ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

18 de nov. de 2009

Show Sonho de um Palhaço



Vamos prestigiar !

O Show no Teatro Estadual, dia 08/10, foi maravilhoso e agora então em casa as meninas vão se superar ...
DIA 19/12 20:00hs
No Ginásio de Esportes do Canossianas
Entrada : R$3,00 adultos
R$1,00 crianças até 14 anos

Participações dos Professores e Alunos do PROJETO FUTURA MUSIC

Sandra

11 de nov. de 2009

EDITORIAL


- por Olívia Maria Campagna


Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos em novembro, mês em que comemoramos o Dia de Todos os Santos, Finados, Proclamação da República. Neste mês também acontecerá a Primeira Eucaristia de crianças das nossas três comunidades.
1° de novembro é dia em que comemoramos o dia de Todos os Santos. A Igreja não celebra apenas a santidade de um só cristão que está no Céu, mas de todos. Também nos direciona a nossa vocação universal para a felicidade eterna. "Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade". Somos todos chamados à santidade: "Devemos ser perfeitos como o nosso Pai Celeste é perfeito" (Mt 5,48). Não podemos nos esquecer do que Jesus nos disse no Evangelho de João 8,32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. É por essa verdade que devemos trilhar nossos caminhos, aconteça o que acontecer; não renegar nossa fé e nossos valores. Não podemos esquecer, jamais, que Jesus é nosso caminho e nossa luz. Os santos foram grandes amigos das pessoas, por isso devemos ensinar sempre para nossas crianças a importância da amizade.
Dia 2 de novembro é dia de rezarmos por nossos queridos amigos e parentes que já morreram. Dia de rezarmos pelas almas que padecem no purgatório. Talvez tenhamos parentes lá. Muita gente questiona a nossa atitude de rezarmos pelos mortos. Convido a todos a rezarmos por todas as almas e aprendermos sobre essa prática Cristã. No dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo que mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos. Ao rezarmos diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, em condições costumeiras, isto é, em confissão sacramental, comunhão eucarística e em oração nas intenções do Sumo Pontífice, também é concedida indulgência; nos restantes dias do ano, há Indulgência Parcial (Enchr. Indulgentiarum, n.13)”.
Como bem nos lembra Pe. Joãzinho (Canção Nova), no dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república no Rio de Janeiro. Pôs fim ao período de monarquia e instaurou a democracia, ou seja, o povo no poder (pelo menos teoricamente). A proclamação da república marcou uma nova fase para a Igreja Católica no Brasil, pois multiplicaram-se as dioceses por todo o país. Só para se ter uma idéia, em 1889 havia apenas uma arquidiocese e onze dioceses. Em 1900, já havia 30 dioceses, e em 1920, já havia 58. O Brasil é um país de origem católica. Até poucos anos, o catolicismo era previsto na Constituição Federal - o que não ocorre mais atualmente. Atentem ao que diz o Hino Nacional Brasileiro: “[...] em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece.” Mas também confessa: “Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo”. Hoje, há muitos cristãos deitados e acomodados. Neste dia vamos rezar para que nossa nação, nosso povo brasileiro se levante e seja realmente: “Iluminado ao sol do Novo Mundo!”.
Rezemos, também, pelas crianças que fazem a Primeira comunhão de nossas três comunidades, rezemos para que elas não se esqueçam de estarem sempre preparadas para a Eucaristia, não faltando à Missa aos Domingos e seguindo a Palavra de Deus. Para que elas procurem sempre dar testemunho em seu dia-a-dia, em todos os momentos, e não se esqueçam de que a caminhada não acabou, pelo contrário, está só começando…
Só revestidos dos Sacramentos do Senhor, nosso Deus, é que podemos ser mais fortes para dar testemunho verdadeiro do seu grande Amor.
Além disso, não esqueçamos de dedicar um tempinho para estar junto com Jesus, em Adoração ao Santíssimo Sacramento. Jesus Eucarístico é o “Amor dos amores”. Ele faz continuamente esse milagre para poder cumprir a Sua promessa: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 20,20). Do sacrário, Ele nos chama continuamente: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e Eu vos aliviarei” (Mt 11,28). Ali Ele está, como no Céu, com os braços abertos e as mãos repletas de graças para aqueles que forem buscá-las com o coração aberto.
“Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Se quereis poucas, então podereis visitá-lo raramente. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Se quereis que o demônio fuja de vós, então visitai a Jesus muitas vezes. Não omitais nunca a visita ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”. Nunca se esqueçam de visitar o Sacrário para alcançarmos, cada vez mais, as Graças de Deus. A todos os Santos de Deus: rogai por nós! Deus-Pai Todo Poderoso, tendo piedade de nós e nos cubra com Suas Graças!!!

MENSAGEM DO PÁROCO

F I N A D O S

Finados é dia de lembrança, estar bem perto dos que já nos precederam diante de Deus, dia de importância onde o sentimento e a emoção se afloram porque todos queríamos estar juntos caminhando ainda nesta terra, neste mundo com aquelas pessoas que foram sempre de valor para nós.
Então é memória, mas é verdade que transcendemos do mundo material e somos elevados na mente e no corpo e na alma para junto de Deus, a eternidade, aguardando a ressurreição.
Por alguns tempos, nossa religião muitas vezes deturpou por uma mensagem que inspirava medo. Medo de morrer, de deixar este mundo... Mas não deixem de ver, de acreditar que o Filho de Deus, de Maria, passou por este mundo e nada teve de medo, insegurança; pois algo mais sublime aconteceria nos planos do Pai: vencer o mistério da morte e ressuscitar. Essa verdade Ele experimentou e deixou para nós alcançarmos o Reino definitivo, a plenitude. Daí entendemos Is 65, que nos diz viver uma felicidade plena “um novo céu e uma nova terra”. Deus é que conduz tudo. Ele é uma presença escondida, pois quanto mais entendermos essa via ou passagem ou dimensões, mais iremos compreender a eternidade, embora com nossos limites. Devemos lembrar que não iremos ocupar lugar junto a Deus, porque nossa alma não ocupa espaço, não teremos distinção de parentesco, porque neste mundo que tudo se classifica e distingue, com Deus todos somos iguais, como Anjos. Portanto a esperança não se improvisa.
Então o culto aos mortos não exprime necessariamente um ato original de fé na sobrevivência, mas simplesmente, o medo do desconhecido, o desejo de sobreviver, a necessidade de sentir que a pessoa amada não se fundou no nada, o nada não existe, nós vamos para Deus. Tomemos a linha de pensamento de Santo Inácio de Antioquia que rompe contra a morte quando diz: “Com alegria morrerei por Deus, Suplico, não impeçais/ deixai que seja lançado às feras, seja lançado às feras, sejam elas o meu caminho para chegar a Deus. Eu sou o trigo de Deus e serei triturado pelos seus dentes para me tornar pão imaculado de Cristo. Rezai a Cristo por mim para que através das feras me torne uma vítima sacrifical. O tempo do meu verdadeiro nascimento aproxima-se. Perdoai-me irmãos, não vos oponhais ao meu nascimento na verdadeira vida.
Deus iniciou a morte, ele é o autor da vida, ele tem poder sobre a morte, por isso felizes os que acreditam sem terem visto. Para aquele que crê, requer também a aceitação da morte como condição do céu. Não olhemos só as razões do coração, porque tudo se transforma num abrir e fechar de olhos. - Pe. Pricilio Jerônimo

MENSAGEM DO MÊS

por Valdecir de Almeida dos Santos (psicólogo)

Saber viver com a morte

Novembro nos marca duas datas especiais: o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados. É um mês que sinaliza as difíceis perdas já sofridas e os inúmeros momentos de superação. É um período que nos faz lembrar, sobretudo, acerca da única certeza que carregamos durante toda a nossa vida: a morte. Essa certeza é fato concreto. É uma realidade que todos temos de encarar. Com relação a esse mistério, a única preocupação, contudo, com a qual devemos nos incomodar é a seguinte: Se “a morte é certa”, como viver a nossa vida de forma a deixar saudades e boas lembranças no coração daqueles que convivem conosco? A reposta a essa indagação está no coração de cada um, e não é tão difícil como imaginamos. O difícil, talvez, seja vivê-la na prática, abandonarmos alguns valores terrenos, materiais e buscarmos os valores do Pai - que estão principalmente ligados à valorização da própria vida e da vida do próximo. O amor, a caridade, a justiça, a partilha, a compaixão, a simplicidade, o agradecimento... Esse é o caminho no qual possamos deixar bons frutos e a sensação de dever cumprido. Devemos desfrutar de uma vida plena enquanto estamos ao lado daqueles que amamos.
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte” ( I João, 3:l4).
Para aqueles que nessa data estarão inteiramente focados na lembrança dos entes queridos, não esqueçamos de uma coisa: nada acontece em nossas vidas sem o consentimento de Deus. E, como bons cristãos, devemos crer que nossos entes sempre estarão protegidos e amados, ao lado do nosso bondoso Pai.

