ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

13 de out. de 2009

EDITORIAL

por Olívia Maria Campagna
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, já chegou outubro, mês das Missões. Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação que nos é dada pelo conhecimento de Jesus e pela adesão fiel e resoluta a Ele, no Messias Salvador; e nós também somos chamados para o anúncio de Cristo. Não esqueçamos que a ordem de Cristo é “Pregai a Boa Nova, o Evangelho, a toda criatura”, isso nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”. Aquela parábola (Mt 20), em que, nas diversas horas do dia o Senhor convida os trabalhadores para sua vinha, é um chamado a cada um para se colocar a serviço do Evangelho.
De 01 a 07 de outubro comemoramos a “Semana da Vida” e no dia 08, o Dia do Nascituro. O enfoque é a vida humana desde seu início, na fecundação, até o seu fim natural. Os dois estágios mais frágeis da vida são os mais atacados: a vida do embrião no útero materno e a vida do idoso, especialmente, a do idoso doente. A vida deve ser defendida e preservada desde a sua concepção até a morte natural. O dia do nascituro nos desperta para a consciência de que há direitos do ser humano em conservar a sua vida mesmo em estágio intra-uterino. São muitos os ataques e ameaças que os nascituros têm sofrido nos últimos tempos. Por isso vemos razões sérias para a celebração de uma semana voltada para a beleza da vida. Outubro é o mês da criança e o início da primavera, quando a vida renasce com toda a sua força, trazendo encantamento para toda a criação. Não podemos aceitar com naturalidade situações que ameaçam constantemente a existência digna da natureza. E dentre eles podemos citar o desrespeito à ecologia, a falta de emprego, o descuido com a saúde pública, a violência no trânsito, os descasos com os idosos etc.
Dia 12 de outubro é dia da nossa querida Mãe e Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Neste dia vamos juntos, em oração, pedir Sua proteção para que nossas crianças e idosos sejam mais respeitados, e que sejamos sempre fortes na fé para colocarmos nossa missão em prática.
Neste dia também comemoramos o dia das crianças - verdadeiros anjinhos, que nos trazem tantas alegrias. Que Nossa Senhora Aparecida cubra-as com seu manto sagrado, trazendo sabedoria para que elas sejam verdadeiramente o futuro das nações.
Dia 28 de outubro comemoramos o dia de São Judas Tadeu, padroeiro da comunidade de São Judas Tadeu, portanto teremos quermesse todos os sábados de outubro, compareçam e prestigiem, pois lá terá deliciosos quitutes.
Que Nossa Senhora Aparecida cubra-nos com seu manto sagrado, derramando muitas graças e bênçãos! E que Deus nos abençoe!!!!

