ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

26 de set. de 2010

EDITORIAL - SET./2010


Editorial  - por Olívia Maria Campagna
Queridos irmão e irmãs em Cristo Jesus, a Primavera está chegando, e com ela a natureza passa por uma metamorfose, onde as arvores florescem e  os jardins ficam coloridos e perfumados. Podemos definir a Primavera quando, em um pedacinho da terra, as flores se abrem, o sol fica mais forte e a vida fica mais alegre! O perfume e o colorido das flores nos contagiam fazendo com que nos sintamos mais alegres. Mesmo que em outros lugares é verão, outono ou inverno.
Setembro é o mês da Bíblia, o livro mais vendido do mundo e também o mais lido. Será que nós estamos fazendo nossa leitura diária dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo? E será que estamos colocando-os em prática?
Sete de setembro é dia da Independência do Brasil. Neste dia teremos o desfile cívico na Praça Barão de Araras, a partir das 08h da manhã. Vale a pena participar!
No dia 14 é o dia da Exaltação à Santa Cruz - fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio. Foi pela Cruz que Deus mostrou seu maior sinal de amor.
15 de setembro comemoramos o dia de Nossa Senhora das Dores. Ela, que recebeu a maior Graça de Deus, foi escolhida para ser Mãe de Jesus Cristo e tanto sofreu vendo todo martírio de Jesus no calvário! Vamos rogar para que Ela derrame as suas bênçãos sobre todas as mães que sofrem, pedir forças para enfrentarmos as nossas dificuldades como mãe, como família...
No dia 12 de setembro teremos “Eleição ao Conselho Tutelar” - órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente; assistindo principalmente as carentes, vítimas de violência, etc.  
Vamos votar e dar preferência às candidatas da Igreja Católica. Frequentadora de nossa Paróquia, Júlia Furlan Bovo é uma das candidatas! Apesar de não ser obrigatória a votação, vamos deixar o comodismo de lado e ir votar na Escola Cesário Coimbra, das 08h às 16h, no dia 12/09. Vamos colaborar para uma sociedade mais justa e melhor.
Quem tem Deus no coração há de encontrar força e energia para enfrentar qualquer rotina, estresse e dor, pois Ele tem o poder de renovar todas as coisas, do velho fazer o novo.
Para todos, um bom início de Primavera, com muita alegria, paz e esperança de um mundo melhor. Que Nossa Senhora nos cubra com seu Manto Sagrado, derramando muitas graças e bênçãos!  E que Deus nos abençoe hoje e sempre!!!!    

SETEMBRO - MÊS DE NOSSA SENHORA DAS DORES (set./2010)

SETEMBRO: MÊS DE NOSSA SENHORA DAS DORES

 PADROEIRA DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES




Acompanhar Nossa Senhora em todas as  fases de sua vida terrestre, admirar os altos desígnios de Deus na pessoa sacrossanta de sua Mãe é delícia para um coração devoto à Santíssima Virgem. Mais apropriada não podia ser a nossa meditação das dores, senão ocupando-nos com os sete dolorosos lances de sua existência terrena, ou mais propriamente, “as sete dores”, a saber:
1 - A profecia de Simeão
2- A fuga para o Egito
3- Jesus encontrado no templo
4- Maria se encontra com Jesus na via dolorosa
5- Jesus morre na cruz
6- Abertura do coração de Jesus pela lança e descimento da cruz
7- Jesus é colocado no sepulcro.

MENSAGEM DO MÊS - SET./2010


Mensagem do Mês

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA                   (por Isabel P. Pegoraro)
                             
