ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

26 de ago. de 2010

EDITORIAL - ago./2010

Editorial  - por Olívia Maria Campagna

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, já estamos em agosto/2010 e o tempo passa bem rápido. Neste mês temos muitas festas, nossa  Quermesse está terminando, com  o tradicional Leilão de Prendas Vivas e com a grandiosa Procissão do Senhor Bom Jesus. Muito obrigado a todos que, de uma forma ou outra participaram, ou trabalhando, ou prestigiando, pois mais uma vez foi uma festa muito gostosa e movimentada. Que o Bom Jesus  abençoe a todos nós.
Neste domingo (08) também comemoramos o dia de um grande homem, aquele que deve ser sempre herói e exemplo de respeito, honestidade, humildade e trabalhador: o pai. Neste Dia dos Pais, vamos rezar por eles, para que Deus os abençoe e que sejam sempre iluminados e protegidos por Nossa Senhora.
O dia 15 é comemorado a Assunção de Nossa Senhora, e em Araras, Nossa Senhora do Patrocínio, a Padroeira. O povo ararense estará em festa, pois é um dia muito especial. E mais: a igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio será elevada à categoria de Basílica Menor. Daí passaremos a ter um pedacinho do Vaticano pertinho de nós. É um privilégio! 
Na semana de 08 a 14 de agosto, comemoramos a Semana da Família. Haverá uma Missa Especial para essa comemoração: dia 14, às  19h. Venham participar e rezar por todas as famílias, para que sejam sempre a primeira igreja doméstica e base para todo ser humano. Que a família nunca termine, jamais!  Você aí em sua casa também pode comemorar essa Semana de forma diferente: fazendo um almoço especial para a sua família; com uma oração, pedindo a Nossa Senhora que ilumine as famílias, trazendo muita Paz, diálogo, paciência e compromisso com Deus e entre seus membros.
E as férias já terminaram! O que é bom, dura pouco! A rotina volta ao normal. Com as crianças na escola, os pais ficam mais tranqüilos, pois sabem onde estão e, o que estão fazendo. Vamos pedir a Deus que derrame suas bênçãos sobre as crianças, os adolescentes e os jovens, para que tenham responsabilidade, respeito e compromisso com os estudos. Assim, poderão ser verdadeiros homens e mulheres do amanhã, fazendo um futuro melhor e promissor. Que eles sigam sempre os ensinamentos de Deus, para sempre fazerem o bem.
Feliz Dia dos Pais! Parabéns a todos. Que Deus abençoe a todos os pais de nossa comunidade e que Nossa Senhora das Graças nos cubra com o seu manto sagrado, derramando muitas graças e bênçãos! Deus nos abençoe!!!!

JUBILEU DE OURO - ago./2010

jubileu de ouro
                             (por Margareth Tavine)
Queridos irmãos e irmãs, chegamos a mais uma festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus. Este ano festejamos o Jubileu de Ouro, relembrando o dia 28 de março de 1960, quando nossa comunidade foi elevada à categoria de Paróquia, desligando-se da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.
Desde fevereiro, a equipe de liturgia junto com o nosso Pároco vem homenageando os Padres que por aqui passaram; com a participação da Comunidade do Bom Jesus, da Comunidade Nossa Senhora das Dores e da Comunidade São Judas Tadeu.
Nosso Padre também foi homenageado. Logo que chegou, já reformou a Casa Paroquial, reformou as cozinhas deixando-as mais arejadas e reformou também os salões de festas, sempre pensando no bem estar dos que trabalham e no público que prestigia a quermesse, o bingo e outros eventos aqui realizados.
Já iniciamos nossa Novena. Contamos com a presença dos Padres Ocimar Francatto, Padre Osmar Mendes, Diácono Permanente Oswaldo Pires, Padre Ademir Cherubim, Padre Cacimiro, Padre Antonio, Diácono Permanente João Ademir; prestando nossas homenagens ao Sr. Bom Jesus.
Nessa novena, as pastorais responsáveis pela celebração pedem orações para os membros de suas equipes de trabalho. Os pedidos são direcionados à assembléia presente, com o objetivo de fortalecerem na fé, para perseverar nos trabalhos.
Eis o presente preferido de Jesus Cristo: a oração. É uma forma de conversar com Deus, e se pedimos para os outros, praticamos CARIDADE = Amor em ação. É o que nos leva ao Amor Sublime.
Nesses Cinqüenta anos de Paróquia, muitas dificuldades existiram. Mas a maior, sempre foi a falta de pessoas para assumirem “compromisso” com a comunidade. Há pastorais com dois ou três membros, e destes ainda, estão engajados em outras pastorais.
Jesus está recrutando pessoas sem grau elevado, mas que se sintam tocadas a fazer parte dessa comunidade que tanto amamos. Pessoas que tenham disponibilidade, criatividade, sejam dinâmicos e que tenham amor a oferecer. Venha participar!
Parabéns a todos que trabalham em pastorais, às crianças da catequese e infância, aos coroinhas, corais, aos que serviram nas celebrações e ao querido Padre Pricilio...
Que o Senhor Bom Jesus os recompense, com saúde e sabedoria.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver caridade (amor em ação), sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine." (São Paulo)