MENSAGEM DO PÁROCO

12 DE OUTUBRO: DIA DA PADROEIRA

Nossa Senhora Aparecida apareceu por ordem do Pai para ser a Mãe de Jesus Cristo, para ser a Mãe da Igreja, que nasceu do seu SIM. Ela apareceu para fundar no coração dos brasileiros o imprimatur desta corrente cordimariana que se estende por todo Brasil. Que se estende aos mais recôncavos lugares, onde soou seu nome através de uma voz viva, presente ou pelo rádio, mas imprimiu, gravou e não se apaga mais.
Aparecida de Aparecida, cidade que cresceu com seus romeiros de todos os lugares, vindos para agradecer pedidos que fizeram à Mãe e ao Filho atender, pessoas que repetem há muitos anos sua participação com mais pessoas a este Centro Mariano aqui no Estado de São Paulo. Podemos dizer esta oração à Mãe “Alma Redemptoris Mater, qual peavia caeli porta manes..”. “Ó Santa Mãe do redentor, porta do céu, estrela do mar, socorre o teu povo que anela por ressurgir. Tu que, acolhendo a saudação do anjo na admiração de toda a criação geraste o teu Criador, Mãe sempre Virgem tem piedade de nós pecadores”.
De muitos modos, a Igreja exprime essa fé e, com esperança repetimos todos os dias a “Saudação do Anjo”, Ave-Maria acrescenta as próprias súplicas “Santa Maria, Mãe de Deus, roga por nós pecadores.”
Nossa Senhora de Aparecida a quem, neste mês de Outubro, todos se lembram da Cheia de Graça. Remontam estimas e louvores do menor ao maior Filho de Deus que tem por Ela trazido primícias da redenção.
Sua origem ninguém indica, seu comportamento nada se fala, não se apresenta nenhum título de mérito, mas Aparecida como a única de livre e gratuita predileção divina.
No Antigo Testamento Deus manifesta a superabundância do seu amor e, de muitos modos e, em inúmeras circunstâncias. Em Maria, no alvorecer do Novo Testamento, a gratuidade de misericórdia divina atinge o grau supremo. Nela a predileção de Deus testemunhada ao povo eleito e em particular aos humildes e aos pobres, atinge o seu ápice.
Alimentada pela palavra do Senhor e pela experiência dos Santos, a Igreja exorta os que crêem a dirigirem o olhar para a Mãe do Redentor, e a se sentirem como Ela, amados por Deus. Convida-nos a compartilhar da sua humildade e pobreza, a fim de que, na graça divina que santifique e transforme os corações.
Enquanto nós devemos procurar por todos os meio nossa santificação, Nossa Senhora apareceu sempre Santa durante sua vida, e essa verdade já pertence ao sentir comum do povo cristão. Ela foi isenta do pecado original, foi preservada também de qualquer pecado real, e a Santidade inicial lhe foi concedida para que preenchesse a sua inteira existência, é um especial privilégio que teve Maria dessa imunidade do pecado.
Ela acreditou. Acreditem também em Deus Pai, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, e em Maria Aparecida, assim como Ela acolheu com ânimo simples e audaz, sejam também acolhedores com nossa resposta diária ao projeto de seu Filho, que educa nessa escola, que muitos foram formados sem o diploma, mas com a magistratura de ser bons cristãos e doutores na santidade. Salve Maria Aparecida de Aparecida!
- Pe. Pricilio Jerônimo

MENSAGEM DO MÊS

por Rochele P. Pagotti

A HISTÓRIA DE SÃO JUDAS TADEU - EVANGELIZADOR E MÁRTIR
Neste mês de outubro, comemoramos o dia de São Judas Tadeu, o padroeiro da nossa comunidade. Então, nada melhor do que conhecer um pouquinho da sua história que serve como exemplo para nossa vida.
Por um historiador grego, sabemos que Judas Tadeu iniciou, depois de recebido o Espírito Santo, a pregação de Jesus na Galiléia. Passou para a Samaria e Iduméia e a outr as localidades de população judaica. No ano 50, tomou parte no primeiro Concílio (assembléia de prelados católicos em que se trata de assuntos dogmáticos, doutrinários ou disciplinares), o de Jerusalém. Em seguida, foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Neste país, recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão.
Além da Palavra, Judas Tadeu dava o testemunho de seu exemplo. Essa coerência de fé e de vida impressionou vivamente os pagãos que se convertiam ao Evangelho de Jesus, por meio de São Judas Tadeu. Evidentemente, naquela época, isso acabou por provocar a fúria, inveja e despeito de falsos pregadores, de feiticeiros e de ministros pagãos.
Foi uma pressão tão grande por parte dessa gente que acabaram por incitar parte da população contra os apóstolos. O movimento cresceu de tal forma que os apóstolos acabaram sendo trucidados com pauladas, lanças e machados. Isso, pelo ano 70.
Assim, São Judas Tadeu foi mártir: mostrou que sua adesão a Jesus era tal, que testemunhava a fé com a doação da própria vida. A imagem de São Judas tem o livro que é a Palavra que ele pregou e a machadinha com a qual foi morto.
O corpo de São Judas foi, primeiro, inumado numa igreja construída na Babilônia em sua honra. Mais tarde, o corpo foi transportado para Jerusalém, quando os maometanos se apoderaram da Pérsia.
No ano de 800, o imperador Carlos Magno transladou as relíquias de São Judas Tadeu para a Basílica de S. Saturnino de Tolosa, na França. Por fim, os restos mortais de São Judas foram definitivamente transferidos para Roma, para a Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do chefe dos apóstolos.
Majestoso e artístico altar, é muito procurado pelos fiéis devotos de São Judas. A Igreja marcou a festa litúrgica de São Judas Tadeu junto com São Simão seu companheiro de apostolado e de martírio, na provável data da morte: 28 de outubro de 70.
Oração a São Judas Tadeu: SÃO JUDAS TADEU, glorioso aóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fosseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédios. Rogai por mim que sou um miserável. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilégio que vos foi concedido, de trazer viável e imediato auxílio, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e auxílios do Céu em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade. Eu vos prometo, ó Bendito JUDAS TADEU, lembrar-me deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém. / SÃO JUDAS TADEU rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam vosso auxílio. (Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai)

AGENDAS & CONVITES



AGENDA PAROQUIAL - outubro/2009

01 a 07 – Semana Nacional da Vida – B. Jesus
03- 19h30 - Quermesse - S.Judas
04- 11h00 - Batizado - S.Judas
06- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores (toda 3ª. feira)
08 - Dia do Nascituro
09- 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira) - B.Jesus
10- a partir das 19h30 – Quermesse – S. Judas
12- 8h - Missa Nossa Senhora Aparecida – B. Jesus.
13- 19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
14, 16 e 17 - 19h30 - Curso Preparação p/ o Batismo - B.Jesus


15 e 16 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
16, 17 e 18 - Encontro de Casai com Cristo – B. Jesus
17- Grupo Jovem participa do show Rosas de Saron - Limeira
19 à 27- 19h30 - Novena - S.Judas - Inicio Novena - Missa c/ Pe. Wagner Medeiros
19h30 - Quermesse - S. Judas
20- 19h30 – Missa c/ Pe. Fernando Campane Vidal – S. Judas
19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
21- 19h30 – Missa c/ Frei Reginaldo Abreu – S. Judas
22- 19h30 – Missa c/ Pe. João Bosco Trevizan – S. Judas
23- 19h30 – Missa c/ Pe. Osmar M. Ataíde – S. Judas
19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
24- 11h às 16h - Festa da Pizza (entregas) – B. Jesus
18h30 – Missa c/ Pe. Cacimiro J. Koche Rosa – S. Judas
19h30 - Quermesse - S.Judas
Gr. 5 crianças fazem 1ª Etapa prep. Eucaristia/Batismo - N.Srª.Dores
25- 9h30 – Missa c/ Pe. Pricilio Jeronymo – S. Judas
Após missa: benção e entrega do Bolo
25- 11h00 - Batizado - B.Jesus
26- 19h30 – Missa c/ Pe. Carlos Alberto da Rocha – S. Judas
27- 19h30 – Missa c/ Pe. João Carlos Barbalho – S. Judas
19h30 - "Leitura Orante" - N.Srª.Dores
28- 19h30 - Festa litúrgica celebrada pelo Bispo D.Vilson - S.Judas
Após: Procissão pelo bairro.
30- 20h – Vigília Renovação Carismática – B. Jesus.
31- Quermesse - S.Judas
Gr. 5 crianças fazem 2ª Etapa prep. Eucaristia/Crisma- N.Srª.Dores

=-=-=-=-=
CONVITES
-=-=-=-=-=


13º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO-ECC – BOM JESUS
É com imensa alegria que comunicamos a volta do Movimento do ECC. E, pela 1º vez, será realizada nas dependências de Nossa Paróquia, nos dias 16, 17 e 18 de outubro/2009. Convidamos Vocês Casais, a vivenciarem este importante Momento como Casais em Cristo. - *Informações na Secretaria da Paróquia* (Equipe Dirigente - G5)


Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus. Não percam!!! (Confirme na seção Agenda Paroquial)


FEIRA DAS NAÇÕES: Nos dias 02, 03, 04 e 09, 10, 11 de outubro acontece a tradicional Feira das Nações (realização da APAE), no Parque Ecológico de Araras-SP. Haverá as barracas: Argentina, Brasileira, Ibérica, Italiana, Oriental, Suíça, Pastel, Sonho, Pescaria e Brinquedos. Não deixem de prestigiar!!!