CONVITES & AGRADECIMENTOS



A Pastoral da Criança AGRADECE a todos que colaboraram c/ a campanha do leite p/ as crianças necessitadas, no dia das crianças e Nossa Senhora Aparecida. Foram arrecadados 234 litros de leite. Muito obrigado a todos! E que Nosso Senhor Bom Jesus recompense a todos!!!

Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!!
(Confirme na seção Agenda Paroquial)


PROGRAMAÇÃO do TEATRO Estadual de Araras:
01/11 -16h, A-la-pi-pe-tuá (a partir 5 anos); 04/11 -18h30 - Conhecendo Ópera, 04/11 -20h - Ópera: Madame Butterfly; 05/11 -18h - Café Filosófico, Margens da Palavra (no Centro Cultural Araras); 05/11 -20h - Ópera: Madame Butterfly; 06/11 -20h, A mulher do Trem (partir 10 anos); 07/11 -18h - A Volta do Malandro (no Centro Cultural Araras); 08/11 -16h, O Príncipe Feliz (partir 3 anos); 13/11 -20h, Orinoco (partir 14 anos); 15/11 -16h, João e Maria (partir 3 anos); 20/11 -20h, Réquiem (partir 14 anos); 22/11 -16h, Circo de Bonecos (a partir 3 anos); 27/11 -20h, Cleide, Eló e as Pêras (partir 16 anos); 29/11 -16h, A onça e o Bode (partir 2 anos); 06/12 -20h, Como tudo começou (Livre)
---------------------------------------------------------------------------
Programação Sujeita a alterações. Ingressos: Adulto R$ 5,00 (inteira); Infantil R$ 2,00 (inteira). Informações tel.: 3541-5969 (todo dia, 10h às 19h) ou
http://www.apaacultural.org.br/araras Horário bilheteria: todo dia, 14h às 19h ou até o início do espetáculo.

40° CURSO PARAPSICOLOGIA E RELIGIÃO: Ateísmo, Espiritismo, Seitas. ‘A Superstição e a Fé à Luz da Ciência’ - Dias: 25/01 a 04/02/2010 - Haverá entrega Certificados. - Público: orientadores científico-religiosos, médicos, psicólogos, professores, educadores, padres, religiosos, agentes de pastorais e todos os que trabalham c/ pessoas. - Horário: 8h30 às 22h (período integral) - Pré-requisitos: maior 18 anos; conclusão do Ensino Médio. - Local: Centro de Eventos Santa Fé - Via Anhanguera, Km:26 - S.Paulo/SP - Contato Fone: 3916-6200 (exclusivamente durante o curso)
Professores: Geraldo Rondelli, Marcia Regina Cobêro, Pe. Oscar G. Quevedo, Sarah de Castro Fontes Barbosa, Silvio Loredo e Victor Eugênio Arfinengo - Maiores informações: tel(11) 3873-8831 - Valor: R$400,00 / Hospedagem e alimentação: Apart.-3 pess.-R$ 700,00; Apart.Indiv.:R$ 950,00
http://www.clap.org.br/paraereligiao.asp

Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!

Para consertar o mundo é preciso consertar o homem, e a partilha é o caminho que pode transformar este sonho em realidade. Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!

AGENDA PAROQUIAL

Novembro/2009
02 - 14h - Finados - Missa Cemitério
03 - 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
05 - 19h30 - Renovação Batismo - B. Jesus
06 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
19h30 - Renovação Batismo 4 crianças -1ª.Eucaristia - N. Sra. Dores
07 - 14h30 - Formação p/ pais e c/ Assessora Empres. “Eliana” - N.Sra.Dores
07 e 08 - Encontro de Canto Litúrgico - B. Jesus
08 - 8h - Missa 1ª Comunhão - B. Jesus
11h - Batizado - S.Judas
Churrasco c/ Boi e Porco no Rolete - S.Judas
10- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
11, 13 e 14 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
12 - 19h30 - Encontrão c/ pais de catequizandos -1ªEucaristia - S.Judas
12 e 13 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
13 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
14 - Retiro e 1ª Eucaristia crianças catequese. Local: EMAÚS
15 - 9h30 - Missa 1ª Comunhão - N.Sra.Dores
- Celebr. Festiva c/ crianças 1º Eucaristia e comunidade - N.Sra.Dores
17 - 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
20 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
19h30 - 1ª Comunhão - S. Judas
22 - Dia do Leigo - B. Jesus
Confratern. c/ os festeiros -festa N.Sra.Dores
24 - 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
27 - 20h - Vigília Renovação Carismática - B. Jesus
29 - 11h - Batizado - B.Jesus
30 - Assembléia Pastoral Vocacional - B. Jesus.

