ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

17 de fev. de 2010

EDITORIAL (fev./2010)

EDITORIAL      por Olívia M. Campagna
           Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, já estamos em fevereiro. O ano passa muito depressa, tempo de Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. Neste Carnaval, vamos nos unir em muita oração, para que o Espírito Santo ilumine nossos jovens e todos os que gostam de se "divertir". Que realmente se divirtam, levando no coração de cada um a presença de Deus. Com certeza, assim, teremos um feriado de carnaval para descansar e se divertir. Parece utopia dizer isso, mas como seria bom se isso acontecesse.
           Na Quarta-feira de Cinzas, inicia-se a Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Essa data é comemorada desde o século IV.
           Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa, fazendo uma boa reflexão à conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nós somos convidados a fazermos uma comparação entre nossas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. Devemos intensificar a prática dos princípios essenciais de nossa fé com o objetivo de sermos uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
            A Campanha da Fraternidade de 2010 tem como tema “Fraternidade e Economia”, e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), quando falamos em economia logo vem em mente dinheiro.
           Não pensemos somente no dinheiro! Outras coisas devem ser economizadas: orgulho, ganância, egoísmo, inveja...
           Em contrapartida, nunca devemos economizar amor, caridade, otimismo...
            Vamos abraçar essa causa que é de todos (ou pelo menos deveria ser). Como bons Cristãos, devemos nos conscientizar dos problemas de nossos irmãos e cobrarmos providências de nossas autoridades. Para todos um bom carnaval!!
          Que Nossa Senhora Aparecida cubra-nos com seu manto sagrado, derramando muitas graças e bênçãos! E que Deus nos abençoe!!!!  

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA - 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA                                                       (por J. Affonso)

          A Campanha da Fraternidade deste ano de 2010 é ECUMÊNICA e tem como tema: "Economia e Vida" e como lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", frase extraída do Evangelho de São Mateus.
         A Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade desde 1964. Este ano de 2010 será a terceira Campanha Ecumênica. As primeiras foram em 2000 e em 2005.
         Este tema foi escolhido a partir de sugestões nascidas da consciência cristã das Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Segundo o secretário-geral do CONIC, Rev. Luiz Alberto (da Igreja Anglicana): "o objetivo da Campanha Ecumênica de 2010 é unir as Igrejas Cristãs e a nossa sociedade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz".
            Na Bíblia, os pobres e necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões de políticas públicas. Reverter essa situação de extrema necessidade é obrigação inadiável de uma sociedade como a nossa. A CF 2010 quer contribuir e equacionar essa relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital, e avaliar criticamente esse sistema dominante e suas opções.
           O TEXTO-BASE da Campanha faz-nos refletir que a economia existe para a pessoa e para o bem comum da sociedade e, não o contrário, a pessoa para a economia. O lema da Campanha, a afirmação de Jesus registrada em Mt 6,24, nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a rendição diante do dinheiro, visto como valor absoluto dirigindo a vida. O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absoluto das decisões dos indivíduos e dos governos. O dinheiro "deve ser usado para servir ao bem comum das pessoas, na partilha e na solidariedade". Toda a vida econômica deveria ser orientada por princípios éticos. A medida fundamental para a sustentação de qualquer economia é um sistema que cria reais condições de segurança e oportunidades de desenvolvimento na vida de todas as pessoas, desde os mais pobres e vulneráveis. Contudo, o capitalismo selvagem trabalha no sentido oposto. Não se importa com a destruição da natureza ou com o fato de que está tornando sistêmica a miséria de milhões de famílias...           
                 O CARTAZ da Campanha nos remete a um desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida. Fundo escuro evocando a penumbra de um templo. Mãos em oração: súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelando o drama do ser humano, que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. As preces são dirigidas a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai? O dinheiro é necessário neste mundo, onde tudo se compra e se vende. Precisamos dele pra comprar alimentos, roupa, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer.
                    O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda ou pelas promoções de fim-de-semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo. O Cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. Ponha a sua confiança em Deus. Fuja da ganância e do egoísmo. Cultive sentimentos de fraternidade. Contribua com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário!            

