DIA NACIONAL DA JUVENTUDE - 2010 (por Rafael Pierobon)
Jovens da paróquia participam do DNJ-2010
Quase dois mil jovens da Diocese de Limeira se reuniram no dia 25 de outubro, em Porto Ferreira, para celebrar os 25 anos do Dia Nacional da Juventude no Brasil. O lema deste ano em todo o país foi “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”.
Durante todo o dia, a temática foi abordada tanto na marcha, quanto na celebração da Eucaristia e no teatro. O objetivo foi alertar a sociedade sobre os perigos aos quais a juventude está exposta, como o álcool, as drogas, a violência, o desemprego e a prostituição.
Dezenas de jovens dos grupos da Paróquia Bom Jesus participaram do evento, que teve como ponto alto a missa presidida pelo bispo diocesano, dom Vilson Dias de Oliveira, e concelebrada por vários padres, entre eles o padre Élcio Medeiros, de Artur Nogueira, que assumiu a função de assessor diocesano do Setor Juventude.
A vida dos jovens
A ação das Pastorais da Juventude do Brasil, tendo como protagonista o jovem, tem como preocupação central a vida da juventude. A Campanha contra o Extermínio de Jovens tem como centro a defesa da vida. É uma ação corajosa, profética, que nos une no seguimento a Jesus de Nazaré como discípulos/as que estão sedentos de vida.
É a Campanha contra o Extermínio que orienta todas as atividades permanentes 2010. Celebrando o profetismo de 25 anos de celebração do DNJ, renovamos nosso compromisso com a vida dos jovens e somos desafiados a criar sempre novas e insistentes formas de cuidar da vida da juventude.
Todos nós conhecemos os índices de mortalidade de juventude na América Latina e Caribe. Estamos com atenção ao Brasil que é o segundo país desta América em morte de jovens. Esse projeto apresentado indica alguns caminhos, porém, pede também que tomemos atitude em defesa dos jovens que estão perto de nós.