“Senhor em ti está a fonte da vida e com tua luz nós vemos a luz”
Dedicar um dia ou um mês por ano à BÍBLIA  é um hábito em muitos países.No Brasil, há muitas motivações para alimentar a programação Bíblica em todas as pastorais.Na catequese,está crescendo a dimensão bíblica.A Bíblia tem um papel relevante na nossa catequese.Não apenas numa leitura pessoal, mas como uma luz na caminhada comunitária.  A catequese nos ensina a nos debruçarmos sobre a Bíblia , a aprofundar a nossa leitura e reflexão para conscientemente viver a Palavra, na força do próprio Deus.
Comemoramos o “Dia da Bíblia” no último domingo de setembro, fazendo a Celebração ou a Festa da Palavra de Deus. Nota-se ,com alegria, neste nosso imenso Brasil, uma primavera bíblica que floresce cada dia mais. Se pudéssemos ver do alto de um avião, em panorâmica, de norte a sul e de leste a oeste do país,encontraríamos inúmeros grupos reunidos, organizando a sua vida (inclusive aqui em nossas comunidades paroquiais) á luz da Palavra de Deus. É motivo também de grande alegria sentir que  a Bíblia, na América Latina, tornou-se o livro da vida de nosso povo, principalmente do povo pobre e humilde. Ao ler a Bíblia , o povo descobre que a sua história é semelhante á do povo da Bíblia .É a Palavra de Deus que brota no meio dessa mesma história,fazendo a descoberta, não só a compreensão da vida ,como também de uma nova possibilidade para fazer um mundo novo.
Vamos sonhar e confiar a Deus o nosso sonho de um mundo novo?
*  O nosso sonho de um dia todos os cristãos irão descobrir a Bíblia como lugar privilegiado pata o encontro com a verdade e a vida de Deus e pata o reencontro com a própria vida;
* Descobrir o sentido comunitário de sua fé , ao se reunirem em grupos onde a Palavra de Deus será lida,rezada, refletida , partilhada,confrontada com a vida e testemunhada,corajosamente,como os primeiros cristãos.
Aproveitemos o mês de setembro para sermos mais amantes da bíblia como o devemos ser da Eucaristia.  A estrela da manhã deve nos encontrar lendo a Palavra de Deus e a estrela da tarde ainda nos encontre com a Bíblia na mão. Como nos diz São Jerônimo”Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”

MENSAGEM DO DÍZIMO - SET./2010


       O DÍZIMO
O Dízimo não resolve os nossos problemas financeiros: ele estabelece o princípio da fidelidade. Certo dia um homem chegou a um responsável do dízimo e disse: – Zé, faz cinco meses que assisti uma palestra sua sobre o Dizimo, passei a ser Dizimista, porém meu salário não aumentou. O que você me diz disto? –  É, comigo aconteceu o mesmo: desde que fiz a opção de ser Dizimista, meu salário também não aumentou, mas tenho notado que não gasto mais aquela fábula com doenças e tenho feito cada negócio incrível. Sem aumentar meu salário, tem multiplicado meus bens. Vejo que é assim que Deus está me abençoando. – Puxa vida, tudo isso está acontecendo comigo, e eu não tinha percebido. – Pois é: Deus nos ama muito e nos dá aquilo que precisamos e não aquilo que, muitas vezes, queremos... Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!         

AGENDA PASTORAL - SET./2010

AGENDA PAROQUIAL – setembro/2010

03 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira)  - B.Jesus
04 - 19h30 - Catequese Matrimonial - B.Jesus
07 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
09 - 19h30 - "c/ Maria vivendo nosso Sim”- N.Srª.Dores
09 e 10 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
10 - 19h30 - "c/ Maria vivendo nossa disponibilidade”- N.Srª.Dores
      - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
11- 19h00 - "Quermesse, Show de Prêmios, Danças”- N.Srª.Dores
     - 19h30 - "C/ Maria vivendo nossa vocação”- N.Srª.Dores
     - 19h30 - Catequese Matrimonial - B.Jesus
12- 07h00 - "Missa c/ Benção Bolo"- N.Srª.Dores
     - 17h30 - “Missa c/ procissão e homenagens”- N.Srª.Dores
14- 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
15- 19h30 - "Missa Solene de N.Sra.Dores"- N.Srª.Dores
17 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
17 - 19h30 - Formação Bíblica - B.Jesus
18 - 19h30 - Catequese Matrimonial - B.Jesus
21 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
24 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
25 - 19h30 - Catequese Matrimonial - B.Jesus
28 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores

SANTOS & FESTAS DO MÊS - SET/2010


Santos & Festas do Mês

por J. Affonso    

Neste mês comemoramos as seguintes datas:         
01-Sta.Beatriz, 02-Sta.Doroteia, 03-S.Gregório Magno; 04-Sta.Rosália, 05-Beata Teresa de Calcutá, 06-Sto.Eleutério, 07-Beato Vicente de Sto.Antonio, 08-Natividade Nª.Senhora, 09-S.Pedro Claver, 10-Bem Aventurado Guilherme, 11- Sta.Pulquéria, 12-S.Nilo, 13-S.João Crisóstomo, 14-Exaltação da Sta.Cruz, 15-Memória de Nossa Senhora das Dores, 16-S.Cornélio e S.Cipriano, 17-S.Roberto Belarmino, 18-S.José de copertino, 19-S.Januário, 20-Stos.Mártires da Coréia, 21-S.Mateus (Apóst./Evang), 22-S.Maurício e Companheiros, 23-S.Padre Pio, 24-S.Geraldo, 25-S.Sérgio, 26-S.Cosme e Damião, 27-S.Vicente de Paulo, 28-S.Venceslau, 29-S.Miguel, Gabriel e Rafael (Arcanjos), 30-S.Jerônimo. Dentre eles, destacaremos:



Beata Teresa de Calcutá - 5 de setembro  


"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz." Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27/08/1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Pouco se sabe da sua infância, adolescência e juventude, porque Madre Teresa não gostava de falar de si própria. Aos 18 anos, surge-lhe o pensamento da consagração total a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, entrou, em 29/09/1928, para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. O seu sonho, no entanto, era a Índia, o trabalho missionário junto aos pobres. Cientes disso, suas superioras a enviaram para fazer o Noviciado já no campo do apostolado. Agnes então partiu para a Índia e, no dia 24/05/1931, faz a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria diz: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.
Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente e, embora cercada de meninas filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saía às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças. Em 10/09/1946, dia em que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa) como o "Dia da Inspiração", Irmã Teresa, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, depara-se com um irmão pobre de rua que lhe diz: "Tenho sede!". A partir disso, ela tem a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres. Após um tempo de discernimento com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua Madre Superiora, Irmã Teresa sai de sua antiga congregação para dar início ao trabalho missionário pelas ruas de Calcutá. Começa por reunir um grupo de cinco crianças, num bairro pobre, a quem começou a dar escola. Pouco a pouco, o grupo foi crescendo. 10 dias depois, eram cerca de 50 crianças. Os inícios foram muito duros, mas Deus ia abençoando a obra da Irmã Teresa e as vocações começaram a surgir, precisamente entre as suas antigas alunas. Em 1949, Madre Teresa começa a escrever as constituições das Missionárias da Caridade e a 07/10/1950 a congregação fundada por Madre Teresa é aprovada pela Santa Sé expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro.
Em 1979 recebe o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebe em audiência privada e torna Madre Teresa sua melhor "embaixadora" em todas as Nações, Fóruns e Assembléias de todo o mundo. Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação (vida esta reconhecida por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por países submetidos ao marxismo), Madre Teresa foi encontrar-se com o Dono e Senhor da Vida em 05/09/1997. Seu velório arrastou milhares de pessoas durante vários dias.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19/10/2003, Dia Missionário Mundial.

SEÇÃO CULTURAL - SET./2010

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL nos dias atuais
por Sandra E. C. Maria (colaboração: Prof. José Carlos Branco)

Sete de setembro ficou marcado na história como a data inicial para o crescimento brasileiro. Enquanto os portugueses tentavam a recolonização do Brasil, D. Pedro preparava caminho para a nossa independência.
Estava ele em viagem de Santos para São Paulo, quando recebeu uma carta de Portugal que exigia sua volta imediata. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!".
“O Brasil se livrou do domínio português”.
Hoje estamos sob o domínio do Poder Político. Corrupções, falcatruas, enriquecimento ilícito, prostituição infantil e adulta, violência, fome, desemprego, imunidade, impunidade, tráfico de drogas, assaltos, sequestros fazem o cenário brasileiro.
Quem nos tornará independentes novamente? Será o eleitor?
O deputado Luis Sucupira foi o autor do Projeto que oficializa o 7 de setembro como data nacional da Independência. Cearense e católico fervoroso, chegava ao Palácio da Luz pedalando a sua bicicleta. Dizia que sua atitude era para o bem do Estado, pois não haveria necessidade de gastos desnecessários.
Estamos em plena campanha eleitoral e temos o poder de renovar o quadro executivo e legislativo do país e do estado.
Qual o rumo que os projetos de partido pretende dar ao país ?
Como se posicionam candidatos e partidos sobre os direitos humanos fundamentais?
O Cardeal Odilo Schere orienta: “Questão espinhosa para os candidatos é o pleno respeito à dignidade da pessoa e a sua vida em todos os momentos do existir. Questões como o aborto, a eutanásia, a manipulação de seres humanos nas pesquisas científicas acabam sendo evitadas, ou tratadas de maneira evasiva: “Vamos tratar disso como questão de saúde pública...” “Vamos submeter a um plebiscito...” O direito à vida não pode ser submetido ao arbítrio da maioria. Se, por saúde pública, é sinalizada a facilitação ou a legalização do aborto, não estamos mais diante de uma política de saúde. A crua realidade não muda e o aborto voluntário é sempre a supressão direta da vida de um ser humano. Os candidatos aos cargos de deputado federal e senador, se eleitos, terão a responsabilidade de fazer leis sobre essas questões. Suas posições e as de seus partidos, sobre o assunto, são conhecidas? “.
A independência do país é um processo que está sempre em construção.
  


Cartilha “Eleições 2010: O chão e o horizonte”, com grande aceitação entre os cidadãos, foi elaborada pelo Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (Cefep); Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades) e Pastorais Sociais da CNBB. Trata-se de um subsídio ao eleitor, em preparação às eleições 2010. Telefones (62) 4008-2350 0800-7038353. www.cpp.com.br ou vendas@cpp.com.br - ao preço de apenas R$1,00. 

A JUVENTUDE E A COMUNIDADE - SET./2010

A juventude e a comunidade 
                                                    Por: Ana Cláudia e Rodrigo Masson
       
    O grupo de jovens Janafé (Jovens Amigos que Nasceram pela Fé) começou bem devagar há cerca de quatro anos, mas hoje tem uma vivência muito forte dentro da Paróquia Senhor Bom Jesus. Com o apoio da comunidade e do pároco, padre Pricílio Jerônymo, o grupo vem crescendo a cada dia na identidade e experiência de vida comunitária.
O principal objetivo de um grupo na paróquia é aproximar jovem e Igreja, trazendo-o para perto de Jesus e mostrando que é protagonista na vida da comunidade.
           A importância da Pastoral da Juventude é que jovem evangeliza outros jovens, em busca de um mundo melhor. Nada melhor, então, que procurar isso em Cristo, sendo humilde e humano como Ele, servindo a todos os necessitados com amor e carinho, construindo alicerce de personalidade e tornando-se pessoas críticas com a realidade em que vivemos.
           A juventude quer viver e quer que seus sonhos se realizem.
           A partir do conhecimento e da identidade, descobrimos vocações, ou seja, pretendemos trilhar caminhos, embarcar no mercado de trabalho, cursar uma faculdade ou seguir uma vida religiosa. Nós, jovens, apenas queremos ter um lugar na sociedade.
           A PJ nos ajuda a encontrar caminhos melhores.
Você que já tem 13 anos pode frequentar esse espaço aos domingos, às 9h30, no centro pastoral, no subsolo da igreja. Esperamos por você, jovem!

MÊS DA BÍBLIA - SET./2010

                                                                             
Linda Reflexão
                                                                                                 (Equipe PasCom) 
ELE NÃO CONHECIA...
Uma tarde... certa mãe muito atarefada em promover limpeza geral na casa, apelou para o filho de onze anos, pedindo-lhe sua ajuda. Coube a ele, então, o dever de limpar os móveis, começando de cima para baixo,ainda com a responsabilidade de retirar todos os objetos acumulados sobre eles, para que melhor pudesse retirar toda a poeira ali amontoada desde a última faxina.
O garoto, servindo-se de uma pequena escada de dois degraus, iniciou seu trabalho. Depois de algumas horas, estavam limpos os móveis das duas salas e dos quartos. Finalmente chegou aquele quarto onde eram colocados os objetos mais antigos. Alguns aproveitáveis, outros não.
Havia realmente muito o que fazer por ali. Quando começou pôr abaixo tudo o que estava em cima da velha prateleira, o garoto deparou-se com um volume grosso, já amarelecido, empoeirado e metido entre as latas, ferramentas e tantas outras quinquilharias encostadas. Com o livro já nas mãos, o pequeno chamou a mãe e foi dizendo:
- olha, mãe! Achei essa coisa velha, empoeirada e até com cheiro de mofo. Veja só como está horrível...
Posso jogar no lixo ?
A mãe, que por um pouco havia deixado os seus próprios afazeres a fim de atender ao chamado do filho, vendo que aquilo que o garoto chamava de coisa era a Bíblia da família, disse-lhe em tom contrito:
- Meu filho, tome cuidado com esse livro porque ele é sagrado, é o livro de Deus! Imagine, atirar ao lixo esse volume..
Livro de Deus, mãe? Então, antes que as traças o destruam, o melhor é devolvê-lo ao dono, pois aqui em casa nunca o usamos e quem sabe Deus encontre alguém interessado nele...
                     Autor desconhecido

