ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

6 de dez. de 2009

EDITORIAL - Dez./2009

                                                    por Olívia Maria Campagna

         Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos no ADVENTO, tempo de repensarmos nossa vida, nossas ações, nossos pensamentos, nossos afazeres, enfim é tempo de fazermos uma avaliação em nossa vida, pois o NATAL se aproxima, e devemos estar de bem com nós mesmos, de coração limpo, para comemorarmos o nascimento do MENINO JESUS, e recebê-lo em nossa vida com alegria e paz.

         Neste mês também temos outra data muito importante para comemorarmos, é o aniversário de ordenação sacerdotal do nosso querido Pe. Pricilio, que no próximo dia 07 comemorará 29 anos de sacerdócio. Vamos pedir, em nossas orações, para que Deus o abençoe sempre em sua caminhada de evangelização. A comemoração desta data tão especial será no Salão Paroquial, no dia 08/12, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com missa e logo após uma deliciosa confraternização, onde todos são convidados a participarem e levarem um prato de doce ou salgado para a nossa partilha deste momento tão especial na vida do nosso pároco.
           O mês de dezembro é cheio de confraternizações. No próximo dia 23 teremos uma belíssima confraternização, também no salão paroquial, dos Agentes de Pastorais e Movimentos da Comunidade do Bom Jesus. Convidamos a todas as pessoas que trabalham em pastorais ou movimentos a participarem.
            Neste tempo Paz, de Caridade, tempo em que nosso coração está mais solidário, aproveitemos para ajudarmos nossos irmãos necessitados, doando prendas, cestas de Natal e brinquedos e roupas para as crianças, mesmo que sejam usados. Vamos reunir nossa família e amigos, esquecendo nossas diferenças, perdoando a quem nos ofendeu e pedindo perdão para quem nós ofendemos. Que tal fazer uma ceia de Natal bem bonita e harmoniosa? Não é necessário ter muitas comidas, mas sim muita espiritualidade, lembrando o sentido maior do Natal e do aniversariante deste dia tão lindo, que é Jesus Cristo, nosso salvador. Vamos dar um abraço naquela pessoa que não vimos há tempos, pode ser um amigo, um parente, senão puder abraçar essa pessoa, pela distância, envie pelo menos um cartão de Natal, tenha certeza que essa pessoa ficará muito feliz, e você se sentirá muito bem...
           Procuremos, também, nos confessar com o padre, para passarmos o Natal em Paz com Deus, nosso Senhor! Com certeza nosso Natal será ainda mais maravilhoso!
           Que o Menino Jesus nasça nos corações de todos nós, principalmente no coração de nossos jovens, para que não coloquem as drogas, as bebidas, o cigarro, enfim, as coisas mundanas em primeiro lugar, mas sim Jesus Cristo. Que o Menino Jesus nasça nos corações dos encarcerados, dos doentes, dos idosos abandonados e das crianças abandonadas. E por falar em crianças, que elas acreditem sempre em Papai Noel, pois o ‘bom velhinho’ não deve ser esquecido, pois não há nada mais gostoso neste mundo do que ver uma criança sorrindo.
            Um Feliz e Santo Natal a todos!!! Que Nossa Senhora das Graças nos cubra com o seu manto sagrado, derramando muitas graças e bênçãos! E que Deus nos abençoe!!!!  

NATAL - NASCIMENTO DO MENINO JESUS

                                por J. Affonso


          Pois é, mais um final de ano está chegando, dezembro veio com tudo, mas espera aí! O que são essas luzes acesas nas casas, nas lojas e na cidade toda? 
            O que é isso que o Padre está anunciando na missa, um tal de advento? Por que tudo isso? Isso tudo é para anunciar o Natal.
         Oba! Natal! Tempo de festas, de compras, comes e bebes, dar e receber presentes...
         Pois é, Natal também é isso tudo, mas o verdadeiro sentido do natal não é esse.
         Com o acender das lâmpadas, com o anuncio do advento tudo se prepara para o nascimento do menino Jesus.
         Natal é tempo de reunir os entes queridos e os amigos, não simplesmente pelo fato de fazer festa, mas sim para zerar as diferenças, para fazer com que o amor floresça em todo lar.
        O Menino-Jesus deve ser o verdadeiro homenageado! Que Ele não seja esquecido no presépio, mas que nasça novamente em cada coração dando muita luz e muita paz a cada um de nós.
        Você já fez uma limpeza no seu porão da vida? Jogou as suas magoas, desilusões, rancores e renovou suas esperanças para um Natal abençoado?
         Levantai-vos, irmãos, e erguei a cabeça! Vossa libertação está próxima.
         Com a chegada do menino Jesus, a libertação total do ser humano torna-se realidade. “Às vezes, porém, é necessário passar por um processo doloroso, como o de um parto difícil do qual nasce “a presença luminosa de cristo e da comunidade nova”.
         Precisamos estar atentos para que nossos sentidos não se “embriaguem” com futilidades e desviem nosso coração do fundamental! O advento anuncia: Vossa libertação está próxima.
         A vida do ser humano é movida pela esperança e, graças a essa esperança a humanidade pode progredir.

                  A MAIOR DE TODAS AS ESPERANÇAS É JESUS CRISTO
      O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais.
      Que Ele conceda um coração numa santidade sem defeitos aos olhos de Deus. (1Ts 3,12 – 4,2)
                                              UM FELIZ E SANTO NATAL A TODOS !!!

MENSAGEM DO MÊS


                                           por J. Affonso
8 DE DEZEMBRO - FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

         Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. Segundo o dogma católico, a Virgem Maria teve o privilégio de ver-se livre, no momento exato de sua concepção, no seio de sua mãe, Santa Ana, do pecado original. Ela foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.

         Este dogma celebra a primeira vitória total contra o pecado, porque significa isenção de todo o poderio do pecado e do demônio sobre a alma bem-aventurada de Maria; vitória de Cristo, único Salvador do gênero humano, pois a Imaculada Conceição foi concedida a Maria em vista dos méritos de Cristo em sua Paixão e morte.
         O dogma da Imaculada Conceição nos mostra que, em esboço e preparação, a Santíssima Virgem sempre esteve totalmente entretida com a obra da Redenção, da qual Ela mesma é o primeiro fruto, e o mais bem acabado; portanto, totalmente entretida com a Igreja Católica, com a nossa própria vida espiritual, com a de nossas famílias e sociedades.
          A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Ela foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX, em sua bula Ineffabilis Deus, em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
          Deus guardou o bom vinho para o final. A visão grandiosa do papel de Maria e a intervenção extraordinária da Virgem Santíssima na obra da Redenção, que há de se fazer muito mais visível no final dos tempos, é uma graça que Deus reservou para o fim, para o momento em que a Igreja, como o grão de mostarda, tenha já crescido muitíssimo e, com ela, o conhecimento, o amor, a honra e o serviço à Santíssima Mãe de Deus.
          Por isso, ofereçamo-nos hoje à Santíssima Virgem, entreguemo-nos totalmente a Ela. Vivemos em tempos muito perigosos, tempos em que o demônio anda totalmente à solta; mas esses tempos também hão de ser, e forçosamente o serão, tempos da Imaculada que esmaga a cabeça do demônio. E também nós somos chamados a tomar parte na inimizade da Mulher contra a Serpente, e de sua vitória contra o demônio: à condição, no entanto, de sermos, plena e voluntariamente, descendência de Maria. - Fonte: wapedia.mobi/pt/Imaculada_Conceição  

CONVITES & AGRADECIMENTOS



09/12 - 20h.: "Noite encantada", apresentação de cantos e danças de Natal. Ginásio Canossianas, entrada FRANCA


19/12 - 20h: "Sonho de um Palhaço", reapresentação do teatro. Ginásio Canossianas, crianças de até 5 anos R$1,00 e adultos R$3,00, adquirir na secretária da Comunidade Nossa Senhora das Dores c/ Fátima.
 
Visitem a área central - Nesta época, as lojas da área central de nossa cidade e as ruas estão repletas de enfeites natalinos. O comércio, em geral, a partir do dia 07/12 abrirão até às 22 horas. Passeiem pelas praças e calçadão. Curtam o clima natalino! Boas Festas!

Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!!  (Confirme na seção Agenda Paroquial)

40° CURSO PARAPSICOLOGIA E RELIGIÃO: Ateísmo, Espiritismo, Seitas. ‘A Superstição e a Fé à Luz da Ciência’ - Dias: 25/01 a 04/02/2010 - Haverá entrega Certificados. - Público: orientadores científico-religiosos, médicos, psicólogos, professores, educadores, padres, religiosos, agentes de pastorais e todos os que trabalham c/ pessoas. - Horário: 8h30 às 22h (período integral) - Pré-requisitos: maior 18 anos; conclusão do Ensino Médio. - Local: Centro de Eventos Santa Fé - Via Anhanguera, Km:26 - S.Paulo/SP - Contato Fone: 3916-6200 (exclusivamente durante o curso) - Professores: Geraldo Rondelli, Marcia Regina Cobêro, Pe. Oscar G. Quevedo, Sarah de Castro Fontes Barbosa, Silvio Loredo e Victor Eugênio Arfinengo - Maiores informações: tel(11) 3873-8831 - Valor: R$400,00 / Hospedagem e alimentação: Apart.-3 pess.-R$ 700,00; Apart.Indiv.:R$ 950,00


Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!


A Arrogância e a Soberba são Incompatíveis com o Dízimo e a Partilha.
APRENDA A PARTILHAR SEUS DONS E SEUS BENS E DEDIQUE MAIS TEMPO PARA DEUS!

AGENDA PAROQUIAL

AGENDA PAROQUIAL - Dezembro/2009
04 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus


04 - 19h30 - Confraterniz. dos voluntários Quermesse S.Judas Tadeu
07 - Aniversário de Sacerdócio do Pe.Pricílio Jeronymo
08 - 19h - Missa Imaculada Conceição / e em comemoração ao Anivers. Sacerdócio do Pároco
06 - 11h00 - Batizado - S.Judas
09 - 20h - “Noite Encantada” - Entrada franca - Ginásio Canossianas
09, 10 e 11 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus
10 e 11 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - S. Judas
11 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
12 - 09h - Festa do Pastel – N.Sra.Dores
17 - 09h30 - Missa 1ª Comunhão - N. Sra. Dores
18 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
19 - 20h - "Sonho de um Palhaço" (Preços Populares) – Ginásio Canossianas
19 e 20 - Confraterniz. c/ os Jovens – N.Sra.Dores
23 - 19h - Encerramento Novena de Natal e Confraternização - B.Jesus
24 - 18h - Missa de Natal – N.Sra. Dores
24 - 19h30 - Missa de Natal – Bom Jesus
25 - 09h - Missa de Natal – S.Judas Tadeu
25 - 19h - Missa de Natal – Bom Jesus
25 - 11h00 - Batizado - B.Jesus
28 - 20h. - Reunião-Pauta da PasCom (+ Confraterniz. Casa Sandra)
31 - 18h - Missa de Ano Novo – N.Sra. Dores
31 - 19h30 - Missa de Ano Novo – Bom Jesus
01/Jan. - 09h - Missa de Ano Novo – S.Judas Tadeu
01/Jan. - 19h - Missa de Ano Novo – Bom Jesus   

SANTOS & FESTAS DO MÊS

                                                 Por Angélica O. de Ponte  

        Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1-Sto Elói, Sto Eligio, Stos.Edmundo Campion, Roberto Southwell e Companheiros, Mártires; 2 -S.Cromácio, Sta. Bibiana; 3-S.Francisco Xavier; S.Sofonias Profeta; 4-Sta.Bárbara, S.João Damasceno; 5-S.Sabas; 6-S.Nicolau; Sta.Dionísia, S.Majórico e Companheiros; 7-Sto.Ambrósio (Doutor da Igreja), Sta.Josefa Roselho; 8- FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM; 9- S.Pedro Fourrier, Sta. Leocádia; 10- S.Melquíades; 11-S.Daniel Estilita, S.Dâmaso-I; 12- Sta.Joana de Chantal; N. Sra. de Guadalupe (Padroeira América Latina); 13-Sta.Luzia, Sta.Odília; 14-S.João da Cruz; S.Venâncio Fortunato; 15-S.Folcuíno, S. Mesmino, Sta. Maria Vitória; 16- Beata Maria dos Anjos , Sta. Adelaide, Sta. Albina 17- S.Lázaro de Betânia, Cinqüenta Soldados de Gaza; 18-N. Sra. da Esperança (ou N.Sra. do Ó), Sta. Olímpia, Sta. Sônia; 19- S.Gaciano , S.Nemésio , Beato Urbano-V, Sta. Fausta; 20-S.Domingos de Silos, S.Teófilo de Alexandria e Companheiros, S.Zeferino; 21-S.Pedro Canísio, Stos. Mártires Vietnamitas; 22-Sta.Juta, Sta.Francisca Xavier Cabrini; 23-S.Sérvulo, S.João Câncio, Sta.Vitória; 24- S.Charbel Makhlouf , S.Delfim, Stas.Ermínia e Adélia; 25- NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; 26-Sto.Estêvão, S.Dionísio; 27- S. João Apóstolo, Sta.Fabíola; 28-FESTA DOS SANTOS INOCENTES, S.Donião; 29-Sto.Davi, S.Tomás Becket; 30- FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA, Sto.Anísio, S.Marcelo; 31-S.Silvestre I, Sta.Melânia, e S.Piniano. Dentre eles, destacaremos:



Santa Barbara - 4 de Dezembro
Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos a nos 235 ou 313. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
       Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou contruir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.
       Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada, Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulmonou seu assassino.
        É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.

São Silvestre – 31 de Dezembro

Foi papa, paralelamente ao governo do imperador Constantino, nesse período formou-se uma organização eclesiástica que duraria vários séculos. Foi Constantino, porém, que autorizou a construção de uma grande basílica em honra de São Pedro, sobre a colina do Vaticano, após ter destruído, ou parcialmente recoberto de terra um cemitério pagão, descoberto pelas escavações, feitas a pedido de Pio XII em 1939. Entretanto, foi a harmonia entre Constantino e o papa Silvestre que puderam ser construídas duas importantes basílicas romanas, uma em honra a São Paulo na via Ostiense e a outra em honra a São João. S.Silvestre faleceu em 335.
São Silvestre, rogai por nós!

SEÇÃO CULTURAL (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)





                                                                                  por Sandra C. Maria
“Oratório de Natal” - drama religioso escrito para solos, coro e orquestra. A novidade está na encenação para celebrar o nascimento de Jesus. O DVD integra, com arte e beleza, a harmonia da música e da canção com a força da imagem. Interpreta três grandes momentos da história da salvação: a promessa da salvação, a chegada do Messias e a revelação do Natal. A doçura, o encanto e a pastoralidade do Oratório levam-nos a resgatar o contéudo humano e divino do Natal, momento em que Deus se fez criança para entrar na manjedoura de nosso coração humano e nas páginas da história.


