ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
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Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
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ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
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Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
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HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
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Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
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10 de mar. de 2009

ETIMOLOGIA QUARESMAL

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS DA QUARESMA (por J. Affonso)


INCENSO
Do latim "incendere", "incender"; é uma das resinas que produz um agradável aroma ao arder. Daí, a palavra "incensário" (instrumento metálico para incensar) e, o grego "tus" (insenso) que explica a palavra "turíbulo" (incensário) e "turiferário" (que carrega o turíbulo). É encontrado principalmente no Oriente, e desde antigamente no Egito, era usado em cerimônias religiosas, por seu fácil simbolismo de perfume, festa, de sinal de honra e respeito ou de sacrifício aos deuses. Já antes em torno da Arca da Aliança e, sobretudo, no templo de Jerusalém era clássico o rito do incenso. A rainha de Sabá trouxe, entre outros presentes, grande quantidade de aromas a Salomão (1Rs.10). Os cristãos, no século IV o introduziram na linguagem simbólica de suas celebrações. Atualmente é usado na missa, ressaltando as festividades do dia, o altar, as imagens da Cruz ou da Virgem, o livro do evangelho, as oferendas sobre o altar, os ministros e o povo cristão no ofertório, o Santíssimo depois da consagração ou nas celebrações de culto eucarístico. É um gesto de honra (ao Santíssimo, ao corpo do defunto nas exéquias), ou símbolo de oferenda sacrificial (no ofertório – pão, vinho, e pessoas)


JEJUM
Do latim "ieunium", é a privação voluntária de comida durante algum tempo por motivo religioso, como ato de culto perante Deus. É sinal de penitênica, expiação dos pecados, oração intensa ou vontade firme de conseguir algo. Nos quarenta dias de Moisés no monte ou de Elias no deserto ou de Jesus antes de começar sua missão, marca a preparação intensa para um acontecimento importante. O jejum Eucarístico tem uma tradição milenar, como preparação para este sacramento; o cristão se abstém antes de outros alimentos. É na Quaresma, desde o século IV, que sempre teve mais sentido aos cristãos o jejum como privação voluntária da que existem em outras culturas religiosas ou por motivos religiosos. Com a oração e a caridade tem sido, desde muito tempo, uma "prática quaresmal" como sinal de conversão interior aos valores fundamentais do evangelho de Cristo. Atualmente nos abstemos de carne todas as sextas-feiras de Quaresma que não coincidem com alguma solenidade; fazemos abstinência e além do jejum (uma só refeição ao dia) na quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa.



CÍRIO PASCAL
Vem do latim "cereus", de cera, o produto das abelhas. Ao falar das "candeias", aludíamos ao uso humano e ao sentido simbólico da luz que os círios produzem.
O círio mais importante é o que se acende na Vigília Pascal como símbolo de Cristo-Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro adornado.
O Círio Pascal é, desde os primeiros séculos, um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita à noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, para indicar a posição de Cristo: princípio e fim, tempo e eternidade; alcança-nos com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio estará aceso em todas as celebrações durante cinqüenta dias, ao lado do ambão da Palavra, até a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o Tempo Pascal, convém que o Círio seja conservado dignamente no batistério, e não no presbitério.


QUINTA-FEIRA SANTA
É o último dia da Quaresma e, por sua vez, a partir da missa vespertina, a inauguração do Tríduo Pascal, do latim "feria V in Coena Domini". É um dia íntimo para o povo cristão, certamente a 5ªfeira mais importante do ano, principamente desde que a da Ascensão e do Corpus Christi são celebrados no domingo. Dia em que Cristo, em sua ceia de despedida, antes da morte, instituiu a Eucaristia, deu a grande lição de humilde e serviço, lavando os pés de seus apóstolos e, os constituiu sacerdotes mediadores de sua Palavra, de seus sacramentos e de sua salvação.

CEIA DO SENHOR
Nome que equivale à "Fração do Pão", “Eucaristia” (1Cor 11,20), ou "Missa": "Kyriakon deipnon", Ceia Senhoril, do Senhor Jesus. É também o nome que se dá a Missa atual: "Missa ou Ceia do Senhor" (IGMR 2 e 7). Na Quinta-feira Santa, a Eucaristia com que se dá início ao Tríduo Pascal é a "Missa in Coena Domini", porque é a que mais intimamente recorda a instituição, desde o sacramento por Jesus, em sua última ceia, adiantando assim sacramentalmente sua entrega na Cruz. (Fonte: www.catequesecatolica.com.br )

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