas e passam para a gente muita experiência de vida! Nesse dia, devemos demonstrar nossa gratidão e amor que sentimos por eles. Com a chegada do mês de julho, chega também as férias escolares e, para os pais, mais uma preocupação: temos que pensar quais as atividades que nossos filhos farão nessas férias. Uma idéia muito boa seria levá-los a um passeio, fazer um pic-nic, incentivá-los a ler um bom livro, a ouvir uma boa música... Aproveitemos, também, para ensiná-los a visitar um doente, um parente, um amigo que não vemos há tempos... A solidariedade é um elemento muito importante para todos nós e, principalmente, para as crianças e adolescentes. Precisamos “deixar filhos melhores para o nosso planeta”. Não podemos nos esquecer disso! Para todos, boas férias!!! Que Nossa Senhora nos proteja, cobrindo-nos com o seu Manto Sagrado!!! E que Nosso Bom Jesus nos abençõe e esteja sempre conosco!

FELIZ ANIVERSÁRIO, PADRE PRICILIO

Parabéns Pe. Pricilio - Aniversário é data muito importante, qualquer que seja a idade, homem ou mulher! É data de rever tempos idos e vividos! É tempo de programar-se, de propor-se objetivos!
Melhor ainda quando pessoa adulta, realizada, de bem com a vida!
Assim é Pe.Pricilio Jeronymo que faz anos dia 04 de julho. Olhando o passado vê que escolheu o caminho certo, não tem medo de andar por atalhos inviáveis. Sabe que seus caminhos, longe de dar em nada, encontram-se neles muitas paradas que exigem dele muita atenção, compreensão, decisões certas. E ele as tem para todas as horas.
Obrigado Pe.Pricilio, que Maria acompanhe todos seus passos! Que Jesus continue propondo-lhe caminhos paralelos ao Dele, para que você sempre veja e pregue a Verdade, para que todos tenham vida e a tenham em abundância! Parabéns, Pe. Pricilio! Que Deus sempre o abençoe!!!

DIA DO PAPA

02 de julho: DIA DO PAPA (por Sandra C. Maria)
Para a multidão dos filhos espalhados pelo mundo, o Papa deve ir em socorro das suas necessidades. Devemos ajudá-lo, como a um pai querido, para que possa atender a todos. O Papa é o Vigário de Cristo na Terra. Ele é o centro da unidade em toda a igreja. Todos os bispos o reconhecem, como a Pedro, o irmão maior. Os presbíteros e diáconos, unidos a seus Bispos, também estão unidos ao papa; e todos os fiéis acatam o romano pontífice como seu pastor, em nome de Jesus. Assim, o Papa possui três funções: é chefe de Estado (Vaticano), é bispo de Roma e Chefe da Igreja. Jesus tinha intenção em estabelecer uma hierarquia na igreja, começando pela escolha dos doze apóstolos que, durante três anos, foram preparados para a missão de zelar pela integridade da pregação da Palavra e depois pela escolha daquele a quem foi dada uma autoridade diferente da dos outros apóstolos diante da Igreja ; Simão Pedro. Assim como no Antigo Testamento, Moisés, o Pastor de Israel, foi sucedido por Josué, também Pedro entregou o seu serviço de unidade a seus sucessores.
Os atos de Jesus não visavam unicamente ao tempo dos apóstolos. Existia a preocupação de garantir a continuidade da Sua obra em todos os tempos. Portanto, as palavras dirigidas a Pedro não são exclusivamente à sua pessoa física, mas dizem respeito a um ministério (serviço) dentro da Igreja.
Desde cedo destaca-se entre todos os bispos a figura do bispo de Roma como uma liderança dentro da Igreja. Nessa cidade morreram Pedro e Paulo, e também ali aconteceram as mais duras perseguições dos imperadores romanos. O bispo de Roma nunca foi contestado quanto à pretensão de ser o legítimo sucessor de Pedro.
Entendemos, pois, que o Papa é Jesus presente no mundo. A ele, junto com os bispos, o Mestre disse: “Estarei convosco todos os dias, até a consumação dos tempos” (Mt 28,20) e “Quem vos ouve, ouve a mim” (Lc 10,16). Como conseqüência dessas verdades, vem a convicção do respeito, da veneração e da obediência àquele que Jesus colocou como seu vigário na sua igreja.
Bento XVI, é o 265º papa da igreja católica. Somente a graça de Deus poderia manter essa sucessão ininterrupta de papas, apesar de toda a miséria humana, da qual eles não foram isentos. Nenhuma instituição humana teve tão longa vida e estabilidade.
Conhecendo um pouco mais do nosso papa, Bento XVI; nascido com o nome de Joseph Ratzinger dia 16/04/1927 na Alemanha onde foi batizado no mesmo dia. Seu pai era comissário de polícia e sua mãe cozinheira de hotéis. Viveu sua juventude durante o regime nazista, onde sua fé que já fora fundamentada pela sua família foi decisiva para enfrentar a dura perseguição à igreja católica. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1951. É um intelectual, com sete doutorados, fala dez idiomas e ótimo pianista.
Neste ano o papa lançou o portal na internet, www.pope2you.net (Tradução livre: “Papa Para Você”), uma ferramenta da internet voltada ao público jovem e sua mais recente proclamação foi a convocação do Ano Sacerdotal. “Bento, bendito que vem em nome do Senhor!” - Fontes: catequisar.com.br, noticias.cancaonova.com, livro “Em que cremos ?”

SANTOS E FESTAS DO MÊS

(por Rochele P. Pagotti)

Neste mês comemoramos os seguintes santos: 01-Stos.Processo e Martiniano, Sto.Aarão; 02-S. Bernardino Realino, Sto.Oton de Bamberg; 03-S.Tomé; 04- Solenidades de Pedro e Paulo, Dia do Papa, Sta.Isabel, S.Guilherme; 05-Sto.Antônio Maria Zaccaria; 06-Sta.Maria Goretti; 07-Sto.Adriano, S.Francisco Paula; 08-Sto.Eugênio, S.Procópio; 09-Sta.Paulina, Stos.Mártires de Gorcum; 10-Sto.Olavo, Sete Irmãos Mártires; 11-S.Bento; 12-S.João Gualberto; Stos.Narbor e Félix; 13-Sto.Henrique e Sta.Cunegundes, S.Silas; 14- S.Camilo de Lellis, S.Héraclas; 15-S.Boaventura e S.Tiago; 16-Nª.Srª.Carmo; 17-Sto.Aleixo, Sta.Marcelina e Beato Inácio Azevedo; 18-S.Francisco Solano, Sta.Sinforosa; 19-S.Símaco, Sto.Ambrósio Autpert; 20-Sto.Aurélio, Sto.Elias; 21-S.Lourenço de Brindes; 22-Sta.Mª.Madalena; 23-Sta.Brígida, S.João Cassiano; 24-S.Cristóvão, S.João Boste; 25-S.Tiago Maior; 26-Sant’Ana e S.Joaquim; 27-Sta.Bartoloméia, S.Celestino-I; 28-S.Celestino, Stos.Mártires de Tebaida; 29-Sta.Marta, S.Lobo; 30-S.Pedro Crisólogo, Sta.Julita; 31-Sto.Inácio de Loyola e S.Fábio. Dentre eles, destacaremos:

SANTA ISABEL - 04 de julho
Santa Isabel nasceu em 11 de fevereiro de 1270, em Saragoça, Portugal. Filha de Pedro III, rei de Aragão, recebeu seu nome em homenagem à sua tia, Santa Isabel da Hungria, canonizada anos antes, de quem se esperava que Isabel herdasse a bondade e a santidade.
Com 12 anos, Isabel foi pedida em casamento por três príncipes! Os pais escolheram-lhe o qual morava mais perto - D. Dinis, herdeiro do trono de Portugal, que colocou sobre a cabeça da jovem esposa, a coroa de rainha e sobre os seus ombros, a pesada cruz de uma convivência de mártir. Isabel deu ao rei dois filhos: Constância, futura rainha de Castela e Afonso, herdeiro do trono de Portugal.
As numerosas aventuras extraconjugais do marido humilhavam-na profundamente. Mas Isabel mostrava-se magnânima no perdão, criando também os filhos ilegítimos de Dinis, aos quais reservava igual afeto. Dinis, ciumento que era, deu crédito às calúnias e insinuações de um cortesão sobre a rainha. Mas a inocência de Isabel triunfou. Educada em família religiosa, ela observava com rigor os jejuns recomendados pela Igreja. Colaborou para implantar em Portugal a devoção a Nossa Senhora da Conceição, a quem recorreu pedindo auxílio para impedir uma guerra civil, liderada por seu filho, em rebelião aberta contra o pai.
Dotava os conventos do reino com muitas esmolas, principalmente o de Santa Clara de Coimbra. Construiu um hospício para os pobres em Coimbra, um hospital para crianças doentes em Santarém e uma casa para recolhimento das mulheres perdidas de Coimbra. Recebia no palácio jovens pobres e alimentava-os, dando-lhes dinheiro e condições para que se casassem. O Rei Dinis adoeceu em 1324 e por ela foi cuidado pessoalmente até a morte, em 7 de janeiro de 1325. Após o enterro do marido, a Rainha fixou residência em Coimbra e tomou o hábito da Ordem de Santa Clara.
Em junho de 1336, partiu para Estremoz, a fim de encontrar seu filho, o Rei Afonso IV, em guerra com seu neto Afonso IX, rei de Castela. Apesar de desaconselhada da viagem devido à longa distância, ao calor e à sua idade, mesmo assim a empreendeu. Chegou doente à fortaleza; logo apareceu uma pústula em braço que lhe causou febres. Faleceu rezando na noite de 4 de julho, após receber os últimos sacramentos. Contra a vontade da corte, seu filho realizou-lhe o desejo de ser enterrada no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Devido aos inúmeros milagres ocorridos após a morte de Santa Isabel, o Rei Manuel I pediu-lhe a beatificação, e o Papa Leão X, em 1516, a declarou Bem-aventurada, dando permissão para a celebração de sua festa na diocese de Coimbra. Em 1556, em virtude de outros milagres atribuídos à Rainha, o culto se estendeu por todo o reino de Portugal. Em 1612, uma comissão veio de Roma a Coimbra para dar início ao processo de canonização da Rainha. Abriram-lhe o túmulo 276 anos após sua morte e descobriram que seu corpo estava incorrupto e exalava um aroma suave. Em 25 de maio de 1625, festa da Santíssima Trindade, o Papa Urbano VIII canonizou a Rainha Santa Isabel. - http://vida.de.santos.vilabol.uol.com.br/isabeldeportugal.htm

SANTA ISABEL E O MILAGRE DAS ROSAS: Conta-se que no ano de 1333, em Portugal, houve uma fome terrível, durante a qual nem ricos eram poupados. Para aliviar a situação de fome, a rainha Isabel empenhou suas jóias e mandou vir trigo de lugares distantes para abastecer o celeiro real, e assim manter seu costume de distribuir pão aos pobres durante as crises. O rei, já irritado por ela andar sempre misturada com mendigos, a proibiu de dar esmolas. Certo dia, ele a viu sair furtivamente do palácio. Seguiu-a e perguntou o que levava escondido por baixo do manto. Era pão. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, exclamou:
- São rosas, Senhor!
- Rosas, em Janeiro?- duvidou ele.
De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço - e o pão tinha-se transformado em rosas tão lindas como jamais se viu... O rei Diniz não se conteve e beijou as mãos da esposa, retirando-se enquanto os pobres gritavam: Milagre, milagre!!

