ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

31 de mar. de 2010

EDITORIAL (março/2010)

EDITORIAL            
(por Olívia Maria Campagna)
                    Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, março é um mês muito especial, pois comemoramos o Dia Internacional da Mulher, aquela que tem dupla ou até tripla jornada de trabalho, pois cuida da casa, dos filhos, do esposo, que sai muito cedo de casa para trabalhar e volta só à noitinha. Além disso, sempre com um lindo sorriso no rosto! Parabéns à Mulher batalhadora que não deixa de lado a sua feminilidade, seu poder de amar sem medida, com um afeto todo especial.
                    Peçamos a Deus que abençoe todas as mulheres do mundo inteiro, pois quantas ainda sofrem muito, com maridos violentos, com sobrecarga de trabalho, com a indiferença, etc.
                     Aproveitemos esse tempo da quaresma, para nos aproximarmos ainda mais de Deus, com jejuns, penitências e confissões. Todas as paróquias de nossa cidade irão realizar “confissões comunitárias” nos próximos dias. Aproveitem!!!
                    Nossa Paróquia comemora, no próximo dia 27, o seu JUBILEU DE OURO.
                    Teremos missa e muitas outras comemorações, a exemplo do primeiro sábado de cada mês, na missa das 19h. Nossas pastorais estarão animando, ainda, uma Missa especial, em comemoração ao Jubileu, compareçam.
                    No último dia 26, nossa querida amiga Dulce, nos deixou e foi morar com o Pai, que sua alma descanse em paz, e que Deus dê muita força e luz para a sua família.
                    Nunca se esqueçam de visitar o Sacrário para que alcancemos, cada vez mais, as Graças de Deus. Todos os Santos de Deus... rogai por nós! Deus-Pai Todo poderoso cubra-nos com Suas Graças!!!   

JUBILEU DE OURO

JUBILEU DE OURO
         Comemoração dos 50 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus
      Há cinqüenta anos atrás, com a urbanização, uma nova paisagem surgiu: casas, industrias, ruas e avenidas ocupavam seu espaço. Assim, em 28 de março de 1960, nossa Igreja se desligou da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio e recebeu seu primeiro Vigário: Padre Dorival Lanza. Ele permaneceu ate 13 de junho de 1961, quando chegou e ocupou seu lugar o Padre Ângelo P. Longhi, que homenageamos no dia 06 de fevereiro deste ano.
Dentre seus vários trabalhos, citamos a Pia Batismal (que ainda permanece conosco), a substituição do Sacrário metálico embutido na parede por outro esculpido em madeira, um nicho abrigando crucifixo de metal, suporte de mármore na parede para as imagens e um nicho para a imagem do Senhor Bom Jesus.
     Assim foi seu trabalho quando deixou a Paróquia, por motivos particulares, e esta foi confiada aos padres Canossianos. Poderíamos lembrar de muitos nomes que fizeram parte desta história.
     A emoção que sentiram ao realizar o sonho de transformar a comunidade em Paróquia, mas, seria injusto porque com certeza alguém ficaria esquecido. Por isso homenagearemos a todos os que colaboraram e ainda colaboram, aos que lutaram e lutam por nossa Paróquia.
     A cada primeiro sábado do mês, ate agosto, festejaremos este Jubileu, com missa e homenagem aos Padres que aqui passaram.
     Dia 27 de março celebraremos a Festa da Elevação de nossa Comunidade à categoria de Paróquia, haverá surpresa, e todos estão convidados a participar e render graças a Deus pela dedicação e amor a esta Paróquia.
     “Que o Senhor Bom Jesus abençoe a todos nós.”

"O Espírito é o único que pode ajudar as pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a lei do espírito que dá a vida em Cristo Jesus" (João Paulo II)  

8 de março: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março: DIA INTERNACIONAL DA MULHER     
(por Sandra C. maria)
      Este ano escolhemos homenagear mulheres que fazem a diferença pelo mundo, pelo estilo de vida que levam. São as religiosas Canossianas, que trazem sinais de salvação, esperança e transparência da ternura de Deus-Pai para cada uma das criaturas que cruzam os seus caminhos.
     Estão sempre prontas a ouvir, atender às necessidades de muitas pessoas e oferecer Jesus àqueles que ainda o ignoram. 
      No dia 19/março celebrarão alegremente o Jubileu de Ouro da fundação da Assoc. Madalena de Canossa, em Araras. Eis um pouquinho da história dos 50 anos: “Instaladas em Araras desde 1952, desenvolvem trabalhos assistenciais e educacionais desde 1959, prestando serviços de administração interna e de enfermagem na Santa Casa local. Durante a estada da Coordenadora Geral aqui no Brasil, visitando bairros da cidade, ela pôde verificar que autoridades e iniciativas particulares realizaram muitas obras para o bem-estar de pessoas necessitadas. Puderam experimentar um reforço que vinha aumentar o campo das obras sociais junto aos órgãos públicos e pequenas iniciativas da cidade em favor dos mais empobrecidos. Dentre as obras, através do apoio ao Monsenhor da cidade, este conseguiu junto a outros benfeitores a doação de parte de um terreno, bem como a construção da casa que as Irmãs Canossianas hoje utilizam. 
      Em setembro/1956, iniciou-se, no lugar da construção, o chamado “Oratório Festivo”, ocupando ali um espaço improvisado. Iniciaram-se as obras Canossianas e a promoção e formação com as crianças! O numero de crianças e famílias cresciam a cada dia. A sombra da árvore que os abrigada já não era suficiente!
       Iniciou-se a “Casa da Criança”, passando a desenvolver seus trabalhos, realizando assistências de nível educacional, social, espiritual e material, e dando tranqüilidade às mães enquanto elas trabalhavam.
        E, assim - a missão, cujo objetivo é a “formação do coração” - expandiu-se.
        É com grande satisfação e gratidão que parabenizamos todas as MULHERES pelo seu DIA INTERNACIONAL DA MULHER, na pessoa de todas as Irmãs, que deram suas vidas e ainda o continuam fazê-lo em favor da educação, da promoção humana e social. Parabéns a você MULHER que também realiza a sua luta!!!  

CONVITES & AGRADECIMENTOS

Precisa-se de Voluntários para a Pastoral da Saúde. A Pastoral da Saúde é comprometida a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde. Ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). Venha participar você também! Dê o seu nome na Secretaria da Igreja.


 
PROJETO MADALENA DE CANOSSA: PRESENTES QUE VALEM POR TRÊS !
* Ajude um instituição honesta e de inequívoca credibilidade.
* Fique em harmonia com seu espírito.
* Valorize quem você ama! - Rua Henrique Dias, 405

Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!
 

Dízimo não é pagamento. Não é imposto. Não é taxa. É gesto livre de gratidão. Não é esmola. Nem oferta. Dízimo é ato de fé em Deus e de confiança na Comunidade. Deus não precisa do Dízimo, mas os irmãos e a comunidade precisam. Irmãos que se amam se ajudam. O dízimo cria família. Cria confiança. Cria crescimento, tanto da família que o dá, como da comunidade que o recebe. Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!    

