ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

6 de dez. de 2009

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA




Leitura Orante da Bíblia - Lectio Divina
A Leitura Orante da Bíblia tem como objetivo alimentar a vida de fé do cristão, fortalecer a união com Deus e animar o apostolado. O vaticano II, na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, sobre a Revelação Divina diz que: - “A Lectio Divina é a escuta religiosa e piedosa da leitura sagrada da Escritura” (DV 10).

Pressupõe sempre uma atitude de fé orante e abertura de coração. Eis o segredo de toda força missionária. A Lectio Divina é a base necessária de toda a vida cristã. A vida espiritual do cristão é a Sagrada Escritura lida, meditada, rezada e contemplada. Isso é compromisso de cada dia.

A leitura orante não é exercício isolado do cristão, pois ele está em comunhão com toda a Igreja.

Leigos da Paróquia do Senhor Bom Jesus e de outras paróquias da cidade participam da Leitura Orante da Bíblia que acontece sempre às terças-feiras na Comunidade N. Sra. Dores, conduzida pelas Irmãs Canossianas Santina e Maria Nazareth.


Roteiro Estudado neste Ano: A FORMAÇÃO DO POVO DE DEUS ATÉ O EXILIO (800 a 600ac)
Deus escolhe seu povo e faz com ele uma Aliança que é sinal de seu desígnio amoroso para com a humanidade inteira. “Eu farei de ti um grande povo ...”, Gn 12, 2. Apesar da servidão em que viviam no Egito, os israelitas foram fecundos e tornaram-se numerosos, permaneceram fiéis a Deus e não se converteram aos deuses do Egito. Os textos nos aprofundaram na compreensão e na vivência dos sinais de Deus no nosso meio hoje. “No meio de vocês não haverá nenhum pobre, porque Javé vai abençoar você na terra que Javé seu Deus dará a você”, Dt 15,4. A presença do pobre, do empobrecido, no meio do povo era uma prova de que a aliança estava sendo quebrada. E é assim até hoje ! O êxodo continua incomodando. Os profetas vêm com o apelo à conversão e à mudança de vida do reinado e do povo de Deus, para que a vida seja organizada novamente de acordo com o projeto da Aliança. Era uma luta perigosa, pois o rei e seus funcionários não tinham medo de matar, mesmo assim eles nunca conseguiam calar a voz dos profetas e profetisas. Desde Abraão, Sara, Agar, Jacó, Moisés, ..., Elias, Eliseu, Amós, ... até Jesus. As fotografias que se vê, são do álbum da família de Deus, nos mostra exemplos da variedade com que Deus chama as pessoas. Para isso, Deus usa os mais variados meios de comunicação; sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior, aparição de anjo, sonhos, chamado de companheiro, ... Nenhuma vocação se repete. Às vezes a palavra que nos chama impõe-se de maneira irresistível; fogo dentro dos ossos (Jr 20,9), outras vezes nos deixa liberdade de opções e respostas. Somos o mesmo povo que nasceu no passado, o mesmo Deus continua conduzindo a nossa história, seguindo o mesmo projeto, dentro da mesma aliança. O estudo sempre é enriquecido com cenários dos textos Bíblicos, elaborados pela Irmã Maria Nazareth. “Os cenários me ajudam a entender melhor as passagens bíblicas, a irmã Nazareth é muito dedicada e caprichosa.”, Dirce.

“Desde que começamos o curso foi nos dado uma visão clara da palavra de Deus. Com o carinho das irmãs Santina e Maria Nazareth em mostrar os cenários e nos introduzir na palavra, nossas mentes foram iluminadas e hoje pela graça do Espírito Santo estamos aprendendo a ler nossa história e realmente conhecer nossa missão e amarmos ainda mais a Igreja que Jesus nos deixou.”, Luis Carlos e Marlene (Paróq. N. Sra. Fátima). “Desde o dia em que eu participo do curso bíblico, comecei a entender a Bíblia melhor, estudar a Bíblia em grupo é mais fácil, pois nós podemos partilhar a palavra e tirar nossas dúvidas. Após cada encontro chegamos à conclusão de que Deus nunca nos abandona e que Ele sempre nos perdoa. Eu, convido a todos os jovens e adultos a virem partilhar a palavra conosco, pois nunca é demais para aprender e compreender a palavra do Senhor e a cada encontro você se sente como pessoa melhor.”, Ana Gabriela (14 anos, Coroinha e Gr.Jovens).

ESQUEMA DA LEITURA ORANTE: LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO:
Partilha Inicial: 1) Trocar idéias; 2)Primeiras inspirações e idéias nascidas da leitura pessoal que cada um fez do trecho a ser meditado e rezado; 3) Invocar o Espírito Santo. Termino da partilha inicial com uma oração espontânea e invocando o Espírito Santo.// I- Partir da realidade hoje: 1) Introdução ao assunto; Estudo e aprofundamento dos aspectos da nossa realidade que devem ser especialmente iluminados pela palavra de Deus que será lida.; 2) Perguntas para aprofundá-lo; Perguntas de ordem pessoal, comunitária e social, focadas no temo em estudo. // II- Estudar e meditar o texto: 1) Leitura do texto; Ler o texto atentamente e com respeito; 2) Estudo do texto; 2.1) Ver o texto literário; Conhecer a qualidade do texto, sua linguagem, seu estilo de gênero literário, sua divisão interna, seu conteúdo e detalhes. 2.2) Olhar a situação “histórico”. Conhecer a situação histórica cultural, religiosa, econômica, social, político e ideológica na qual o texto foi criado ou em cuja função foi escrito; conhecer os conflitos existentes na origem do texto. Descobrir a mensagem do texto, compreendendo assim qual a mensagem e sentido para nós hoje. Neste momento do estudo a meditação do texto se transforma mais explicitamente em “oração”. // III. Celebrar a Palavra: 1) Partilhar luzes e forças; Expressar a partilha em forma de ação de graças; 2) Expressar o compromisso; Ofertar-se, se comprometendo na fé e na missão; 3) Cantar ou rezar um salmo; Pedir a Deus graça e força para cumprir e praticar a Palavra; 4) Resumir tudo para ruminar; Através de uma frase resumir e expressar o que foi descoberto, vivido, assumido.

=============================================================


No dia 14/11/2009 vários Agentes de Pastoral das três Comunidades participaram da Formação de Agentes de Pastoriais: CAMINHAR AO ENCONTRO DO SENHOR, QUE VEM - “A semente de Jessé já nasceu! Ela está dentro de cada um de nós.” Um broto vai surgir do tronco seco de Jessé, das velhas raízes, um ramo brotará ( Is- 11,1).
O Broto de Jessé já nasceu e ele está dentro de cada um de nós! - “O Advento do Natal” começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal), e termina no último sábado do tempo com um - véspera do 1º domingo do Advento. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus. Estamos nos preparando para viver esse tempo? Como? - “A semente de Jessé já nasceu! Ela está dentro de cada um de nós”

Nenhum comentário:

Postar um comentário