SEÇÃO SAÚDE - SET./2010

Seção Saúde

doenças de pele – Câncer de Pele  
por  Angélica O. Ponte

A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas – ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial – como um manto protetor.
Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compões a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, o mais perigoso é o melanoma.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.
O carcinoma basocelular é o tipo mais frequente, representando 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulada durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele e pode se disseminar por meio de gânglio e provocar metástase. Entre suas causas: exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais frequente em pessoas de pela clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os tipos de pele devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são as de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com historio da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na ocasião da exposição do sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição entre 10h e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon Forman uma barreira pouco confiável: 95% dos raios ultravioleta ultrapassam o material.
Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja de no mínimo 15.
Fonte: www/sbd.org.br  (Sociedade Brasileira de Dermatologia)     

SEÇÃO FAMÍLIA - SET./2010

Seção da Família                                                     (por Jean Carlo Monteiro)  
    
Continuemos a reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.  

O sacramento dA ORDEM

A Igreja ensina que, para continuar o Seu Sacrifício redentor da humanidade, Jesus quis comunicar à Igreja uma participação de seu Sacerdócio; isto acontece pelo sacramento da Ordem. É o sacerdócio ministerial, diferente do sacerdócio batismal dos semais fiéis, que capacita a pessoa a atuar na “pessoa de Cristo” (in persona Christi), Cabeça da Igreja.
“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: o espiscopado, o presbiterado e o diaconato”.(Cat.§ 1536).
A ordenação confere um dom do Espírito Santo que permite exercer um “poder sagrado” (“sacra potestas”) (cf .LG10) que só pode vir do próprio Cristo, por meio de sua Igreja. A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constitui o sinal visível desta consagração.
É pelos sacramentos do Batismo e da Confirmação que os fiéis são “consagrados para ser...um sacerdócio santo” (LG 10). Mas há uma diferença entre o sacerdócio dos leigos e dos consagrados. Enquanto o sacerdócio comum dos fiéis se realiza pela graça batismal, vida de fé, de esperança e de caridade, vida segundo o Espírito, o sacerdócio ministerial está a seviço do sacerdócio comum. É um dos meios pelos quais Cristo não cessa de construir e de conduzir sua Igreja, Por isso, é transmitido por um Sacramento próprio, a Ordem.
Cristo escolheu seus Apóstolos pessoalmente, e com eles conviveu duramente cerca de três anos, formando-os pra serem seus enviados (=Apóstolos), Na última Ceia, instituiu o sacerdócio da Nova Aliança. Ordenou que os Apóstolos e os seus sucessores no sacerdócio renovassem na missa o sacrifício da cruz; e com estas palavras: “Fazei isto em minha memória” (Lucas 22,19), instituiu-os sacerdotes do Novo Testamento.
Nos Atos dos Apóstolos vemos S. Lucas dizer que: “Em cada Igreja instituiram bispos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado”. (At 14,23). Jesus escolheu os Doze Apóstolos para dar início à Igreja, porque a quis estruturada em uma hierarquia definida, como mostram os Evangelhos: “Ele escolheu Doze” (Mc 3,13,16). Jesus lhes deu ordem e poder de agirem como se fosse Ele mesmo: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10,16).
Segundo o Concílio de Trento, os Apóstolos forma constituídos sacerdotes na última Ceia (DS,1752[949]).
O sacramento da Ordem comunica “um poder sagrado”, que é o próprio poder de Cristo. Por isso, o sacerdote deve viver celibatário como o Cristo, para poder servir ao Reino de Deus sem outras preocupações, entregando-se integralmente a esse serviço. 

