ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

11 de fev. de 2011

SANTOS E FESTAS DO MÊS (Jan/2011)

SANTOS E FESTAS DO MÊS             - por Sandra E. C. Maria      

Neste mês comemoramos as seguintes datas: 1- Santa Maria Mãe de Deus,  S.José Maria Tomasi; 2- S.Basílio Magno, S.Gregório Nazianzeno; 3- Santíssimo Nome de Jesus, Sta.Genoveva, Beato Ciríaco Chavara; 4- Sta.Farailde, Sta.Ângela de Foligno; 5- São Simeão Estilita; 6- Epifania do Senhor (comem. Domingo) , Stos. Reis Magos, S.Carlos Sezze; 7- São Raimundo de Penyafort, S.José Tuân; 8- S.Pedro Tomás, Beato Eduardo Waterson; 9- Sto. André Corsini, Beato Antônio Fatati; 10- S.Guilherme de Bourges, S.Gregório; 11- Batismo do Senhor (Comem. Domingo), S.Teodósio; 12- S.João de Ravena, S. Bernardo de Corleone;13- Sto. Hilário de Poitiers, Beata Verônica de Binasco; 14- São Félix de Nola, Beato Odon de Novara; 15- S.Mauro, Beato Jacó o Esmoler; 16- S.Marcelo-I; 17- Sto.Antão, S.Januário Sanchez Delgadillo; 18- Sta.Priscila, Beata M.Teresa Fasce; 19- S.João, S.Canuto-IV; 20- S.Sebastião, S.Fabiano; 21- Sta.Inês, S.João Yi Yun-il; 22- S.Vicente Palloti, S.Valério; 23- Sto. Ildefonso, S.Severiano; 24- S.Francisco Sales, Beata Mª. Poussepin; 25- Conversão de S.Paulo Apóstolo; 26- S.Timóteo, S.Tito, Sta.Paula; 27- Sta.Ângela de Mérici, Sto.Henrique de Ossó Cervelló; 28- Sto.Tomás de Aquino, S. José Freinademetz; 29- S.Gildas -o Sábio, Beata Boleslava Mª.Lament; 30- Sta.Jacinta Mariscotti, Sto.Adelmo; 31- S.João Bosco, Beata Luísa Albertoni.. Dentre eles, destacaremos:  


 

S. Sebastião - 20 de janeiro

Sebastião nasceu em Narbônia, na Gália, atual França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Sto Ambrósio. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano.
Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Foi denunciao, em certa ocasião, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei.
Diocleciano, o sanguinário imperador da época, que lhe dispensara admiração e confiança, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, considerou-se traído. Deu-lhe uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Sebastião não titubeou. Ficou com Cristo. Assim, a sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas.
Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado pela guarda pretoriana que antes chefiara. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado.
Depois, cumprindo o que lhe vinha da alma, Sebastião se apresentou àquele imperador anunciando o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo, censurou-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado.
Perplexo e irado com tamanha ousadia, o imperador o entregou à guarda pretoriana após condená-lo, desta vez, ao martírio no Circo.
Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
Os algozes cumpriram a ordem e, para evitar a sua veneração, foi jogado numa fossa, de onde a piedosa cristã Santa Luciana o tirou, para sepultá-lo junto de São Pedro e São Paulo.
Posteriormente, em 680, as relíquias foram transportadas solenemente para a Basílica de São Paulo, Fora dos Muros. Naquela ocasião em Roma a peste vitimava muita gente, mas a terrível epidemia desapareceu na hora daquela transladação.
No Brasil, diz a tradição, que no dia da festa do padroeiro, em 1565, ocorreu a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, quando São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores franceses calvinistas.  
Ele é o protetor da Humanidade, contra a fome, a peste e a guerra e é claro do cartão postal do Brasil, a cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.