-----------------

SANTA PAULINA - 09 de julho
Imigrante italiana radicada no Brasil desde os 9 anos, Sta. Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos. Nasceu aos 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália; recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Foi a 2ª filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer.
Veio para o Brasil juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875 e aqui se estabeleceu em Vígolo, Nova Trento, em Santa Catarina.
Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. Com um grupo de jovens ajudou na compra da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é conservada na gruta do Santuário. Em 12/07/1980, com sua amiga Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Lúcia Angela Viviani, portadora de câncer, em fase terminal, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela a 2ª irmã Teresa Anna Maule. Em 1903, Sta. Paulina foi eleita, pelas Irmãs, Superiora Geral, por toda a vida. Deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, no Ipiranga, em São Paulo-SP. Recebeu apoio do Pe. Luiz Maria Rossi e ajuda de benfeitores, em especial do conde Dr. José Vicente de Azevedo.
Em 1909 a Congregação cresceu nos Estados de Santa Catarina e São Paulo. As Irmãs assumiram a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. No mesmo ano, Sta. Paulina foi deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista a fim de cuidar de asilados onde testemunhou humildade heróica e amor ao Reino de Deus.
Em 1918, foi chamada à viver na Casa Geral onde testemunhou uma vida de santidade e ajuda na elaboração da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante. Acompanhou e abençoou as Irmãs que partem em missão para novas fundações. Alegrou-se com as que são enviadas aos povos indígenas em Mato Grosso, em 1934. Rejubilou-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI em 1933 à Congregação. Santa Paulina morreu aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 09/07/1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heróico as virtudes de Fé, Esperança e Caridade e demais virtudes. O processo de sua canonização iniciou-se em 03/09/1965, tendo seu momento forte com a sua beatificação, pelo Papa João Paulo II, aos 18/10/1991, em Florianópolis-SC. Sua canonização ocorreu em 19/05/2002, em Roma. - www.santuariosantapaulina.org.br

MENSAGEM DO MÊS


DIA 20 DE JULHO - DIA DO AMIGO (por Eder Müller)

Amigo! Quem não tem um, ou talvez mais, ou muitos? Sem eles, muitas passagens de nossas vidas não seriam possíveis acontecer. Amigos são aqueles que nas horas alegres ou difíceis está atento ao que você necessita; aceita-o assim como você é.
O verdadeiro amigo é aquele que sabe ouvir, sugerir e compartilhar as idéias; ele evita discussões, não inibe o outro, sente-se bem com a sua presença, guarda segredo, enfim, tem muitas qualidades...
Ao cair, o seu seu verdadeiro amigo o ajuda a se levantar; nunca ri de você; nunca se mostra opositor de suas idéias; sempre irá querer o seu bem...
Os amigos nos ajudam e também precisam de ajuda. Você tem esses amigos? Então, neste dia dê nele(s) um grande abraço, um alô, envie-lhe(s) uma mensagem... Você verá que vale a pena! Jesus Cristo teve muitos amigos. Os apóstolos, além de seu seguidores, eram seus amigos do dia-a-dia, os quais Ele nunca os deixou. Por isso nós, Cristãos, devemos agradecer a Deus por nossos amigos!
ORAÇÃO AO AMIGO: SENHOR, Olhai pelo meu amigo!
Que as pedras sejam removidas do seu caminho, / Que tenha forças para carregar seus fardos, Que encontre coragem para resistir ao mal. / Que possa ver o amor em todos os seres, Que seja abraçado pela lealdade, / Que encontre conforto e saúde se estiver doente, Que seja próspero e saiba partilhar. / Que tenha paz cobrindo seu espírito, Que sua mente obtenha os conhecimentos, / Que use sabedoria para aplicá-los, Que saiba distinguir o bem do mal, / Que tenha fé para manter-se forte na dor.
Senhor, Olhai pelo meu amigo! / Protegei cada passo que ele der,
Que a cada novo dia ele aceite o novo, / Que saiba alegremente comunicar novidade.
Que Vos sinta em todos os momentos / E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade. Amém.

MENSAGEM DO PÁROCO


QUEM FAZ A NOSSA CABEÇA?
Conversando com as pessoas, crianças e jovens percebemos a grande influência dos meios de comunicação. O que eles tentam nos mostrar? A propaganda ilude, cria necessidades, faz com que as coisas se tornem velhas antes do tempo só porque saíram da moda, deixa pessoas infelizes por não poderem ter o que vêem. Propagandas e outros programas fazem nos acreditar na felicidade dos bens materiais - embora alguns sejam necessários - incentivam o consumismo, a individualidade e a ganância. Esses valores são próprios do capitalismo. Pois as pessoas precisam consumir cada vez mais. Também no noticiário, muitos meios de comunicação ocultam certos fatos mostrando só os quais interessam ao sistema. Muitas vezes, mostram os fatos de forma distorcida, ocultando-nos a realidade. Além disso, em quase todos os programas é incentivado o machismo, há muita exploração da nudez feminina, incentivo à violência e ao consumo de bebidas, fumo e outros produtos em moda...
Hoje, embora haja algo bem significativo na inentivação à fé cristã, deixa-se a desejar, ainda, incentivos à vida comunitária, à luta coletiva pelo bem comum, à solidariedade - para que não exista mais pobres, ao repeito mútuo, ou a questionamentos ao sistema em que vivem. Que atitudes poderíamos tomar, como cristãos, frente aos meios de comunicação? Simplesmente ignorá-los? Pensamos que que essa não seja a melhor saída, pois devemos levar em conta que eles são um meio de informações, especialmente num país como o nosso onde a maioria já não tem acesso à leitura ou outros meios de informações. De fato, devemos nos preocupar com o que transmitem os meios de comunicação! Dialogar com os jovens, crianças e família, questionando-os e verificando com eles quais as visões que têm a tal respeito. Devemos dar condições para que as pessoas possam ter aceso aos meios de comuniação em geral, à TV, à leitura de forma crítica, ao que estão vendo e lendo, desconfiando dos valores e idéias que os meios tentam nos passar e nos manipular...
Uma forma de avaliação e análise à luz do evangelho é ver se estão, com seus programas e propagandas, promovendo vida; vida digna para todos ou, até que ponto nos ajudarão a promover mais vida para todas as pessoas. Leia João 10,10. (Pe. Pricilio Jerônimo)

AGENDA PAROQUIAL - Julho/2009


AGENDA PAROQUIAL – Julho/2009
01- 20h00 - Reunião de Pauta da Pascom - B.Jesus
02- 19h30 - Missa (toda primeira 5ª.feira do mês) -
Local: Assoc. Aposentados (Rua S.José-Belvedere)
03- 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
04- Aniversário do Pe. Pricilio
04- 19h - Tradicional Quermesse - B. Jesus
05- 11h00 - Batizado - S.Judas
19h - Quermesse - B. Jesus
06 a 10- 14h30 às 17h (e 19h30 às 22h) - Estudo bíblico - Apóstolo Paulo, c/ Sra. Marisa Galvão - B.Jesus
07- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
09- Início Férias Catequese (até 26/07) - N.Srª.Dores
10- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
11- 10h às 11h - Biblioteca aberta - B.Jesus
19h - Quermesse - B. Jesus
12- 19h - Quermesse - B. Jesus
14- 19h30 - Dia de S.Camilo - Missa aos enfermos - N.Srª.Dores
19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
15, 17 e 18 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
16 e 17- 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
17- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
18- 19h - Quermesse - B. Jesus
19- 19h - Quermesse - B. Jesus
21- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
24- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
25- 10h às 11h - Biblioteca aberta - B.Jesus
25- 19h - Quermesse - B. Jesus
26- 07h - Reflexão c/ Casais (missa) - N.Srª.Dores
13h - Carreata e, em seguida, Bênção veículos - B.Jesus
19h - Quermesse - B. Jesus
26- 11h00 - Batizado - B.Jesus
28- 19h30 - Início Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Marcio A. Catani
19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
29- 19h30 - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. João C. Barbalho
30- 19h30 - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Ângelo F. Rossi
31- 19h30 - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Reynaldo F. de Melo
19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
01/ago- 19h - Novena Bom Jesus - Missa c/ Diác.Perm.Osvaldo Ap.Pires
02/ago- 11h00 - Batizado - S.Judas
19h - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Pricilio Jerônimo
03/ago- 19h30 - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Pricilio Jerônimo
04/ago- 19h30 - Novena Bom Jesus - Missa c/ Pe. Pricilio Jerônimo
05/ago- 19h30 - Encerram. Novena Bom Jesus - Missa c/ Frei Reginaldo Abreu A. Silva
06/ago- 19h30 - Festa Litúrgica - Bom Jesus - Missa c/ Pe. Pricilio Jerônimo
Obs.: Comun.S.Judas Tadeu avisa a todos que não haverá “Festa da Pizza”, como previsto na relação de eventos.
08/08 – Nª.Srª.Dores -Festa do pastel: Adquira uma bandeja com 8 pastéis por R$5,00.

16/08Salão Paróquia Bom Jesus (a partir 12:00h) ALMOÇO ESPECIAL - Em prol Proj. Madalena Canossa
Cardápio: Arroz grega, Arroz branco, Filão molho madeira, Filé frango molho milho, Salpicão, Variedades em Saladas, etc Sobremesa e bebidas à parte. – Tudo ao SOM de MÚSICA! - Ingressos Adulto: R$20,00 – Até 12 anos: R$10,00

26/07 - 8h às 15h - Local: Canossianas
RETIRO ESPIRITUALEncontro p/famílias - RCC-Araras - Ministério da Família“ Presença da Comum. Sagrada Família de Limeira
Ao final: lanche comunitário. Cada família traz 1 refrig. + 1 prato salgado ou doce.
Crianças podem trazer 1 pacote bolacha doce. - Apoio: Gr.Oração Sta.Madalena Canossa
Informações: 3542-2673 c/ L.Carlos ou Marlene

Gostaria de ganhar esta moto?
A Paróquia Bom Jesus está relizando uma “AÇÃO ENTRE AMIGOS”
Sorteiro: 19/09/2009 - pela LOTERIA FEDERAL Valor: R$10,00 - 1º Prêmio: Moto “Sundown Web 0 Km” - 2º Prêmio: Aparelho de DVD – Adquira já! Não deixe para a última hora. *Informações na Secretaria da Paróquia*

13º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO-ECC – BOM JESUS
É com imensa alegria que comunicamos a volta do Movimento do ECC. E, pela 1º vez, será realizada nas dependências de Nossa Paróquia, nos dias 16, 17 e 18 de outubro/2009. Convidamos Vocês Casais, a vivenciarem este importante Momento como Casais em Cristo. - *Informações na Secretaria da Paróquia* (Equipe Dirigente - G5)

Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. E aos sábados e domingos (19 h.), a Tradicional e Grandiosa QUERMESSE. Aproveitem!

Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!

Para consertar o mundo é preciso consertar o homem, e a partilha é o caminho
que pode transformar este sonho em realidade.
APRENDA A PARTILHAR SEUS DONS E SEUS BENS E DEDIQUE MAIS TEMPO PARA DEUS!

SEÇÃO CULTURAL (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)

(por Sandra C. Maria)

No dia 06 julho, a Santa Maria Goretti é lembrada. Boa oportunidade para assistir, com toda a família, a história desta simples e eterna jovem italiana. O filme conta a sua emocionante história e também a de Alexandre Serenelli. Dois jovens que vivem uma intensa amizade, a qual poderia ter-se transformado numa história de amor. Alexandre, no entanto, num ímpeto de violenta paixão, transforma-a numa tragédia. É possível conservar os valores cristãos, mesmo à custa do sacrifício da própria vida, testemunhando no perdão. A força do amor não tem medida! - PAULINAS, faixa etária Livre

5 livros compõem a Coleção Papa Bento XVI. Livros no formato de bolso, com textos em uma linguagem formal, mas acessível. São discursos proferidos pelo Papa, após ele ser nomeado em substituição a João Paulo II, sobre os valores cristãos. Temas: “A beleza de ser cristão”, “O diálogo com os jovens”, “Tu és Pedro”, “Misericórdia e Verdade” e “A transmissão da fé na família”. R$5,90 cada - Ed. Canção Nova. Papa Bento XVI.

Julho é mês de férias. Tempo para fazer bons passeios pela cidade.
Uma dica é levar os filhos e os amigos deles para fazer um piquenique no Lago Municipal ou no Parque Ecológico; contar histórias durante o lanche; relembrar as suas histórias e, se puder, leve os avós também. Boas férias!

6º Salão Naional de Fotografia Pérsio Galembeck - na Casa da Cultura - Inscrição de Concurso. Participação com até 5 fotos.
Tema: “Urbanidade”. Início: 04/07, às 19h. Presenças do tecladista Fábio Laguna e do Conj. Musical Oficina do Som. Logo após a apresentação da banda, haverá exposição das fotos que lá ficarão até 31 de julho. Horário visitação Seg. a Sex.: 9h às 17h30; Sáb.: 10h às 12h e 14h às 20h; dom.: 10h às 12h e 14h às 18h. Escolha de 12 melhores imagens. Inscritos concorrerão a prêmios em dinheiro: 1º lugar R$ 500, 2º lugar R$ 300 e 3º lugar R$ 200.

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

(por Rochele P. Pagotti)


A Virgem Maria entrega a São Simão Stock o escapulário (Sec. XIX; Igreja de Sta. Maria da Vitória, Roma)

Quando falamos em escapulário costuma referir-se o escapulário da Ordem do Carmo, que é reconhecido pela Igreja Católica e que todos os Papas do século XX usaram.
O Escapulário do Carmo está ligado a uma venerável tradição carmelita, a saber, à "visão" de São Simão Stock. Segundo essa tradição, Nossa Senhora teria aparecido a S.Simão Stock, trazendo o escapulário na mão e dizendo: «Hoc tibi et tuis privilegium: in hoc moriens salvabitur». Por outras palavras: aquele que fizesse parte da Ordem (recebesse e usasse o escapulário como sinal dessa pertença) seria salvo definitivamente.
Simão nasceu em 1165 no castelo de Harford, no condado de Kent, Inglaterra. Sua mãe consagrou-o à Santíssima Virgem desde antes de nascer. Em reconhecimento a Ela pelo feliz parto, e para pedir sua especial proteção para o filhinho, a jovem mãe, antes de o amamentar, oferecia-o à Virgem, rezando de joelhos uma Ave-Maria.
Além dessa graça específica da salvação eterna, ligada ao Escapulário, Nossa Senhora concedeu outra, que ficou conhecida como privilégio sabatino. No século seguinte, apareceu Ela ao Papa João XXII, em 3 de março de 1322, comunicando àqueles que usarem seu Escapulário: “Eu, sua Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os lavarei daquelas penas e os levarei ao monte sant Vastíssima foi a difusão da devoção do Escapulário do Carmo entre os fiéis a partir do século XV. Deste modo, o escapulário tem servido de instrumento para estender a família Carmelita para além do círculo dos frades e freiras, com a ampla agregação de leigos devotos do Escapulário.
Além de sinal de agregação à Ordem do Carmo, o escapulário é também sinal de pertença a Maria; é símbolo próprio para exprimir devoção à Mãe de Jesus, bem como a filiação dos fiéis à família Carmelita. Para os leigos carmelitas, hoje em dia, o escapulário é uma pequena tira de pano ou mesmo medalha metálica que eles usam após uma singular cerimónia de imposição.
Sinal externo, exprime a convicção do afiliado a viver consagrado à Virgem Maria e sob a sua protecção. Recorda àquele que o usa, o compromisso da Ordem e o seu jeito de vida, a dimensão mariana do carisma carmelita (que se caracteriza por uma vida de familiaridade com Maria, impregnada de oração, imitação e presença). Concretamente, como meio de consagração, o escapulário fala - como dizia o Papa Pio XII - de humildade, de castidade, de oração contínua e de todas as virtudes da Mãe, das quais o devoto se deve revestir e é convidado a uma íntima união com Deus e ao serviço humilde do próximo na Igreja.
A devoção dos católicos afirma que, com seu materno amor, Maria cuida dos irmãos de Seu Filho que ainda peregrinam, vivendo no meio de perigos e dificuldades, até que cheguem à Pátria Celeste. A doutrina mariana afirma: “um verdadeiro devoto de Maria salva-se”. O Escapulário do Carmo, assim entendido, concretiza a maternidade espiritual de Maria que protege na vida, salva na morte e intercede depois a morte. www.lepanto.com.br/dados/DCEscap.html