                                              (Fonte: Prof. Felipe Aquino / Fonte: Revista Canção Nova n° 91 – Julho/2008)     

FÉ & POLÍTICA - SET./2010

          Fé e Política  (1ª parte)              - por J. Affonso 

Partidos e candidatos: Qual é a sua posição?

A campanha eleitoral vai ganhando corpo e os eleitores são confrontados com os muitos pretendentes ao seu voto. Por enquanto, os “presidenciáveis” são colocados em maior evidência e quase não nos damos conta de que também estão em jogo os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual.
Nas questões gerais, todos os gatos parecem pardos. Os candidatos mostram seus planos para a economia, a saúde, a educação, a segurança, o transporte, o meio ambiente... De todos é esperado que tenham ficha limpa, sejam honestos e transparentes no exercício do poder, promovam o bem comum e não apenas o de alguns setores da sociedade. Cabe ao eleitor ouvir, discernir e escolher os cidadãos probos, capazes de governar e legislar com sabedoria e prudência.
Mas deveriam merecer atenção especial os projetos de partido e o rumo que se pretende imprimir ao país. Votamos em candidatos, mas quem dita as regras é o partido. Qual é a ideologia do partido e sua proposta para o exercício do poder? As diferenças entre os partidos e os candidatos aparecem especialmente nas políticas públicas que desejam desenvolver.
Poucos duvidam da importância da família para a pessoa, a sociedade e a nação. No entanto, a família não é tema de debates políticos.
A família precisa de políticas públicas para o acesso à moradia digna, alimentação e educação de qualidade. O trato privilegiado da saúde materna e infantil seria um investimento de elevado retorno social; a adoção poderia ser mais incentivada.
Questões como o aborto, a eutanásia, a manipulação de seres humanos nas pesquisas científicas acabam sendo evitadas, ou tratadas de maneira evasiva: “Vamos tratar disso como questão de saúde pública...” “Vamos submeter a um plebiscito...” O direito à vida não pode ser submetido ao arbítrio da maioria.
Políticas públicas de saúde seria também a aplicação da lei em vigor, fechando as clínicas clandestinas de abortos e penalizando os responsáveis! Seria ainda a oferta de apoio efetivo às gestantes em dificuldades, bem o chamado à responsabilidade do pai biológico e o cumprimento da lei em vigor, no que se refere à proteção e defesa da mãe e do filho ainda por nascer. Os candidatos aos cargos de deputado federal e senador, se eleitos, terão a responsabilidade de fazer leis sobre essas questões. Suas posições e as de seus partidos, sobre o assunto, são conhecidas? Os eleitores têm o direito de saber, para votar conscientemente.
VAMOS VOTAR EM POLÍTICOS DE NOSSA CIDADE OU NOSSA REGIÃO, ELES SABEM O QUE NÓS PRECISAMOS, E TEREMOS COMO COBRAR”
Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, SP, Sudeste do Brasil
Fonte: www.cnbb.org.br

=================================================================

          Fé e Política  (2ª parte)       - por  Jean Carlo  


 Voto Contra ? 
Entrevistado por vários jornais e outras fontes de informações, como Folha de S.Paulo, O Globo.com, o Bispo de Guarulhos, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, orientou os padres da sua diocese a pregar nas missas voto contra Dilma Rousseff, por ser ela e o PT defensores do aborto. Em suas recentes declarações, recomendou aos fiéis da Igreja Católica para não votarem em Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, nem  em nenhum outro candidato que defenda o aborto. “Desde o Antigo Testamento temos que é proibido matar. Uma pessoa que defende o aborto não pode ser eleita. Eu tenho obrigação de orientar meus fiéis pelo que está certo e o que está errado” (D. Luiz Gonzaga Bergonzini)