SANTOS & FESTAS DO MÊS

( Sandra C. Maria)
Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1-Todos os Santos; 2-Finados; 3-Sto.Humberto, S.Martinho de Porres; 4-S.Carlos Borromeu; 5-S.Zacarias e Sta.Isabel; 6-S.Leonardo de Noblac; 7-Sto.Wilibrordo; 8-S.Claro, Sta.Ninfa; 9-Dedicação Basílica de Latrão, em Roma; 10-S.Leão Magno; 11-S.Bartolomeu Abade, Sto. Martinho de Tours; 12- Sta.Josafá, S.Teodoro Studita; 13-S.Diogo, Sto.Estanislau Kostka; 14-S.Lourenço, S.José Pignatelli; 15-Sto.Alberto Magno; 16-Sta.Margarida da Escócia, Sta.Gertrudes; 17-Sta.Isabel da Hungria, Sta.Hilda; 18-Dedicação Basílicas S.Pedro e S.Paulo; Sto.Odon; 19-Stos.Roque González e Companheiros; 20-Sta.Inês de Assis; Sto.Otávio, Sto Edmundo; 21-Apresentação de Nossa Senhora; 22-Sta.Cecília; 23-S.Clemente-I; 24-Sta.Flora; Stos.André Dung-Lac e Companheiros; 25-Nosso Senhor Jesus Cristo-Rei; Sta.Catarina Alexandria; 26-S.Pedro de Alexandria, Sta.Delfina; 27-Nossa Senhora das Graças: Rainha da Medalha Milagrosa; Sta.Catarina Labouré; 28-Sto.Sóstenes; Sto.Estêvão e Companheiros; 29-Sta.Lívia; S.Francisco Antonio Fasani; 30-Sto.André - Apóstolo; S.Zózimo. Dentre eles, destacaremos:

TODOS OS SANTOS - 01 de novembro
No dia 1º novembro a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição ela foi colocada nesse dia, logo após o 31 de outubro que os Celtas ingleses, pagãos, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nessa noite (Halloween).
Nesse dia a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando numa única solenidade todos os Santos” - como diz o sacerdote na oração da Missa - para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos céus que São João viu no Apocalipse: “Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel… Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4 - 14)
Esta imensa multidão de 144 mil, “que está diante do Cordeiro” compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canoniza através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles incontáveis que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos.
Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número 12 e o número 1000 significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico. A Igreja já canonizou mais de 20 mil Santos, mas há muito mais que isso no Céu. No livro RELAÇÃO DOS SANTOS E BEATOS DA IGREJA, podemos relacionar, de várias fontes, quase 5000 dos mais importantes, colocando-os em ordem alfabética.
A “Lúmen Gentium” do Vaticano II, lembra que: “pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49) (§956)
Na hora da morte, S. Domingos de Gusmão dizia a seus frades: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida”. E Santa Teresinha confirmava este ensino dizendo: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.
O nosso Catecismo diz que: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita”. (§2692)
A marca dos Santos são as Bem–aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso o trecho do Evangelho de S. Mateus (5,1ss) é lido na Santa Missa. Os Santos viveram todas as virtudes e por isso são exemplos de como seguir Jesus Cristo.
Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

SEÇÃO CULTURAL (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)

por J. Affonso

“A corrente da vida” é uma história de Walcyr Carrasco, relatando a aflição de Raquel ao descobrir o desaparecimento, na escola, de Nel, seu melhor amigo. Ela procura por ele, mas à sua volta descobre uma conspiração de silêncio que envolve toda a família de Nel e até os professores. O rapaz está doente, o vírus da Aids se manifestou. E, quando a notícia afinal corre entre os estudantes, a discriminação e o preconceito explodem na escola. No combate a essa injustiça, Raquel se junta a Marcelo e a Joca para garantir a Nel o direito de continuar vivendo.