AGENDA PAROQUIAL - MARÇO/2010

AGENDA PAROQUIAL - Março/2010

05 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
06 - 19h30 - Bingão - S.Judas
07 - 15h - Ordenação Presbiterial do Diácono Élcio Medeiros - Pto.Ferreira
11 - 19h - Confissão Comunitária - S.Judas
11 e 12 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
12 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
19 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
26 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
27 - 19h - Missa Festiva Comemoração ao Jubileu de Ouro - B.Jesus
28 - 07h Bênção, Procissão Ramos (N.Sra.Dores), em seguida Missa (B.Jesus)
28 - 09h30 Procissão Ramos (Capela Sta.Madalena Canossa), em seguida Missa (S.Judas)
29 - 19h30 - Celebração da Penitência - nas 3 Comunidades
30 - 19h30 - Via Sacra de Rua - nas 3 Comunidades
30 - 19h30 - Teatro - S.Judas
31 - 19h30 - Procissão do Encontro - nas 3 Comunidades
01/Abr. - 19h - Missa Celebr. Sta. Ceia - S.Judas
01/Abr. - 20h - Missa Celebr. Sta. Ceia - N.Sra Dores
01/Abr. - 21h - Missa Celebr. Sta. Ceia - B.Jesus
02/Abr. - 05h - Procissão da Penitencia
02/Abr. - 06h - Vigilia Pascal das Pastorais - nas 3 Comunidades
02/Abr. - 15h - Adoração da Cruz - nas 3 Comunidades
02/Abr. - 19h - Via-Sacra e Procissão do Sr. Morto - nas 3 Comunidades
03/Abr. - 19h - Missa Bênção do Fogo Novo - B.Jesus
03/Abr. - 19h30 - Missa Bênção do Fogo Novo - N.Sra.Dores
03/Abr. - 21h - Missa Bênção do Fogo Novo - S. Judas
04/Abr. - 08h - Missa, Festa da Ressurreição/Páscoa - N.Sra.Dores
04/Abr. - 9h30 - Missa, Festa da Ressurreição/Páscoa - S.Judas
04/Abr. - 19h - Missa, Festa da Ressurreição/Páscoa - B.Jesus

SANTOS & FESTAS DO MÊS

                                                  por J. Affonso
Neste mês comemoramos as seguintes datas: 1- Sto.Albino, S.Suitberto; 2- S.Troádio, S.Simplício; 3- S.Marino, Sta.Teresa Verzeri, Os40 Mártires de Sebaste; 4- S.Casimiro; 5- S.Domingos Sávio, S.Teófilo; 6- Sta Rosa Viterbo; 7- Stas. Perétua e Felicidade; 8- S.João de Deus; 9- Sta.Francisca Romana, Sta.Catarina de Bolonha; 10- S.João Ogilvie; 11- S.Sofronio, Sta. Flora; 12- Sto.Inocêncio; 13- S.Leandro de Sevilha, Sta. Serafina; 14- Sta. Matilde; 15- S.Clemente Maria Hoffbauer; 16- S.Juliano, Sta.Luísa de Marillac; 17- S.Patricio; 18- S.Cirilo de Alexandria; 19- S.José; 20- Sto.Ambrósio de Sena, Beata Joana Veron; 21- S.Tiago, S.Nicolau de Flue; 22- Sto.Epafrodito, S.José Oriol; 23- S.Turíbio de Mogrovejo, Sta.Rebeca; 24- S. Mac Cairthind, Sta.Catarina da Suécia; 25- Anunciação do Senhor, Sta.Margarida; 26- Sta.Lúcia Filippini; 27- S.Ruperto; 28- S.Guntrano, Beata Renata Maria Feillatreau; 29- S.Marcos de Aretusa, S.Constantino; 30- S.João Clímaco, Beato Luis de Casoria; 31- Bem-aventurado Amadeu de Sabóia. Dentre eles destacamos:

07 de março - SANTAS PERPÉTUA e FELICIDADE
              PERPÉTUA também é conhecida como Vivian Perpétua. Nascida de família nobre pagã. Convertida ao cristianismo. Esposa e mãe. Martirizada com sua criada e amiga, também convertida, Santa Felicitas (no Brasil: FELICIDADE). No século passado sua historia era tão popular que Santo Agostinho chegou a advertir aos cristãos que lessem também as Sagradas Escrituras.
               Elas foram martirizadas para renunciarem a sua fé e oferecerem sacrifícios aos deuses pagãos. Como recusassem, foram atiradas as bestas mas milagrosamente as feras não a atacaram e o pro-consul encarregado do martírio, furioso, ordenou que fossem degoladas, em 7 de março de 203DC, em Cartago, Norte da África.
                “Por duas vezes ela recusou o pedido de seu pai para renunciar a sua fé. Quando enviada ao tribunal seu filho foi tomado dela, mas milagrosamente ele não precisou mais do leite materno e o peito de Perpétua não ficou inflamado por causa dela não estar mais amamentando e secou normalmente. Ela rezava pelo seu irmão que não tinha sido batizado e isto de certa forma atesta a antiguidade da crença no Purgatório.
                Ela e Felicitas foram acoitadas e foram dilacerados por um leopardo e um urso, mas não foram mortas. As mulheres foram despidas, mas os seus corpos dilacerados ofenderam a multidão no anfiteatro, e elas foram novamente vestidas. Perpétua em seguida foi atirada a uma vaca feroz e depois foi Felicitas, mas a vaca não a atacou.
                 O carrasco então veio com a espada para a degola, mas quando se aproximou de Perpétua, sua primeira tentativa falhou, errando seu pescoço e em seguida por várias outras vezes errou.
                 Ela então disse que iria guia-lo para o seu golpe fatal. Assim a multidão viu que ela não poderia ser morta a não ser que aceitasse, e este milagre converteu centenas de espectadores conforme o historiador contemporâneo Euzebius”.
                  Elas foram incluídas no Calendário Romano e no Syriaco. Foram sepultadas na Basílica de Majorum em Cartago. Se quiser ler o original, recomendamos o autêntico escrito por Santa Perpétua como seu diário. A tradução completa para o inglês da “ Paixão de Perpetua” Passio pode ser encontrada em “Saints are not sad pp.7-18 de Shedds.
                     Na arte litúrgica da Igreja Perpétua e Felicitas são representadas por duas jovens; ou 2) como duas jovens e duas vacas; ou 3) com um machado. Como os bois bravos não as atacaram elas são consideradas padroeiras do gado bovino.  

SEÇÃO CULTURAL

Jubileu de Ouro: Comemoração dos 50 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus                                                    (Equipe de Liturgia da Paróquia Bom Jesus)
             Este mês de fevereiro, foi marcado por vários acontecimentos marcantes na nossa Paróquia do Senhor Bom Jesus.
               A começar pela formação de nosso convidado Rinaldo que, com muita competência, veio nos esclarecer o objetivo da Campanha da Fraternidade que este ano é Ecumênica. Foi muito produtiva a formação. Em pouco tempo, nos transmitiu com clareza o lema tirado do evangelho de Matheus: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. À luz da palavra de Deus em Espírito Ecumênico, somos desafiados, juntamente com outras Igrejas, a rever algumas de nossas atitudes, assim, valorizar a vida humana, principalmente no tocante aos pobres.
                 No dia 06/02 teve inicio a comemoração do Jubileu de Ouro de nossa Paróquia. Decidimos festejar todo primeiro sábado de cada mês até o seu encerramento em agosto/2010, animações distribuídas por pastorais, envolvendo todas as Igrejas de nossa Cidade. Assim animadas pela pastoral Vocacional, Ministros Leigos e da Saúde, com a presença de Dom Song, que enriqueceu a nossa celebração com o seu testemunho de amor e a sua vocação, envolvendo todas as nossas comunidades.
                 No dia 09/02, a nossa Paróquia ficou responsável pela Investidura dos novos Ministros. Houve a presença de Dom Vilson - nosso Bispo e dos padres de toda a cidade. Renovamos nosso compromisso com este Ministério de amor ao próximo, fazendo parte do projeto de Jesus Cristo.
                     A messe é grande e os operários são poucos, mas com amor e dedicação vamos caminhando sem perder a esperança. Acreditando sempre que o mundo pode mudar para melhor, desde que cada um faça o melhor, não só para si, mas por todos.                  (Equipe de Liturgia) 

SIGNIFICADO DA QUARESMA


SIGNIFICADO DA QUARESMA (PasCom)
            Quaresma são os 40 dias de jejum e penitência que precedem a Páscoa. Preparação que existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum". Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa.
            O católicos realizam a preparação para a Páscoa - período de reflexão e conversão espiritual. O católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, 3 grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
              O período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
             A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento. Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras.
            Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. O roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário
             40 dias: o número 4 simboliza o universo material. O zero que o segue significa o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. É relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
              A igreja também propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
              O jejum seria obrigatório no mínimo dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias.
               O jejum, como todas as penitências, é visto como forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor, caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.
               A Campanha da Fraternidade é uma maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.
                Rituais e Tradições associados com este tempo: as celebrações têm início no Domingo de Ramos. Significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.
                Após, celebra-se, a Ceia do Senhor ou o Lava Pés, realizada na quinta-feira Santa. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.
                   Depois, vem a missa da Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor (às 15h). Contudo, à noite geralmente é feita uma procissão ou Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.
             No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal ou Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas - que significa que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no Domingo, Ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.                  Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 

UM ANJO PASSOU POR AQUI

UM ANJO PASSOU POR AQUI
por Cidinha (Coord.Cateq./1ªEucaristia)

             Esse Anjo era uma mulher trabalhadora, dinâmica, criativa e de muita fé. Trabalhou muito para criar suas filhas e não foi só mãe, mas também cuidou do irmão.
             Foi catequista durante muitos anos, coordenou o Dizimo Mirim. Sempre esteve disposta a ajudar. Não sabia dizer não. Esse Anjo chamado Dulce vai nos fazer muita falta! Não só para a família, mas para todos, principalmente para catequese.
             Hoje temos certeza! Tudo o que ela realizou conosco, Deus a recompensará, porque a morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida, sem dor e sem sofrimento.
             Fique com Deus Anjo... e interceda a Ele por sua família e por nós! 

SEÇÃO SAÚDE

DOENÇAS DA PRÓSTATAA prevenção começa cedo
(por Jean Carlo Monteiro)
                 A próstata é uma glândula que tem o tamanho de uma noz, e se localiza abaixo da bexiga, envolvendo a uretra masculina. Ao longo da vida do homem, a próstata pode sofrer processos inflamatórios agudos ou crônicos e, a partir de determinada idade, transformações de sua estrutura. A principal função da próstata é produzir a secreção prostática, que compõe uma parte do sêmen, servindo de alimento e transporte para os espermatozóides.
                 A ocorrência de inflamações na próstata são incomuns. Pode ser aguda ou crônica. Nesse quadro, os principais sintomas são mal estar e descarga uretral.
                  As alterações mais freqüentes que ocorre na próstata é o aumento crônico de seu tamanho (hipertrofia). Esse quadro ocorre mais comumente nos últimos anos de vida e vem acompanhada de dificuldade para urinar e retenção de urina. Nos quadros mais graves é necessário extraí-la através de procedimento cirúrgico.
                  O câncer de Próstata é um outro problema que pode ocorrer, principalmente nos homens de idade mais avançada. A doença pode ser bastante grave e pode levar o homem a óbito.
                  Sua prevenção ainda é a melhor medida para essa doença.
                 Para tanto, recomenda-se à realização de exames periódicos a partir dos 40 anos de idade. Quando identificada em sua fase inicial, as chances de cura são altas.
                  Especialistas apontam causas mais freqüentes das enfermidades da próstata:
1. Vida sexual muito ativa, superior a 2 a 3 vezes por semana;
2. Doenças sexualmente transmissíveis não tratadas adequadamente;
3. Infecções urinárias;
4. Masturbação;
5. Alimentação estimulante que possam irritar o órgão (gorduras saturadas, proteínas de origem animal, alumínio, mercúrio, corantes químicos);
6. A prática de esportes de alta tensão abdominal, como o halterofilismo;
7. Dieta pobre em aporte de zinco, magnésio e vitamina E;
8. Uso de calças ou cintos muito apertados ao corpo;
9. Falta de atividade física rotineira;
10. Perda de sono;
11. Usar álcool ou drogas como estimulantes.
            Os sintomas associados às doenças da próstata podem ser os seguintes:
atraso para começar a urinar, ou seja, o paciente tem o desejo de urinar, mas o jato demora a sair; necessidade que o paciente tem de se esforçar para terminar de urinar; o tempo necessário para urinar vai aumentando; o jato miccional vem entrecortado, ou seja, em pequenos jatos com intervalos de tempo entre eles; a bexiga fica palpável no abdome; gotejamento no final da micção. Na presença desses sintomas, procure um médico para tirar as dúvidas.
            Lembre-se: o câncer de próstata costuma ser totalmente assintomático até que esteja em estádio avançado, às vezes sem possibilidade de cura. Por isso, é de extrema importância o exame preventivo, que permite o diagnóstico precoce.
            Abandone o “machismo” e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito. Deixar para depois poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas!                          (Fontes: diversas) 

SEÇÃO FAMÍLIA

COLABORADORA DAS FAMÍLIAS
por Vera Lúcia Trevisan (Coord. Pastoral Criança)

                 A Pastoral da Criança está em luto, em razão do falecimento da Dra. ZILDA ARNS, vítima de um terremoto, em 12/01/2010, no Haiti. Zilda Arns Neumann, de 75 anos, era fundadora e coordenadora Internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Integrava missão humanitária no Haiti e cumpria agenda de palestras na América Central.
               Ela era médica Pediatra e sanitarista e, há 25 anos criou esse maravilhoso projeto. Levava a Pastoral da Criança a diversos países que a procuravam com exemplo de missionária. Com este trabalho por ela implantado, a Pastoral da Criança conseguiu reduzir a Mortalidade Infantil a menos da metade da média Nacional, entre as crianças por ela atendidas. Foi indicada por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
                  Seu irmão, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, declarou em entrevista, que a irmã querida "morreu de uma maneira muito bonita, morreu na causa que sempre acreditou".
                  Vale destacar que há 19 anos (em outubro de 1991), a nossa Paróquia do Senhor Bom Jesus foi a primeira, em Araras, a iniciar a Pastoral da Criança, através do então pároco, Pe. Guido, que contou com os trabalhos iniciais, na época, das Sra. Cristina Birolo e Sra. Marina Maciel Barbosa.
                    Grande colaboradora das FAMÍLIAS, Dra Zilda Arns, que também era conhecida como a Grande Mãe dos Pobres, vai nos deixar uma lição de Amor, Bondade e Caridade. Lutemos para que o seu SONHO nos sirva de incentivo para continuarmos esse trabalho por ela criado, salvando as vidas de nossas crianças.    

FÉ E POLÍTICA

(por Ir. Maria Antonia, Canossiana)
  
ALGUMAS REFLEXÕES
Vamos refletir sobre o seu significado.
         A palavra Fé, vem do grego pistia e do latim Fides e significa convicção, crença, confiança. Segundo o Dicionário de Espiritualidade, FÉ no Antigo Testamento, é ter firmeza. É a atitude característica da pessoa diante de Deus. E esta atitude consiste, principalmente, no reconhecimento de Deus, em tudo o que Ele é para a pessoa humana, sobretudo para o povo.
            No Novo Testamento, é Jesus que exige a fé no seu poder como condição para que as curas possam acontecer. Com freqüência ele chama a atenção dos seus discípulos pela pouca fé. Portanto, a fé em Deus inclui a firme certeza de que Ele é fiel em suas promessas, que Ele nos ama e enviou seu Filho, que assumiu a nossa condição humana.
         A fé é um consentimento da inteligência por esse amor pessoal e incondicional de Deus, essa atenção especial e particular pela pessoa. Foi Jesus mesmo que revelou essa paixão de seu Pai, se colocando a serviço principalmente dos mais necessitados. Estava sempre preocupado com os outros.
           A palavra Política, vem do grego antigo politéia, e significa arte de governar as nações, os povos. Assim sendo, a política como a arte da organização, direção e administração, ela é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos do povo. A política verdadeira é toda ação e participação de homens e mulheres na sociedade, que beneficiam a coletividade.
            Então, a pessoa que se sente chamada a atuar no campo político deve(ria) agir partindo do valor da pessoa humana; vivenciar os valores éticos, levar uma vida autêntica e não buscar os seus interesses pessoais.
            Todo cristão, toda cristã deve participar com todo esforço para que o mundo seja mais humano. É a fé que nos lembra a responsabilidade e o compromisso de promover a vida e a dignidade de todos.
             A fé e a política estão nas nossas comunidades, nos grupos, nos partidos políticos. Estamos sempre agindo politicamente. Faz bem refletir sobre como está a nossa ação em cada situação da vida. A força de quem segue Cristo é a Palavra de Deus e o compromisso é a transformação da realidade.
             Finalizando com a palavra do papa Pio XI, que dizia: Todos nós, cristãos, somos discípulos de um prisioneiro político: Jesus. E a política é a forma mais perfeita de caridade. Procuremos compreender o que isso significa.    