MENSAGEM DO PÁROCO

TODOS NECESSITAMOS DE MUDANÇA DE VIDA
             
 Você nota uma disposição cada vez maior entre o conhecimento e a formação humana e a religiosa por outra parte? A maior parte dos cristãos não sabe dar razão à sua fé, e nem as exigências que ele implica. Satisfazem com as práticas religiosas e os seres humanos, bons que são, não se sentem urgidos a mudarem de vida. Sua atitude passiva não o deixa aprofundar em sua formação. Não querem complicar-se com a vida. Preferem sua comodidade e defendem, com escusas, justificando-se interiormente (não tenho tempo. Neste mundo há quem o regule, como não roubo e nem mato, já sou bom). A indiferença de cristãos entre um no meio de tantos, salva-se grandes problemas, conscientes ou não, de que necessitam de mudança de vida, em sua formação e em sua vida toda. Não se analisam seriamente. A diferença de gerações, tradições e culturas e o grande interesse que faltam o inibe para a transformação.
             Os maiores estão assolados e aferrados, a estrutura e idéias, mais ou menos fixas, que os impedem de mudar radicalmente o problema. Para eles qualquer tempo passado foi melhor. Todo cuidado é bom para que na mudança não haja extremos do legalismo; a religião de um humanismo desprovido do diálogo consigo e com Deus. Assim vemos que a cerimônia de imposição de cinzas não é algo mágico, algo que agiria em nós sem ter em conta que é preciso uma disposição interior, uma conversão, ou não reduzir a missa ao sacramental dentro do sentimentalismo religioso. Pode alguém dizer: não confesso, não comungo, não rezo, porque não sinto nada. Não recebo as cinzas porque não sinto nada.
                   A prática cristã é quantitativa, onde a prática conta-se em números de vezes que recebo e esqueço de perguntar como tenho praticado.
                  Então quarta-feira de Cinzas é o convite a nós cristãos para o grande retiro de quarenta dias e, para ficar melhor o convite, é a conversão. Vamos dar uma olhada em como viver esta quaresma. Se olharmos na Bíblia, os primeiros convertidos são os homens que mudaram o rumo de suas vidas com sua interação com Deus (Abraão, Moisés, Davi, Isaías, Jeremias). A palavra de Deus falou alto no seu egoísmo e em seu paganismo. Os profetas insistem numa conversão interior, rasgar o coração duro, revestir-se com um coração novo.
                Vamos, renovados, para celebrar a Páscoa com Jesus e dizer neste dia Feliz de passagem. Feliz Páscoa para nós todos!
                                                                                 (Pe. Pricilio Jerônimo)

AGENDAS & CONVITES (fev./2010)

AGENDA - FEV./2010

02- 19h30 - Missa e Bênção das Velas - B. Jesus

03- 07h - Missa e Bênção da garganta - N. Sra. Dores
15h - Missa e bênção da garganta - S.Judas
19h - Missa e bênção da garganta - B. Jesus
05- 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
06- 08h às 11h - Inscrição p/ Catequese - S.Judas
Projeto: “Venha ser Coroinha” (início) - N. Sra. Dores
07- 11h - Batizado - S.Judas
Encontro Pré-Adolescentes - p/que já fez 1ª Eucaristia (início) - N. Sra. Dores
08- Retorno Projeto Madalena Canossa - N. Sra. Dores
08 a 12/02 - Inscrição p/ a Catequese - N. Sra. Dores
11 e 12 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
11- Curso de preparação para o Batismo - S.Judas
12- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
Curso de preparação para o Batismo - S.Judas
13- Inscrição Curso Noivos (9h às 11h, e 20h15), logo após a missa - B.Jesus
Inscrição para Catequese - 08:00h às 11:00h - S.Judas
20h às 23h: Carnaval Cristão - Salão Canossianas (Entrada Franca) - N. Sra. Dores
11h às 15h - Festa da Pizza - B. Jesus
14- Carnaval Cristão - Quadra INSA (19h30 às 22 h) - Entrada Franca (Insa)
16- 8h às 12h - Carnaval Cristão/Manhã Espirit. c/Café-da-manhã - Orat. S.Luiz
17, 19 e 20 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
17- 07h - Missa e bênção de cinzas - N. Sra. Dores
15h - Missa e bênção de cinzas - S.Judas
19h - Missa e bênção de cinzas - B. Jesus
19- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
20- Inscrição Curso Noivos (9h às 11h, e 20h15), logo após a missa - B.Jesus
08h - Início da Catequese - S.Judas
26- 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
28- 11h - Batizado - B. Jesus
01/mar - 20h. - Reunião Pauta - Gr. Pascom


CONVITES E AGRADECIMENTOS - FEV./2010

Participem do Carnaval Cristão

“CARNAVAL CRISTO TEM PODER” (Entrada Franca / Animação: Missão Frutos do Senhor)
Dias 13, 14 e 16 de fevereiro (ver Seção Agenda Paroquial)


Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!!

(Confirme na seção Agenda Paroquial)


Ajude o Projeto Madalena de Canossa: Colabore! Doe! Ajude pessoas a mudarem uma realidade! “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
 
Venha ser coroinha! Precisa-se de coroinhas! – Compareçam na Comunidade N. Sra. Dores no dia 06/02 – Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas.
 
Quando oferecemos o dízimo, por amor a Deus, o céu se abre e muitas bênçãos são derramadas. O amor de Deus invade todo o nosso ser, transcendendo o visível, fazendo-se percebido nas ações mais condizentes com o cristão: de fraternidade, justiça, paciência, humildade, alegria, coragem, fortaleza.  Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!  

