Neste mês comemoramos os seguintes santos: 01-Sto.Afonso Maria de Ligório, 2-Sto.Eusébio Vercelli, 3-S.Pedro Julião Eymard, 4-S.João Maria Vianney, 5-Sto.Apolinário, 6-S.Justo e S.Pastor, 7-S.Sisto II, 8-S.Sisto II, 9-Sto.Tomás de Cantalupo, 10-S.Lourenço, 11-Sta.Clara, 12-S.João Berchmans, 13-Stos.Ponciano e Hipólito, 14-S.Maximiliano Maria Kolbe, 15-Assunção de Nossa Senhora, 16-Sto.Estêvão da Hungria, 17-S.Roque, 18-Sta.Helena, 19-S.João Eudes, 20-S.Bernardo, 21-S.Pio X, 22-Virgem Sta.Maria, Rainha, 23-Sta.Rosa de Lima, 24-S.Bartolomeu, 25-S.Luís IX, 26-S.Zeferino, 27-Sta.Mônica, 28-Sto.Agostinho de Hipona, 29-Martírio de S.João Batista, 30-S.Cesário de Arles, 31-S.Raimundo Nonato. Dentre eles, destacaremos:
Santa Clara de Assis - 11 de agosto

Santa Clara de Assis nasceu no dia 16 de julho de 1194 em Assis (Itália) e faleceu no dia 11 de agosto de 1253, também em Assis.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência regiliosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus. Para isso foi ao encontro de São Francisco, e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por “Damas Pobres” ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza. O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: “Confia em Deus!”. Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando Assis foi invadida pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por isso é que Santa Clara segura o cálice na mão.
Oração de Santa Clara:
Clara, Santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis,
Intercede pelos teus devotos, Que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser Exalam o perfume das coisas inteiras.
E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos, Daqueles que se embrenham
Na noite do próprio egoísmo E nas trevas do isolamento.
Clara, irmão de São Francisco, Coloca em nossos corações
A paixão pela simplicidade, A sede pela pobreza, A ânsia pela contemplação.
Te suplico, Irmã Lua, Que junto ao sol de Assis. No mesmo céu refulge,
Alcança-nos a graça que, Confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos
Daqueles que buscam a claridade! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário