ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

20 de jun. de 2010

EDITORIAL - JUNHO/2010

Editorial  - por Olívia Maria Campagna

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos em junho, mês de festas juninas e outras festas mais, mês em que começa o inverno! Neste mês também teremos o início da Copa do Mundo. A festa mais importante que comemoramos, sem dúvida, é o dia 03/06, Corpus Crhisti, que significa o Corpo de Cristo. É a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, expressando a unidade da igreja e alimento para a nossa vida.
A Eucarístia é uma realização plena e concreta das palavras de Jesus: "Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos"(Mt 28,20).
No dia 05/06 é o dia do Meio Ambiente. O que estamos fazendo para preservá-lo?  Precisamos preservá-lo com consciência, que para nossos filhos e netos tenham uma vida saudável no futuro.
No dia 12 comemoramos o Dia dos Namorados, data que temos mais uma vez a oportunidade de expressar o nosso amor, não só entre namorados, mas também entre os enamorados de todas as idades. Namoro é uma fase de conhecimento e adaptação, mas não podemos nos esquecer que aprendemos a conhecer um ao outro até o final de nossas vidas! Não podemos deixar o sofrimento destruir nossos relacionamentos, devemos tirar proveito de todas as situações, inclusive dos sofrimentos que passamos nas épocas de namoro e, principalmente, quando casados, pois eles fazem parte de nossa vida. Até as mais difíceis e obscuras situações que destroem projetos e impedem nossos melhores planos, aos nossos olhos não apresentam nenhuma solução, serão por Deus, com toda certeza, conduzidas ao bom termo.
Os casais de namorados não podem se esquecer de que este tempo deve ser belo e saudável no relacionamento, pois ele será eterno. É nessa época de namoro que deve se conhecer muito bem, para se fazer a grande e única escolha; pois todo casamento começa em um namoro e só um namoro responsável poderá se transformar em um casamento santo e durável.
No dia 13 comemoraremos o dia de Santo Antonio, muito conhecido como santo casamenteiro, por ter sido grande devoto Mariano e grande defensor da família; contudo, também é bastante evocado para achar objetos perdidos.
No dia 24 é o dia de São João Batista, filho de Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus) e de Zacarias. Criado no deserto, a ele foi-lhe dado autoridade para batizar em nome de Deus. Foi o último profeta do Antigo Testamento, cuja missão era preparar o povo judeu para a vinda do Messias. É ele o precursor de Jesus Cristo! No dia 29 comemoramos o dia de São Pedro, o primeiro papa da Igreja - grande evangelizador e seguidor de Jesus Cristo.
Neste mês comemoramos, ainda, a festa do Sagrado Coração de Jesus. Lembremos o sofrimento de Cristo Jesus e que tudo aquilo foi por nós! Todo o seu sofrimento nos mostra o Seu infinito amor por nós.  Festejemos e honremos o Coração de Jesus! "Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso", repita sempre esta jaculatória, pois precisamos todos ter coração manso e humilde para que tenhamos mais paz e possamos, cada vez mais, ajudar a quem precisa. Também para nossos sacerdotes, pois neste mês, toda a igreja celebra o encerramento do Ano Sacerdotal.
Este é um tempo especial de orações e valorização de nossos sacerdotes!  Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus e à Nossa Senhora para que protejam sempre a todos nós, nossas famílias, Mães, doentes, e todos os que necessitarem de proteção. E que Deus-Pai Todo Poderoso esteja sempre conosco!
Feliz dia dos Namorados!!! e Viva Santo Antonio, São João e São Pedro!!!!

A FESTA DE CORPUS CHRISTI - 06-2010

A Festa de Corpus christi                 (por  Angélica O. Ponte)
                                                
A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
O dia da Instituição da Eucaristia é na Quinta-feira Santa, contudo, a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã.
A Festa surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isso ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV, que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
Em 11/08/1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração.
Em  1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
Após a oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.
Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra ao Senhor que vem visitar o seu povo. Tudo isso tem muito sentido e deve ser preservado.
Começaram, assim, as grandes procissões eucarísticas e também o culto a Jesus Sacramentado foi incrementado no mundo todo através das adorações solenes, das visitas mais assíduas às Igrejas e da multiplicação das bênçãos com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos cada vez mais admiráveis.
Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos já se converteram e todo o mundo católico.
O culto eucarístico não começou no século XIII, pois começou desde o Cenáculo, quando Jesus instituiu a sagrada Eucaristia. Mas faltava, porém, uma festa especial para agradecer ao "Prisioneiro dos Sacrários" esta presença inefável que o faz contemporâneo de todas as gerações cristãs.
Era e é necessária, realmente, uma data distinta para que se manifestasse um culto especial ao Corpo e Sangue de Cristo, atraindo d’Ele novas graças e bênçãos para os que caminham neste mundo.  (Fonte: www.cancaonova.com  / Autor: Prof. Felipe Aquino)     

A BIODIVERSIDADE E NOSSA VIDA - 06/2010

A Biodiversidade e nossa vida
2010: Ano internacional da Biodiversidade      por  Tatiane Borelli
    
          A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) e ajudará a promover a importância dessa consciência em todo o mundo.
Você é parte integrante da natureza; o seu destino está intimamente ligado à biodiversidade, à enorme variedade de outros animais e às plantas, os locais onde eles vivem e os seus meios ambientes.
          Confie nessa diversidade de vida para lhe proporcionar a comida, o combustível, os medicamentos e outros bens essenciais sem os quais pura e simplesmente não pode viver.
Até agora, temos perdido essa rica diversidade a um ritmo muito acelerado, em consequência de atividades humanas. Isso empobrece-nos a todos e debilita a capacidade dos sistemas vivos, dos quais dependemos, para resistir às crescentes ameaças, tais como as alterações climáticas. Isso é vital para o atual e futuro bem-estar humano. Precisamos fazer mais. Esse é o momento de agir.

        AIB - O momento de agir
          Você é biodiversidade! A maior parte do oxigênio que respira vem do plâncton dos oceanos e luxuriantes florestas de todo o mundo. Os frutos e vegetais que come foram polinizados por abelhas e a água que bebe é uma parte de um enorme ciclo global que o envolve: nuvens, chuvas, glaciares, rios e oceanos.
          A sua dieta depende quase inteiramente das plantas e animais à nossa volta; das gramíneas que nos dão arroz e trigo ao peixe e à carne, de paisagens selvagens ou agrícolas. O seu corpo, que contem acima de 100 trilhões de células, está interligado a tudo o que o cerca e a um mundo mais vasto, num sistema maravilhosamente complexo e intemporal. Você partilha os seus átomos com cada ser e objeto do mundo natural.
          Você é, simultaneamente, antigo e inconcebivelmente jovem. Biodiversidade é vida; sua vida é biodiversidade e biodiversidade é você.
Você partilha o planeta com tantos quantos 13 milhões de diferentes espécies vivas, incluindo plantas, animais e bactérias, dos quais apenas 1.75 milhões foram denominados e cadastrados. Esta incrível riqueza natural é um tesouro inestimável que constitui o fundamento básico do seu bem-estar humano. Os sistemas e processos que estes milhões de vizinhos produzem coletivamente proporcionam a sua comida, água e o ar que respira - os fundamentos básicos da vida.
          Como se isso não bastasse, eles também lhe fornecem madeira, matérias vegetais para mobiliário, construção e combustível, os mecanismos que regulam o seu clima, controlam as correntes e reciclam o seu lixo e os recentes compostos e químicos dos quais os medicamentos são feitos. Tudo está tão obviamente à sua volta que, por vezes, é fácil esquecer que ela está presente - que você é parte dela e não pode viver sem ela.
          A contribuição da biodiversidade para a sua vida não é apenas prática, física e utilitária; é também cultural. A diversidade do mundo natural tem sido uma constante fonte de inspiração ao longo da história da humanidade, influenciando tradições, a forma como a nossa sociedade evoluiu e fornecendo os bens e serviços básicos sobre os quais a troca e a economia assentam.
          O desaparecimento de espécies raras é uma perda incalculável, que nos deixa muito mais pobres.
          A bela e generosa diversidade do mundo natural está prestes a ser destruída em resultado de diversas atividades humanas. O abate e queima das florestas, a remoção dos mangues, cultivo intensivo, a pressão da poluição, a sobrepesca e os impactos das alterações climáticas estão, em conjunto, prestes a destruir a biodiversidade.

         Nós podemos parar esta perda?
          O Ano Internacional da Biodiversidade é a nossa oportunidade para provarmos que o faremos. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Reflitamos sobre as conquistas alcançadas para salvaguardar a biodiversidade e centremo-nos na urgência do nosso desafio para o futuro. Este é o momento de agir. (fonte: http://2010aib.blogspot.com/2010/02/2010-ano-internacional-da.html)  

CONVITES E AGRADECIMENTOS - 06-2010

  FESTA JUNINA
- 05 e 12 de Junho - 19:30h – N.Sra.Dores            
   c/ Danças, Show Prêmios e Comida típica
- 12 de Junho - 19:30h – B. Jesus
   c/ dança e comida típica


  

Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o Tarde Legal, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!




Seminário de Vida
06/06 - 08:30h,  “Cura interior”
13/06 - 08:30h,  “Batismo no Espírito Santo”
19/06 - 19:30h, “Amor e Frutos do Espírito Santo”
Comunidade N. Sra. das Dores  (levar Bíblia)



3ºDespertai: dias 16,17 e 18 de Julho
Local: Escola Ivan Inácio Zurita, Centro Rural
Animação: Banda Paráclito, Banda Epifhanya, Curados para amar - Inscrição: R$ 15,00 c/ direito a refeições e lanches durante todo o acampamento - Contato: tels (19) 3541-1207, 9310-7880  (Danilo), 91553614  (Geane), 8837-7928 (Carla).



 
I Congresso Diocesano p/Jovens
Dias:  03 e 04 de Julho   
Comun.Senhor  Bom Jesus – Limeira/SP
Tels(19) 3441-5329 (ramal 210)  e  9173-0995


PROGRAMAÇÃO do TEATRO Estadual de Araras:

04/06 -20h., O auto da Barca do Inferno (12 anos)
06/06-16 h., Pinóquio, Etc. e Tal.  (02 anos)
11/06- 20h., Opereta da Gramática (livre)
13/06- 16h., Gestus   (livre)
25/06- 20h., Prometheus Nostos  (livre)
26/06- 20h30, Prometheus Nostos  (livre)
27/06- 16h., Era uma vez um rio  (6 anos)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maiores Informações tel.: 3541-5969 (todo dia, 10h às 19h)  ou  http://www.apaacultural.org.br/araras
Horário bilheteria: todo dia, 14h às 19h ou até o início do espetáculo. 


QUERMESSE DO PADROEIRO
Terá Início no dia 26/06 (sábado), mais uma vez, a grandiosa  e  tradicional  
QUERMESSE do BOM JESUS. Ambiente familiar, com bingo e deliciosos quitutes preparados por nossa cozinha. Aproveitem e tenham uma boa diversão!!!
   
Bem-aventurados os misericordiosos... (Mt 5,7)
Nem sempre estamos atentos aos dons e aos presentes que Deus gratuitamente nos dá. Pior! Poucas vezes encontramos uma forma justa de agradecê-Lo. A essa gratuidade deve corresponder a nossa generosidade. “Vinde, benditos de meu Pai, (...) pois tive sede e me destes de beber (...)” E acaso perguntem: Quando foi que Te fizemos tudo isto? Responderá Jesus: “Todas as vezes que fizestes isto a cada um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,31-40). 
Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!    

AGENDA PAROQUIAL - JUNHO/2010


01 - 19h30 - “Leitura Orante”  - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
03 - 08h - Corpus Christi - Ginásio Esportes Nelson Rüegger
04 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira)  - B.Jesus
05 - 19h30 - "Festa Junina"  - N.Srª.Dores
06- 08h30 - "Seminário Vida"  - N.Srª.Dores
06 - 09h - Batismo - S.Judas
08- 19h30 - “Leitura Orante”  - N.Srª.Dores
10 e 11 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
11 - 19h - Solenidade Sagrado Coração de Jesus (Missa e Coroação) - B. Jesus
11 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
12 - 19h30 - "Festa Junina"  - B. Jesus
12 - 19h30 - "Festa Junina"  - N.Srª.Dores
13- 08h30 - "Seminário Vida"  - N.Srª.Dores
15- 19h30 - “Leitura Orante”  - N.Srª.Dores
16 e 18 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
18- 19h30 - Missa - Após, haverá Noite de Louvor -  B.Jesus
18 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
19- 19h30 - "Seminário Vida"  - N.Srª.Dores
22- 19h30 - “Leitura Orante”  - N.Srª.Dores
25 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
26 - Inicio Quermesse - B. Jesus
27 - 11h - Batismo - B.Jesus
29- 19h30 - “Leitura Orante”  - N.Srª.Dores   

SANTOS E FESTAS DO MÊS - JUNHO/2010

Santos & Festas do Mês   Por Rochele P. Pagotti     

Neste mês comemoramos as seguintes datas:         
01-S.Justino; 02-S.Marcelino e S.Pedro; 03-Corpus Christi, S.Carlos Lwanga; 04-S.Crispim e Sto.Optato Mileva; 05-S.Bonifácio; 06- Festa do Sagrado Coração de Jesus, S.Norberto; 07-S.Pedro Córdova, Sto.Antônio M. Gianelli e S.Marcelino champagnat; 08-Stª.Efrém e S.Medardo; 09-S.José Anchieta; 10-Stª.Olívia e Stª.Ana Maria Taigi; 11-S.Bernabé; 12-Imaculado Coração de Maria, S.Gaspar de Búfalo , Stª.Alice; 13-Sto.Antônio Pádua; 14-S.Eliseu e Stª.Clotilde;  15-S.Vito, S.Luís Palazzolo, Sta.Albertina; 16-S.Francisco Régis; 17-Sto.Adolfo, S.Manuel, S.Rainério; 18-Sagrado Coração Jesus e S.Gregório Barbarigo; 19-Sagrado Coração Maria e S.Romualdo; 20-Sto.Adalberto, Sta.Gema Galgani, Sta.Teresa, Mafalda e Sancha; 21-S.Luiz Gonzaga; 22-S.João Fischer e S.Tomás More; 23-S.José Cafasso; 24-Nasc. S.João Batista; 25-S.Guilherme; 26- S.João e S.Paulo (mártires), S.Vigílio; 27-Nª.Srª.Perpétuo Socorro; 28-Sto.Irineu; 29-S.Pedro e S.Paulo (apóstolos); 30-Protomártires da Igreja Romana

Dentre eles destacamos:
S.José de Anchieta – 09 de junho   

Nascido de família nobre, numa das sete ilhas Canárias, de onde avistavam os navios que se abasteciam no porto de Tenerife para seguir rumo ao Oriente ou ao Novo Mundo em 19/03/1534. Aos 14, foi estudar em Coimbra (Portugal). Em 1551 foi admitido como noviço no colégio jesuíta da Universidade de Coimbra.  Aos 19 anos foi convidado a vir para o Brasil como missionário, acompanhando Duarte da Costa, o 2º Governador-geral nomeado pela Coroa. Em 1554, chegou a São Vicente, a primeira vila fundada no Brasil por Martim Afonso de Sousa. Lá, teve o primeiro contato com os índios.     
Também, junto com o jesuíta português Manuel da Nóbrega, subiu a serra do Mar até o planalto que os índios denominavam Piratininga (atualmente a cidade de São Paulo), ao longo do rio Tietê. Os dois missionários estabeleceram um pequeno colégio, e, em 25/01/1554, celebrou-se ali a primeira missa. Anchieta começou o trabalho de conversão, batismo e catequese com os índios.
Para os índios, ele foi médico, sacerdote e educador: cuidava do corpo, da alma e da mente. Na catequese, usava o teatro e a poesia, tornando a aprendizagem um processo prazeroso. Ensinou latim aos índios e com eles aprendeu tupi-guarani; escreveu a "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", publicada em Coimbra em 1595.
O colégio de S.Paulo de Piratininga, como era chamado, logo expandiu seu núcleo. Mas, ao longo do litoral de SP, RJ e Espírito Santo, as tribos formaram uma aliança (Confederação dos Tamoios) que atacou São Paulo diversas vezes entre 1562 e 1564.
Anchieta e Nóbrega tiveram um conflito com Duarte da Costa e decidiram iniciar as negociações de paz com os tamoios em Iperoig (hoje Ubatuba). Anchieta, falando tupi-guarani e viajando por toda aquela costa, foi crucial para ganhar a confiança dos índios, e, após muitos incidentes, estabeleceu-se a paz entre tamoios, tupinambás e portugueses. Nessa época, Anchieta escreveu o "Poema em Louvor à Virgem Maria", com 5.732 versos, alguns dos quais traçados nas areias das praias.
Em 1565, entrou com Estácio de Sá na baía de Guanabara, onde estabeleceram os fundamentos do que viria a ser a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dali, Anchieta seguiu para Salvador, onde foi ordenado sacerdote. Por ocasião dessa viagem, novamente pisou em terras capixabas. Em 1567, voltou para o Rio e para São Vicente. Nessa última, permaneceu dez anos, quando foi nomeado provincial (supervisor) dos jesuítas no Brasil.
Em 1585, fundou a aldeia de Guaraparim (hoje Guarapari), no Espírito Santo. Morreu aos 63 anos em Reritiba, atual Anchieta no estado de Espírito Santo. Os índios levaram seu corpo numa viagem de 80 quilômetros até Vitória, capital do estado,  onde foi sepultado. Chamado de Apóstolo do Brasil, foi beatificado em 22/06/1980 pelo Papa João Paulo -II.   

SEÇÃO CULTURAL - JUNHO/2010

Seção Cultural (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas  etc.)
  
dia dos namorados   (por  Eder Muller)
Por tradição, o dia dos namorados, no Brasil, é comemorado no dia 12 de junho. Em grande parte do mundo, como Estados Unidos, Itália e Canadá, a data é comemorada em 14 de fevereiro, dia de São Vatentim (valentine’s Day), um Santo devoto do amor. No Brasil, comemoramos na véspera do dia de Santo Antonio, nosso Santo casamenteiro. Em nosso país, tudo isso teve inicio em 1949, pelo publicitário João Dória, na cidade de São Paulo. Curioso, né?!?  Contudo, o mais importante para nós, Cristãos, é vivenciamos o dia dos namorados no amor de Cristo Jesus! 


  
PROJETO MADALENA CANOSSA   (por  Sandra C. Maria)    
                    Meninas do Projeto Madalena de Canossa trabalharam o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica - CFE) "Economia e Vida", lema: "Vocês não devem servir a Deus e ao dinheiro"  nas aulas de Cidadania. Confeccionaram uma maquete (foto ao lado), na qual projetaram como era o mundo, desde a sua criação até sua evolução atual, demonstrando a beleza do amor de Deus e as consequências do mau uso dos bens pelo homem.
                       No dia 07/05 (foto abaixo), o Programa prestou homenagem ao Dia das Mães, com a presença de cerca de 80 pais. As meninas fizeram a abertura com a canção “Fico assim sem você” (de Claudinho e Bochecha) e várias outras apresentações de danças. A cada apresentação, uma demonstração de carinho de um lado, e emoções estampadas do outro. Finalizaram com a entrega p/ as mães de lembranças confeccionadas pelas meninas nas aulas de Artesanato.    

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 06-2010

      (Por Sandra E C Maria)

         A Festa do Sagrado coração de Jesus é comemorada sempre no 2º domingo após Pentecostes. Neste ano, é dia 06 de junho. Vamos aproveitar e fazer o ATO DE  CONSAGRAÇÃO de NOSSAS FAMÍLIAS ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS:  
         Oh, SAGRADO CORAÇÃO de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. 
         Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz. 
         Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes. 
         Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção freqüente de vossa divina Eucaristia. 
         Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. 
         Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido. 
         E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios. 
         Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida. Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai. 

ANO SACERDOTAL - 06-2010

 (Por Sandra E C Maria)

            No próximo dia 19 se encerra o Ano Sacerdotal, instituído pelo papa Bento XVI em 2009. Com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”, o papa quis promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os padres a perceber, cada vez mais, a importância do seu papel e da sua missão na Igreja e na sociedade.
            Jesus disse “Eu sempre estarei com vocês” e está especialmente no Pão e Vinho, que após o Sacerdote pronunciar as mesmas palavras de Jesus na ultima ceia, temos a Eucaristia “Corpo e Sangue de Jesus”. O alimento na vida espiritual.
 “Tu és Sacerdote eternamente”, assim o jovem chamado a vocação sacerdotal, uma vez que recebeu o sacramento da ordem, é Sacerdote para sempre independente da escolha que fará mais tarde.
Seja atuando numa comunidade pastoreando o povo a que ela pertença, ou missionário levando a palavra a povos mais distantes, eles estão sempre prontos a iniciar já aqui na Terra o reino de Deus.
            O Congresso Eucarístico de Brasília nos fez olhar para o coração da Igreja e é através dos Sacerdotes que se mantém acesa a chama ardente deste coração vibrante.
            Até o dia 1º de maio de 2010, a Igreja contava com 18mil padres no Brasil. E mais de 100milhões de fiéis. São 5555 fiéis para cada padre. Com as famílias cada vez mais desestruturadas, é difícil o despertar das vocações sacerdotais.  Deus continua a chamar, mas os jovens de hoje tem dificuldade de responder a esse chamado devido à situação familiar e social.
            A igreja nos orienta a ajudar nossos sacerdotes da seguinte forma: cuidando das pessoas que Deus nos confiar; rezando o rosário pela santificação de nossos Sacerdotes; fazer vigília e adoração Eucarística pela santificação dos Sacerdotes.
             “Deixemos de ver  a figura do sacerdote como ameaça, voltemos os nossos olhares para a beleza da vocação sacerdotal vendo em cada Sacerdote o próprio Jesus”. 

SEÇÃO SAÚDE - JUNHO/2010

 (por  Jean Carlo Monteiro)

homem que se cuida,
não perde o melhor da vida!
  
O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) lançaram, no segundo semestre de 2009, a campanha da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O objetivo é ampliar o acesso da população masculina aos Serviços de Saúde, esperando-se que pelo menos 2,5 milhões de homens, na faixa de 20 a 59 anos, procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. A iniciativa foi uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. Segundo pesquisas realizadas, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete (07) anos menos do que as mulheres! Vários fatores contribuem para esses resultados:  
- Homens têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol, pressão alta, tendência à obesidade, não praticam atividade física com regularidade; etc
- têm medo de descobrir doenças; não se cuidam, achando que nunca vão adoecer;
- não procuram os serviços de saúde; não seguem os tratamentos;
- ficam mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho;
- usam álcool e outras drogas em maior quantidade;
- estão envolvidos em violência, na maioria das situações.
Estão sendo realizadas, também, campanhas educativas sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e de cânceres e hábitos de vida mais saudáveis.
Previna doenças, melhore a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os Serviços de Saúde, logo no início, evitando a dor física, emocional e o sofrimento da família.   
Dê mais atenção à sua saúde:
- adote uma alimentação saudável;
- não fume;
- evite bebidas alcoólicas;
- pratique exercícios físicos regularmente.    

SEÇÃO FAMÍLIA - JUNHO-2010

Seção da Família                                       (por Jean Carlo Monteiro)  

Continuemos a reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.  