“O monge e o executivo” é um livro considerado de leitura essencial, uma excelente aula onde James C. Hunter conta a historia de um homem que entra em um grupo e durante uma semana, tem aulas de liderança com o famoso empresário americano Leonard Hoffman.


Quem mexeu no meu queijo? (J. Spencer) Retrata uma parábola que revela verdades profundas sobre mudanças. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo. Para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego à paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. A palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com as mudanças para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.


Buscai as coisas do Alto (Pe. Léo)
Encontrar uma meta e manter o passo firme em direção às coisas que estão no Alto é próprio daqueles que sabem superar os desafios e que não se deixam abater diante das dificuldades. Para aqueles que não querem parar nem desanimar diante dos problemas, eis o ensinamento de padre Léo: é preciso continuar! Por este livro, ele nos mostra a importância de encontrar o sentido para a nossa existência e de prosseguir no caminho, mesmo em meio à dor. É no Alto que está a nossa meta e é por ela que devemos lutar.

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E A MEDALHA MILAGROSA
( por Rochele P. Pagotti)

A Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, cuja festa é comemorada no dia 27 deste mês, é um poderoso recurso oferecido pela Mãe de Deus aos homens, especialmente adequado a épocas de crise como a atual.
Foi em 1830 que Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensinou a devoção da Medalha Milagrosa. Santa Catarina Labouré relatou sua visão: "A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem'. Então, o globo que tinha nas mãos desapareceu e, como se essas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam as seguintes palavras que cercavam a Senhora: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Ouvi, então, uma voz que me dizia “Fazei cunhar uma medalha com este modelo. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança” – prometeu a Santíssima Virgem.
Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra ‘M’, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo da letra ‘M’ estavam os corações de Jesus e de sua Mãe Santíssima. O primeiro cercado por uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas.
Essa visão se repetiu várias vezes sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la.
A promessa efetivamente se cumpriu. Quando iam ser cunhadas as primeiras medalhas, uma terrível epidemia de cólera, proveniente da Europa oriental, atingia Paris. No dia 30 de junho foram entregues as primeiras 1500 medalhas que haviam sido encomendadas à Casa Vachette, e as religiosas Filhas da­ Caridade começaram a distribuí-las entre os flagelados. Na mesma hora refluiu a peste e começaram, em série, os prodígios que em poucos anos tornariam a Medalha Milagrosa mundialmente célebre.
O Arcebispo de Paris, que autorizara a cunhagem da Medalha e recebera logo algumas das primeiras, alcançou imediatamente uma graça extraordinária por meio delas, e passou a ser propagandista entusiasta e protetor da nova devoção. Também o Papa Gregório XVI recebeu um lote de medalhas, e passou a distribuí-las a pessoas que o visitavam.
Até 1836, mais de 15 milhões de medalhas tinham sido cunhadas e distribuídas, no mundo inteiro. Em 1842, essa cifra atingia a casa dos 100 milhões. Dos mais remotos países chegavam relatos de graças extraordinárias alcançadas por meio da medalha: curas, conversões, proteção contra perigos iminentes etc.
Vale lembrar que não devemos considerar a medalha de Nossa Senhora das Graças um talismã ou um amuleto com poderes mágicos. Ela nos ajuda a conservar o amor da Virgem vivo em nosso coração e em nosso espírito, nos estimulando a demonstrar nosso reconhecimento através da fé e de um comportamento digno de um filho de Nossa Senhora.
A mensagem da medalha é clara: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Ela nos revela a Imaculada Conceição de Maria e sua cooperação na salvação concedida por seu divino Filho, bem como sua maternidade universal.

SEÇÃO SAÚDE

por Sandra C. Maria e Jean Carlo

AUTOMEDICAÇÃO E RISCO À SAÚDE
Não devemos, em hipótese alguma, fazer uso de medicamentos sem a devida prescrição médica e o diagnóstico preciso. Caso contrário, estaremos propensos a resultados e riscos indesejáveis à nossa saúde.

O QUE PODE OCORRER COM O mau uso de medicamentos: Antibióticos: resistência bacteriana, que pode tornar mais complicado outros tratamentos; Vitamina C: distúrbios gastrointestinais, cálculo renal; Vitamina A: distúrbios neurológicos, hipertensão craniana; Analgésicos: lesão estomacal, sangramentos, hemorragias internas, em caso de dengue.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a automedicação como um problema, até certo ponto, inevitável e aponta os riscos inerentes, aos quais devemos estar atentos

Riscos: Diagnóstico incorreto do distúrbio; retardamento do reconhecimento do distúrbio com possível agravamento; escolha de terapia inadequada; administração incorreta do medicamento; dosagem inadequada ou excessiva; uso excessivamente curto ou prolongado; risco de dependência; possibilidade de efeitos indesejados sérios; possibilidade de reações alérgicas; desconhecimento de possíveis interações com outros medicamentos; armazenamento incorreto ou excessivamente longo dos medicamentos.