Jubileu de Ouro da Paróquia Senhor Bom Jesus

Jubileu de Ouro da Paróquia Senhor Bom Jesus                     (Equipe de Liturgia)

             No dia 28 de março de 1960, nossa Paróquia iniciava suas atividades sob a responsabilidade do Pe. Dorival Lanza que permaneceu até 13 de junho de 1961. O sonho do Sr. Francisco Buzolin estava realizado desde 1934, quando aconteceu à primeira festa. A comunidade nascia, mas pertencíamos à Igreja Matriz. Somente a partir de 1960 passamos a ser Paróquia.
              Hoje, cinqüenta anos se passaram, temos muito que comemorar. Passaram por aqui muitos padres e pessoas que doaram suas vidas. Muitas até hoje trabalham em prol de nossa comunidade!
            Comemoramos essa linda data com o lançamento de um símbolo comemorativo.
            Pão e vinho. Mesa Sagrada. Serviço e Missão. Analisando o símbolo, constatamos a representatividade do Projeto de Deus em nossa vida. Vemos os frutos da sagrada Eucaristia, o Pão e o Vinho transfigurados em Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus, que nos remete ao Ano Eucarístico, momento que estaremos vivenciando.
           Percebemos, ainda, que são os frutos da vida e do trabalho, e estão amparados por uma espécie de âmbula que se encontra sobre a mesa, remetendo-nos ao serviço. A mesa, em madeira, nos faz refletir sobre os aspectos de nosso ano Sacerdotal o qual também estamos atravessando.
           Por fim, podemos observar uma faixa e um logotipo comemorativo pelas Bodas de Ouro de nossa Paróquia, ou seja, a comemoração pelos 50 anos de elevação à Paróquia.
           Esses três momentos, que por nós serão bem vividos, nos trazem muitos sentimentos e recordações. Lembranças de um passado histórico muito importante, e que tanto nos serviu de exemplo como lição de vida para todos.
          Que Nosso Senhor Jesus Cristo, filho da Virgem, das Dores, Mãe Aparecida, nos ilumine nos caminhos da Paz e da União. Amém.
         A cada sábado a liturgia ficará sob a responsabilidade das pastorais que, juntamente com as Paróquias da cidade, irão prestar uma singela homenagem a nossa Paróquia.
         Você, paroquiano ou freqüentador de nossa Paróquia e nossas Comunidades, venha participar dessa festa que se iniciará no dia 06 de fevereiro, às 19h, sob a responsabilidade das Pastoral Vocacional, Saúde e Ministros Leigos. Também convidamos vocês a participarem, no dia 27 de março, às 19h, da Missa em Ação de Graças do nosso Jubileu. Participem!

SANTOS & FESTAS DO MÊS

                                                                                             por Angélica O. Ponte
                  Neste mês comemoramos as seguintes datas:
1- Sto. Henrique Morse, Sta. Viridiana; 2- N. Sra. Candelária, S.Cornélio; 3- S. Brás; 4- Sto. André Corsini, S.João de Brito; 5- Sta. Águeda/ Sta. Adelaide de Bellich; 6- S. Guarino, S.Paulo Miki e companheiros Martires; 7-S.Ricardo; 8- Sta.Josefina Bakhita, S.Nicetas; 9- S.Miguel Febres, S. Nicéforo; 10- Sta.Escolástica; 11- N.Sra.Lourdes (1858); 12- Sta.Eulália, S.Bento de Aniane; 13-S.Martiniano; 14- S.Cirilo, S.Metódio, S.João Batista Conceição; 15- S.Cláudio de La Colombière; 16- Sto. Onésimo; 17- Os Sete Santos Servitas; 18- S.Teotônio, S. Simão; 19- S. Conrado, S.Beato de Liébana; 20- Beatos Francisco e Jacinta, Sto. Euquério; 21- S. Pedro Damião; 22-Festa da Cátedra de S.Pedro; 23- S.Policarpo, S. Sereno (O jardineiro); 24- S.Sérgio, S. Montano e Companheiros; 25- S.Tarásio, Cesário Nazianzeno; 26- S.Porfírio, S. Vítor de Arcis; 27- S.Gabriel das Dores, S. Leandro; 28- S.Romão, S.Lupicinio, Sto. Osvaldo. . Dentre eles destacamos:

São Brás
- dia 03 de fevereiro
Nasceu em Sebaste, Armênia, no final do século III. Foi um ótimo médico, prestava serviços à sociedade. Entrou em crise. Como nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus, ele foi se abrindo, se evangelizando e buscando a Deus. A sua vida sofreu uma guinada: mudança não somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico. Foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à sua fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja preferiu renunciar à própria vida. Em 316 foi degolado. Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança. Peçamos a sua intercessão para que a nossa mente, a nossa garganta, nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus que é amo

