ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

13 de jan. de 2010

EDITORIAL (jan-2010)



EDITORIAL   (por Olivia M. Campagna)
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, o ano de 2009 foi embora e o que fizemos? Será que, entre tantas festas, paramos para fazermos um balanço em nossa vida e planejarmos melhor o ano de 2010? É comum ouvirmos, nesta época, “Ano Novo, Vida Nova”. A cada dia, renovamos ainda mais a nossa vida. E, agora, são 365 dias para renovarmos e agradecermos as bênçãos e os desígnios que recebemos diariamente do Nosso Pai do Céu.


Não podemos desanimar se algo não aconteceu como prevíamos pois, na maioria das vezes, muitas coisas não acontecem como queremos. Mas, com certeza, elas acontecem como Deus as designa para nós. Nesta época, é muito comum desejarmos Paz uns aos outros; mas que Paz é essa da qual tanto falamos e que tanto desejamos? Quando se fala em paz, habitualmente nos vem à mente a idéia de uma situação externa onde não há conflitos. No entanto, a verdadeira paz é um estado interior de contentamento, de tranqüilidade satisfeita; é sentir o sol no peito; é ter um peito de ouro; sentir o frescor e a fertilidade da primavera no coração.

Devemos ser como o rei Salomão. Se cultivarmos a paz interior todos os dias, e fazermos dela o pão nosso de cada dia. O que houver de melhor, fluirá de nós e para nós.

A verdadeira paz não cai do céu. É preciso trabalhar para que a verdadeira paz se aproxime de nós. Para isso, devemos afastar-nos, na medida do possível, do ciúme, da inveja, da competição, da raiva, do medo, da angústia. A cada centímetro que nos distanciamos destes estados negativos, ganhamos um centímetro em direção ao estado da paz. Pensemos nisso neste Novo Ano e com certeza teremos um ano muito melhor e nos daremos muito melhor com as pessoas que vivem ao nosso redor.

Janeiro é tempo de férias escolares e muita gente também aproveita para tirar férias, viajar e ficar com a família. É isso mesmo! Aproveitem cada momento de suas férias para passearem juntos com a família, com os filhos, levando-os para passear, indo ao clube, ou até mesmo dar uma volta na praça, assistir a um bom filme, aproveitem para bater um bom papo com os filhos, porque muitas vezes, no dia-a-dia, não temos tempo para sabermos, ao certo, o que nossos filhos pensam e do que gostam. Façam as refeições juntos, sentados ao redor da mesa, façam uma oração antes de cada refeição, como na época de nossos pais e, com certeza, Deus estará mais próximo e os abençoando cada vez mais. Aproveitem mesmo! Não desperdicem nenhum minuto!

FELIZ ANO NOVO A TODOS!!! PAZ, SAUDE E MUITAS BENÇAOS DE DEUS E QUE NOSSA SENHORA APARECIDA CUBRA-NOS COM SEU MANTO SAGRADO, DERRAMANDO MUITAS BENÇAOS E GRAÇA!!!

MENSAGEM DO PÁROCO


TUDO PASSA, SÓ DEUS PERMANECE...



Estamos passando mais um ano. Esse total de dias que se passaram foram vividos? Esquartejados?


Empurrados, cheios de muito ativismos, muito fazer, mas houve momentos para reflexão, diálogo, partilha, segurança e vida? Poderemos responder a essas perguntas individualmente, porque cada um é ser único, responde por si e não pelo outro. Temos o jeito coletivo de viver com ele, com elas, com a comunidade, com a família, no trabalho, no lazer, na escola, nas rodinhas entre amigos, somos seres viventes que precisamos de atenção e amizade. É preciso falar, desabafar, deixar ser expressão como filho(a) de Deus. Os dias se passaram formando um total de trezentos e sessenta e cinco dias. Agora chega o Ano Novo...

Temos que aceitar o que não pode ser mudado ou talvez minha família, pai, mãe, irmãos, nome, sobrenome, meu temperamento e expansivo ou introvertido, meu físico, cor, altura, cabelo, olhos, voz e etc.

Temos que aceitar o que se pode mudar: tradições familiares, maneiras de viver/valores, Deus, vida, pessoas, dinheiro; educação, controle, tabus, medos, repressões. Os conceitos, as verdades, bem, mundo, justiça, beleza, não posso viver escravo do passado. Sei que não se pode eliminá-lo. Ele continua fazendo parte da vida. ele é minha vida também. Porém não posso retroceder, ninguém vive de lembranças. A saudade nunca ajudou ninguém a ser melhor!

O agora de nossa vida é o único que está em nossas possibilidades. Se ninguém pode viver com os juros ou prejuízos do passado, também não poderá sonhar com um futuro que ainda não está nas mãos. Poderá existir.

O momento agora é fruto do passado, mas ainda é a plataforma de lançamento da vida para o futuro. O hoje de nossas vidas deve ser programado. Viver é programar-se, e pouco se faz programando a vida, muito menos fará deixando de se programar.