AGOSTO - MÊS DAS VOCAÇÕES - ago./2010

mês das Vocações
O mês de agosto é dedicado às vocações, neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão, a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus, para que os sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. Geralmente, cada domingo é reservado para reflexão de determinada vocação: 1ºDomingo: Vocações Sacerdotais. (Dia do Padre-04); 2ºDomingo: Vocação Familiar (Dia dos Pais-08); 3ºDomingo: Vocações Religiosas (Dia da Vida Religiosa); 4ºDomingo: Vocações Leigas (Dia dos Ministérios Leigos)


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS   (Paulo VI)
Ó Jesus, divino Pastor das almas, que chamastes os Apóstolos para fazer deles pescadores de  homens, atraí a vós almas ardentes e generosas de jovens, para torná-los vossos seguidores e vossos ministros;  fazei  com que eles participem de vossa sede de Redenção universal, pela qual renovais sobre os altares o vosso sacrifício.  Vós, ó Senhor, “sempre vivo a interceder por nós” (Hb 7,25), abri para eles os horizontes do mundo inteiro, onde a silenciosa súplica de tantos irmãos pede luz de verdade e calor de amor, a fim de que, respondendo ao vosso chamamento, continuem aqui na terra a vossa missão, edifiquem o vosso Corpo Místico que é a Igreja, e sejam “sal da terra” “luz do mundo” (Mt 5,13).   

MENSAGEM DO MÊS - ago./2010

Mensagem do Mês        (por Sandra E. C. Maria) 
A Graça de ser Homem


(Texto para pais: Pe. Zezinho scj)
Sou-te grato, Senhor meu!
Sou um ser humano masculino e acho muito bom ser homem.
É compensador abraçar, apoiar e proteger minha esposa e os filhos de nosso amor.
Entendo que nasci para cuidar deles.
Não estão comigo por acidente.
Fazer parte do teu plano infinito.
Sei que não errei quando quis ser marido e pai.
Meu corpo foi feito para isso!
Fui educado para isso e gosto deste meu chamado.
Grato, porque em casa há humanos masculinos e femininos,
cada um com os seus valores e chamados,
cada um lindo querido do seu jeito.
Grato pelas nossas meninas e pelo nosso menino. 
Estás criando para Ti, para nós e para o mundo duas mulheres
e um homem e nós fomos chamados a gestá-los e formá-los.
De minha parte, grato por minha masculinidade.
Nós homens nem sempre sabemos viver este dom
com sabedoria e serenidade.
Muitos são levados a supervalorizar a sua genitalidade e,
com isso, perdem de vista os outros valores masculinos.
Há os momentos em que extrapolamos e esquecemos
que não temos todas as qualidades necessárias para
o equilíbrio da família e da sociedade.
Tu, que és Deus e não és  homem nem mulher,
Tu, Pai que não és humano, mas és  pessoa divina, sabes do
teu projeto ao meu criar humano e homem!
Que meus valores de ser humano masculino, junto aos valores
de minha esposa, construam minha família!
Sem ela, eu seria bem menos do que sou, mas creio que, sem mim,
ela teria mais dificuldade de viver o seu chamado.
Preciso dela e sei que ela precisa de mim!
Amar talvez seja isso! Precisar de alguém na medida certa!
Mesmo que pudéssemos sobreviver sozinhos, seria tolice.
Sem ela eu seria bem menos eu.
Meus filhos também, um dia, poderão viver sem nós mas
gosto de pensar que sempre quererão o nosso afeto,
ainda que distantes ou já envelhecidos.
Por isso, Pai, torna-me cada dia, mais pessoa, mais humano e mais homem.
Torna-me sereno, forte, amigo, educador, esposo e pai. 
Que eu entenda o que é ser pai, para saber porque Jesus assim Te chamava. 
Ainda não entendi o mistério escondido neste som gostoso de se ouvir.
Sou pai agora, porque sempre foste Pai e porque sempre o serás.
Que eu nunca me esqueça dessa  verdade!

CONVITES E AGRADECIMENTOS - ago./2010



 Dia 07/08, às 18h30, na Comunidade N.Sra.Dores: FESTA BENEFICIENTE
em prol do Projeto Madalena Canossa. Cachorro quente, pastel, suco milho, cuscuz, sobremesas,...

Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!! 
(Confirme na seção Agenda Paroquial) 
  

PROGRAMAÇÃO do TEATRO Estadual de Araras:

dia 06 -  Rashowbico  (Classif. Adulto)
dia 07 - Rashowbico  (Classif. Adulto)
dia 08 - Tesouro dos Índios  (Classif. Infantil)
dia 15 - Alice no Sertão das Maravilhas  (Classif. Infantil)
dia 20 - Mamma Mia!  (Classif. Adulto)
dia 21 - Mamma Mia!  (Classif. Adulto)
dia 22 -  O Espantalho que Queria ser Rei (Classif. Infantil)
dia 28 - A Cidade e as Serras (Classif. Adulto)
dia 29 - Tic Tac  (Classif. Infantil)
dia 03 - As Pagus  (Classif. Adulto)
dia 04/set - Entorno a Garcia Lorca  (Classif. Adulto)
dia 05/set - Quem Tem Medo do Escuro?  (Classif. Infantil)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maiores Informações tel.: 3541-5969 (todo dia, 10h às 19h)  ou  http://www.apaacultural.org.br/araras
Horário bilheteria: todo dia, 14h às 19h ou até o início do espetáculo. 


CURSINHO PARA NOIVOS que pretendem se casar na Igreja Católica: em nossa Paróquia, há duas vezes ao ano. O próximo acontecerá em setembro (dias 04, 11, 18 e 25). Requisitos p/ os noivos: ser batizados e ter a . Comunhão. Inscrições: dias 21/08 ou 28/08 (consulte a Agenda Pastoral).  



Você precisa de Perdão? Esta é a Palavra de Deus ao seu coração. Tome posse e receba a bênção! Temos, portanto, um grande Sumo-sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé. Porque não temos Nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno. Hebreus 4,14-16.

  
Dízimo é Oferta na Comunidade. Imposto, paga-se o devido; a Deus, oferece-se conforme manda o coração. No antigo testamento o dízimo era obrigatório só para atender determinada necessidade.  A quantia era determinada pelas autoridades, tido como um imposto. Hoje, sabemos que é Deus quem nos pede. A oferta é dada conforme manda o coração. Um coração conscientizado que conhece seus deveres, as necessidades de sua paróquia e o faz por amor, por justiça. "... e Jesus disse dai a César o que é de César, e a Deus, o que é de Deus". Seja você também um Dizimista. Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!

AGENDA PAROQUIAL - AGOSTO/2010

AGENDA PAROQUIAL– Agosto/2010
  
03 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
10- 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
11 e 13 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
12 e 13 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
13 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira)  - B.Jesus
17 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
20 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
21 - 9h às 11h e, às 20h (após missa - B.Jesus) -  Inscrição p/ Curso Noivos
22 - 11h - Batizado - S.Judas
24 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
27 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
28 - 9h às 11h e, às 20h (após missa - B.Jesus) -  Inscrição p/ Curso Noivos
31 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores

SANTOS E FESTAS DO MÊS - ago/2010

Santos & Festas do Mês    por  J.Affonso  

 Neste mês comemoramos as seguintes datas:        
01-Sto.Afonso Maria de Ligório, 2-Sto.Eusébio Vercelli, 3-Sta.Lídia, S.Pedro Julião Eymard, 4-S.João Maria Vianney, 5-Sto.Apolinário,  6- Transfiguração do Senhor, Dia-Padroeiro-B.Jesus ; S.Justo e S.Pastor, 7-S.Sisto II; 8-S.Domigos de Gusmão, 9-Sta.Teresa Benedita Cruz (Edith Stein), Sto.Tomás de Cantalupo, 10-S.Lourenço, 11-Sta.Clara Assis, 12-S.João Berchmans, 13-Stos.Ponciano e Hipólito, 14-S.Maximiliano Maria Kolbe, 15-N.Sra.Patocínio, Assunção de Nossa Senhora, 16-Sto.Estêvão da Hungria, 17-S.Jacinto, S.Roque, 18-Sta.Helena, 19-S.João Eudes, 20-S.Bernardo, 21-S.Pio X, 22-Nossa Senhora Rainha, 23-Sta.Rosa de Lima, 24-S.Bartolomeu (Apóstolo), 25-S.Luís IX, 26-S.Zeferino, 27-Sta.Mônica, 28-Sto.Agostinho, 29-Martírio de S.João Batista, 30-S.Cesário de Arles, 31-S.Raimundo Nonato.  Dentre eles destacamos:


15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora
                  Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definido pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

                  Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para a do Ocidente, chamava-se "Dormição", porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora ao Céu", isso significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

                  Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.
 
                  É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

                  Essa é a fé universal na Igreja desde tempos remotíssimos. A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus. Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

SEÇÃO CULTURAL - ago/2010

Seção Cultural (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas  etc.)
  - por  Rochele P. Pagotti  


Confira alguns eventos programados pela Secretaria da Cultura para o mês de AGOSTO. Participem!!!

 12 - Quinta - 19h30 - Centro Cultural - Oficina: Literatura e Psicologia
 16 a 20 de Agosto - 14h às 17h - Centro Cultural - Oficina de Xilogravura/ Cordel
 18 - Qua. - 20h, Centro Cultural - Cine Clube Araras - “Curta no Centro” - Exibição de curtas-metragens
 19 - Qui. - 20h, Centro Cultural: Clube do Jazz
 20 - Sex. - 20h, Centro Cultural: Bob Dylan Cover; também às 20h, no Teatro Estadual, Musical “Mamma Mia!”.
 21- Sáb. -  20h30, no Teatro: Musical “Mamma Mia!”
 22- Dom. -  Dia do Folclore, na Praça Barão: 16h - Intervenção c/ a artista Cintia Borges; 20h - Grupo amigos Catireiros de Araras; 20h30- Grupo de Teatro e Danças Populares; Urucungos, Puítas e Quijengues; 21h30- Grupo Musical Balaio de Paiá. 

E TEM MAIS: Todos os sábados, às 20:00, no Coreto da Praça, show com grupos musicais da cidade. Todos os domingos às 19:00, na Praça Monsenhor Quércia, grupos musicais diversos. Aos domingos às 17:30, Rock no Lago, na Prainha do Lago Municipal. Aos domingos às 20:00, na Praça Barão, Cooperativas de Musicas Maestro Francisco Paulo Russo. Aos domingos às 21:00, na Praça Barão, Chorinho do Barão. Aos domingos às 17:00, no Coreto da Praça Barão, shows de MPB.

FACIA 2010: A FACIA acontece de 11 a 15 de agosto no Parque Ecológico de Araras. A programação de shows inclui Luan Santana (dia 11), Jota Quest (dia 12), João Bosco & Vinícius (dia 13), Ricardo & João Fernando, e Edson e Você (dia 14) e banda Hori (dia 15).
Preços de ingressos individuais: variam de R$ 20 a R$ 40, dependendo da data em que forem comprados. Pacotes antecipados: R$ 60, mas são limitados a um lote de quatro mil. Os convites Individuais custam R$ 20 até 30/07. Daí sobem para R$ 30 de 2 a 10/08. Nos dois períodos, haverá limite de 10 mil por show. Depois, os ingressos só serão vendidos nas bilheterias do Parque Ecológico por R$ 40 - estudantes pagarão R$ 20 (meia-entrada). Mais informações pelo telefone 3543-7222.
Vale a pena lembrar:  devemos tomar muito cuidado com objetos pessoais que estamos levando, como documentos e celulares,  para que não haja  transtornos como perdas e roubos.
Vamos curtir a festa, mas sem exagerar, principalmente nas bebidas alcoólicas, assim evitaremos os constrangimentos e outras situações desagradáveis. Um bom divertimento a todos.   

O SIGNIFICADO DA TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

o significado da transfiguração de jesus          
por  Angélica O. Ponte

O episódio misterioso da Transfiguração de Jesus, no Monte Tabor, diante de três testemunhas escolhidas por ele: Pedro, Tiago e João, se situa no contexto a partir do dia em que Pedro confessou diante dos Apóstolos que Jesus é o Cristo, “o Filho de Deus vivo”. Essa confissão cristã aparece também  na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” (Mc 15,39), pois somente no Mistério Pascal o cristão pode entender o pleno significado do título “Filho de Deus”.