SEÇÃO FAMÍLIA


(por Jean Carlo Monteiro)
O FATOR MAIS IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO É CONQUISTAR OS FILHOS
Há alguns anos a polícia de Houston, no Texas, Estados Unidos, publicou as “Dez Regras Fáceis de Como Criar um Delinquente”. É interessante refletir sobre elas, especialmente os pais e os educadores:
1. Comece, na infância, a dar ao seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.
2. Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
3. Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e “decida por si mesmo”.
4. Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.
5. Discuta com frequência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
6. Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser.
7. Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar-lhe pode acarretar frustrações prejudiciais.
8. Tome partido dele contra vizinhos, professores, policiais (Todos têm má vontade para com o seu filho).
9. Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: Nunca consegui dominá-lo.
10. Prepare-se para uma vida de desgosto.
Sem dúvida, essa lista é fruto da experiência de quem trata com jovens “problemáticos” e que não pode ser desprezada. Fica cada vez mais claro que o aumento da delinquência juvenil é diretamente proporcional à destruição dos lares e das famílias. É muito fácil verificar que, na grande maioria dos casos, o “jovem problema” tem atrás de si “pais problemas”.
A vida familiar é o “arquétipo” que Deus instituiu para o homem viver e ser feliz na face da terra.
Quanto mais, portanto, as santas leis de Deus, em relação à família, forem desrespeitadas e pisadas pelos homens, tanto mais famílias destroçadas teremos, e tanto mais lágrimas rolarão dos olhos dos pais e dos filhos. Ninguém será feliz sem obedecer às leis de Deus. Antes de serem leis divinas elas são leis naturais. E a natureza não sabe perdoar quem se põe contra ela.
No capítulo 30 do Eclesiástico, a Palavra de Deus fala aos pais sobre a sua enorme responsabilidade na educação dos filhos. Ele diz: “Aquele que ama o seu filho corrige-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde” ( 30,1). Infelizmente são muitos os pais que não corrigem seus filhos: ou porque são relapsos como pais ou porque também precisam de correção, já que também não foram educados.
Mais à frente esse mesmo livro diz: “Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes curar as feridas” (30,7). Essa palavra é pesada: “estraga com mimos”. A criança mimada torna-se problema; pensa que o mundo é dela e que todos devem servi-la. Não há coisa pior para um filho! Isso ocorre muito com o filho único, objeto de “todas” as atenções e cuidados dos pais, avós e tios. Aí é preciso uma atenção especial!
“Um cavalo indômito torna-se intratável, a criança entregue a si mesma torna-se temerária” (idem 30,8).
Não pode haver mal maior do que deixar uma criança abandonada, materialmente, mas principalmente na sua educação. “Adula o teu filho e ele te causará medo”, diz o Eclesiástico (30,9). “Não lhes dê toda a liberdade na juventude, não feches os olhos sobre as suas extravagâncias” (idem, 30,11).
Muitos pais, vendo os filhos errarem, não os corrigem. Temos que ensiná-los a usar a liberdade com responsabilidade. E não lhes dar “toda” liberdade.
Vi certa vez uma frase, em um adesivo de automóvel, que dizia: “Adote o seu filho, antes que o traficante o faça”. De fato, se não conquistarmos nossos filhos com amor, carinho e correção sadia, eles poderão ir buscar isso nos braços de alguém que não convém. É preciso que cada lar seja acolhedor para o jovem, para que ele não seja levado a buscar consolo na rua, na droga, na violência… fora de casa.
O fator mais importante na educação é que os pais saibam conquistar os filhos; não com dinheiro, roupa da moda, tênis de marca, etc, mas com aquilo que eles são; isto é, a sua conduta, a sua moral íntegra, a sua vida honrada e responsável. O filho precisa ter “orgulho” do pai, ter “admiração” pela mãe, ter prazer de estar com eles, ser amigo deles. Assim ele ouvirá os seus conselhos e as suas correções com facilidade.
Sobretudo é primordial o respeito para com o filho; levá-lo a sério, respeitar os seus amigos, as suas iniciativas boas, etc. Se você quer ser amigo do seu filho, então deve tornar-se amigo dos seus amigos e nunca rejeitá-los. Acolha-os em sua casa. Os pais não devem ser super-heróis que nunca erram. Ao contrário, os filhos devem saber que os seus pais também erram e que também têm o direito de ser perdoados. E, para isso, os genitores precisam aprender a pedir perdão para os filhos quando erram. Não há fraqueza nisso, e muito menos isso enfraquecerá a autoridade deles de pais. Ao contrário, diante da humildade e da sinceridade dos pais, a admiração do filho por eles crescerá. Tudo isso faz o pai “conquistar” o filho.
O educador francês André Bergè diz que os defeitos dos pais são os pais dos defeitos dos filhos. Parafraseando-o podemos afirmar também que as virtudes dos pais são os pais das virtudes dos filhos. Não é sem razão que o povo afirma que filho de peixe, peixinho é. Isso faz crescer a nossa responsabilidade.
É importante que os pais saibam corrigir os filhos adequadamente, com firmeza é certo, mas sem os humilhar. Não se pode bater no filho, não se pode repreendê-lo com nervosismo nem o ofender na frente dos amigos e irmãos. Isso tudo humilha o filho e o faz odiar os pais. Conquiste seu filho, não com dinheiro, mas com amor, vida honrada e presença na vida dele. E, sobretudo, leve-o para Deus, com você! São Paulo diz aos pais cristãos:
“Pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor” (Efésios 6,4). http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=FAMILIA&id=fam0222 (Prof.Felipe Aquino)

SEÇÃO SAÚDE

LÍQUIDO PARA IDOSOS (por Angélica O. Ponte)
Trecho de entrevista do Dr. Arnaldo Lichtenstein, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP):
Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina e lanço a pergunta:
"Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?"
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça? "
Eu digo: “Não”. Outros apostam:"Mal de Alzheimer?" E eu, novamente: "Não".

A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
1. diabetes descontrolado;
2. infecção urinária;
3. momentos em que, por exemplo, a família passa dia todo no shopping, enquanto os idosos ficam em casa.

Parece brincadeira, mas não é! Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até a morte.
Insisto: não é brincadeira! Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%.
Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Eu explico: Nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme". Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.
Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.
Conclusão: Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Daí, não havendo a reposição adequada, é desidratação na certa!
Mesmo que o idoso seja saudável, ficará prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1- Vovôs e vovós: tornem voluntário o hábito de beber líquidos! Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada 2 horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2- Familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar... Atenção! É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação! Líquido neles e rápido para um serviço médico.

SEÇÃO CULINÁRIA


Seção Culinária (por Beth Affonso)

CHOCOLATE QUENTE (este é daqueles que compramos em cafeterias)
Bata no liquidificador:
01 litro de leite desnatado.
01 lata de leite condensado.
04 colheres de sopa de chocolate em pó.
02 colheres de sopa de amido de milho (maizena).
- Bater tudo muito bem no liquidificador e leve ao fogo para engrossar.
- Sirva logo em seguida com raspas de chocolate, ou chantily e canela.
- Dica: Procure usar chocolate em pó - 30% cacau. É encontrado em lojas especializadas, no pacote de 01 kg com preço médio de $ 6,30.