Programar a vida é responder concretamente a essas perguntas: O que desejo de minha vida? Como realizarei esse desejo? Por que realizarei esse desejo? Para que realizarei esse desejo? Com essas perguntas é possível realizar um plano de vida. Porém, posso traçar um programa que não satisfaça o meu coração que não responde aos grandes desejos da vida. Isso muitos fazem! Respondendo às mesmas perguntas posso traçar um plano até de guerra, planejar a destruição de alguém. Mas é isso que o nosso coração quer? Há satisfação na destruição da vida, da moral, da segurança, do direito, da realização, da alegria, do bem-estar da pessoa? É uma resposta que a vida quer? O que vou ser e fazer em 2010?

DESEJO DO CORAÇÃO
O coração deseja harmonia, não quer a desordem. O coração quer verdade, não se satisfaz com a mentira. O coração quer equilíbrio, não suporta viver na insegurança. O coração quer ser amado; detesta viver na solidão. Ele necessita de outros corações. Não é feito para o isolamento. O coração aponta para o céu; não é feito somente para a terra. O coração tem sonhos infinitos; ultrapassa a realidade do dia-a-dia. O coração quer certezas! As dúvidas o machucam. O coração bate no ritmo da eternidade. Ele é fonte, é rio, é pingo de chuva, é tormenta, é brisa amena, é vento forte, é segredo aos nossos ouvidos, é grito na imensidão, é tempestade de emoções, é explosão de alegria, é sofrimento silencioso...
Dê uma reposta ao seu coração, à sua razão, e à sua fé. FELIZ ANO NOVO!!!
Pe. Pricilio Jeronymo

MENSAGEM DO MÊS

EPIFANIA DO SENHOR  (por Irmã Maria Nazareth) 
Epifania é uma palavra grega que significa “manifestação de cima”. É como se alguém subisse a um nível superior do solo para melhor se aparecer. Popularmente é chamada “Dia dos Reis” - Festa da unidade.

A Festa da Epifania é celebração da unidade e a exclusão de privilégios e preconceitos. Dela só participam pessoas abertas a essa perspectiva maior.

Começamos o ano de 2010 desejando a luz da fé, um verdadeiro ano inteiramente novo daquela novidade que no dia três nos encontramos com os Santos Reis Magos. Eles têm muito a nos ensinar. A própria Epifania tem vivo o seu sentido de revelação. Nela Deus se manifesta às nações. Primeiramente houve uma manifestação menor do Menino-Deus ao povo judeu, na presença dos pastores. Depois uma manifestação maior na pessoa dos Santos Reis Magos. Através da tradição conhecemos seus nomes: o Rei negro Baltasar, Melquior e Gaspar. Não eram judeus, mas representavam as nações e eram de três raças diferentes: preta, branca e amarela. Os presentes: ouro, incenso e mirra tem uma marca real e nos ensinam abertura e disponibilidade. Esses homens vindos do oriente eram pessoas sábias e interessadas em observar as estrelas e os planetas. Ao tomar conhecimento do nascimento de Jesus, enveredaram por caminhos desconhecidos, enfrentando situações diversas; percorreram léguas até poder manifestar pessoalmente sua alegria e depositar junto ao Menino seus valiosos presentes. Eles pronunciaram duas palavras extremamente significativas diante de Herodes, dos sacerdotes e do povo de Jerusalém: “Nós vimos uma estrela no Oriente e viemos Adorá-lo”. Reconheceram a grandeza do menino que nasceu na pobreza e prostraram-se diante dele e o adoraram. A adoração é seguida com gesto concreto de amor; abriram os tesouros e o ofereceram como presentes. Foi-lhe dado ouro (símbolo da riqueza e do poder), por ser Ele o nosso rei - o Senhor do mundo: do oriente, ocidente, do dia, da noite, do céu, terra e mares. Foi-lhe dado incenso puro (equivale a uma profissão de fé), por ser Ele a presença de Deus-vivo. Deus Pai o criou, o enviou e o consagrou como juiz e rei do universo. Foi-lhe dado mirra (o pó escuro do sepulcro), cerrando o destino de morte e sepultura. Há uma revelação nesse episódio: a convicção de que Deus vem para levar a humanidade à plenitude da vida. Eles sabem que as fronteiras de Deus estendem aos confins da terra. É assim que Deus se manifesta, a grandeza da manifestação só é perceptível para quem lê a realidade a partir de dentro. Expectador nenhum é capaz de descobrir os sinais que emergem da experiência da fé, para adorá-lo e glorificá-lo e oferecer-lhe os dons de sua vida, com sentimentos de gratidão daquilo que passou e que há de vir. Como os magos seguiram em frente apesar da dureza da travessia do deserto, das tempestades violentas, dos perigos... Na esperança de quem não retrocede no amor, que faz da sua jornada um hino de ação de graças ofertando a própria existência no altar da generosidade. Que a luz da fé, da fraternidade, da paz, da esperança e do amor sob as bênçãos de Nossa Senhora a estrela da evangelização jamais se extinga nos horizontes da humanidade, privilégios que muito nos orgulham, mas traz também imensas responsabilidades.