Santa Escolástica
 - dia 10 de fevereiro
Neste dia recordamos o testemunho daquela que foi irmã gêmea de São Bento (que nasceram em 480, em Núrsia, na Itália). Ela começou a seguir Jesus muito cedo. Mulher de oração, sempre foi acompanhando o irmão por meio de intercessão. Ao falecer seus pais, ela deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era sua amiga de confiança e também seguidora de Cristo, foi ter com São Bento, que saiu da clausura para acolhê-la. Com alguns monges eles dialogaram e ela expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas. Anualmente eles se encontravam dentro da propriedade do mosteiro. Certa vez, num último encontro, a santa, com intimidade com Deus, teve a revelação de que a sua partida estava próxima. Então, depois do diálogo e da partilha com seu irmão, ela pediu mais tempo para conversar sobre as realidades do céu e a vida dos bem-aventurados. Mas São Bento, que não sabia do que se tratava, por causa da regra, disse não. Ela, então, inclinou a cabeça, fez uma oração silenciosa e o tempo, que estava tão bom, tornou-se uma tempestade. Eles ficaram presos no local e tiveram mais tempo. A reação de São Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”. Passados três dias, São Bento teve a visão de uma pomba que subia aos céus. Era o símbolo da partida de sua irmã. Não demorou muito, ele também faleceu. 

SEÇÃO CULTURAL

                                                                               por Rochele P. Pagotti
APROVEITE O CARNAVAL:

07/02 - Pré-Carnaval: participação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo (banda), Grupo Chorinho do Barão, Grupo Coisas do Brasil e Grupo Reviver, tocando marchinhas de Carnaval

Após 14 anos, Araras terá Carnaval de Rua. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro a Praça Barão de Araras será palco do desfile de duas escolas de samba e cinco blocos. A festa ainda contará com animação de banda e duas matinês, nas tardes de domingo e terça-feira.

E mais:
13/02 (Sab.) 20h - Desfile e Banda / 14/02 (Dom.) 15h - Matinée
14/02 (Dom.) 20h - Banda (marchinhas) / 15/02 (2ª.F.) 20h - Desfile e Banda
16/02 (3ª.F.) 15h – Matinée

* após os desfiles, sábado e segunda-feira, haverá apresentação de banda até meia-noite, no palco montado entre a Escola Zurita e o Calçadão. Neste mesmo espaço acontecerão as matinées e o baile de marchinhas, no domingo.

Acampamento de Carnaval (Formação e Diversão) :

Ser católico não é sinônimo de ser 'careta', como dizem algumas pessoas. Quer viver uma experiência de alegria sadia? Participe do Acampamento de Carnaval 2010, que vai ser realizado de 12 a 17 de fevereiro, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP)

Com o tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4), o evento vai contar com oração, adoração, meditação da Palavra, shows, luau e grupo de oração. Tudo em um ambiente acolhedor, no qual as pessoas poderão louvar a Deus, se divertir e fazer novas amizades na fé.

O encontro é gratuito e não há limite de idade para participar. Você pode se hospedar na Pousada Sérgio Abib, que conta com 264 leitos, ou no Camping Canção Nova.

Para ter uma noção da quantidade de peregrinos nos acampamentos, a Canção Nova solicita que todos liguem para o número (12) 3186 2600 para se inscrever.   

MENSAGEM DO MÊS

por Larissa Thaís de Marco (Comunidade N.Sra.Dores)

CARNAVAL COM CRISTO

Amados irmãos e irmãs, é com muita alegria que compartilho com vocês a experiência de um carnaval com Cristo: carnaval sem drogas, bebidas ou brigas. O carnaval com Cristo é uma festa de louvor, com muita dança e animação, para crianças, adolescentes, jovens, famílias inteiras, que passam os dias de carnaval de uma forma sadia, proporcionando um lazer diferente. Ele tem o objetivo de unir as pessoas, e isso é muito importante nos dias de hoje. Mostra que podemos sim nos divertir, sem drogas e bebidas, pois a maior alegria de um cristão está dentro dele, que é o amor de Deus. Tendo isso, não precisamos das coisas do mundo para ser feliz e nos divertir. Eu posso dizer que essa alegria não é passageira. No ano passado, participei todos os dias do carnaval Cristão juntamente com minhas amigas, nós dançamos, pulamos, alegramo-nos. Consegui, realmente, me realizar nesse carnaval sem bebidas, sem drogas e sem ilusões. O que realmente me preencheu foi o amor de Deus, a presença dos irmãos, dos amigos e a alegria. Não deixei de curtir, de ser feliz e de ser jovem. Hoje eu tenho lembranças muito boas. Mais que bebedeiras, posso dizer que eu experimentei uma festa sadia, uma 'folia' com Deus, isso é prova viva de que é possível aproveitar um carnaval diferente.
Deixo essa dica para todos aqueles que têm sede de viver, de curtir, dançar e sorrir. Venha passar um carnaval saudável e totalmente cristão! 

ENTREVISTA PASCOM

                                                                                         por Sandra C. Maria

Maria Antonia Fernandes Lima, a irmã Antonia, professou votos perpétuos no último dia 10 de Janeiro e fala sobre sua vocação religiosa. Com 34 anos, há 11 em Araras, nasceu na Barra do Corda-MA. Tem 7 irmãos e antes de se decidir ser uma religiosa, sonhava seguir carreira na Aeronáutica. Com 8 anos, foi morar em Imperatriz no Maranhão e ali conheceu as irmãs Canossianas. Iniciou sua caminhada na Comunidade. Fez a Primeira Eucaristia, Crisma e foi Catequista. Tocava violão e teclado nas celebrações, lecionou em escola pública e alfabetizou Jovens e Adultos no MEB - Movimento de Educação de Base. Participou da Pastoral da Juventude e aos 19 anos foi convidada a participar do grupo vocacional das irmãs.