- A Christmas Carol, adaptação da obra de Charles Dickens, é um clássico, contando a história de Ebenezer Scrooge, um homem avarento que não gosta do Natal. Nas vésperas de Natal, recebe a visita de seu ex-sócio Jac ob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley, e que seu espírito não pode ter paz, já que não foi um homem generoso. Mas foi-lhe dada uma nova oportunidade, com a visita de três espíritos: Natais do Passado, Natal do Presente e Natal do Futuro. Cada um deles vem para mostrar a Scrooge uma lição e que ele ainda pode mudar de vida...


- "A Felicidade Não Se Compra" é um filme de Frank Capra. James Stewart é George Bailey, um cara com uma grande dívida que sempre ajudou a todos, mas está prestes a se suicidar em pleno Natal. Na ponte onde pensa em encerrar sua vida ele tem uma visão de como seria a vida na sua cidade se ele não tivesse nascido. Um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado na Terra, para tentar fazer George mudar de idéia.


- O Natal dos Muppets - Filme em que estrela o Sapo Caco, Miss Piggy, e toda a turma dos Muppets, além de um elenco de celebridades com David Arquette, Joan Cusack e Whoopi Goldberg. Conta a história e que, bem na véspera de Natal, o teatro dos Muppets corre o risco de ser destruído. Para piorar, Caco resolve acreditar que o mundo seria um lugar melhor se ele não tivesse nascido. Mas, com uma ajuda divina e sátiras hilárias, eles descobrem que o que realmente importa é o amor que os une. 

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA




Leitura Orante da Bíblia - Lectio Divina
A Leitura Orante da Bíblia tem como objetivo alimentar a vida de fé do cristão, fortalecer a união com Deus e animar o apostolado. O vaticano II, na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, sobre a Revelação Divina diz que: - “A Lectio Divina é a escuta religiosa e piedosa da leitura sagrada da Escritura” (DV 10).

Pressupõe sempre uma atitude de fé orante e abertura de coração. Eis o segredo de toda força missionária. A Lectio Divina é a base necessária de toda a vida cristã. A vida espiritual do cristão é a Sagrada Escritura lida, meditada, rezada e contemplada. Isso é compromisso de cada dia.

A leitura orante não é exercício isolado do cristão, pois ele está em comunhão com toda a Igreja.

Leigos da Paróquia do Senhor Bom Jesus e de outras paróquias da cidade participam da Leitura Orante da Bíblia que acontece sempre às terças-feiras na Comunidade N. Sra. Dores, conduzida pelas Irmãs Canossianas Santina e Maria Nazareth.


Roteiro Estudado neste Ano: A FORMAÇÃO DO POVO DE DEUS ATÉ O EXILIO (800 a 600ac)
Deus escolhe seu povo e faz com ele uma Aliança que é sinal de seu desígnio amoroso para com a humanidade inteira. “Eu farei de ti um grande povo ...”, Gn 12, 2. Apesar da servidão em que viviam no Egito, os israelitas foram fecundos e tornaram-se numerosos, permaneceram fiéis a Deus e não se converteram aos deuses do Egito. Os textos nos aprofundaram na compreensão e na vivência dos sinais de Deus no nosso meio hoje. “No meio de vocês não haverá nenhum pobre, porque Javé vai abençoar você na terra que Javé seu Deus dará a você”, Dt 15,4. A presença do pobre, do empobrecido, no meio do povo era uma prova de que a aliança estava sendo quebrada. E é assim até hoje ! O êxodo continua incomodando. Os profetas vêm com o apelo à conversão e à mudança de vida do reinado e do povo de Deus, para que a vida seja organizada novamente de acordo com o projeto da Aliança. Era uma luta perigosa, pois o rei e seus funcionários não tinham medo de matar, mesmo assim eles nunca conseguiam calar a voz dos profetas e profetisas. Desde Abraão, Sara, Agar, Jacó, Moisés, ..., Elias, Eliseu, Amós, ... até Jesus. As fotografias que se vê, são do álbum da família de Deus, nos mostra exemplos da variedade com que Deus chama as pessoas. Para isso, Deus usa os mais variados meios de comunicação; sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior, aparição de anjo, sonhos, chamado de companheiro, ... Nenhuma vocação se repete. Às vezes a palavra que nos chama impõe-se de maneira irresistível; fogo dentro dos ossos (Jr 20,9), outras vezes nos deixa liberdade de opções e respostas. Somos o mesmo povo que nasceu no passado, o mesmo Deus continua conduzindo a nossa história, seguindo o mesmo projeto, dentro da mesma aliança. O estudo sempre é enriquecido com cenários dos textos Bíblicos, elaborados pela Irmã Maria Nazareth. “Os cenários me ajudam a entender melhor as passagens bíblicas, a irmã Nazareth é muito dedicada e caprichosa.”, Dirce.

“Desde que começamos o curso foi nos dado uma visão clara da palavra de Deus. Com o carinho das irmãs Santina e Maria Nazareth em mostrar os cenários e nos introduzir na palavra, nossas mentes foram iluminadas e hoje pela graça do Espírito Santo estamos aprendendo a ler nossa história e realmente conhecer nossa missão e amarmos ainda mais a Igreja que Jesus nos deixou.”, Luis Carlos e Marlene (Paróq. N. Sra. Fátima). “Desde o dia em que eu participo do curso bíblico, comecei a entender a Bíblia melhor, estudar a Bíblia em grupo é mais fácil, pois nós podemos partilhar a palavra e tirar nossas dúvidas. Após cada encontro chegamos à conclusão de que Deus nunca nos abandona e que Ele sempre nos perdoa. Eu, convido a todos os jovens e adultos a virem partilhar a palavra conosco, pois nunca é demais para aprender e compreender a palavra do Senhor e a cada encontro você se sente como pessoa melhor.”, Ana Gabriela (14 anos, Coroinha e Gr.Jovens).