AUTOMEDICAÇÕES MAIS FREQÜENTES: Analgésicos; Descongestionante nasal; Vitaminas; Antiácidos; Hormônios Sexuais; Preparados p/tosse e resfriado; Relaxantes musculares; Antidiarréicos e Antiinfecciosos.

O QUE MAIS LEVA À AUTOMEDICAÇÃO: Sintomas dolorosos (dor de cabeça, dor muscular, cólica, outros) e Quadros viróticos ou infecciosos (infecção respiratória e diarréia).

PROPAGANDAS: As propagandas de cigarro foram praticamente abolidas dos principais meios de comunicação, porém com relação à propaganda dos medicamentos, ao invés de se proibir, estranhamente, exigiu-se apenas a advertência ao final do anúncio: “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”. Essa advertência nos leva a entender que: "Caso surja o sintoma, apresentado no anúncio, deve o indivíduo, primeiramente, tomar o medicamento indicado (automedicar-se) e, somente, caso não melhore ou não fique curado, deverá consultar o médico." A automedicação, na maioria das vezes, leva o indivíduo a se preocupar em saber qual remédio é bom para determinado sintoma, sem o interesse de comprovar a veracidade. E, na realidade, a medicação assim administrada está fadada a falhar ou, até mesmo, a comprometer a saúde de quem o faz; pois em medicina, o ponto de partida não é a escolha do medicamento, mas sim a precisão do diagnostico da doença. Assim, quando dizemos que "determinado remédio é bom para isso ou aquilo" estamos desprezando o mais importante: o diagnóstico. Pois somente um diagnóstico preciso proporciona ao médico condições de nos escolher o tratamento adequado.
O tratamento mais efetivo é aquele que tem possibilidade de combater a causa da doença e de curá-la. Isso não significa que não possamos tratar um paciente quando não identificamos a causa de sua doença ou quando não existe, ainda, medicação especifica para combatê-la. O médico, em determinados casos, poderá tratar os sintomas para aliviar o sofrimento do doente.

NUNCA USE: Cápsulas: amolecimento ou endurecimento; Comprimidos: com farelos na embalagem ou manchas na superfície; Pó para reconstituição em soluções e suspensões: formação de pasta ou formação de placas; Cremes e pomadas: água saindo do creme ou mudança de consistência ou presença de bolhas ou bolor; Soluções, xaropes e elixires: Partículas sólidas no fundo do vidro ou presença de bolhas e bolor; Suspensão: pó empedrado que não se mistura com agitação; Supositórios: derretido ou com rachaduras.

DICAS PARA COMPRAR E UTILIZAR OS MEDICAMENTOS: 1) Todo medicamento deve ter um registro do Ministério da Saúde. Caso não tenha, deve ser levado ao serviço local de vigilância sanitária.
2) Não utilize medicamentos vencidos, nem embalagens velhas.
3) Cápsulas não devem ser abertas. Comprimidos não devem ser partidos, apenas se o médico recomendar.
4) Obedecer sempre os horários para ingestão indicados pelo médico na receita. A bula também indica a quantidade, quantas vezes ao dia e por quanto tempo deve ser utilizado.
5) Não tirar os medicamentos da caixa e sempre guardar as bulas.
6) Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor. Respeitar a temperatura de armazenamento.
7) Caso verifique algum efeito adverso, deixe de tomar e relate ao profissional que lhe recomendou. Se possível relate o efeito adverso a um serviço de Farmacovigilância.

EMBALAGENS: 1) Número do lote, data de validade e fabricação; 2) Nome comercial do medicamento e nome genérico da substância ativa. Se for fitoterápico, nome botânico da planta; 3) Composição do medicamento, quantidade e via de administração; 4) Informar a restrição de uso por faixa etária; 5) Telefone de serviço de atendimento ao consumidor; 6) Nome do fabricante e local de fabricação do produto.