A partir desta revelação de Pedro, inspirado pelo Pai, Jesus, diz S. Mateus, “começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse… que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (Mt 16,21). Pedro rechaça este anúncio, os demais também não o compreendem, mas Jesus mostra a eles que afastá-lo do cálice da Paixão, que ele deveria beber, era ser movido por Satanás.

O Evangelho segundo S. Lucas destaca a ação do Espírito Santo e o sentido da oração no ministério de Cristo. Jesus ora antes dos momentos decisivos de sua missão: antes de o Pai dar testemunho dele por ocasião do Batismo e também antes da Transfiguração, e antes de realizar por sua Paixão o plano de amor do Pai.

O rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: “de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” (Lc 9,35).
A nuvem e a luz são dois símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as manifestações de Deus do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo.

Na Transfiguração, a Trindade inteira se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para “entrar em sua glória” (Lc 24,26), deve passar pela Cruz em Jerusalém.
 
Assim, pela Transfiguração Jesus preparou os discípulos para não se escandalizarem com a sua Paixão e morte na Cruz, o que para eles foi um trauma e um grande desafio; mostrou-lhes a Sua glória e divindade; e deu-lhes conhecer um antegozo do Céu. Mas para isso, como Ele, temos que passar pelas provações deste mundo, sempre ajudados pelas consolações de Deus. (Fonte: Canção Nova - Prof. Felipe de Aquino)  

SEÇÃO SAÚDE - ago/2010

DICAS PARA NÃO PREJUDICAR A COLUNA
- por  Estela Monteiro Antonio









*  Estela Monteiro Antonio é Fisioterapeuta (R. 13 maio, 140 - Tels.: 3542-0011/9826-3062) 

SEÇÃO FAMÍLIA - ago/2010

Seção da Família                          
(por Jean Carlo Monteiro)      
Continuemos a reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.  

O sacramento dO MATRIMÔNIO

O Matrimonio foi instituído por Cristo. É um pacto pelo qual um homem e uma mulher constituem uma íntima comunidade de vida e de amor...
O Matrimonio foi instituído por Cristo. É um pacto pelo qual um homem e uma mulher constituem uma íntima comunidade de vida e de amor; é ordenado ao bem dos cônjuges, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre os batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento (cf. MT 19,3ss). O sacramento do Matrimônio tem um significado especial: significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se como a graça com o mesmo amor com que Cristo amou Sua Igreja. A sua graça leva os esposos à perfeição do amor humano, consolida a unidade indissolúvel e os santifica. São Paulo explica isso dizendo: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja... É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja” (Ef 5,2). Esposo e esposa devem estar dispostos a se sacrificarem um pelo outro como o Cristo se deixou imolar pela Igreja.
O Casamento é somente entre um homem e uma mulher; pois Deus criou um casal, Adão e Eva. Jamais a Igreja aceitará o casamento de homossexuais porque é contra a natureza, não pode gerar filhos, e o casal não se complementa.
O Matrimônio se baseia no “consentimento” dos noivos, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor por toda a vida, até que a morte os separe. Por isso, no altar, eles devem prometer ao outro e a Deus, a fidelidade, a indissolubilidade e a fecundidade. Jamais trair o outro, jamais divorciar, e aceitar co amor os filhos que Deus lhes enviar. Sem isto, a celebração do Matrimonio pode ser nula, e o Tribunal da Igreja pode um dia declará-lo nulo. Só a morte extingue um matrimônio válido. A pessoa viúva pode se casar novamente, mas “no Senhor” (1Cor 7,39), isto é, na Igreja, e com uma pessoa que seja solteira ou viúva.
“A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio... O divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu bem mais excelente: a prole.” (Catecismo, §1664).
A Igreja ensina que “o novo casamento dos divorciados ainda em vida do legítimo cônjuge, contraria o desígnio e a lei de Deus que Cristo ensinou. Eles não estão separados da Igreja, mas não tem acesso à Comunhão Eucarística. Levarão vida cristã, principalmente educando seus filhos na fé.” (Catecismo §1665).
O lar cristão deve ser o lugar sagrado em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé; é chamado de “Igreja doméstica”, comunidade de fraca e de oração, escola das virtudes humanas.
O ato sexual só pode ser realizado por casais unidos pelo matrimônio, e tem duas finalidades: a união do casal e geração de filhos. Mesmo que o casal não possa gerar filhos pela idade ou infertilidade, pode continuar a vida sexual.
                                              (Fonte: Prof. Felipe Aquino / Fonte: Revista Canção Nova n° 90 – Junho/2008)     