A primeira coisa que a levou à escolha de se tornar religiosa foi a sua família que a ensinou quem é Deus, depois a participação na comunidade, ver e ajudar nas necessidades, a fez perceber a vida de modo diferente, ser útil. Escolheu a congregação Canossiana porque a congregação olha a pessoa como um todo através da Educação, da Evangelização e da Assistência a quem sofre. Entrou para o convento com 23 anos.

Pela manhã, ela faz, com as irmãs, a Oração da Manhã “Laudes” e Meditação. Participa da Santa Missa e vai para a rotina da Escola. À tarde fica na Orientação Educacional da Escola, faz, com as irmãs, a Oração das Vésperas e Meditação e à noite faz a Oração da Noite “Completas”.

Ao entrar para o convento, a religiosa canossiana, primeiramente, passa pelas etapas de formação: Aspirantado, onde se conhece mais a vida das irmãs, podendo expressar, assim, o desejo de viver como elas; após, o Postulantado, tempo onde se aprofunda o conhecimento de si e da própria história; após, o Noviciado, tempo de mais oração, conhecimento da fundadora da congregação (Santa Madalena de Canossa), a Regra de Vida e o espírito da Congregação. Irmã Antonia acha muito importante os seus votos perpétuos, pois se trata de decidir para sempre seguir Cristo escolhendo fazer o bem às pessoas; colocando para sempre a vida disponível a serviço principalmente dos que mais precisam; dizendo SIM para sempre como Filha da Caridade Canossiana! Faz apelo às meninas que sentem o desejo de se tornarem religiosas: que venham conhecer as Canossianas, pois “a vida religiosa é bela e faz a gente feliz”. Parabéns irmã Antonia.

SEÇÃO SAÚDE

                                                                                        por Angélica O. Ponte

DST / AIDS
             A Aids é uma doença causada pelo HIV, Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema de defesa do organismo, deixando a pessoa mais suscetível a doenças. A aids tem tratamento, mas não tem cura. Qualquer pessoa pode pegar o HIV. Tenha atitude! Cuide de si e dos outros e ajude a parar a aids.
               O HIV passa: Através de relações sexuais desprotegidas; por seringa e agulha contaminadas; da mãe para o bebê na gestação, parto e amamentação.
              Tenha atitude: previna-se da aids.
              Parar a Aids, tarefa de todos! Muitos governos e organizações estão empenhados no enfrentamento da aids, mas o compromisso na prevenção e no tratamento ainda é insuficiente. Os bispos da América Latina lembram esta “meta do milênio” e na V Conferência pedem aos governos que garantam “o tratamento gratuito a todos os que necessitam”. Tenha atitude: junte-se aos que se envolvem na luta contra a aids.
               Aids não passa por meio de: beijo, abraço, banheiro, piscina, picada de inseto, doando sangue.
              Tenha atitude: não discrimine. Não se afaste de pessoas que vivem com HIV.
               Atitude da Igreja “Fomentar em todas as dioceses uma pastoral com pessoas que vivem com HIV/Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento integral, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas; que implemente a informação, promova a educação e a prevenção, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações, para que desperte a consciência de todos para o controle desta pandemia”
              Histórico da Pastoral de DST/Aids: A epidemia da Aids é uma realidade desde 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade empenham suas energias há muitos anos no controle da epidemia. Essa realidade e a necessidade de envolver um número sempre maior de forças para lutar contra a doença aproximou também o Ministério da Saúde e a Igreja com a finalidade de contribuir na luta contra a epidemia. O primeiro contato foi efetuado através de uma reunião entre o presidente da CNBB, Dom Jaime Chemelo, o coordenador nacional de DST/Aids, Pedro Chequer e o chefe do gabinete do Ministro da Saúde, Octávio Mercadante, com Henrique de Sá onde foi debatido a intenção de se criar uma comissão da Igreja Católica destinada a catalisar os trabalhos relativos a Aids.
                 Pastoral de DST/Aids – CNBB é o cristão capacitado e comprometido no trabalho de prevenção e assistência. É a Igreja comprometida para que a vida prevaleça, segundo o ensinamento de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida”.
                MISSÃO: Em comunhão com a igreja, evangelizar homens e mulheres. Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo todos os cristãos na luta contra a Aids.
              COMPROMISSO: "Serviço de prevenção ao HIV e assistência aos soropositivos: a igreja assume esse serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende os direitos daqueles e daquelas que foram infectados pela Aids. Faz também o trabalho de prevenção, pela conscientização dos valores evangélicos, sendo presença misericordiosa e promovendo a vida como bem maior.”
                                                 Fonte: www.pastoralaids.org.br  