Todos sábados, 13h30 às 16h30, acontece o “Tarde Legal”, na Canossianas, para jovens de 7 a 17 anos, famílias e comunidade dispostos a ajudar e participar dessas deliciosas tardes de lazer. Lugar de brincar não é na rua, venha brincar!!!



Dia 17/10, às 20 horas, no Clube dos
Veteranos, em Limeira-SP – Grupo Rosas de Saron
Mais informações: WWW.CRISTOSHOW.COM.BR

A Arrogância e a Soberba são Incompatíveis com o Dízimo e a Partilha. Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!

SANTOS & FESTAS DO MÊS

por Angélica O. Ponte
Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1-Santa Teresinha do Menino Jesus; 2-Santos Anjos da Guarda; 3-Santos Veríssimo, Máxima, Júlia, Maria Rossello, Francisco de Borja; 4-São Francisco de Assis; 5-S.Benedito, Stos. Apolinário e Dionísio; 6-S. Bruno, S.José Maria Escrivá; 7-Nossa Senhora do Rosário; 8-São Demétrio, Sta. Taís, Sta.Pelágia; 9-Patriarca Abraão, S.Luis Bertrán, S.João Leonardo; 10-S.Paulino de York, Stos. Mártires Franciscanos de Ceuta; 11-Santa Soledade Torres, Sto.Alexandre Sauli, S.Geraldo Magela; 12-Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil; 13-São Geraldo Abade , Sto.Eduardo-III (rei); 14-São Justo, S.João Ogilvie, S.Calisto-I; 15-Santa Teresa de Ávila; 16-Sta. Edwiges, Sta.Margarida Alacoque, S.Guilherme de Malavalle; 17-Sto.Inácio de Antioquia, Santo Herão; 18-São Lucas, Evangelista; 19-S.Paulo da Cruz; 20- S.Pedro de Alcântara , Santa Maria Bertilla Boscardin; 21-Sta. Úrsula, Stos.Agatão Anacoreta e Gaspar del Bufalo; 22-São Donato, Sta.Maria Salomé, Sta.Sara; 23-Stos. Servando, Germano, João de Capistrano; 24-Santo Antônio Maria Claret; 25-Frei Galvão, Sta. Alga; 26-Stos. Evaristo, Rogaciano, Felicíssimo; 27-S.Gonçalo de Lagos, Frumêncio, Sta. Sabina; 28-São Judas Tadeu e S.Simão, Apóstolos; 29-São Narciso, Zenóbio, Sta. Ermelinda; 30-S.Germano, Geraldo, Sta.Dorotéia Schwartz; 31-S.Quintino, Afonso Rodrigues, Sta.Lucila. Dentre eles, destacaremos:

S.Francisco de Assis - 04 de outubro
Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para a coisa. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias.


Sto. Frei Galvão - 25 de outubro
Nascido em Guaratinguetá, em 1739, de uma família de muitas posses, descendia dos primeiros povoadores da Capitania e corria em suas veias sangue de bandeirantes. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, chamado de "Bandeirante de Cristo", porque tinha na alma a grandeza, o arrojo e fortaleza de um verdadeiro bandeirante. Renunciou a uma brilhante situação no mundo e ingressou na Ordem franciscana. Fundou, em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito Santo, o Mosteiro concepcionista de Nossa Senhora da Luz, na capital paulista. Não somente formou e conduziu nas vias da espiritualidade franciscana e concepcionista as religiosas desse mosteiro, mas também o edificou materialmente, ao longo de quase 50 anos de esforços contínuos. Foi o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e muitas vezes o operário da sua edificação, que somente se tornou possível porque ele incansavelmente pedia, ao povo fiel, esmolas para a magnífica construção. Entregou sua alma a Deus em 1822 e foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do mosteiro, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres, e também à procura das famosas e prodigiosas "pílulas de Frei Galvão". A origem dessas pílulas é contada num folheto distribuído no próprio mosteiro: "Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Post partum Virgo Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permanecestes intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. Apenas a mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro fornece para as pessoas que têm fé na intercessão do Servo de Deus".