ESQUEMA DA LEITURA ORANTE: LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO:
Partilha Inicial: 1) Trocar idéias; 2)Primeiras inspirações e idéias nascidas da leitura pessoal que cada um fez do trecho a ser meditado e rezado; 3) Invocar o Espírito Santo. Termino da partilha inicial com uma oração espontânea e invocando o Espírito Santo.// I- Partir da realidade hoje: 1) Introdução ao assunto; Estudo e aprofundamento dos aspectos da nossa realidade que devem ser especialmente iluminados pela palavra de Deus que será lida.; 2) Perguntas para aprofundá-lo; Perguntas de ordem pessoal, comunitária e social, focadas no temo em estudo. // II- Estudar e meditar o texto: 1) Leitura do texto; Ler o texto atentamente e com respeito; 2) Estudo do texto; 2.1) Ver o texto literário; Conhecer a qualidade do texto, sua linguagem, seu estilo de gênero literário, sua divisão interna, seu conteúdo e detalhes. 2.2) Olhar a situação “histórico”. Conhecer a situação histórica cultural, religiosa, econômica, social, político e ideológica na qual o texto foi criado ou em cuja função foi escrito; conhecer os conflitos existentes na origem do texto. Descobrir a mensagem do texto, compreendendo assim qual a mensagem e sentido para nós hoje. Neste momento do estudo a meditação do texto se transforma mais explicitamente em “oração”. // III. Celebrar a Palavra: 1) Partilhar luzes e forças; Expressar a partilha em forma de ação de graças; 2) Expressar o compromisso; Ofertar-se, se comprometendo na fé e na missão; 3) Cantar ou rezar um salmo; Pedir a Deus graça e força para cumprir e praticar a Palavra; 4) Resumir tudo para ruminar; Através de uma frase resumir e expressar o que foi descoberto, vivido, assumido.

=============================================================


No dia 14/11/2009 vários Agentes de Pastoral das três Comunidades participaram da Formação de Agentes de Pastoriais: CAMINHAR AO ENCONTRO DO SENHOR, QUE VEM - “A semente de Jessé já nasceu! Ela está dentro de cada um de nós.” Um broto vai surgir do tronco seco de Jessé, das velhas raízes, um ramo brotará ( Is- 11,1).
O Broto de Jessé já nasceu e ele está dentro de cada um de nós! - “O Advento do Natal” começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal), e termina no último sábado do tempo com um - véspera do 1º domingo do Advento. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus. Estamos nos preparando para viver esse tempo? Como? - “A semente de Jessé já nasceu! Ela está dentro de cada um de nós”

SEÇÃO SAÚDE


por Angélica O. Ponte
DICAS PARA O VERÃO
• Evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Saia de manhãzinha ou ao entardecer. 
• Use filtro solar sempre.
• Evite ficar exposto ao sol, caminhe pela sombra.
• Faça alimentações leves: frutas suculentas, saladas - e, é claro, sorvete.
• Hidrate-se: beba bastante líqüido, a toda hora. Não espere a sede reclamar.
• Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.
• Facilite a transpiração: use roupas de tecidos leves e claros.
• Uma boa idéia é incluir um chapéu ou boné no figurino.
• Não se esqueça de óculos escuros, mas com proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e retina, que causam lesões irreversíveis.
• Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.
• Abuse da água: lave rosto, nuca, braços e mãos.
• Tenha cuidado ainda maior com bebês e crianças. Também aos maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.
                                                                     Fonte: www.terra.com.br

SEÇÃO FAMÍLIA



por Norival Guadaghin 

A SAGRADA FAMÍLIA



O Papa João Paulo II, na Carta às Famílias, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” na qual Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; nele também foi ensinado que: “a salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47). Jesus habita com a família cristã. A presença do Senhor nas Bodas de Caná da Galiléia significa que o Senhor “quer estar no meio da família”, ajudando-a a vencer todos os seus desafios; e Nossa Senhora ali o acompanha com a sua materna intercessão. Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gen 1,26), Ele os quis “em família”. Por isso, a família é uma realidade sagrada. Jesus começou sua missão redentora da humanidade na Família de Nazaré. A primeira realidade humana que Ele quis resgatar foi a família; Ele não teve um pai natural aqui, mas quis ter um pai adotivo, quis ter uma família, e viveu nela trinta anos. Isso é muito significativo. Com a presença d’Ele na família – Ele sagrou todas as famílias. Conta-nos São Lucas que após o encontro do Senhor no Templo, eles voltaram para Nazaré “e Ele lhes era submisso” (cf. Lc 2,51). A primeira lição que Jesus nos de ixou na família é a de que os filhos devem obedecer aos pais, cumprindo bem o Quarto Mandamento da Lei. Assim se expressou o Papa João Paulo II: “O Filho unigênito, consubstancial ao Pai, ‘Deus de Deus, Luz da Luz’, entrou na história dos homens através da família” (CF, 2).

