O TEMPO DO ADVENTO E A SUA MENSAGEM
por Irmã Dilma Maria Andrade, fdcc
Com a festa de Cristo Rei, em 21 de Novembro, finalizamos o ano litúrgico “Ano C”. Iniciamos com o Iº domingo do Advento o “Ano A”. O Advento são quatro semanas que antecedem o tempo do Natal e nos preparam para melhor vivermos as alegrias do nascimento do Menino Jesus, que nos trouxe a Salvação com o Santo Natal.
Existem alguns símbolos, que usamos durante o tempo do Advento. Vamos conhecer os significados para melhor vivermos:
Velas: simbolizam a presença de Cristo como luz no mundo. Acendendo vela no natal queremos também significar a nossa fé em Jesus, queremos dizer que também seremos luz para os irmãos.
Árvore de Natal: a verdadeira árvore de natal é o pinheiro, por ser uma árvore que nunca perde as folhas. O pinheiro é o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira Vida: Cristo.
Estrela: depois de muito procurar, por vários lugares desconhecidos, os reis magos foram guiados até o estábulo onde nasceu Jesus por uma estrela, a estrela-guia. Este símbolo representa a esperança que os três homens tinham em encontrar o Filho de Deus.
Presépio: lembra-nos pobreza, simplicidade, humildade, fé, docilidade. Assim foi a vida e os ensinamentos de Jesus desde o início. São Francisco de Assis montou no natal de 1223 o primeiro presépio, e hoje milhares de presépios são montados em igrejas, famílias, lugares públicos.
Sinos: anunciam o nascimento de Jesus. No natal queremos dizer com os sinos que estamos felizes com o fato do Filho de Deus se fazer homem e estar entre nós. Queremos comunicar a todos essa alegria.
Bolas Coloridas: significam os frutos da árvore viva que é Jesus, são os dons que Ele nos trouxe, ensinando o amor, perdão, a verdade, a fé e a oração.