BASÍLICA MENOR

BASÍLICA MENOR          - por Pe. Vladimir Barbosa Hergert

Muitos já sabem que a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio deverá ser elevada à Basílica Menor no próximo 15 de agosto. É uma grande deferência da Santa Sé (Vaticano) para com a cidade de Araras. Será também a primeira igreja na Diocese a receber tal honra. Mas muitos nos perguntam:
O QUE É UMA BASÍLICA?
Transcrevo um texto do Dr. Marcos R. Chaves, médico de Itatiba-SP e oblato beneditino, muito instruído nessa área e que nos assessora neste momento. Escreve ele: “Basílica, no seu sentido primitivo, era, no Império Romano, um local grande, construído para uso público, onde se administrava a justiça. O imperador Constantino, convertido ao cristianismo, concedeu várias basílicas civis para exercício do culto. Assim, desde o século IV, passaram a ser chamadas as igrejas paleo-cristãs, ou seja, aquelas dos primeiros tempos do cristianismo. Em todo o território do Império começaram a ser erigidas igrejas no modelo das basílicas romanas, para reunião dos fiéis e celebração dos mistérios sagrados.
O gênio dos arquitetos e artistas cristãos produziram, no decorrer dos séculos, templos notáveis, por seu decoro e beleza. Dentre todos, sempre se destacou a Arquibasílica do Santíssimo Salvador, tradicionalmente chamada de “São João de Latrão”, devido à devoção expressa a São João Batista e a São João Evangelista. Esta é a cátedra do Papa, a “cabeça e mãe de todas as Igrejas do mundo” (a arquitetura da Igreja de Araras tem sua inspiração nela). Depois dela vêm as outras Basílicas Maiores: São Pedro no Vaticano, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros, pertencentes de maneira particular ao Soberano Pontífice. A elas juntam-se as Basílicas Menores Patriarcais de: São Lourenço Extramuros, em Roma; São Francisco e Santa Maria dos Anjos (Porciúncula), em Assis. Com o tempo, desejando honrar as igrejas que devotavam à Cátedra de Pedro uma especial devoção e que eram modelo de vida litúrgica para outras igrejas, os papas passaram a condecorar estas igrejas com o título de “Basílica Menor. Esta analogia não deve ser fictícia, mas expressar uma união mais íntima da igreja agraciada com a Cátedra Romana de Pedro, ao passo que exige uma execução mais elaborada da liturgia romana.
Basílicas são, portanto, igrejas que se destacam das demais de seu mesmo grau e, por privilégio e singular distinção concedidos pelo Romano Pontífice, estão postas sob proteção apostólica.
A elevação de um templo à dignidade de Basílica Menor deverá empenhar todos os fiéis, clérigos e leigos, a corresponder a este título, testemunhando o seu amor filial ao Santo Padre e sua aproximação e submissão maior a Roma, numa vida verdadeiramente cristã. Assim sendo, será maior ainda a gratidão dos fiéis a Deus, que cumulou de tantas graças este templo, ele também agora dispensador das graças indulgências romanas. A maior riqueza e o maior privilégio das basílicas é justamente algo de valor espiritual imensurável: as indulgências a elas anexas. A Basílica é Roma na Diocese!”

Insígnias da Basílica
As Basílicas Menores possuem duas insígnias que as distinguem das demais igrejas e demonstram a sua união com a cátedra de Pedro. São elas: a umbela basilical e o tintinábulo.

UMBELA BASILICAL
 “umbela” é um pavilhão semifechado nas cores amarelo e vermelho (ouro e púrpura) com bandas de seda intercaladas, com alparavazes (barras pendentes) das mesmas cores, mas em ordem inversa.

TintinÁbulo
É um campanário portátil, sustentando um pequeno sino (do latim tintinnabulum: matraca de metal; do verbo tintinare: soar) e ornado com um ícone do titular da basílica – no caso de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio – e tendo como timbre o símbolo pontifício (tiara sobre as chaves cruzadas). Este campanário processional tem a função de chamar a atenção dos fiéis para a passagem dos cortejos das basílicas. Os antigos romanos já tinham o costume de usar tintinábulos. Nas procissões, a Umbela vai à frente do Tintinábulo e este à frente da Cruz processional.”