Mensagem do Mês
SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA (por Isabel P. Pegoraro)
“Senhor em ti está a fonte da vida e com tua luz nós vemos a luz”
Dedicar um dia ou um mês por ano à BÍBLIA é um hábito em muitos países.No Brasil, há muitas motivações para alimentar a programação Bíblica em todas as pastorais.Na catequese,está crescendo a dimensão bíblica.A Bíblia tem um papel relevante na nossa catequese.Não apenas numa leitura pessoal, mas como uma luz na caminhada comunitária. A catequese nos ensina a nos debruçarmos sobre a Bíblia , a aprofundar a nossa leitura e reflexão para conscientemente viver a Palavra, na força do próprio Deus.
Comemoramos o “Dia da Bíblia” no último domingo de setembro, fazendo a Celebração ou a Festa da Palavra de Deus. Nota-se ,com alegria, neste nosso imenso Brasil, uma primavera bíblica que floresce cada dia mais. Se pudéssemos ver do alto de um avião, em panorâmica, de norte a sul e de leste a oeste do país,encontraríamos inúmeros grupos reunidos, organizando a sua vida (inclusive aqui em nossas comunidades paroquiais) á luz da Palavra de Deus. É motivo também de grande alegria sentir que a Bíblia, na América Latina, tornou-se o livro da vida de nosso povo, principalmente do povo pobre e humilde. Ao ler a Bíblia , o povo descobre que a sua história é semelhante á do povo da Bíblia .É a Palavra de Deus que brota no meio dessa mesma história,fazendo a descoberta, não só a compreensão da vida ,como também de uma nova possibilidade para fazer um mundo novo.
Vamos sonhar e confiar a Deus o nosso sonho de um mundo novo?
* O nosso sonho de um dia todos os cristãos irão descobrir a Bíblia como lugar privilegiado pata o encontro com a verdade e a vida de Deus e pata o reencontro com a própria vida;
* Descobrir o sentido comunitário de sua fé , ao se reunirem em grupos onde a Palavra de Deus será lida,rezada, refletida , partilhada,confrontada com a vida e testemunhada,corajosamente,como os primeiros cristãos.
Aproveitemos o mês de setembro para sermos mais amantes da bíblia como o devemos ser da Eucaristia. A estrela da manhã deve nos encontrar lendo a Palavra de Deus e a estrela da tarde ainda nos encontre com a Bíblia na mão. Como nos diz São Jerônimo”Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”