SEÇÃO FAMÍLIA

VAMOS NAMORAR?
                                                          por André Pessoa*
                     O namoro, hoje, tem muitos apelidos... vamos ficar... tá de rolo... amizade colorida... se amarrô... é namoro mesmo... namoro firme, etc. Variam de acordo com o amadurecimento dos jovens pretendentes.
                     Quando olhamos as relações que travam as crianças desde a pré-escola, nos espantamos quando percebemos que alguns assumem "compromissos" que chegam a manter por meses, o que nos poderia levar a concluir que as crianças destas últimas décadas estão amadurecendo mais cedo do que as dos últimos milênios. Vale a pergunta... estão ou não aptas a namorar?
                     Alguns filósofos dizem que o amor pode ser dividido em três formas complementares: sexus, eros e ágape. O sexus está ligado às sensações, às carícias, aos beijos, faz a pele arrepiar, etc... Reside na esfera biológica do ser humano, e ligeiramente na afetiva. O eros é o amor lírico, romântico, que faz o coração pulsar forte, que sublima e deseja a companhia de outra pessoa a quem admira e respeita. Reside na esfera afetiva do ser humano, e ligeiramente na alma. O ágape é o amor sublime, desinteressado, de doação, que busca o ideal supremo. Transcende as limitações físico-químicas de nosso corpo, a que estão sujeitos o sexus e o eros. Reside bem em nosso interior, em nossa alma, fortemente arraigado ao dever. O ágape, mas também o eros, nos impulsionam à auto-superação, em busca da dimensão vertical.
                    O desenvolvimento hormonal das meninas é mais precoce que o dos meninos. Seu interesse pela geração de uma nova vida lhes dá uma perspectiva e ligeiro equilíbrio que os rapazes não vivenciam. A sensibilidade (sexus) está difusa, enquanto o eros se manifesta fortemente. Seus amores tendem ao platonismo... rapazes inalcançáveis, com virtudes imaginárias, fotos de ídolos pregados no espelho, etc...
                      Os rapazes sofrem um pouco mais nesta fase. O sexus se manifesta fortemente em uma área específica, monopolizando sua atenção. Como nas meninas, a manifestação do eros também existe, mas menos forte e com pé no chão. Têm, por exemplo, algum interesse romântico pelo colega da sala ao lado.
                   O eros e o sexus, embora de maneira distinta para rapazes e moças, estão inicialmente dissociados. Durante o processo de amadurecimento, aos poucos, vão se aproximando complementarmente. Se o jovem se dá oportunidade, e experimenta uma relação a dois somente no momento adequado, será capaz do ágape e do amor pleno.
                   Em paralelo, a partir da adolescência, acontece um alargamento interno, com a descoberta de um tesouro... o próprio eu. Passam a estar aptos a fazer amizade, pois têm algo a compartilhar, que é sua vida interior... e somente quem é capaz de ter amigos poderá a vir a ter... muito... muito tempo depois... estrutura para pensar em namoro.
                 As crianças e os púberes viviam ao sabor de sua emotividade, de seu "querer". Agora a alma, com vontade legítima, conjugando o verbo "dever" em todos os tempos, encontra terreno para se desenvolver. Haverá um amadurecimento adequado se a vontade se fortalece e domina a afetividade, se o homem interior sobrepuja o exterior... e neste sentido os pais devem atuar.
                O grande risco que correm as crianças ao "brincar" de namorar, é o mesmo que correm ao brincar com fogo... terminam por se queimar. Sendo o homem interior ainda incipiente, o namoro precoce não segura o sexus, que domina e sufoca o eros, que por sua vez aniquila o ágape. Esvaziado interiormente, o jovem termina por se estabilizar eternamente na instável fase da adolescência. Porque encontramos tantos adultos incapazes do amor pleno e perene?
                 Alguns estudiosos no assunto recomendam que os rapazes pensem em namorar somente a partir dos dezenove anos de idade, e as meninas somente a partir dos dezoito... e seguramente este namoro não terá tantas denominações e apelidos.

* André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995 / Fonte: http://www.portaldafamilia.org

FÉ & POLÍTICA

                                                                    (por Eder Muller)
Campanha Ficha-Limpa
A campanha ficha limpa realizada, com a participação e apoio da igreja, visam moralizar as campanhas eleitoreiras. Alguns políticos, com dívida na justiça, principalmente por corrupção, devem perder o direito de concorrer nas urnas. Houve manifesto e colhimento de assinaturas em todo o país. O projeto já se encontra no Congresso Nacional, mas parece que muita gente não tem interesse em sua aprovação.
Para o advogado e vereador católico, Eduardo de Moraes, como há muita demora da justiça em julgar os processos, o candidato acaba disputando varias eleições e, às vezes, até cumprem seus mandatos completamente. Ele acha que a população deve estar atenta a esses tipos de políticos. Se tiver “ficha suja”, não vote no sujeito! Só assim, com a perda nas urnas, eles serão punidos. Moraes ressaltou também a importância da população acompanhar os políticos e seus projetos!
Em nossa cidade, o eleitor pode comparecer à Câmara Municipal e observar de perto os trabalhos dos nossos vereadores; verificar quem, de fato, defende os projetos voltados à população e fazer cobranças.
Só assim poderemos aprovar ou não a atuação dos políticos, principalmente a atuação daqueles em quem votamos.
Acompanhando de perto, poderemos ter mais certeza de nosso voto (ou não) nas próximas eleições. Fique de olho!