AGENDA PAROQUIAL - janeiro/2010

AGENDA PAROQUIAL – Janeiro/2010


03 - 09h - Batizado - S.Judas
07 a 20 - Formação e Retiro das Irmãs Canoss. - N.Sra.Dores
10 - Votos Perpétuos da Irmã Maria Antonia - N.Sra.Dores
15 - 19h30 - Retomada do Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
19 - Celebração Bodas Prata das Irmãs: Sonia Fogalli e Vilma Vitorette - N.Sra.Dores
22 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
24 - 11h - Batizado - B.Jesus
29 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
31 - Retorno Ativ. Gr. Jovens - N.Sra.Dores
01/fev. - 20h - Reunião de Pauta PasCom - B.Jesus
07/fev. - 09h - Batizado - S.Judas
02/mar. - 19h30 - Retomada da "Leitura Orante" (3ªs.feiras) - N.Srª.Dores

SUGESTÕES DO FIM-DE-SEMANA

 SUGESTÕES DO FIM-DE-SEMANA


AOS SÁBADOS

* Estação do Choro - Tarde Musical
Das 16 às 18 horas. - Grupos de chorinho
Local: Hall do centro Cultural de Araras
* Grupo Talismã, das 20 às 22 horas
Local Praça Barão de Araras


AOS DOMINGOS
* Grupo Coisas do Brasil - Mús. MPB e Bolero
Das 17 às 19 horas – No Coreto da Praça Barão de Araras

* Grupo Reviver, das 19 às 22 horas, no Calçadão
* Cooperativa de Música Maestro Paulo Russo
(Banda Municipal), das 20 às 21 horas.
Local Coreto da Praça Barão de Araras


OS MEUS 10 MANDAMENTOS DO DÍZIMO

OS MEUS 10 MANDAMENTOS DO DÍZIMO


1º - Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo. Partilho com alegria, conforme manda meu coração, seguindo as palavras de São Paulo (2Cor 9-7);

2º - Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus. “O Senhor é meu pastor nada me faltará” (Sl 23). “que tens tu que não tenha recebido?” (São Paulo);

3º - Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo. “Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove? Só um voltou para dar glória a Deus?” (Lc 17,11-19);

4º - Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia, e sei que o dízimo é fonte de bênçãos.“Trazei o dízimo integral ao templo para que haja alimento em minha casa” (Ml 3,10) “Esta pobre viúva deu mais que todos os outros” (Lc 21,1-4);

5º - Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai; minha contribuição é prova de fé e de confiança. “Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo! Muito mais o Pai cuidará de vós” (Mt 6,25-31);

6º - Sou dizimista porque o partilhar mata o meu egoísmo. “Insensato, hoje morrerás. De que te valeu ter acumulado tantos tesouros” (Lc 12,16-21);

7º - Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade. “ Onde dois ou mais se juntarem em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20);

8º - Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade. “ tudo o que fizeste a um dos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes” (Mt 25,40);

9º - Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando desde já a vida plena. “vou preparar-vos um lugar” (Jo 14,1-5). “vinde, benditos de meu Pai...” (Mt 25,34);

10º - Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho no mundo inteiro.“Ide por toda a terra, pregai a Boa Nova, Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19-20; Mc 16,15). Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!

10 de jan. de 2010

SANTOS & FESTAS DO MÊS

                                                      (por J. Affonso)  
Neste mês comemoramos as seguintes datas: 1- Bem-aventurada Virgem Maria - Mãe de Deus, S.José Maria Tomasi; 2- S.Basílio Magno, S.Gregório Nazianzeno; 3- Santíssimo Nome de Jesus, Sta.Genoveva, Beato Ciríaco Chavara; 4- Sta.Farailde, Sta.Ângela de Foligno; 5- São Simeão Estilita; 6- Epifania do Senhor, Stos. Reis Magos, S.Carlos Sezze; 7- São Raimundo de Penyafort, S.José Tuân; 8- S.Pedro Tomás, Beato Eduardo Waterson; 9- Sto. André Corsini, Beato Antônio Fatati; 10- S.Guilherme de Bourges, S.Gregório; 11- Batismo do Senhor, S.Teodósio; 12- S.João de Ravena, S. Bernardo de Corleone;13- Sto. Hilário de Poitiers, Beata Verônica de Binasco; 14- São Félix de Nola, Beato Odon de Novara; 15- S.Mauro, Beato Jacó o Esmoler; 16- S.Marcelo-I; 17- Sto.Antão, S.Januário Sanchez Delgadillo; 18- Sta.Priscila, Beata M.Teresa Fasce; 19- S.João, S.Canuto-IV; 20- S.Sebastião, S.Fabiano; 21- Sta.Inês, S.João Yi Yun-il; 22- S.Vicente Palloti, S.Valério; 23- Sto. Ildefonso, S.Severiano; 24- S.Francisco Sales, Beata Mª. Poussepin; 25- Conversão de S.Paulo Apóstolo; 26- S.Timóteo, S.Tito, Sta.Paula; 27- Sta.Ângela de Mérici, Sto.Henrique de Ossó Cervelló; 28- Sto.Tomás de Aquino, S. José Freinademetz; 29- S.Gildas -o Sábio, Beata Boleslava Mª.Lament; 30- Sta.Jacinta Mariscotti, Sto.Adelmo; 31- S.João Bosco, Beata Luísa Albertoni. Dentre eles, destacaremos:

28 de janeiro - São Tomás de Aquino

Nasceu em um castelo próximo à cidade de Aquino, na Itália (1227 a 1274). De família nobre, entrou cedo para a ordem Dominicana. Não se sabe com precisão os acontecimentos da sua vida. As universidades surgem no século XII, e elas começam a ter forte atuação e influência. Cria-se um ambiente cultural nas capitais, em que irão atuar Alberto Magno e seu discípulo, São Tomás de Aquino. Há uma miscigenação cultural, pois os Sábios da Arábia vem para a Europa. São Tomás de Aquino entrou para a universidade de Nápoles, onde estudou filosofia. Sabia, falava e escrevia em latim fluentemente.

Escreveu um opúsculo quando ainda jovem, O ente e a Essência, entre os anos de 1252 e 1253. Aborda questões metafísicas, explicando o percurso da consciência humana entre a sensação e a concepção. São Tomás é famoso por ter cristianizado Aristóteles, à semelhança do que fez Agostinho com Platão, ele transformou o pensamento desse sábio num padrão aceitável pela igreja católica, E Tomás aplica o pensamento de Aristóteles na teologia. No Ente e a Essência, ele comenta obras como a Física e a Metafísica. E as observações sobre Aristóteles vão permanecer em todas as suas obras. Tomás de Aquino afirma que podemos conhecer Deus pelos seus efeitos, ele é o último em uma escala evolutiva, a causa de todas as coisas.

Virou professor, foi para Paris, onde escreveu comentários sobre a Bíblia. Nessa cidade passa uma parte da vida, onde escreveu as duas Sumas que compõe a sua obra: A Suma contra os gentios e a Suma teológica, mais diversos opúsculos. São obras teológicas, com muitos aspectos filosóficos. S. Tomás afirma que o homem possui uma capacidade, passada por Deus, de distinguir naturalmente o certo e o errado. Na Bíblia está escrito como viver segundo a vontade de Deus, e daí Tomás tira seus argumentos sobre a vida moral. Ele demonstra que não há conflito entre a fé e a razão. O conhecimento verdadeiro é uma adição da inteligência para o objeto a ser inteligido em si. Apesar de Deus ser a causa de tudo, ele não age diretamente nos fatos de sua criação. Mas a providência existe e governa o mundo, pois ele é absoluto e necessário. E a felicidade do homem só pode ser encontrada na contemplação da verdade.

A obra de São Aquino é imensa, alguns de seus trabalhos foram escritos por ele mesmo, outros ditados e outros ainda reportados. Aristóteles disse, e isso foi comentado por S.Tomás, que o homem tem a sensação em comum com os animais, que sentem de maneira perfeita. A memória nasce pelo acúmulo de lembranças, e a lembrança nasce da experiência. Mas o homem se eleva ao raciocínio e produz a arte. A filosofia é um conhecimento das causas dos fenômenos. Assim a filosofia deve considerar o senso comum e tem um aspecto coincidente com a teologia: seu saber provém da Sabedoria divina. Então, em menor grau o saber popular também. Mas a sabedoria divina deve ser procurada através da fé, dizia Tomás, e isso é comum entre os teólogos. Ele distingue na natureza o ser real e o ser da razão. O ser real existe independente de qualquer consideração da razão. O ser da razão é aquele que apesar de existir em representação, não pode ser independente do pensamento de quem o concebe. Assim a lógica humana só existiria no conceito, e não na realidade. Por outro lado, a alma é imortal, pois é imaterial, e tudo que é imaterial é imortal.

Para Tomás, o conhecimento passa por vários graus de abstração cujo objetivo é conhecer a imaterialidade. O primeiro esforço da existência abstrativa consiste em considerar as coisas independentemente dos sentidos e da noção que tiramos dele. O segundo esforço consiste em considerar as coisas independentes das qualidades sensíveis. No terceiro esforço tem que se considerar as coisas independentes do seu valor material. Assim chega-se ao objeto metafísico, que é imaterial, espiritual.

Na Suma contra os Gentios faz uma exposição completa da religião católica, identificando o que há de verdade nela. Gentios eram os pagãos e os maometanos. Essa suma trata de Deus e suas obras, da fé no mistério da santíssima trindade, da encarnação, dos sacramentos e da vida eterna. Deus é a verdade pura, sem falsidade vontade que existe em si e para si e neste processo estende sua vontade para o que não é a sua essência. O que não é sua essência seriam só as coisas percebidas, pois Deus é tudo. Não tem ódio, não quer o mal, sua potência indica-se com a sua ação, mas ele não pode tudo. Santo Tomás de Aquino faz a distinção entre a filosofia e teologia. E as criaturas não existem desde sempre. Ele descreve o momento em que se inicia uma vida, quando mostra como a alma se junta ao corpo. É uma grande obra, que influenciou e influencia até hoje todos os católicos, além de filósofos e outros estudiosos.     