O bispo chegou a publicar no site da Diocese um artigo “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Declarou que o PT e Dilma se posicionaram “pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência”. O artigo estava, ainda, publico, até a noite de 21/07/2010, no site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto.”  (confira-se: Ex. 20,13; MT 5,21).
“Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais ‘liberações’, independentemente do partido a que pertençam”.
Dentre as manifestações da candidata do PT, Dilma Rousseff, ela afirma que “o tema (do aborto) não deve ser tratado de forma religiosa”. Contudo, como não tratá-lo de forma também religiosa, se afronta o 5º mandamento da Lei de Deus, que ordena não matar?
“Agora, nós reconhecemos outra coisa: é uma questão de saúde pública. O que não podemos é deixar que mulheres que têm maior poder aquisitivo, tenham acesso a clínicas, e mulheres com menor poder aquisitivo utilizem métodos que não só ameaçam a saúde delas, mas até a vida” (Dilma Rosseff). Contudo, um erro justifica o outro?   
A política é um processo democrático e todos têm direito de expressar sua opinião, independente de credo ou cor. Fazer isso é exercer seu direito de cidadania 
Concordamos com a posição do Vereador Eduardo Kamei (PSDB-Guarulhos/SP):  “Toda liderança, religiosa ou não, tem o direito e a obrigação de orientar seus fiéis sobre assuntos que vão contra seus preceitos”. 
Há diversos sites que tratam da discussão, dentre eles, destacamos: 
Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.”  

SEÇÃO CULINÁRIA - SET./2010

Seção Culinária  
 (por  Beth Affonso)   
Mais duas deliciosas receitas interessantes:
Pão Pizza 
Ingredientes:  1 kg de farinha de trigo; 100 ml de óleo; 1 copo de leite; 1 copo de água;
1 ovo; 1 colher (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de açúcar; 2 pacotinhos de fermento de 15 g cada.
Preparo: - Bata no liquidificador todos os ingredientes e jogue em cima da farinha, misture bem e depois sove. - Para sovar a massa pode-se jogar para cima e deixar cair na mesa. - Depois da massa crescida, divida em 4 pedaços iguais. - Estenda cada um destes pedaços, com o rolo e corte em 9 partes. - Coloque uma fatia de presunto, outra de queijo mussarela e enrole o pãozinho. - Depois pode ser pincelado com gema de ovo ou mesmo café adoçado e coloque orégano em cima. - Deixe crescer novamente e leve para assar à 200°.

Torta alemã fácil
Ingredientes: 200 g de manteiga, sem sal; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de bolacha, maisena; leite, o quanto baste, para molhar a bolacha; 1 lata de leite condensado, sabor chocolate (ou cobertura de sorvete).
Preparo: - Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. - Acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar. - Desligue a batedeira e reserve. - Separe um recipiente médio para montar o doce. - Acrescente um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente algumas bolachas maisena no leite. - Forre o fundo do recipiente escolhido com uma camada de bolachas. -  Acrescente uma camada do creme reservado sobre as bolachas. - Acrescente mais uma camada de bolachas molhadas no leite e repita o procedimento finalizando com a bolacha
Cubra a última camada de bolachas com o leite condensado sabor chocolate (comprado pronto ou a cobertura). - Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que o doce fique bem gelado. - Retire o doce da geladeira e sirva a seguir. - Você pode substituir o leite condensado de chocolate por cobertura de sorvete sabor chocolate, fica ótimo por ser meio amargo quebra um pouco o doce.


=-=-=-=-==-

Dúvidas, sugestões ou, caso queira divulgar a sua receita, por favor entre em contato, enviando um e-mail para Pbomjesusararas@gmail.com , que teremos o maior prazer em divulgá-las!!!        

CONVITES E AGRADECIMENTOS - SET./2010

Gostaria de ganhar esta moto?
A Paróquia Bom Jesus está realizando uma “AÇÃO ENTRE AMIGOS”  
Sorteio: 18/09/2010, pela LOTERIA FEDERAL      Valor: R$ 10,00
1º Prêmio: Moto “Kasinski Win 110-2010”
2º Prêmio: Bicicleta
E mais um DVD para quem vendeu o Bilhete Premiado  (do 1º Prêmio). 
Adquira já!  Não deixe para a última hora.   “Informações na Secretaria da Paróquia”



09/09 -  Pe. Márcio Antonio Catani
    19h30 - “Com Maria vivendo nosso sim”
10/09 -  Pe. Elcio Roberto Medeiros
    19h30 - “Com Maria vivendo nossa disponibilidade”
11/09 -  Pe. Cacimiro José Koche Rosa
   19h  - Quermesse, Show de Prêmios, Danças,   
           Coroação da Boneca Viva
   19h30 - “Com Maria vivendo nossa vocação”
12/09 -  Pe. Pricilio Jeronymo
    07h - Missa c/ benção do bolo
   17h30 - Missa solene c/ procissão e homenagens
15/09 - Pe. Pricilio Jeronymo
19h30 - Missa Solene de Nossa Sra. das Dores


 18 a 19/09: “Retiro de Namorados”
- das 14h. do sábado até 16h. do domingo
Local: Casa Emaús (S.Benedito)    
 Tel.: 3542-0217








02 a 03/09: Retiro de Casais “ReCanã”
p/ casais que já fizeram o 1º “ReCanã”
- das 14h. do sábado até 16h. do domingo
Local: Casa Emaús (S.Benedito)
Tel.: 3542-0217




Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o Tarde Legal, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!