O sacramento da eucaristia
Jesus Disse: “Eu sou o pão vivo, descrido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente... Quem come a minha Carne e bebe meu Sangue tem vida eterna. (...) permanece em mim e eu nele” (Jo 5.61.54.56).
Essas maravilhosas promessas de Jesus nos garantem a vida eterna. Se comungamos bem o seu precioso corpo, permanecemos Nele e Ele em nós na caminhada da vida, e viveremos por Ele, e não com a nossa fraqueza.
A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo une a sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e ação de graças, oferecido a seu Pai uma vez por todas na cruz; e, assim, derrama as graças da salvação sobre o seu Corpo, que é a Igreja.
A celebração da Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica. Não apenas uma lembrança, mas presentificação, e na repetição, do único Sacrifício de Cristo na Cruz. É Cristo mesmo, sumo Sacerdote eterno da Nova Aliança, que, agindo pelo ministério dos sacerdotes, oferece o sacrifício eucarístico. E é também o mesmo Cristo, realmente presente sob as espécies do pão e do vinho, que é a oferenda do Sacrifício Eucarístico.
A Igreja ensina que só os sacerdotes validamente ordenados podem presidir a Eucaristia e consagrar o pão e o vinho para que se tornem o Corpo e Sangue do Senhor.
A Eucaristia também é oferecida em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos, e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais. É a melhor de todas as orações.
Para receber a Cristo na Comunhão Eucarística devemos estar em “estado de graça”. Se alguém tem consciência de ter pecado mortalmente, não deve comungar sem ter se confessado antes com o sacerdote.
A santa Comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo aumenta a nossa união com o Senhor, perdoa-nossos pecados veniais e nos livra dos pecados graves. Além disso reforça a unidade da Igreja. A Igreja obriga que cada católico comungue pelo menos uma vez por ano; e isto no período pascal que cai da Páscoa até a festa de Pentecostes.
Como Cristo está presente na Hóstia Sagrada, é preciso honrá-lo com um culto de adoração. A visita ao santíssimo Sacramento muitas vezes é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor. A adoração ao Santíssimo Sacramento nos fortalece na luta contra o pecado, nos alcança muitas graças e nos livra das ciladas do demônio.
Dom Bosco dizia que quem quer muitas graças deve ir sempre ao Sacrário rezar; quem quer poucas graças deve ir poucas vezes ao Sacrário; e quem não quer nenhuma graça não deve ir nunca. Não há problema que você não consiga resolver diante do Senhor no Sacrário.
                                              (Fonte: Prof. Felipe Aquino / Fonte: Revista Canção Nova n°89 – Maio/08) 