SEÇÃO CULTURAL

SEÇÃO CULTURAL
(dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.) 
Por Rochele P. Pagotti


UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE
Filme em que Skeeter Bronson (Adam Sandler) trabalha num hotel como servente. Ele tem o costume de contar histórias que ele mesmo inventa para seus sobrinhos dormirem. Tudo muda quando essas histórias começam a se tornar realidade misteriosamente. Ele tenta tirar vantagem do fenômeno, incorporando suas próprias aspirações em histórias cada vez mais bizarras, mas são as contribuições inesperadas das crianças que viram a vida de Skeeter de cabeça para baixo. Um bom divertimento nas férias.


MANIA DE EXPLICAÇÃO - ADRIANA FALCÃO

Era uma vez uma menina que gostava de inventar explicação para cada coisa do mundo. Ela achava o mundo meio complicado e achava que se simplifica-se as coisas em sua cabeça seria mais fácil e legal. Ilustrações de Mariana Massarani. Este livro é maravilhoso e encanta crianças e adultos. Vale a pena ler este livro.





CARTAS ENTRE AMIGOS: FÁBIO DE MELO E GABRIEL CHALITA

A amizade verdadeira é a excelência moral perfeita, apregoava Aristóteles. O filósofo grego creditava à amizade as razões para entender que ninguém é feliz sozinho. Os amigos encontram-se, descobrem-se e amadurecem juntos. Este livro, que reproduz 18 cartas trocadas entre o educador Gabriel Chalita e o padre Fábio de Melo, registra uma amizade no ápice da maturação. A correspondência aqui apresentada iniciou-se no final de 2008. Na época, Chalita, eleito vereador mais votado do Brasil, preparava-se para assumir seu mandato na cidade de São Paulo. Já o sacerdote enfrentava o fim de uma temporada de 120 shows, na qual seu CD se tornou o mais vendido no país. Num momento atribulado de suas vidas, ambos se deram o direito de parar para escrever. E fizeram mais: escreveram em parceria, o que resultou neste diálogo poético, em que dividem aprendizados de vida com plena generosidade - como só amigos fraternos são capazes de fazer.

UP - ALTAS AVENTURAS
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.  

A Feminilidade e a Sensualidade

A Feminilidade e a Sensualidade
- por Manuela Melo *

Parece-me que os conceitos sobre “feminilidade” e “sensualidade” estão se misturando de tal forma em nossa sociedade, que as pessoas encontram dificuldades para diferenciá-las. Pesquisando, encontramos no dicionário Aurélio:


Feminilidade = s.f. Qualidade, caráter, modo de ser, de viver, de pensar, próprio da mulher. Sensualidade = s.f. Propriedade do que é sensual. Inclinação pelos prazeres dos sentidos; amor das coisas ou qualidades sensíveis. Sensual = adj. Relativo aos sentidos. Que satisfaz os sentidos: prazeres sensuais.

Gostamos muito da definição dada pela Igreja sobre a sexualidade humana de acordo com o Conselho Pontifício para a Família: "Sexualidade humana: verdade e significado". Veja como a instituição criada por Cristo a vê: Há que salientar a importância e o sentido da diferença dos sexos como realidade profundamente inscrita no homem e na mulher: «a sexualidade caracteriza o homem e a mulher, não apenas no plano físico, mas também no psicológico e espiritual, marcando todas as suas expressões». Não se pode reduzir a sexualidade a um puro e insignificante dado biológico, mas, como nos diz a Igreja, é «um componente fundamental da personalidade, na sua maneira de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, exprimir e viver o amor humano».

Importante entender que a resposta sexual não se limita ao comportamento sexual, mas a toda forma de sentir, pensar e desejar. Sexualidade envolve o homem total. Faz parte da constituição essencial da pessoa humana e é algo determinante. É a partir da sexualidade que nos relacionamos com o mundo. Homens e mulheres pensam, agem e sentem de forma diferente. E como diz diácono Nelsinho Corrêa: “Diferenças não são barreiras, são riquezas”. E isso é verdade. Homens e mulheres são diferentes porque são complementares, um não é melhor do que o outro. Homens e mulheres devem ser iguais no direito à oportunidade de desenvolver plenamente sua potencialidade, mas, definitivamente, não são idênticos na sua capacidade inata.

Ao mesmo tempo que a sexualidade é parte constitutiva da nossa essência, não se trata de algo pronto, mas que, como tudo em nós, precisa ser desenvolvido até o último dia de nossas vidas.

Falamos especialmente para as mulheres: não tenhamos medo de assumir a nossa essência, sendo cada dia mais femininas. Não gastem energia querendo e buscando ser melhores que os homens, querendo e buscando provar o seu valor. Somos diferentes e cada um de nós tem valor e dignidade próprios pelo simples fato de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus. Ser mulher é dom, é graça!

