homem que se cuida,
não perde o melhor da vida!
O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) lançaram, no segundo semestre de 2009, a campanha da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O objetivo é ampliar o acesso da população masculina aos Serviços de Saúde, esperando-se que pelo menos 2,5 milhões de homens, na faixa de 20 a 59 anos, procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. A iniciativa foi uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. Segundo pesquisas realizadas, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete (07) anos menos do que as mulheres! Vários fatores contribuem para esses resultados:
- Homens têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol, pressão alta, tendência à obesidade, não praticam atividade física com regularidade; etc
- têm medo de descobrir doenças; não se cuidam, achando que nunca vão adoecer;
- não procuram os serviços de saúde; não seguem os tratamentos;
- ficam mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho;
- usam álcool e outras drogas em maior quantidade;
- estão envolvidos em violência, na maioria das situações.
Estão sendo realizadas, também, campanhas educativas sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e de cânceres e hábitos de vida mais saudáveis.
Previna doenças, melhore a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os Serviços de Saúde, logo no início, evitando a dor física, emocional e o sofrimento da família.
Dê mais atenção à sua saúde:
- adote uma alimentação saudável;
- não fume;
- evite bebidas alcoólicas;
- pratique exercícios físicos regularmente.