O FARMACÊUTICO AJUDARÁ VOCÊ: Não se automedique! Se estiver doente, vá ao médico. Depois, leve a sua receita (prescrição) ao farmacêutico de sua confiança e peça todas as informações. Não tenha vergonha de perguntar e tirar as dúvidas. O Farmacêutico irá ajudar você. Temos o direito de exigir atendimento de um Farmacêutico formado em curso superior dentro das farmácias e drogarias, durante todo o seu horário de funcionamento.
Fontes: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/, Ministério da Saúde e OMS.

SEÇÃO FAMÍLIA

Os Dez Mandamentos para um Casamento Feliz
por Jean Carlo e Olívia Campagna

1º- Os dois nunca devem se irritar ao mesmo tempo. Isto significa evitar explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária.

2º- Nunca gritar um com o outro, a não ser que a casa esteja em chamas. Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido.

3º- Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro. Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência, amadurecimento e amor.

4º- Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito tem o objetivo de somar e não dividir.

5º- Nunca atirar no outro os erros passados. A pessoa é sempre maior que seus erros. E ninguém gosta de ser caracterizado pelos seus defeitos.

6º- Seja displicente com qualquer pessoa, menos com seu cônjuge. Na vida a dois, tudo pode e deve ser importante. A felicidade nasce das pequenas coisas.

7º- Nunca vá dormir sem ter chegado a um acordo. Se isto não acontecer, amanhã o problema poderá ser pior.

8º- Pelo menos uma vez ao dia, diga ao outro uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de dizer isto em voz alta.

9º- Cometendo um erro, prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o erro demonstra ser honesta.

10º- Quando um não quer, dois não brigam. É a sabedoria popular que ensina isso. Mas essa mesma sabedoria lembra que "Dois bicudos não se beijam...". Alguém tem de tomar a iniciativa, quebrar o gelo. Tomar iniciativa é gesto de maturidade e amor.

FÉ E POLÍTICA

(por Eder Muller)

O BRASIL REPÚBLICA

No dia 15 de novembro comemoramos a proclamação da nossa Republica. Deixamos de ser monarquia! Mas o processo não foi nada democrático. Observando a nossa historia, constatamos que foi um ato que ocorreu por iniciativa e vontade de alguns poderosos, Marechais e Coronéis da época.
Iniciava um novo tempo! Vimos, mais tarde, que levaram muitas décadas para conquistar a real liberdade e a Democracia. Foram necessárias muitas décadas para as alcançarmos de fato. O povo Brasileiro passou por uma época de total domínio, de ditadura militar, sem poder participar de questões que tratavam do crescimento de nosso país, do que era bom para o pov. Muitos perderam suas vidas em questões banais. Enfim, estamos, hoje, vivenciando a nossa República: mais democratizada, com plena e contínua liberdade. Mais oportunidades para nosso povo participar do Estado Democrático. Somos um Pais Presidencialista, mas ainda existe em nosso meio pessoas que queiram resolver questões sozinhos. Pessoas que ainda carregam dentro de si aquela idéia de coronelismo. Que acham que ainda podem comandar questões e agem com instinto de vingança. Isso não podemos, jamais, permitir. A nossa igreja, contudo, ao longo desses anos, vem trabalhando para que isso acabe. Ela está sempre participando de questões que envolvem nosso povo, procurando nos orientar e nos formar na fé de dias melhores sempre!!!

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ.

(por Isabel P. Pegoraro)