“A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade.” A Família de Nazaré sempre foi e sempre será o modelo para todas as famílias cristãs. Acima de tudo, vemos uma família que vive por Deus e para Deus; o seu projeto é fazer a vontade de Deus. A Sagrada Família é a escola das virtudes por meio da qual toda pessoa deve aprender e viver desde o lar. Em vez de escolher um pai letrado e erudito para Jesus, Deus escolheu um pai pobre, humilde, santo e trabalhador braçal. José foi o homem puro, que soube respeitar o voto perpétuo de virgindade de sua esposa, segundo os desígnios misteriosos de Deus.

A Família de Nazaré é para nós, hoje, mais do que nunca, modelo de unidade, amor e fidelidade. Mais do que nunca a família hoje está sendo destruída em sua identidade e em seus valores. Surge já uma “nova família” que nada tem a ver com a família de Deus e com a Família de Nazaré. Como será possível construir uma sociedade forte e sólida onde há milhares de “órfãos de pais vivos”? Fruto da permissividade moral e do relativismo religioso de nosso tempo, é enorme a porcentagem dos casais que se separam, destruindo as famílias e gerando toda sorte de sofrimento para os filhos. Muitos crescem sem o calor amoroso do pai e da mãe, carregando consigo essa carência afetiva para sempre. A Família de Nazaré ensina ainda hoje que a família desses nossos tempos pós-modernos só poderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar para a Sagrada Família e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humilde, amoroso… Sem isso, não haverá verdadeira família e sociedade feliz.

FÉ E POLÍTICA


por Gil Zaniboni *
  
“POLÍTICA E RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE”

Quantas vezes nós ouvimos esta frase e quantas pessoas acham que isto é certo, e que o correto seria não tocar no assunto, já que sempre causa divergências e até discussões mais acirradas, ás vezes chegando a vias de fato. Portanto, considerando de comensurável importância os temas que regem nossas vidas, uma vez que vivemos em sociedade, em grupos étnicos idênticos, mas com pensamentos e anseios distintos.

Para falarmos de religião, sempre remetemo-nos aos tempos e aos feitos do ser maior, ou o como na linguagem moderna dizemos, o “ícone” da cristandade, o ser supremo e magnânimo onipotente e onipresente e sempre onisciente. E com estas palavras todas para, sem mencionar o nome daquele que foi tão importante que até interrompeu a contagem da história, dividindo-a em duas eras, antes e depois dele.

Como ser humano, aqui na nossa terra, ele sofreu todas as argrurias, que de forma indelével permanece na memória de todas as pessoa do mundo, mesmo sem presenciarmos o acontecido, já que fato deu-se há mais de 2.000 anos. O Homem Santo esteve no nosso meio, e ao chegar já experimentou da política e do preconceito de ter nascido sem pecado, sem uma concepção comum, que na época era um preconceito, e acredito até hoje, pois o caso feria e fere a boa conduta, principalmente para um virgem. Penso se fosse nos dias atuais poderia ser abortado para salvar, sei lá, o casamento ou a reputação de uma jovem ou mesmo da família. Tudo para manter a boa aparência diante da sociedade, qual vê a sua margem o adultério com indiferença e quase nada a impressiona.

Como se percebe até agora não se mencionou nenhum nome e nem é preciso pois, esta é a nossa história, a história do mundo, bem pelo menos, do planeta terra. E se lembramos que o próprio Mestre disse: “na casa de meu pai existe muitas moradas”, posso até pensar que estas moradas possam ser outros planetas e com muitos lugares para vivermos, nessa ou quem sabe até, em outra vida.

Política e religião sempre caminharam lado a lado, mas não como linhas paralelas, sem nunca se encontrarem, sempre se entrelaçam e penso até, que sem as duas não viveríamos em sociedade, em grupo coeso, com a harmonia que todos nós cristãos gostaríamos. Nos dias de hoje, somos diretamente guiados pelos homens, que fazem as leis, que nem sempre são de agrado da maioria da população, entretanto, mesmo questionando nós que não queremos viver às margens da sociedade, seguimos as normas criadas para reger o País, muitas vezes confrontando com o nosso âmago, que segue os ensinamentos de nossos pais, os quais foram adquiridos ao longo da vida, passados de geração para geração.

Os bons ensinamentos vem, na maioria, da igreja, a qual queremos entender ainda será a salvação da humanidade, através da pregação que arraiga em nossas mentes a fé cristã. Fé que nos remete a praticar o bem, a solidariedade e o amor ao próximo. Se não fizermos ao nosso próximo, aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco, tenho a certeza de que poderíamos reduzir os dez mandamentos neste único pensamento.

A política e a religião, às vezes algozes, mas o ser humano tenta conciliar esta contradição, pois sabemos que nos dias de hoje quando se fala em política, pensa-se em propina, roubo, furto, enfim em coisas más para a sociedade, contudo existem bons políticos que pensam em nossas vidas, amenizar os sofrimentos das pessoas, em especial das menos favorecidas pela sorte, ajudam a minimizar a vida de cada individuo com tratativas coerentes e concernentes ao bem viver do cidadão.