FÉ e POLÍTICA - 06/2010

                                                     (por José Affonso)
                Ética na Política

A ética envolve um impulso para o Bem. É o bem que se deve procurar, é o mal que se deve evitar, é o bem que deve estar presente na finalidade de todas as ações humanas; é o bem não pode estar ausente dos meios utilizados para atingir tais fins, e assim por diante. Na política, o bem recebe o nome de bem comum. É para ele que devem convergir todas as ações e as ações de todos os participantes do jogo político. Aqui, um primeiro grande esquecimento: para que haja ética na política é necessário que haja ética no eleitor, no político e nos partidos políticos. Seria ingenuidade imaginar que conseguiremos a ética como produto adquirido para uso específico no segmento da elite detentora de mandatos e presente nos quadros de governo e administração.
Não teremos grandes avanços enquanto parte expressiva, senão a maioria do eleitorado, votar por bairrismo, paixão clubística, beleza ou simpatia, em troca de camisetas, ranchos ou favores, buscando o bem pessoal próprio através de representação corporativa ou com o olho num emprego ou bolsa de estudo, ou ainda movido por sentimentos menores como o ódio ou o ressentimento. Se o eleitor vota assim, como esperar que a pessoa por ele escolhida vá se conduzir de modo diferente? Se o eleitor busca o próprio bem, como reprovar o político eleito quando este o deixa de lado e vai cuidar de seus próprios interesses? Qual a diferença moral entre a atitude de um e de outro? Quem vende voto por camiseta faz algo melhor do que o parlamentar que vende voto por alguma vantagem pessoal?
Por outro lado, os mais comuns deslizes éticos entre os políticos não estão relacionados com ilícitos penais. Bem mais freqüentes, e raramente reprovados, são os comportamentos daqueles que se elegem dizendo que vão fazer o que depois não fazem ou que não fazem o que se dispuseram a fazer em campanha, que sacrificam convicção pessoal por voto, que disputam posições para as quais se sabem despreparados, que são inoperantes, omissos ou ausentes, que negociam contra o bem comum, que estimulam conflitos, que não querem a paz e nem a constroem.
A sonora questão da fidelidade partidária não é diferente e, mesmo nela, existe uma incongruência ética dos próprios partidos: o companheiro que deixa a sigla é traidor; o adversário que para ela acorre é herói. Por quê? A fidelidade dos eleitos aos partidos pelos quais concorreram é parte da questão da fidelidade: fidelidade do partido ao seu programa e aos compromissos de campanha, fidelidade do partido ao seu filiado, eleitor e militante, fidelidade do partido ao bem comum. Numa perspectiva ética interessa muito mais (até com vistas à fidelidade) que os partidos escolham sempre os melhores, tornem conhecidos e sejam fiéis aos seus programas, busquem o bem comum acima e antes do bem partidário (que vem conseqüência do provimento do bem comum), sejam tão rigorosos com o erro do companheiro quanto o são com o erro do adversário e não lavem as mãos perante os equívocos, deslizes ou delitos cometidos por aqueles que apresentaram ao eleitorado e para os quais pediram votos.
Não devemos esquecer, por fim, que a parte principal da responsabilidade moral não reside em evitar o mal mas deve, principalmente, cuidar para que o bem seja feito. O partido que não procede assim é mero atravessador.  (Fonte: Percival Puggina, WWW.Pastoralis.com.br)  

SEÇÃO CULINÁRIA - 06-2010

(por  Olívia Campagna e Beth Affonso)   

Experimente estas três fáceis e deliciosas receitas:

bolo de açúcar mascavo
INGREDIENTES: 2 ovos; 1 xícara (chá) aveia; 1 xícara (chá) açúcar refinado; 1 xícara (chá) açúcar mascavo; ½ xícara (chá) óleo; 1 xícara (chá) água quente; 1 e ½  xícara (chá) trigo; 1 colher (chá) canela-em-pó; 1 colher (chá) bicarbonato sódio; 1 colher (sopa) fermento em pó. // PREPARO: Bater tudo no liquidificador; colocar numa fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, por 25 a 30 minutos. Após, espalhe a seguinte calda sobre o bolo.  // CALDA:  Junte  2 gemas; 1 xícara (chá) açúcar mascavo; 2 colheres (sopa) margarina. Ferver por 3 minutos, tirar do fogo e acrescente ½ xícara (chá) nozes moída e ½ xícara (chá) côco ralado. Mexer e espalhar no bolo.    

  
Quentão saboroso sem pinga
01 copo de açúcar queimado; 1 maçã média; 6 cravos; Gengibre (20/30 gr); 1 litro de água ///  PREPARO: Queimar/dourar um pouco o açúcar; após, coloque a maçã, o gengibre e o cravo. Mexer bem e acrescente aproxim. 1 litro de água e deixar ferver bem.




paçoca fácil de amendoim
INGREDIENTES: 500 gr. Amendoim; 2 latas leite condensado; 2 pacotes bolacha maisena; 1 colher (sopa) chocolate em pó. // PREPARO: Torrar o amendoim e descascá-los. Triturar o amendoim e a bolacha no liquidificador. Numa tigela, misture os ingredientes triturados, o leite condensado e o chocolate. Coloque em uma assadeira, pressionando bem. Leve para gelar por uma hora. Corte em quadradinhos e sirva.



Dúvidas, sugestões ou, caso queira divulgar a sua receita, por favor entre em contato, enviando um e-mail para Pbomjesusararas@gmail.com , que teremos o maior prazer em divulgá-las!!!