SEÇÃO CULTURAL (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas etc.)

por J. Affonso e Jean Carlo

DIVERSÃO: TEATRO


AGENDA DO NOSSO TEATRO – OUTUBRO/2009
02
- O BANQUETE - Os célebres pout-porris de
paródias musicais que agora fazem parte da programação
04 - OS SALTIMBANCOS: O jumento, cansado de tanto
trabalhar sem recompensa alguma, decide fugir...
09 - ANA PAZ: é um personagem (uma garotinha de 8 anos)
que surge inesperadamente...
11 - O MAGICO DE OZ: Doroty virou Dorinha nesta versão, mas a estória é a mesma....
12- NA CASA DA RUTH: espetáculo infanto-juvenil, idealizado pela cantora Fortuna...
16- ROLANDO BOLDRIN
23- ORQUESTRA JAZZ SINFONICA: Criada em junho de 1990 por Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin com o objetivo...
25- ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ: Era uma vez um gato diferente de todos que você já viu! Além de ser xadrez...
30- O PRIMO BASILIO: Adaptação bastante fiel ao livro de Eça de Queirós...
28/11 - DANILO GENTILI - STAND UP COMEDY: “Apenas Danilo” é o primeiro solo do comediante e repórter do CQC...


MULHERES DE AÇO E DE FLORES
– Pe. Fábio Melo
Neste livro, usando a realidade para criar suas histórias, Pe. Fábio de Melo adotou o formato ágil da narrativa para explorar diferentes aspectos do comportamento feminino em situações cotidianas, em diferentes frentes de atuação, como a de uma costureira que quer transformar sonhos em realidade a partir de tecidos; da atéia que não entende a relação entre velas e Deus; da louca que não quer compromissos e da mulher que relaciona culinária a vida. De aço e de flores. O aprimorado da vida ainda insiste em nascer dos contrários. As mulheres sabem mais sobre isso. Elas experimentam na carne o destino de serem como Deus, em pequenas partes. Geram o mundo; embalam os destinos e entrelaçam num mesmo tecido as cores da fragilidade e da força. Elas são de aço. Elas são de flores.


QUANDO O SOFRIMENTO BATER A SUA PORTA
– Pe. Fábio Melo
Neste livro, Pe. Fábio de Melo nos proporciona uma reflexão sobre as razões de nosso sofrimento e como transformá-lo em fonte de valores. A partir de vários relatos, ele expõe que o sofrimento humano está repleto de ensinamento; tudo dependerá de nosso ponto de vista e de nossas escolhas. O livro mostra ainda que o sofrimento não deve ser um estado definitivo, mas sim um instante de travessia, um caminho para a transformação. “Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos.
O grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido”.