Uma coisa, no entanto, temos que entender: ser feminina e ser sensual são coisas distintas. Na sensualidade existe um contexto biológico. Especialmente no período fértil, nos sentimos mais bonitas, sentimos vontade de nos vestir e de nos arrumar melhor, e assim por diante. São reações hormonais que têm como objetivo a procriação, então, o corpo se prepara para conquistar o homem por estar pronto para gerar uma vida. Muitas vezes, agimos assim sem nos dar conta disso. Além disso, a nossa sociedade, que tanto banaliza a sexualidade humana, incentiva por todos os meios possíveis a sensualidade, e nisso há uma imensa indústria que visa apenas o lucro. Posso citar também o fato de que todo ser humano traz dentro de si um impulso natural para o prazer, e a sensualidade gera na mulher uma elevação na autoestima, a faz sentir-se mais bonita, mais “poderosa”.

Reflitamos sobre o aspecto da visão da Igreja. Sexualidade não é algo apenas biológico, é bem mais do que isso. Quando nos deixamos levar por uma sexualidade sem sentido, como algo apenas biológico, o resultado quase sempre é o vazio. E a pessoa, geralmente, se torna prisioneira da sensualidade por uma necessidade de afirmação pessoal e, assim, o vazio tende a só aumentar.

É próprio da mulher o querer andar bem vestida, bem arrumada. Ser cristã não significa vestir-se de forma desleixada, por exemplo. Mas é ter consciência de que a verdadeira beleza vem do nosso interior. É ter consciência do nosso valor e dignidade de filhas de Deus e não nos deixar levar unicamente pelos sentidos, por nosso instinto sexual. Somos bem mais do que isso. Ser feminina não significa andar com roupas extremamente curtas, justas ou coisas semelhantes. Quanto mais o nosso exterior for um extravasamento do nosso interior, tanto mais bonitas e femininas seremos.

Com isso, não estamos negando a sexualidade nem a colocando como algo negativo, proibido. A nossa sexualidade faz parte do nosso ser, mas não somos apenas sexo. Nossa sexualidade, quando é vivida com dignidade, nos faz sentir plenos, completos, realizados.

O se deixar guiar e conduzir pela sensualidade, reflete, na maioria das vezes, a necessidade de afirmação pessoal, por um desconhecimento da beleza interior e até mesmo exterior que se tem. Muitas vezes, nos deixamos impregnar por uma imagem ideal: a transmitida pela mídia, mas que é uma beleza estereotipada, vazia. /reforçamos: mulheres, não tenham medo de assumir a sua essência, e assim, ser cada dia mais femininas. Valorizem o dom que é ser mulher. Deixem fluir a beleza interior!

* Manuela Melo é Psicóloga e Missionária da Comunidade Canção Nova, formada em Psicologia, com especialização em Logoterapia e MBA em Gestão de Recursos Humanos (psicologia@cancaonova.com)

SEÇÃO CULINÁRIA

                                                                 (por Beth Affonso)  
Comecemos o ano com deliciosas e fáceis receitas! Aproveitem essas Férias!!! Façam essas 2 receitinhas super simples e que todos irão se deliciar!

PÃO DE QUEIJO

Ingredientes:
01 caixinha de creme de leite 200grs.
01 copo de polvilho doce / 01 copo de queijo ralado
01 colher de chá de ‘fondor’ para salada.
Preparo:
Aqueça o forno!!!
Misture todos os ingredientes em uma tijela, faça bolinhas e coloque em forma untada com óleo. Leve para assar até ficarem douradas.
Dicas:
- O copo para a media é o de “requeijão”.
- O queijo ralado pode ser aquele comprado pronto, bem simples, mas se preferir pode colocar mussarela com provolone, só que, sem dúvida, o queijo de pacotinho bem raladinho deixa o pãozinho bem mais gostoso.
- Caso não tenha fondor, use sal mesmo!
- Mas vc já experimentou usar o fondor no lugar do sal, para temperar salada de alface, ou colocá-lo na batata frita??? Experimente é uma delicia!!!
* Rendimento: 25 bolinhas!!!

SORVETE CASEIRO

Ingredientes:
½ litro de leite integral
01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de sabor
01 colher de chá de liga neutra
01 colher de chá de emulsificante
Preparo: - Bata tudo no liquidificador (menos o emulsificante), coloque em uma tigela e leve ao freezer e espere endurecer um pouco / Depois retire do freezer e bata na batedeira com o emulsificante por 10 minutos. Leve ao freezer.
Dicas: - A liga neutra, o emulsificante, e o sabor é comprado em lojas especializadas (Zaqueu, Mari, Rosefestas, etc).
- O sabor e a criatividade fica a seu critério. Existem muitos sabores, o rendimento é excelente.
- Rende mais que 2 litros de sorvete.
- Se preferir, deixe o sabor p/ ser colocado ao final, no ultimo no momento em que for bater na batedeiras, pois assim poderá até dividir a massa e até fazer 2 sabores, ok!!!  

