Se o seu filho(a) está começando a creche, no ciclo de formação ou na 5ª série, fique atento(a): você pode ajudá-lo(a) a vencer receios e inibições. ESCOLA NÃO É BICHO-PAPÃO...
O início de um novo ano letivo tem sempre um gostinho de novidade para a garotada, seja em função do cheiro gostoso dos livros novos, seja pelo prazer de estrear uma mochila ou um tênis. Mas, para muitos meninos e meninas, o ano letivo começa trazendo mudanças bem mais significativas. É o caso dos que ingressam na creche, no período inicial do 1º Ciclo de Formação, ou os que ingressam na 5ª série/6º ano: são situações novas - verdadeiros ritos de passagem - que, às vezes, geram receios e com as quais as crianças e os pais precisam aprender a lidar. Os primeiros passos na creche ou escola podem ser difíceis para as crianças pequenas. Algumas demoram para se acostumar com a idéia de passar horas longe da família. Alunos que iniciam a 5ª série/6º ano, que já estão na pré-adolescência, também enfrentam seus desafios. Além disso, há uma mudança drástica na rotina escolar: afinal de contas, eles trocam a 4ª série - onde havia uma única professora que, muitas vezes, era chamada de “tia”, pela 5ª, onde aparecem pelo menos cinco mestres, cada qual com seu jeito, revezando-se em diferentes horários e passando trabalhos em grupo - o que exige deles organização e planejamento. Prepare seu filho para se readaptar à rotina da escola com bastante antecedência.

10 dicas para a criança voltar bem às aulas
1- Na semana anterior à volta às aulas, os pais devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro. A readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar um pouco mais cedo e dormir um pouco antes, todos os dias, vai ajudar na volta à rotina.
2- Na hora de comprar o material escolar, leve a criança e deixe-a ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros.
3- Ajude-o(a) a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ele(a). Deixe-o(a) seguro(a) e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos.
4- Crianças menores tendem a sofrer mais com a separação. Estimule a confiança de seu filho(a) em diversos momentos durante o período que antecede a volta às aulas.
5- Se marcar de fazer, faça. Se combinar de ir buscar em tal horário, vá. Se ele(a) já está inseguro(a) e sofrendo pela separação, é necessário mostrar que você vai deixá-lo(a) pela manhã, mas voltará para buscá-lo(a) na hora marcada.
6- A alimentação deve acompanhar a rotina da criança. Mantenha uma dieta equilibrada para seu filho(a).
7- Limite o consumo de alimentos com cafeína, como chás e chocolates, durante a semana anterior à volta às aulas. Esse tipo de substância estimulante pode deixá-lo(a) mais ansioso(a).
8- Separe o uniforme e prepare o lanche no dia anterior para evitar surpresas e possíveis constrangimentos nos primeiros dias de aula.
9- Saia de casa com antecedência para que ele(a) não chegue atrasado(a) já nos primeiros dias de aula.
10- Quando voltar para casa, pergunte como foi seu dia. Procure saber detalhes.Lembre-se sempre: A readaptação não é instantânea e requer paciência, tanto sua, como das crianças.