Pertencer a uma comunidade cristã e nela testemunhar sua fé é muito importante para nós cristãos. É dentro da comunidade que amadurecemos nossa fé. O próprio Jesus formou grupos de discípulos que testemunharam o amor de Deus em comunidade, porque supõe uma camin hada comum, uma comum-unidade = comunidade.
Melhor ainda é poder festejar o Santo padroeiro de sua comunidade, ainda mais quando esse Santo foi apóstolo de Jesus, além de ter sido seu primo-irmão.
A Comunidade São Judas Tadeu realizou a novena em preparação à festa de seu padroeiro, o Santo das “causas impossíveis, dos negócios sem remédio”, como diz sua oração. Assim, durante os nove dias em que foram celebradas a Eucaristia puderam louvar, homenagear e agradecer a Deus as graças alcançadas por intermédio desse “poderoso patrono” e buscar ali as graças necessárias para as suas vidas.
Cada Sacerdote que ali celebrou, deixou uma mensagem de esperança, ânimo e força para que a Comunidade possa buscar a santidade a exemplo de São Judas Tadeu.
Mensagens da Carta de São Judas Tadeu descrita no Novo Testamento retirada de uma fita que passava por todos os fiéis , inclusive para os padres, junto a imagem de São Judas, com certeza auxiliou e continuará auxiliando a trilhar esse caminho na busca da santidade. Esse gesto tocou também o coração dos padres, segundo alguns testemunhos, pois o ano sacerdotal pede isso a todos eles: “buscai a santidade”.
A novena foi encerrada com festa litúrgica, dia 28 de outubro, com uma piedosa procissão pelas ruas do bairro, com um número grande de fiéis acompanhando e contando, também, com a presença da Banda Municipal Maestro Francisco Paulo Russo. A celebração foi agraciada com a presença do nosso Bispo D. Wilson e de nosso Pároco, Padre Pricílo.
D. Wilson benzeu a Pia Batismal, o Ambão e a Capela do Santíssimo, que ficou “maravilhosa” e convidativa à contemplação e à adoração, graças a colaboração de todos os fiéis e devotos de São Judas Tadeu.
O bispo e o padre Pricílo fizeram a transladação do Santíssimo Sacramento para o tabernáculo da nova Capela. Momento rico e muito emocionante para o grande número de fiéis ali presentes. E como não poderia faltar, tivemos uma belíssima queima de fogos com muito vivas a São Judas e a nossa Co-Padroeira, Santa Terezinha do Menino Jesus.
O que presenciamos e vivemos durante a novena e a festa litúrgica foi graças à disponibilidade de todas as pastorais, movimentos de nossa comissão, de nossa comunidade e das comunidades irmãs que ali estiveram.Foram momentos mportantes que, com certeza, marcaram nossa vida de cristão.
A comunidade agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente, deram sua contribuição na parte social, seja com trabalho ou com doações e aos que fizeram o delicioso e abençoado bolo que fora distribuído no dia 25.
Que São Judas Tadeu continue protegendo e intercedendo a Deus por toda a Comunidade e seus devotos. São Judas Tadeu, rogai por nós.

SEÇÃO CULINÁRIA

(por Beth Affonso)

Queijadinha
Ingredientes:
1 xícara (chá) coco ralado; 1 lata de leite condensado; 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado; 2 gemas
Preparo:
Misture todos os ingredientes; Coloque em forminhas de papel e leve ao forno até dourar.

REFLEXÕES

(por Jean Carlo)

Lc 14, 12-14
O nosso relacionamento com as pessoas não pode ter como ponto de partida o interesse ou a retribuição, mas a gratuidade. Afinal de contas, Deus nos ama gratuitamente e nos concede tudo o que somos e temos sem nada exigir em troca. Mas o amor de Deus para conosco vai além da gratuidade: ele nos retribui por tudo o que fazemos gratuitamente em favor dos nossos irmãos e irmãs. Vivamos a gratuidade para que o próprio Deus seja a nossa eterna recompensa por tudo o que fizermos em favor dos sofridos e marginalizados deste mundo, que não têm ninguém por si e que são rejeitados em todos os ambientes, por não poderem retribuir de acordo com os critérios do mundo.



Lc 14, 15-24
Todas as pessoas são convidadas para participar do banquete do Reino de Deus, porém nem todos respondem a esse convite de modo positivo. Por que? Porque existem muitos interesses em jogo e a maioria das pessoas não coloca Deus em primeiro lugar na sua vida, de modo outros valores passam a ter maior importância para ela. Porém aquelas pessoas que nada possuem, os desvalidos e excluídos deste mundo, são os primeiros a reconhecer a importância do Reino de Deus em suas vidas e sempre respondem de forma positiva ao convite que lhes é feito por Deus. Por isso, os pequenos estão sempre presentes no banquete do Reino dos céus. Fonte: http://www.cnbb.org.br/ns/modules

NOSSAS COMUNIDADES

Comunidade S.Judas Tadeu
Quermesse, Festa Litúrgica (dia 28), Procissão, Bênçãos (Ambão, Pia Batismal, Nova Capela Santíssimo) e celebrações, inclusive c/ presença do Bispo D. Wilson, marcaram o mês de outubro na Comunidade S.Judas.







Comunidade Bom Jesus





Comunidade Nossa Senhora das Dores

Comunidade N. Sra. Dores Muito aplaudidas foram as 52 meninas do Projeto Madalena Canossa, que encenaram espetáculo teatral "Sonho de um Palhaço" no dia 08/10.