SEÇÃO CULINÁRIA

                                                              (por Beth Affonso)
CROQUETE DE CARNE: 01 k de batatas cozidas; 500 grs carne moída; cheiro verde a gosto; 02 ovos; farinha de rosca. // PREPARO: Cozinhe as batatas com a casca, até ficarem macias, descasque-as e esprema. Tempere e refogue a carne moida com alho, cebola, pimenta do reino, sal e muito cheiro verde. Misture a batata com o refogado de carne moída e reserve até que esfrie bem. Modele os croquetes, passe na farinha de rosca, no ovo batido e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente, e deixe escorrer em papel toalha.

PANQUECAS: Bata no liquidificador 1/2 litro de leite, 02 ovos, 01 e 1/2 copo (tipo requeijão) de trigo e 01 pitada de sal. // PREPARO: Caso deseje, acrescente cenoura ou espinafre e beterraba à massa. Leve ao fogo uma frigideira para panquecas. unte-a colocando um pouquinho de óleo no papel toalha e passando sobre ela, e despeje uma concha da massa, até dourar dos dois lados, faça isso até o termino da receita. // SUGESTÃO DE RECHEIOS: Carne moída, presunto e queijo, frango com catupiry; banana nanica polvilhada com açúcar e canela.

CREME TIPO CHANDELY: Dissolver em 01 litro de leite: 06 colheres sopa chocolate em pó; 07 colheres (sopa) de maisena; 01 gema; 04 colheres sopa de açúcar; 01 colher (sopa) de margarina; 01 lata leite condensado. // PREPARO: Leve ao fogo baixo para engrossar, mexendo sempre, desligue espere esfriar e junte 01 lata de creme de leite com soro e gotas de baunilha e bata na batedeira por 5 minutos. // Despeje em um pirex ou taças individuais e leve para gelar. // DICA: Dissolver a maisena em um pouco de leite frio, antes de levá-la ao fogo.

Dúvidas, sugestões ou, caso queira divulgar a sua receita, por favor entre em contato, enviando um e-mail para Pbomjesusararas@gmail.com, que teremos o maior prazer em divulgá-las!!!

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ

                                                                     (por Isabel P. Pegoraro)

Ano litúrgico. Mistério de Cristo (continuação)
A CELEBRAÇÃO do Ano Litúrgico é cíclica. Não é um fatídico retorno das estações, mas um tempo que se repete como uma espiral progressiva, e vai em direção à Parusia (2ª vinda de Cristo).

A liturgia nos ritmos do tempo: Como a vida, a liturgia segue um ritmo que garante a repetição característica da ação memorial. Repetindo a Igreja guarda a sua identidade. Para fazer memória do Mistério Pascal de Cristo, a liturgia se utiliza de três ritmos diferentes.

Ritmo diário: o anoitecer e o amanhecer são dois momentos que marcam o dia da comunidade cristã. A igreja celebra a Páscoa de Jesus na oração da tarde (véspera) e na oração da manhã (laudes).

Ritmo semanal: é marcado pelo Domingo, dia em que o Senhor se manifestou ressuscitado (Mc 16,2). A história do Domingo nasce na cruz e na ressurreição de Jesus. No primeiro dia da semana, quando as mulheres foram ao túmulo para embalsamar seu corpo, já não o encontraram mais (Lc 24,1-6). No Domingo, Jesus apareceu vivo a vários discípulos, sozinhos ou reunidos (Mc 16,14-16).

O dia de Pentecostes, vinda do Espírito Santo também aconteceu no Domingo (At, 21-11). No primeiro dia de cada semana , que é chamado Dia do Senhor (ou domingo), a Igreja, por tradição apostólica, que tem sua origem no próprio dia da Ressurreição de Cristo, celebra o Mistério Pascal. Por isso o Domingo deve ser tido como o principal dia de festa ( NALC 4). O Domingo, conforme rezamos no Prefácio IX dos domingos do Tempo Comum, é o dia em que a família de Deus se reúne para “escutar a Palavra e repartir o Pão consagrado, recordar a ressurreição do Senhor, na esperança de ver o dia sem ocaso, quando a humanidade inteira repousar diante do Pai”. (Missal Romano pg 436).

João Paulo II, na carta Apostólica Novo Millennio Ineunte diz: há de se por o máximo empenho na liturgia, “a meta para que se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toada sua força. ”

No século XX, sobretudo depois do ConcilioVaticano II, a comunidade cristã cresceu muito no modo de celebrar os sacramentos, sobretudo a Eucaristia.