SOU CATÓLICO. VIVO A MINHA FÉ

CONHECENDO O ANO LITÚRGICO (cont.)    - por Isabel Pegoraro

As Solenidade, festas e memória.
As Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário Romano ( NALC) , promulgadas por Paulo VI , em 1969, distinguem as celebrações , segundo sua importância, em Solenidade, Festa e Memória (NACL 10)

As Solenidades: “ As Solenidades são constituídas pelos dias mais importantes, cuja celebração começa no dia precedente com as Primeiras Vésperas (Pentecostes, Vigilia Pascal). Algumas solenidades são também enriquecidas com uma Missa própria para a Vigília, que deve ser usada na véspera quando houver Missa vespertina’ (NACL11) Estas celebrações têm orações próprias ou retiradas do comum.

As festas: “ As festas celebram-se nos limites do dia natural; por isso não tem Primeiras Vésperas, a não ser que se trate de festas do Senhor( ex Ascensão do Senhor), que ocorrem nos domingos do Tempo Comum e do Tempo do Natal, cujo Ofício substituem” (NALC13).Na Missa , as orações, leituras e cantos são próprios ou do Comum.

As memórias: “ As memórias são obrigatórias ou facultativas: sua celebração , porém se harmoniza com a celebração do dia da semana corrente, segundo as normas expostas nas Instruções Gerais sobre o Missal Romano e Liturgia das horas” (NALC 14) .Trata-se de celebrações que ocorrem no dia de semana, nas quais se inclui uma simples recordação (daí memória) do respectivo santo.Neste caso , os elementos fundamentais,como as leituras,são as do dia de semana ocorrente. “ Se , no dia , ocorrem no calendário várias memórias facultativas,celebra-se apenas uma, omitindo-se as outras” (NALC 14)

Memórias obrigatórias e facultativas: No que se refere à distinção entre memórias obrigatórias e memórias facultativas, a única diferença é que as memórias obrigatórias (como o seu nome sugere) ou memória obrigatória própria (como o Padroeiro do lugar) devem necessariamente ser celebradas ou omitidas, segundo se considere oportuno.Quanto ao modo de celebrá-las, procede-se da mesma maneira em ambos os casos. “Nos sábados do Tempo comum, não ocorrendo memória obrigatória, pode-se celebrar a memória facultativa da Santa Virgem Maria” (NALC15). Algumas memórias obrigatórias ou facultativas, quando celebradas, têm Laudes e Vésperas festivas, com antífonas próprias.Neste caso, nas Laudes, tomam-se os salmos do domingo da primeira semana e, nas Vésperas , os salmos do comum.

Comemorações: As memórias obrigatórias, que ocorrem nos dias de semana da Quaresma e nos dias 17 a 24 de dezembro, podem ser celebradas como memórias facultativas. Neste caso são chamadas simplesmente de comemoração.

A celebração de todos os fiéis defuntos, por não ter caráter de solenidade,festa ou memória propriamente dita,é chamada pela Igreja de Comemoração.Trata-se de uma Comemoração muito especial, Celebrada mesmo quando ocorre em domingo.

Seção Culinária

(por Beth Affonso)
Este mês temos três deliciosas receitas:
Sabe aquele filme americano onde eles comem aquela panqueca de café da manhã maravilhosa com mel de dar água na boca??? Pois é! Segue a receita para que você saboreie o excelente café da manhã com a sua família!!