Encontramos pessoas bem intencionadas no mundo, sobretudo no Brasil, contudo, infelizmente, se por ventura o Messias retornasse a terra, acredito que seria morto na cruz, muito antes de completar os 33 anos.

Como se percebe, propositalmente, no texto não aparece o nome do nosso Salvador, e sim alguns predicados relativos a uma pessoa que surgiu, para nos salvar, com toda a serenidade e meiguice, que é próprio dos:
J ustos;
E ruditos;
S ábios;
U nânimes;
S upremo.
JESUS! JESUS! JESUS! JESUS! JESUS! JESUS! JESUS!
* Gil Zaniboni é jornalista.   

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ

(por Isabel P. Pegoraro)

QUANDO O NATAL É DE VERDADE ?



Entre luzes, enfeites, rituais e compras de ocasião, vem se tornando difícil saber qual é o verdadeiro sentido do Natal. Existem dois Natais? O do “paraíso das compras” que nos move a um consumismo compulsivo, onde os meios de comunicação enchem a mente com símbolos, imagens, emoções e mensagens para comemorar o Natal e com decorações exuberantes a iluminar ruas e casas; e o das Igrejas? O que dá presentes e o que é só presença? O da fé e o do consumo?

Questionemos: como viver o Natal com o romântico “Papai Noel” ou na simplicidade do Presépio? Nunca houve antes e jamais haverá em nosso planeta um acontecimento mais fantástico que o nascimento de Jesus Cristo. E desde então, o mundo celebra essa solenidade; seja em família, ou liturgicamente, ou nos dois sentidos. Toda a beleza que envolve o espírito natalino, desde os enfeites até os musicais, tudo isso faz parte do clima. Porém precisamos estar atento para que o verdadeiro sentido do Natal não se reduza a coisas externas, e Jesus Cristo, o aniversariante, fique em segundo plano. Uma pessoa cristã consciente toma distância dessa compulsão e se inquieta: onde encontrar a simplicidade e o despojamento do primeiro Natal? Basta refletir com fé: Ele está no meio de nós! Ele é o Deus-conosco! Deus Pai nos enviou seu Filho único ao mundo para resgatar a humanidade do pecado. Ao nascer entre os pobres, quis demonstrar que a Salvação é para todos! Pessoas excluídas da sociedade, que não têm onde repousar a cabeça, sem casa, sem trabalho, vivendo perdida nas cintilantes avenidas de nossa cidade ficam mais perto da situação que viveu o menino Jesus, que se fez pobre para demonstrar que o valor da pessoa está na sua dignidade, e não nas riquezas que ostenta. Há pessoas que pensam poder “comprar” felicidade, privilégios, títulos e se iludem que possam também “comprar” a salvação. Na realidade, são promotoras da opressão e da escravidão. O evangelista Mateus descreve Jesus expulsando os cambistas do Templo em Jerusalém que usavam esta prática. E disse “Está nas escrituras: ‘Minha casa será chamada casa de Oração”. No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões’ Mt 21,13. Jesus condena veemente o comércio no templo e o uso da religião para obter privilégios e passar uma imagem mesquinha de salvação. O que diria Jesus a nós, cristãos de hoje, ao passar pelo mundo 2009 anos após o seu nascimento e, perceber que Ele é o próprio “garoto propaganda” o qual provoca as compras, os interesses comerciais e as comilanças? Que resposta daríamos a Jesus? Com certeza nos envergonharíamos! Neste Natal alguns de nós vamos celebrar liturgicamente, outros oram em casa, outros ainda ficarão só na festa Pagã. Porém a missão cristã é devolver ao aniversariante o facho de luz, é acolher no íntimo o Menino-Deus e descobrir nele o conteúdo mais tocante de nossa fé. Ali está nosso Deus tão próximo de nós, no sorriso de uma criança. A luz é verdadeira se Jesus está em nossas festas natalinas. Desejo que você viva este Natal como uma questão de FÉ.    

SEÇÃO CULINÁRIA


(por Beth Affonso)
Natal chegando! Que tal um jantar delicioso para toda a família e amigos, sem gastar tanto e agradar a todos os paladares?


