A Biodiversidade e nossa vida
2010: Ano internacional da Biodiversidade por Tatiane Borelli
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) e ajudará a promover a importância dessa consciência em todo o mundo.
Você é parte integrante da natureza; o seu destino está intimamente ligado à biodiversidade, à enorme variedade de outros animais e às plantas, os locais onde eles vivem e os seus meios ambientes.
Confie nessa diversidade de vida para lhe proporcionar a comida, o combustível, os medicamentos e outros bens essenciais sem os quais pura e simplesmente não pode viver.
Até agora, temos perdido essa rica diversidade a um ritmo muito acelerado, em consequência de atividades humanas. Isso empobrece-nos a todos e debilita a capacidade dos sistemas vivos, dos quais dependemos, para resistir às crescentes ameaças, tais como as alterações climáticas. Isso é vital para o atual e futuro bem-estar humano. Precisamos fazer mais. Esse é o momento de agir.
AIB - O momento de agir
Você é biodiversidade! A maior parte do oxigênio que respira vem do plâncton dos oceanos e luxuriantes florestas de todo o mundo. Os frutos e vegetais que come foram polinizados por abelhas e a água que bebe é uma parte de um enorme ciclo global que o envolve: nuvens, chuvas, glaciares, rios e oceanos.
A sua dieta depende quase inteiramente das plantas e animais à nossa volta; das gramíneas que nos dão arroz e trigo ao peixe e à carne, de paisagens selvagens ou agrícolas. O seu corpo, que contem acima de 100 trilhões de células, está interligado a tudo o que o cerca e a um mundo mais vasto, num sistema maravilhosamente complexo e intemporal. Você partilha os seus átomos com cada ser e objeto do mundo natural.
Você é, simultaneamente, antigo e inconcebivelmente jovem. Biodiversidade é vida; sua vida é biodiversidade e biodiversidade é você.
Você partilha o planeta com tantos quantos 13 milhões de diferentes espécies vivas, incluindo plantas, animais e bactérias, dos quais apenas 1.75 milhões foram denominados e cadastrados. Esta incrível riqueza natural é um tesouro inestimável que constitui o fundamento básico do seu bem-estar humano. Os sistemas e processos que estes milhões de vizinhos produzem coletivamente proporcionam a sua comida, água e o ar que respira - os fundamentos básicos da vida.
Como se isso não bastasse, eles também lhe fornecem madeira, matérias vegetais para mobiliário, construção e combustível, os mecanismos que regulam o seu clima, controlam as correntes e reciclam o seu lixo e os recentes compostos e químicos dos quais os medicamentos são feitos. Tudo está tão obviamente à sua volta que, por vezes, é fácil esquecer que ela está presente - que você é parte dela e não pode viver sem ela.
A contribuição da biodiversidade para a sua vida não é apenas prática, física e utilitária; é também cultural. A diversidade do mundo natural tem sido uma constante fonte de inspiração ao longo da história da humanidade, influenciando tradições, a forma como a nossa sociedade evoluiu e fornecendo os bens e serviços básicos sobre os quais a troca e a economia assentam.
O desaparecimento de espécies raras é uma perda incalculável, que nos deixa muito mais pobres.
A bela e generosa diversidade do mundo natural está prestes a ser destruída em resultado de diversas atividades humanas. O abate e queima das florestas, a remoção dos mangues, cultivo intensivo, a pressão da poluição, a sobrepesca e os impactos das alterações climáticas estão, em conjunto, prestes a destruir a biodiversidade.
Nós podemos parar esta perda?
O Ano Internacional da Biodiversidade é a nossa oportunidade para provarmos que o faremos. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Reflitamos sobre as conquistas alcançadas para salvaguardar a biodiversidade e centremo-nos na urgência do nosso desafio para o futuro. Este é o momento de agir. (fonte: http://2010aib.blogspot.com/2010/02/2010-ano-internacional-da.html)