PANQUECA DE MEL - Ingredientes: 3 xicaras de leite; 1/2 xic de chá de açucar mascavo; 1/2 xic de chá de óleo; 02 ovos; 1 colher de chá de fermento em pó; 2 e 1/2 xíc chá de farinha de trigo; Mel para acompanhar.
Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa e frite pequenas porções em uma frigideira antiaderente, até dourar dos dois lados, formando panquecas grossas e pequenas. Coloque as massas sobre pratos e sirva com mel.

BOMBA DE CHOCOLATE - Ingredientes: 05 xic (chá) de água; 01 xic ( chá) de manteiga; 04 xic. (chá) de farinha de trigo; 10 ovos; 500 grs de chocolate ao leite picado. Recheio: 1 litro de leite; 4 gemas; 01 xíc (cha) de farinha de trigo; 02 colheres de sopa de essencia de baunilha; 02 xíc (chá) de açucar. Preparo: Em uma panela, coloque a agua, a manteiga,e leve ao fogo até ferver. Acrescente a farinha, mexa até desgrudar do fundo da panela, retire e deixe esfriar. Coloque na batedeira e junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Transfira para um saco de confeitar e modele as bombas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Para o recheio, em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture e leve ao fogo, mexendo por 10 minutos ou até engrossar. Deixe esfriar e recheie as bombas. Derreta o chocolate em banho-maria, ou microondas, e distribua por cima das bombas, deixe secar sobre papel manteiga e sirva.Dica: Se desejar , coloque uma porção de chocolate em um cone de papel manteiga e faça fios sobre as bombas para decorar.

PAVE DE LIMÃO COM SUSPIRO - Ingredientes: 02 latas de leite condensado; 1/2 lata de suco de limão; 01 lata de creme de leite; 02 pacotes de biscoito maisena (400grs); Suspiros pequenos e raspas de limão para decorar.
Preparo: No liquidificador, bata o leite condensado com o suco de limão até engrossar. Junte o creme de leite e bata mais um pouco. Em taças individuais , intercale camadas de biscoito e creme, terminando em creme. Decore com suspiros e raspas de limão. Gele por 4 horas antes de servir.
Dúvidas, sugestões ou, caso queira divulgar a sua receita, por favor entre em contato, enviando um e-mail para Pbomjesusararas@gmail.com , que teremos o maior prazer em divulgá-las!!!

NOSSAS COMUNIDADES - março-2010

BOM JESUS                            Investidura
 
    
 
                         



Missa Festiva em Comemoração ao Jubileu de Ouro (06/02/2010)
 









19 de mar. de 2010

São José e Associação Madalena de Canossa

Hoje dia de São José, pai de Jesus.
Homem simples, reservado e casto. Teve sobre sua responsabilidade as duas figuras mais importantes da existência da humanidade, "Jesus e Maria".
Valei-nos São José !

Hoje também a ASSOCIAÇÃO MADALENA DE CANOSSA, comemora 50 anos de existência em Araras, JUBILEU DE OURO.
Parabéns as irmãs Canossianas pelo amor e dedicação na formação de nossas crianças, jovens e adultos, especialmente os que mais necessitam.
Missa festiva, às 19:30horas, no Colégio Monsenhor Quércia.



Sandra
PASCOM

10 de mar. de 2010

Presbítero Elcio

E o ELCIO é Presbítero !
Que alegria !
Me lembro quando iniciei na PASCOM, a convite do Padre Pricilio, estendido a toda comunidade que quisesse ajudar.
O Elcio foi coordenador naquela época e tinha (tem) um entusiasmo e carisma inesquecível.
Aprendi muito com ele e espero levar este aprendizado para o trabalho na PASCOM, atingindo muitas pessoas carentes do amor de Jesus. É só este o objetivo da PASCOM, levar Jesus pelos meios de comunicação.
Deus abençoe o Pe. Elcio nessa linda caminhada.
Dá para sentir a felicidade dele estampada nas fotos da celebração.
Vamos aumentar nossas orações por ele e por todos os sacerdotes neste ano Sacerdotal.

Sandra E C Maria
10/03/2010