É preciso prosseguir nessa direção, dando particular relevo é Eucaristia dominical e ao próprio domingo, considerado um dia especial de festa, dia do Senhor ressuscitado e dom do Espírito,verdadeira Páscoa da semana...

Por isso, desejo insistir na linha do que disse na carta apostólica Dies Domimi, em que a participação na Eucaristia seja verdadeiramente, para cada batizado, o coração do domingo: um compromisso irrenunciável, abraçado não só para obedecer a um preceito mas como necessidade para uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente (NMI 35,36).

E, por fim, o Ritmo Anual: Através do qual a Igreja comemora todo o Mistério de Cristo, da Encarnação ao dia de Pentecostes e á espera da vinda do Senhor. Este ciclo anual tem como solenidade a Páscoa como centro, fonte e cume “a solenidade da Páscoa goza no Ano Liturgico da mesma culminância do domingo em relação á semana’.

NOSSAS COMUNIDADES

Comemoração do 29º Aniversário de Ordenação do Padre Pricilio Jerônymo
(07/12/2009, na Paróquia Bom Jesus).



 
Formação para os Ministros da Eucaristia, realizado na Paróquia N.Sra.Fátima
(participação de toda a cidade). Palestrante: Ir.Santina e Ir.Antonia (em 28/jan.).







Mini-Bingo realizado toda sexta-feira na Paróquia Bom Jesus


 

Basílica Menor: Agora é fato. O bispo D. Vilson esteve em Roma (Nov/2009) e, conversando com Pe. responsável pela Sagrada Liturgia, após vários acertos, definiu-se o título de “Basílica Menor” à Igreja N.Sra.Patrocínio de Araras, no próximo 15 de agosto, na Festa da Padroeira. Isso demandará algumas providências no edifício e às celebrações, adequações importantes que qualificam uma basílica. Os preparativos irão começar logo. Será uma honra e uma grande alegria para toda a nossa cidade! Vamos festejar! (Fonte Jornal “Nossa Igreja Católica”, Informativo Mensal da IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, Araras (SP), Janeiro de 2010, Ano X, № 100, Página 4. )

 

Jubileu de Ouro da Paróquia Senhor Bom Jesus
DECRETO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS

“Dom Paulo de Tarso Campos, por mercê de Deus e da Santa Fé Apostólica, Arcebispo Metropolitano de Campinas”. “Aos que este Nosso Decreto virem, saudação, paz e benção do Senhor”. Fazemos saber que, cumprindo disposições do Direito, havemos por bem desmembrar da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, de Araras, o território que em seguida vem descrito e nele, pelo presente Decreto, erigir e canonicamente instituir uma nova Paróquia amovível, de acordo como o cânon 454§3 e que, funcionando na Igreja do Bom Jesus, denominar-se-á Paróquia do Senhor Bom Jesus. A divisa da nova Paróquia é a seguinte: Tomando como ponto de partida o local da confluência dos Ribeirões do Facão e das Furnas, sobe por este último até as suas cabeceiras. Daí se sobe pelos espigões que separam as Fazendas Água Boa e Sant´Ana da Fazenda São José, espigões esses que constituem as divisas da Arquidiocese de Campinas com a Diocese de Piracicaba. Continua por estes espigões, fazendo divisas com as paróquias de Cordeirópolis e Santa Gertrudes, até atingir a via Anhanguera. Desce então pela via Anhanguera até atingir o Ribeirão do Facão, abandona então a via Anhanguera e segue pelo Ribeirão do Facão até atingir o ponto inicial destas divisas. Cabem, pois a Paróquia e Igreja do Senhor Bom Jesus, em Araras, todos os direitos e favores previstos no Código de Direito Canônico, no Concílio Plenário Brasileiro e nas Constituições do Arcebispado relativas às Paróquias Amovíveis e respectivas igreja matrizes. Damos, portanto, por erigida e canonicamente constituída em nossa Arquidiocese a nova paróquia acima descrita, a qual terá como orago o Senhor Bom Jesus, cuja festa será anualmente celebrada com toda a pompa e esplendor. Destinando esta Paróquia à Vigária Forânea de Nossa Senhora do Patrocínio, submetemos a jurisdição e cuidado espiritual do pároco que para ela for nomeado e seus legítimos sucessores os habitantes daquele território, aos quais, pertencendo cuidar das necessidades de seu legítimo pastor, de acordo com o cânon 1500, mandamos que, tanto para o Revmo Pároco como para a Fábrica da igreja, contribuam religiosamente com os emolumentos, oblações e benesses que respectivamente lhes sejam concedidos pelos Estatutos e Leis desta Arquidiocese. Seja este Decreto lido à estação da missa de um Domingo ou Dia Santificado na igreja destinada a ser matriz na Paróquia, do que se passará certidão em seguida a este decreto, para constar, depois do que será registrado nos livros do Tombo da nova paróquia, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e no livro competente de nossa Cúria Metropolitana. Dado e passado em Campinas, aos vinte e oito de março de 1960, sob o nosso sinal e o selo de nossas armas”.