BRIGADEIRÃO DE MICROONDAS ---> Bata no liquidificador:
06 ovos; 01 vidro de leite de coco; 02 latas de leite condensado; 02 xícaras de chocolate em pó; 02 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- Bata tudo e leve ao forno-microondas por aprox. 12 minutos, em forma própria, p/ microondas alta. Após, deixe-o descansar por mais alguns minutos antes de retirá-lo do micro. - PS: O tempo varia, conf. o microondas, por isso faça o teste com um palito p/ que ele saia limpo. Desenforme ainda morno, coloque chocolate granulado por cima e leve à geladeira. - Dúvidas: Estou à disposição. 3551-0700 (Beth)

SOU CATÓLICO, VIVO MINHA FÉ


(por Isabel P. Pegoraro)

Quem Pode Perdoar os Pecados?
Se a Bíblia diz: “Quem pode perdoar os pecados senão só Deus?” (Mt 2,7), por que se confessar com o padre?
Jesus confiou o ministério da remissão dos pecados aos seus discípulos. Antes da Paixão, prometeu a Pedro (Mt 16,19) e aos outros apóstolos (Mt 18,18), o poder de ligar e desligar na terra e no céu... “tudo o que ligares na terra. será ligado no céu; tudo o que desligares na terra, será desligado nos céu..” Depois da Ressurreição, confiou aos onze a faculdade de perdoar ou de reter os pecados (Jô 20,21-23). Com o poder das chaves do céu, entregou aos seus ministros a incumbência de ouvir a confissão sacramental dos pecadores, habilitando-os, ao mesmo tempo, absolver ou repreender em seu nome. A confissão aos sacerdotes é atestada por documentos da Igreja já na antiga literatura cristã. Além disso, deve-se considerar que o pecado não é somente um ato que atinge a Deus e ao mesmo pecador; tem profundas conseqüências para outras pessoas e para a comunidade dos irmãos. Compreende-se, então, que a remissão dos pecados concedida por Deus passe pelos ministros ordenados da Igreja, enquanto representantes da comunidade eclesial e do próprio Deus.
A Igreja Católica comemora o Ano Sacerdotal recordando os 150 anos da morte de um santo e zelozo sacerdote: São João Maria Vianney, o Cura de Ars. Rezemos pois, pelos Sacerdotes, Ministros de Cristo para os irmãos, para que eles possam ser como o Cura de Ars; e também para que despertem muitas vocações sacerdotais em todas as comunidades. O próprio Jesus recomendou: “pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe (Mt 9,37-38). Só a eles foi confiada a nobre missão de perdoar nossos pecados. Muito mais que um confessor, o Sacerdote é também, aquele que muitas vezes faz também o “papel” de psicólogo nos orientando, nos ouvindo, nos aconselhando. E, como disse São João Maria Vianney: o Sacerdote é o amor do coração de Jesus. Não nos esqueçamos disso! (Fonte: CNBB)

FÉ E POLÍTICA


(por Lukas Campagna)
E aí dona Maria, o Brasil lá tem jeito?
“Nós, pessoas comuns, lembramos aos senhores feudais de Brasília que: todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza - artigo 5º da Constituição”. Esta é uma reprodução da capa da revista Veja, do dia 24 de junho.
Um digno protesto da revista ao presidente Lula e seus aliados - que não só pensam, como têm certeza que mandam e desmandam no Brasil e que estão acima de tudo e de todos. Ô companheiro. Será que o poder subiu à cabeça, Senhor Presidente?
Pessoas que entram no poder conquistando o voto popular, pregando a ética, a mudança e as tão sonhadas reformas que nosso país precisa, e que hoje não estão “nem aí para a opinião pública”. Gente, se é que podemos chamar pessoas assim de seres humanos, que estão pouco se lixando com a opinião pública, quanto mais com as necessidades sociais da nossa população. Gente como Lula gosta mesmo é de viajar pelo exterior e tomar umas com seus amiguinhos de esquerda. O nosso Presidente da República mais parece um palhaço. Pois fala o que bem entende, sem nem mesmo saber do que esta falando... Esnoba seus críticos, envergonha o Brasil e se julga, agora, acima da lei, fazendo deboche do contribuinte brasileiro - que de um jeito ou de outro, sempre acaba pagando a conta.
Outro dia parei para refletir, e acabei percebendo que Lula e seus ”amigos” estão sempre sorridentes, dando risada, falando mentiras e contando vantagens. Acabei caindo na real: eles estão rindo é da nossa cara.
Enquanto milhões de pessoas perdem o emprego por causa da crise, empresas fecham suas portas, pessoas morrem nos corredores de hospitais, o meio ambiente é devastado, crianças passam fome e famílias perdem o teto, o nosso presidente aparece dando gargalhada e fazendo pouco caso da situação. É continua o festival “relaxa e goza”, porque pão e circo no nosso governo não falta.
Ao invés de medidas eficazes para resolver problemas, piadas são mais eficientes. Para quem mora no país da piada pronta, é sempre bom ouvir mais uma. Os problemas brasileiros viram comédia, os votos são comprados em troca de “bolsas esmolas”. Vai um dinheiriinho para comprar uma marmitinha aí seu Zé? Passa lá no Governo que você recebe uma bolsa família! Você precisa estudar meu filho? Dá uma ligada no Ministério da Educação que eles te arrumam um ProUne! Tá precisando de um emprego? Filie-se a algum partido da base governista ou arrume um parente político, que o Governo Federal dará um jeitinho. Trabalhar que é bom, como dizia meu saudoso avô: niente! Enquanto alguns recebem “esmolas petistas”, a grande maioria da população acorda com o galo cantando e vai dormir quando as luzes da cidade se apagam. Trabalham duro, esforçam-se, lutam, vão em frente.... Enquanto isso, os companheiros do Lula se divertem às nossas custas, dando risada e vivendo no estilo “do bom e do melhor”.
Enquanto o povo chora no final do mês porque o salário acabou, Lula e seus companheiros dão risada, viajando pelo Brasil e pelo exterior com nosso dinheiro, levando amigos e familiares. É, meu povo, esse é o triste fim dos brasileiros, assistir aos corruPTos fazerem festa com o nosso suor, enquanto temos que pagar por educação, saúde, bem estar e qualidade de vida. Ô dona Sebastiana, o que você acha hen? Além de pagarmos todas as nossas contas, ainda pagarmos impostos para bancar a festança em Brasília? Será que não tem outro jeito?
Já é hora de dar um basta! De dizer: aqui não petralhas! Para isso, a Igreja Católica apóia a Campanha "Ficha Limpa", que pretende coletar mais de 1,3 milhão de assinaturas destinadas à efetivação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa impedir o registro da candidatura eleitoral de pessoas condenadas em primeira ou em única instância, denunciadas pela prática de crime ou que tenham renunciado a seus mandatos para não serem cassadas. O destino está em nossas mãos! Ou daqui para a frente, a gente começa a “pregar uma peça” em quem dá risada da cara da gente, ou vamos continuar sendo os palhaços do circo do Sr. Presidente. Nunca se esqueçam: quem ri por último, ri melhor... - Lukas Campagna é jornalista político