SEÇÃO FAMILIA

FÉRIAS SEGURAS     por Norival e Neiva Guadaghin


Se você ou sua família pretende sair de férias nesta temporada, saiba em primeiro lugar que a legislação trabalhista no Brasil, privilegia a família. Isso quer dizer que se o casal trabalha na mesma empresa, as férias deverão ser gozadas no mesmo período. E, para que as férias sejam, também, completas, o casal deverá contar, também, com as bênçãos de Deus.

Abaixo estão algumas dicas para que suas férias sejam um sucesso!

1- Regra básica: tenha consciência de que acidentes podem ocorrer!

2- Consciente da regra, saiba que você pode evitá-los!

3- Não aja de maneira impulsiva e precipitada. Atos e comportamentos de risco podem provocar acidentes

4- O risco não deve ser temido, mas identificado para ser controlado.

5- Procure conhecer as características da atividade e dos equipamentos para evitar o manuseio errado e o surgimento de falhas mecânicas.

6- Faça um plano claro, defina os procedimentos básicos e os riscos que pode enfrentar

7- Procure empresas e equipes de apoio qualificadas.

Lembre-se: sua segurança é o seu maior patrimônio!

SEÇÃO SAÚDE

MENINGITE      por Angélica O. Ponte


Meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal).


Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias.

Dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca, prostração e febre alta são alguns dos sintomas característicos do quadro de meningite.

O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados.

Entretanto, a bacteriana (causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos) é altamente contagiosa e geralmente grave , devendo ser tratadas imediatamente com antibióticos.

A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de uma pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório.

Dentre as formas para se diminuir as chances de adquirir a doença está a de evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados. Manter o sistema imunológico fortalecido (alimentar-se bem) e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença.

E lembrar-se sempre: Nunca usar remédios sem prescrição médica.
Fonte: www.brasilescola.com

FÉ E POLÍTICA

CONTINUEMOS DE OLHO!!!
(por Eder Muller e Jean Carlo)


Queridos irmãos em Cristo, estamos iniciando um novo ano! O que será que nós, cristãos, estamos aguardando? Esperançosos e cheios de fé por um mundo sempre melhor para as nossas futuras gerações, devemos estar sempre firmes no amor de Cristo e sempre de olho, analisando o contexto Político Nacional, Estadual e Municipal. Neste ano teremos eleições para Presidente, Governadores, Senadores e Deputados Estaduais e Federais! Mais uma vez, temos que ficar atentos, principalmente para as propostas de projetos atuantes. Elas devem, de fato, ajudar o nosso povo e a nossa família. Este ano o que vimos de corrupção e gastos desnecessários do dinheiro publico foi demais! E o pior, sem explicação alguma a nós... Houve “dinheiro na cueca”, dinheiro na meia e o povo, como sempre, sem um tostão! Por isso vamos ficar de olho.


Em nossa Cidade, há a expectativa de haver ou não novas eleições para prefeito. Provavelmente a decisão deverá sair em fevereiro. Daí, saberemos se o Prefeito afastado voltará ou se haverá nova eleição.

Do jeito que está não podemos ficar! O povo quer e precisa de um governante eleito pelo voto do povo! Voto esse que dá legitimidade aos anseios políticos e programa de governo. O voto é o poder emanado pelo povo onde realmente o Prefeito se torna uma autoridade constituída. E quanto aos candidatos? Bem, como sempre, devemos analisar, antes das eleições, se eles se mostram e discutem seus planos e projetos de governo. Somente assim para podermos fazer uma boa escolha! E quanto ao nosso legislativo este ano? Um ano já se passou. Será que vimos vereadores com projetos que realmente atinjam as necessidades do povo Ararense? Pense bem! Por essa razões, sempre devemos ficar olho!

Também precisamos ter gente do nosso povo lá! Pois, enquanto tivermos Políticos que não conhecem a realidade que o povo vive, não sairá, nunca, bons projetos!!!

Vamos acompanhar! As sessões da Câmara Municipal é transmitida pela internet e pela nossa Radio Católica Araras FM 107.7. Comecemos esse novo ano acompanhando as ocorrências, tirando nossas conclusões e fiquemos de olho!

SOU CATÓLICO, VIVO MINHA FÉ

ANO LITÚRGICO      (por Isabel Pegoraro)   


É o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica. O 34º Domingo do Tempo Comum é sempre marcado pela “Festa de Cristo, Rei do Universo” e foi comemorado, neste ano, no dia 22 de novembro de 2009. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925. A Solenidade de Cristo Rei leva-nos a refletir sobre como podemos manifestar ao mundo tal realeza. Fica evidente que isso se faz repetindo os gestos de Rei Senhor Jesus: A doação total de si mesmo e o acolhimento do outro, seja ele quem for. A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé celebramos o Ano Litúrgico que foi organizado para manter viva a memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa e da comunidade. O Ano Litúrgico é a maneira como a Igreja organiza e celebra os acontecimentos mais importantes do mistério Pascal de Jesus, que são distribuídos em três anos: A, B e C, perpetuando-se no tempo. O Ano Litúrgico é diferente do Ano Civil. Este é dividido em 12 meses, e o Ano Litúrgico é composto de dois grandes ciclos; o do Natal e o da Páscoa, intercalados pelo Tempo comum. Inicia-se no 1º Domingo do Avento e encerra-se na Festa de Cristo Rei.