PANETONE TRUFADO = INGREDIENTES TRUFA: 01 kg de chocolate ao leite da, Marca MELKEN; 02 latas de creme de leite com soro/ 03 colheres de sopa de conhaque. / PREPARO: Pique o chocolate transfira para uma marinex e leve ao microondas por 2 min na potencia 05/ retire, mexa bem e repita esse processo até o chocolate derreter totalmente/ acrescente o creme de leite, o conhaque e mexa bem até ficar uma massa lisa e brilhante (se houver necessidade leve ao microondas por mais 1 minuto, só que sempre na potência 05. / Reserve. /// COMPRE NO MERCADO 03 chocotones de 500grs, retire a tampa dele, o miolo, e acrescente a trufa, intercalando com um pouco do miolo até o mesmo/ passe um pouco da trufa com uma colher na tampa do chocotone e feche. Reserve, ou se preferir pode levá-lo à geladeira até que se derreta o chocolate para cobertura. //// INGREDIENTES COBERTURA: Pique 1/2 chocolate ao leite, transfira para uma marinex e siga o mesmo procedimento acima, só que desta vez, qdo ele estiver completamente derretido, mude o chocolate para outra marinex limpa e seca, e mexa delicadamente até resfriar o chocolate. ////// Retire os panetones da geladeira, e cubra-os com o chocolate resfriado, usando, de preferência pincel culinário, ou uma colher pão-duro. Salpique nozes, uvas-passa, granulados ou use sua criatividade para decoração, e volte o panetone para a geladeira até o chocolate secar (endurecer). /// Embrulhe-os em papel celofane transparentes, e use lações de cetim para finalizar o acabamento. ///// DICA: O chocolate não se dá muito bem com água, por isso, qdo for manuseá-lo não deixe sequer um pingo de água na vasilha, e procure usar marinex, pq o chocolate absorve sabores de vasilhas, principalmente se forem de plástico. /// E use chocolate sempre ao leite, pois chocolates hidrogenados deixam um sabor muito inferior ao seu panetone.


SALPICÃO DOCE - INGREDIENTES: 01 repolho (pode ser o roxo)/ 2 peitos de frango/ 01pacote de uvas-passa/ azeitonas à gosto/ 2 maças verdes/ 01 vidro de maionese/ 01 lata de creme de leite/ 02 tabletes de caldo de galinha. // PREPARO: Cozinhe o peito de frango com os 2 tabletes de caldo de galinha e desfie. Pique o repolho meio grosso, pique as azeitonas em 4, as maçãs em cubinhos, acrescente a uva passa e mexa muito bem (use uma tigela bem grande), acrescente a maionese, o creme de leite, 01 pitada de sal e leve à geladeira até o momento de servir!

MANJAR DOS DEUSES - INGREDIENTES: 01 litro de leite/ 05 colheres (sopa) de maizena/ 01 vidro de leite de coco/ 01 pacote de coco ralado 50 grs/ 01 lata de leite condensado. // PREPARO: coloque o coco ralado em uma vasilha para hidratar com o leite de coco, por apenas alguns minutos/ Dissolva a maizena em um pouco de leite antes de levá-la ao fogo. Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. / Pegue uma forma de buraco no meio (tipo pudim), passe margarina em toda forma, depois passe água por cima, despeje o manjar nesta forma, espere amornar e leve à geladeira até esfriar completamente. / Enquanto isso faça a CALDA: 200 gr de ameixa sem caroço/ 1 e 1/2 xic de água/ 50 grs côco ralado/ 4 colheres de açúcar. // Leve ao fogo brando até engrossar e deixe esfriar. Depois de frio, vire o manjar em uma travessa e despeje a calda de ameixas por cima.

LOMBO C/ AMEIXAS E BACON - INGREDIENTES: 01 kg de lombo de porco/ sal e pimenta do reino a gosto/ 01 dente de alho amassado/ 01 folha de louto/ 01 colher de (sopa) de vinagre/ 01 colher de (sopa) de manteiga/ 02 colheres de (sopa) de óleo/ 12 ameixas pretas sem caroços/ 12 fatias de bacon / Arroz para acompanhar. // PREPARO: Tempere o lombo com s al, pimenta, o alho amassado, a folha de louro, o vinagre e dexie descansar por 2 hrs para pegar o tempero. Em uma panela, derreta a manteiga com o oleo e coloque o lombo, deixando cozinhar por 10 minutos ou até a carne dourar. Transfira o lombo e a gordura da fritura para uma assadeira. Leve ao forno pré -aquecido por 1 hora, regando com o molho do tempero de vez em quando. Envolva as ameixas nas fatias de bacon e coloque na assadeira em que o lombo foi assado. Leve ao forno alto por 10 minutos ou ate a fatia de bacon ficarem crocantes. Corte o lombo em fatias. Decore como desejar e sirva acompanhado de arroz. Fica simplesmente maravilhoso. //// Um excelente Natal, com muita PAZ e sabedoria!!! //// Beth - 35510700  

NOSSAS COMUNIDADES

Retiro e 1ª Eucaristia dos Catequizandos - N. Sra. Dores - 14 e 15/11












Comemoram Bodas de Ouro o casal Antonio e Ana Delmunde (Comunidade N.Sra.Dores). Parabéns pelos 50 anos de Vida Matrimonial. Deus os abençoem!



Almoço-confraterniz. dos Colaboradores da Festa - N.Sra.Dores - 22/11








1ª Eucaristia Catequizandos - Bom Jesus e Encerramento da Catequese









Com harmonia, devoção e muita espiritualidade, cerca de 60 casais trabalharam dias 16, 17 e 18/10/09 em nossa Paróquia, na realização do 13ºECC-1ªEtapa, sob Direção Espiritual do Pároco Pricílio, c/ total de 10 casais, com toda a certeza tiveram lançada em seus corações aquela pequenina e poderosa sementinha divina. Oremos para que a sementinha plantada cresça e dê bons frutos!!! Participe você também!!!




Porco no Rolete - S.Judas Tadeu - 08/11



1ª Eucaristia dos Catequizandos - S.Judas Tadeu - 20/11