ACONTECIMENTOS

COMUNIDADE BOM JESUS
-Coroação de Nossa Senhora(Gr: Infância Missionária)

21/06: Encontro Dioces. da PasCom (B.Jesus-Limeira)
Tema: “Igreja e Comunicação, desafios e perspectivas da comunicação”
Presenças: Bispo D.Vilson; Prof. Lindolfo A. Souza; Psicóloca Julia Souza;
Irmã Alba (Coord.PasCom CNBB) e Coord e Agentes de toda a Diocese.

---------------------
COMUNIDADE NSA.SRA.DORES
26 e 27 de maio foi realizada, na Com. Nª Srª Dores uma campanha para escolha da melhor Oração à Nossa Senhora. Cerca de 90 pessoas participaram... Foi difícil escolher, pois todas estavam ótimas. Dentre as melhores orações, a premiada foi a da catequizanda “Rafaela Eduarda Ziane”, 9 anos, aluna das Catequistas Cleonice e Larissa.
Oração à Nossa Senhora
Mãe, pede para teu filho,
que cure os doentes e a paz, que venha ...
Mãe, quero te falar, que nunca vou deixar você.
Mãe, quero poder te ver.
Mãe, continue com o amor que você
-Crianças da Catequese Nª.Srª.Dores em Festa Junina


---------------------
COMUNIDADE S.JUDAS TADEU
-27/06: Festa Junina (Catequese e Infância Missionária) e Missa da Chama

26 de julho: Dia dos Avós

GERAÇÃO COM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR (por Sandra C. Maria)
Você já experimentou observar amorosamente a árvore genealógica de sua família, os frutos e flores que ela produz e imaginou as raízes que lhe dão sustento?
Ha quatro pessoas, quem sabe ainda bem próximas de você, que acumulam sabedoria e ternura, carinho e compreensão e, além disso, têm muitas histórias pra contar: são os avós.
A figura deles nos remete a boas lembranças, o olhar doce e meigo da avó, mesmo após alguma travessura que fizemos; o sábio avô com seu inseparável boné de couro ou lã.
Histórias vivida recheadas de detalhes curiosos de época passadas que, se não fossem seus contos, cairiam no esquecimento...
Com tanto avanço tecnológico que empolgam e cativam as crianças, com tantos modelos diferentes de família, os avós têm um papel importantíssimo na formação da personalidade da criança, além disso nenhuma historia é tão bem contada como aquela no colo de um avô querido.
A foto desta matéria foi tirada no Asilo Nossa Senhora do Patrocínio, residência de muitos avós, com muitas histórias para contar, muita sabedoria e sobretudo muito tempo para compartilhar.
Uma visita espontânea, um jogo de dominó, jornais e fotos da cidade para comentar, algumas idéias que podemos pôr em prática, para retribuir àquelas amáveis pessoas que tanto fizeram por nós e pela nossa cidade...
Como exemplo de atitude concreta, vemos na foto algumas voluntárias misturadas às avos do asilo que, semanalmente, rezam juntas a oração do Terço Mariano. Ao final da oração, embaladas pelo canto de antigas músicas de nossa igreja, elas se despedem da imagem da Mãe Rainha com um beijo de gratidão e ternura.
Entre as voluntárias, Maria P.C., com 79 anos, 15 netos e 5 bisnetos, é um exemplo de mulher cristã que dedica um pouco de seu tempo àqueles que ela compreende bem.
Cabe a cada um de nós ensinar e motivar nossas crianças e jovens a respeitar e valorizar nossos avós.
No dia 26 de julho, lembrando Sant’Ana e S.Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus, queremos homenagear e agradecer nossos queridos avós!

ANO CATEQUÉTICO NACIONAL


TEMA: Catequese : caminho para o discipulado.
LEMA: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as escrituras e parte o pão” (Lc 24, 32 - 35)
Em sintonia com o Ano catequético Nacional, o nosso Regional de Catequese Sul-I elaborou uma chama Missionária Catequética para percorrer, durante este ano, as sete dioceses pertencentes a esta Regional. A Diocese de Limeira está entre elas.
No dia 24 de abril, a chama Missionária chegou na cidade de Leme, na paróquia São Manoel, onde foi realizada uma Celebração Eucarística. Cada Paróquia da Diocese de Limeira recebeu um símbolo para que lá permaneçam após a passagem da chama.
Em 30 de maio, a chama Missionária esteve em nossa cidade, na Igreja Matriz Nsa. Sra. do Patrocínio, após percorrer as várias Paróquias de nossa Diocese.
Nesse último sábado, dia 27 de junho, na catedral Nossa Senhora das Dores, de Limeira, foi realizada uma celebração Eucarística muito rica e participativa, pois todas as Paróquias se fizeram presentes, inclusive a nossa, para a despedida da chama que agora segue para a Diocese de Piracicaba.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Wilson, juntamente com ele o Padre Wlademir, acessor diocesano de catequese e o Padre Marcelo, acessor regional de catequese da Diocese da Piracicaba.
No momento de Ação de Graças, todos os símbolos se fizeram presentes, lembrando que a chama missionária parte, mas seu rastro de luz, esperança, entusiasmo e ardor missionário permanecem em nossas Paróquias e em nossa missão catequética de formar discípulos missionários de Jesus Cristo. - por Isabel P. Pegoraro (Coord. Diocesana de Catequese)