Fazem parte do Ano Litúrgico:

Advento: Período de 4 semanas que antecede o Natal. Cor: roxo ( 3º domingo usa-se cor rosa)

Tempo Comum : dois períodos : O primeiro vai do Batismo do Senhor até o início da quaresma; o segundo recomeça depois de Pentecostes e vai até as vésperas do 1º domingo do Advento cor :verde e em algumas solenidades o branco, ao celebrar a memória de algum mártir, usa-se o vermelho

Quaresma: Período de 40 dias que vai da 4ª feira de Cinzas até à 4ª feira da Semana Santa. Cor: Roxo

Tempo Pascal: É o tempo que vai desde o domingo da Páscoa até Pentecostes. É como se fosse um “grande domingo”onde se celebra, com alegria, a Ressurreição de Cristo. Cor: branco.

Pentecostes: Celebra-se 50 dias após a Páscoa. É o grande dia da vinda do Espírito Santo, que lança a Igreja de Jesus Cristo, de maneira grandiosa, para a missão. Cor: vermelho (é a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão)

SINAIS PARA DISCERNIR A VOCAÇÃO SACERDOTAL



SINAIS PARA DISCERNIR
A VOCAÇÃO SACERDOTAL
 - por Prof. Felipe Aquino

De vez em quando um jovem me escreve e pergunta como discernir se ele tem ou não vocação para o sacerdócio. Tenho analisado esta questão e respondido a eles mais ou menos como se segue. Talvez essa reflexão, que é apenas minha, e pode estar sujeita a erro, possa ajudar a você jovem meditar sobre esta grande questão. Saiba entretanto, que você vai precisar de um bom orientador espiritual, um padre ou um leigo experiente para te ajudar.

Penso que alguns sinais que indicam que um jovem tem vocação ao sacerdócio sejam esses:

1 - Ter vontade de entregar a vida totalmente a Deus, sem guardar nada para si; ser como Jesus, totalmente disponível ao Reino de Deus, por toda a vida.

2 - Desejar trabalhar como Jesus pela salvação das almas, sem pensar em um projeto para a “sua” vida. Entregar a vida totalmente nas mãos de Deus. Desenvolver seus talentos para o bem das pessoas.

3 - Desejar não se casar para servir somente a Deus, por toda a vida; estar totalmente livre só para Deus.

4 - Gostar de rezar bastante, pois sem isso não se sustenta uma vocação sacerdotal; o demônio tem muitas razões para tentar um sacerdote, aquele que lhes arrebata as almas.

5 – Amar a Igreja de todo o coração, tê-la como Mãe e Mestra; amar o Papa, os Bispos, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, os Sacramentos, a Liturgia e tudo o que faz parte da nossa fé católica.

6 – Desejar viver uma vida de oração, penitência, na simplicidade, na pobreza evangélica, na humildade, no escondimento, na pureza, na bondade, na obediência irrestrita aos superiores, servindo a todos e não sendo servido.

7 – Estar disposto a obedecer o seu Bispo ou seu Superior a vida toda, qualquer que seja a decisão dele sobre você. Ser fiel à Igreja e a seus pastores, nunca ensinando algo que não esteja de acordo com o Sagrado Magistério da Igreja, dirigido pelo Papa.

8 - Amar a Bíblia e gostar de meditá-la todos os dias. Desejar estudar teologia, filosofia, e tudo o mais que o Magistério Sagrado da Igreja nos recomenda e ensina. Desejar ser fiel à “são doutrina da fé” (cf. Tt 1,9).

9 – Desejar conhecer, amar, viver e ensinar tudo o que ensina a Santa Mãe Igreja, especialmente o que está contido no Catecismo da Igreja Católica aprovado pelo Papa.

10 – Estar disposto a dar até a vida pela Igreja, pelas almas e por Jesus Cristo.

Talvez eu tenha sido um pouco exigente; mas para aquele que deseja ser um Sacerdote do Deus Altíssimo, creio que não se pode pedir menos do que isso. A propósito, lembro a frase de Dom Bosco: “Não há maior graça para uma família do que um filho sacerdote”.

NOSSAS COMUNIDADES








Projeto Madalena Canossa:
 doações de sacolinhas





Doação de livros às meninas do Projeto Madalena de Canossa. Doadores: Alunos do Colégio Canossianas





Churrasco e confraternização Gr. Jovens (N.Sra.Dores)










Missa Celebração Natal (N.Sra.Dores)







Confraternização dos Colaboradores da Quermesse (S.Judas Tadeu)






 Encerramento Catequese - dia 05/dez. (S.Judas Tadeu)