(por Jean Carlo Monteiro)
A próstata é uma glândula que tem o tamanho de uma noz, e se localiza abaixo da bexiga, envolvendo a uretra masculina. Ao longo da vida do homem, a próstata pode sofrer processos inflamatórios agudos ou crônicos e, a partir de determinada idade, transformações de sua estrutura. A principal função da próstata é produzir a secreção prostática, que compõe uma parte do sêmen, servindo de alimento e transporte para os espermatozóides.
A ocorrência de inflamações na próstata são incomuns. Pode ser aguda ou crônica. Nesse quadro, os principais sintomas são mal estar e descarga uretral.
As alterações mais freqüentes que ocorre na próstata é o aumento crônico de seu tamanho (hipertrofia). Esse quadro ocorre mais comumente nos últimos anos de vida e vem acompanhada de dificuldade para urinar e retenção de urina. Nos quadros mais graves é necessário extraí-la através de procedimento cirúrgico.
O câncer de Próstata é um outro problema que pode ocorrer, principalmente nos homens de idade mais avançada. A doença pode ser bastante grave e pode levar o homem a óbito.
Sua prevenção ainda é a melhor medida para essa doença.
Para tanto, recomenda-se à realização de exames periódicos a partir dos 40 anos de idade. Quando identificada em sua fase inicial, as chances de cura são altas.
Especialistas apontam causas mais freqüentes das enfermidades da próstata:
1. Vida sexual muito ativa, superior a 2 a 3 vezes por semana;
2. Doenças sexualmente transmissíveis não tratadas adequadamente;
3. Infecções urinárias;
4. Masturbação;
5. Alimentação estimulante que possam irritar o órgão (gorduras saturadas, proteínas de origem animal, alumínio, mercúrio, corantes químicos);
6. A prática de esportes de alta tensão abdominal, como o halterofilismo;
7. Dieta pobre em aporte de zinco, magnésio e vitamina E;
8. Uso de calças ou cintos muito apertados ao corpo;
9. Falta de atividade física rotineira;
10. Perda de sono;
11. Usar álcool ou drogas como estimulantes.
Os sintomas associados às doenças da próstata podem ser os seguintes:
atraso para começar a urinar, ou seja, o paciente tem o desejo de urinar, mas o jato demora a sair; necessidade que o paciente tem de se esforçar para terminar de urinar; o tempo necessário para urinar vai aumentando; o jato miccional vem entrecortado, ou seja, em pequenos jatos com intervalos de tempo entre eles; a bexiga fica palpável no abdome; gotejamento no final da micção. Na presença desses sintomas, procure um médico para tirar as dúvidas.
Lembre-se: o câncer de próstata costuma ser totalmente assintomático até que esteja em estádio avançado, às vezes sem possibilidade de cura. Por isso, é de extrema importância o exame preventivo, que permite o diagnóstico precoce.
Abandone o “machismo” e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito. Deixar para depois poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas! (Fontes: diversas)