Festival de Primavera de Araras
02/09 - 5ªf -20h - Centro Cultural: Conjunto Melo-Rítmico
03/09 - 6 ªf -20h - Centro Cultural:Apres. Musical Escola Livre de Música
04/09 – Sab.-20h - Centro Cultural:Lançamento livro: Cia. Ararense  Leiteria (1909-1921).
O empreendedorismo de Louiz Nougués e a diversificação na economia cafeeira, de Gustavo Pereira da Silva
05/09 – Dom., 14h., Centro Cultural: Filme – “Alice no País das Maravilhas”
17 h - Coreto da Praça “Barão de Araras”: Coisas do Brasil – MPB
17h30 - Rock no Lago - Prainha do Lago Municipal: Banda Estação Zero
19 h - Calçadão “Praça Monsenhor Quércia”: Grupo Reviver - Músicas Diversas
18 h - Música na Rodoviária “Pe. Ângelo Longhi”: Chorinho do Barão
11/09 – Sábado -  20h - Praça “Barão de Araras: Grupo Talismã: Músicas Diversas
12/09 - Domingo – 17h - Coreto da Praça “Barão de Araras: Coisas do Brasil: MPB
17h30 - Rock no Lago - Prainha do Lago Municipal: Banda Jack Tequila
19 h. - Calçadão “Praça Monsenhor Quércia: Grupo Reviver: Músicas Diversas
20 h. - Coreto da Praça “Barão de Araras: Coop. Música Maestro Francisco Paulo Russo
21 h. - Coreto da Praça “Barão de Araras: Chorinho do Barão
08/09 – 4ªfeira, 20f., Centro Cultural:Filme: Amores Brutos (adulto)
15/09 - 4ªf -20h - Centro Cultural: Violões da Garoa
16/09 - 5ªf -20h - Centro Cultural: Clube do Blues
18/09 - Sábado - Centro Cultural, das 14h às 18h: Oficina: Poemas Visuais
20h - Centro Cultural: Espetáculo Musical: Brasileiro, Profissão Esperança
19/09 - Domingo – 17h. - Coreto Praça “Barão: Coisas do Brasil: MPB
17h30 - Rock no Lago - Prainha do Lago Municipal: Banda Estação Zero
19 h. - Calçadão “Praça Monsenhor Quércia: Grupo Reviver: Músicas Diversas
20 h. - Coreto da Praça “Barão de Araras: Coop. Música Maestro Francisco Paulo Russo
21 h. - Coreto da Praça “Barão de Araras: Chorinho do Barão
22/09 - 4ªfeira, 20f., Centro Cultural: Filme: Se eu fosse você 2 (adulto)
24/09 -  6ªf -20h - Centro Cultural: Central do Choro 
25/09 - sáb. 14h às 18h, Centro Cultural: Oficina: Por trás Câmeras –
O Básico da Produção de Vídeos. 
20 h. - Praça “Barão de Araras: Grupo Talismã: músicas diversas
26/09 – Dom., 14h., Centro Cultural: Filme: O galinho Chicken Little
11 h. - Praça “Jorge Assumpção (J.Ometto) - Música no Bairro: Sandro e Renan – sertanejo e raiz
17h30 - Rock no Lago (Prainha Lago Municipal) -Banda Mad Skulls
17 h. - Coreto da Praça “Barão de Araras: Coisas do Brasil: MPB
19 h. - Calçadão “Praça Monsenhor Quércia: Grupo Reviver: Músicas Diversas
20 h. - Coreto Praça “Barão de Araras: Coop. Música Maestro Francisco Paulo Russo
21 h. - Coreto Praça “Barão de Araras: Chorinho do Barão
30/09 - 5ªf -20h - Centro Cultural: Clube do Jazz