O QUE É TRANSPLANTE e DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS? É um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador). Os transplantes inter-vivos são realizados com menos freqüênciaTRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
(por José Affonso)
Os transplantes são realizados, somente, quando outras terapias já não dão mais resultados. Para alguns, portanto, é o único tratamento possível que possibilite continuar vivendo.
A doação de órgãos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.
QUANDO PODEMOS DOAR?A doação de órgãos como Rim e parte do Fígado pode ser feita em vida.
Mas em geral nos tornamos doadores quando ocorre a morte encefálica. Tipicamente são pessoas que sofreram um acidente que provocou um dano na cabeça (acidente com carro, moto, quedas, etc). Morte encefálica é uma lesão irrecuperável do cérebro, após traumatismo craniano grave, por exemplo, ou um tumor intracraniano, ou um derrame cerebral. MORTE ENCEFÁLICA é a interrupção definitiva e irreversível de todas as atividades cerebrais. Como o cérebro comanda todas as atividades do corpo, ao morrer, os demais órgãos e tecidos também morrem. Alguns órgãos resistem pouco mais tempo, como as córneas, a pele. Outros, como o coração, pulmão, rim e fígado sobrevivem por muito pouco tempo; cerca de quatro horas. O ideal é que as duas cirurgias ocorram simultaneamente. O Fígado resiste até 24 horas fora do organismo. O Rim é bastante resistente, se comparado a outros. A espera pode ser de 24 a 48 horas. Os Pâncreas, como o coração, o pulmão, devem ser retirados para doação, quase que simultaneamente. A Córnea pode permanecer até sete dias fora do organismo, desde que mantida em condições apropriadas de conservação.
QUEM SÃO BENEFICIADOS COM OS TRANSPLANTES?
Milhares de pessoas! Inclusive crianças que contraem doenças cujo único tratamento é a implantação de um órgão novo. A espera por um doador, que às vezes não aparece é angustiante. A lista de candidatos a um transplante de pulmão, por exemplo, é renovada a cada ano porque, simplesmente, a maioria dos candidatos acaba morrendo sem conseguir um doador.
Os receptores são escolhidos com base em testes laboratoriais que confirmam a compatibilidade entre o doador e o receptor. Quando existe mais de um receptor compatível, a decisão de quem receberá, passa por critérios tais como tempo de espera e urgência do procedimento.
Agora pense no seguinte: se você opta em ser NÃO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS, você está contribuindo para diminuir a perspectiva de sobrevivência de outra pessoa e a felicidade de muitos. Pense nisso!
Se tivesse que escolher em matar ou deixar alguém vivo o que você faria?
Você tem essa escolha - Doe órgãos! A vida de muitos está em suas mãos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário