SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ. (por Isabel P. Pegoraro)
VESTES LITÚRGICAS
Quando vamos à Igreja, vemos que as cores ou paramentos litúrgicos mudam conforme o tempo litúrgico ou a celebração. Essas cores estão na toalha do altar, na estante da Palavra, na cortina, na estola e casula do presidente da celebração.
“Na Igreja, que é o corpo de Cristo, nem todos os membros desempenham a mesma função. Essa diversidade de funções na celebração da Eucaristia manifesta-se exteriormente pela diversidade de vestes sagradas, que por isso devem ser um sinal da função de cada ministro. As vestes Sagradas contribuam também para a beleza da ação sagrada.” Há veste própria para o presbítero, para o diácono, para os leitores, para os ministros extraordinários da eucaristia e para os coroinhas e acólitos.
A beleza e a nobreza de cada vestimenta não decorrem só da multiplicidade de ornatos, mas do material usado de formas .
“A veste litúrgica, com suas formas amplas, atenua e neutraliza a individualidade daquele que é vestido, para manifestar sua dignidade e função.” Os jalecos e outras vestes que marcam as formas do corpo são menos indicados para o uso litúrgico. Além disso, são vestes usadas por profissionais em tarefas não litúrgicas.
Na XII Assembléia Geral de 1971, a CNBB aprovou a substituição do conjunto de Alva e Casula por túnica ampla, se cor neutra, com estola da cor do tempo litúrgico ou da festa. “As diferentes cores das vestes sagradas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico. Eis alguns exemplos de vestes litúrgicas:
Túnica ou a Alva: veste usada para os dias comuns; Estola: tem várias cores (uma p/ cada ocasião), usada de forma transversal, pelo presbítero e Diácono; Casula: veste sagrada festiva, sempre muito bonita tem cores diferentes, é usada nas solenidades e festas; Cíngulo: espécie de cordão; Bispo: Mitra (chapéu); Solidéu (boina), Báculo (cajado), Cruz peitoral e o anel; Capa pluviral: usado na Missa de Corpus Christi ou benção do Santíssimo Sacramento; também usado no Domingo de Ramos; Dalmática: veste do Seminarista; Véu Umeral : usado p/ segurar o Ostensório; Palio: usado p/ a proteção do SSmo. Sacramento na procissão de Corpus Christi.
Com relação à cor das vestes sagradas:
- Branco: Paz, pureza, (também pode ser o dourado, prateado). É usada nas celebrações do Senhor (exceto as de sua Paixão), Ordem,1ª Eucaristia, Natal, Páscoa, Batismo, Santos Anjos, Santos não mártires, Festa da Virgem Maria, Solenidades de Todos os Santos (1/11), de São João Batista (24/6), São João Evangelista (27/12), Cátedra de São Pedro (22/1) e conversão de S.Paulo (25/1) .
- Vermelho: Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes, nas Celebrações da Paixão do Senhor, Martírio, Santos Mártires, Crisma.
- Verde: É usado nos Ofícios e nas Missas do Tempo Comum.
- Roxo: Advento, Penitências, Quaresma, Missas dos Fiéis defuntos, Confissão.
- Preto : Onde for o costume pode ser usado na missa dos Fiéis defuntos.
- Rosa: Pode ser usado no 3º domingo do Advento e no 4º da Quaresma .
Em dias mais solenes podem ser usadas vestes sagradas festivas ou mais nobres, mesmo que não sejam da cor do dia.