DIA DA CRIANÇA

12 DE OUTUBRO: DIA DA CRIANÇA

por Sônia R. Pitoli
Me perguntaram como é ser catequista de criança nos dias de hoje, já que as preparo para a 1ª Eucaristia. Eu respondo que é um grande desafio porque nas turmas de catequese podemos dizer que metade das crianças vem de famílias desestruturadas, pais separados ou que nunca participam da comunidade. Além disso, as crianças são bombardeadas todos os dias pelos meios de comunicação: TV, internet. Elas têm muitas informações que ignoram princípios e valores cristãos. O pouco que elas ficam conosco percebemos essa visível situação. Porém é muito bom saber que ainda existem muitas famílias que acompanham seus filhos na caminhada da Igreja, que valorizam a participação na comunidade e o trabalho dos(as) catequistas, colaborando para o crescimento da fé de seus filhos. E isso faz a diferença. Contudo, nossa missão se torna mais sublime, ainda, quando conseguimos fazer com que boa parte das crianças conheçam e amem a Jesus, mesmo sem a colaboração de suas famílias. Pois sabemos que muitas delas terão que prosseguir por si mesmas. Neste 12 de outubro, que a mãe Aparecida abençoe todas as crianças do Brasil, despertando nelas cada vez mais o amor a Jesus e a sua Igreja.


CONHECENDO NOSSAS CRIANÇAS
Quando eu for adulta eu quero ser veterinária, pois gosto dos animais e admiro a capacidade de cada um. Deus nos deu cada um em seu habitat e, quero ajudar que isso seja feito, de um modo especial a raça dos felinos. - Beatriz F. Souza, 10, participa Catequese, Coroinha e Coral Jovem.


Eu gosto da minha igreja, pois ela sempre está fazendo homenagem para Nossa Senhora. Aqui eu aprendo sobre a vida de Jesus e que a Igreja é a casa de Deus. - Gabriela C.Favaro, 7, participa Catequese e Coroinha.


Ser criança é brincar de bolinha de sabão, é meter o dedo na cobertura do bolo, brincar de bola, de casinha, de boneca, desembrulhar presentes e bagunçar. É esperar por um futuro melhor. Isso é ser criança! Que nossos governantes cuidem das crianças mais carentes do nosso mundo. - Rafaela E.Ziani, 9, participa Catequese e Coroinha.

Eu gosto de ser criança, pois tenho uma família muito prestativa, que cuida de mim, me ajuda nos deveres e me ensina o certo e o errado. Tenho muitos amigos, catequistas, professores e monitores que brincam e se divertem, mas dão bronca quando é preciso. – Luana S.Amadio, 10, participa Catequese e Coroinha.


Não basta ser criança tem que ser feliz!
“Tudo que fizeres a um desses pequeninos, é a Mim que farás”. Diante do sofrimento e da tristeza de uma criança, faremos uma bela descoberta. “Quem acende uma luz na vida de uma criança, verá que ela se tornará luz na sua própria vida”. Se fizermos felizes os pequeninos, a alegria nascerá em nossos corações. Aprendemos com Jesus que toda criança é amada por Deus e destinada à felicidade. A criança tem o direito de nascer e se desenvolver. Temos o dever de defender a vida. Somos co-responsáveis pelo crescimento harmônico de cada criança. Isso nos obriga a cooperar para que não lhes faltem condições de vida, desde o nosso empenho pessoal até a promoção de políticas públicas que garantam alimento, moradia, educação, saúde e orientação para todos. A Associação Madalena de Canossa é um belo exemplo de trabalho em prol desse crescimento harmônico das crianças. O projeto assiste 109 meninas aplicando alimentação, ballet clássico, ginástica rítmica, educ. física, hidrogisnástica, artes, artesanato, teatro, música, manicure-pedicure, apoio escolar e auxílio na formação dos pais.
Cada um pode, também, fazer a sua parte e colaborar na participação dos eventos, festas e promoções que constantemente é realizado, além de auxílios e doações de alimentos, materiais de higiene e outros.
Festa das crianças do Projeto Madalena de Canossa
:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:..:.
Já fui sonho, projeto, feto...
Hoje sou como o raiar de um novo dia
O brotar de uma semente
O desabrochar de uma flor.//
Sou como uma doce melodia
Com autor e partitura
Só preciso que me "toquem" com ternura
Para que eu possa ser gente.//
Do bem, quero ser sempre contexto
Não nasci para ser avesso
Sou portador de sol
Trago luz Alegria e esperança
Afinal sou criança
Imagem e semelhança de Jesus!
(Walter Pereira Pimentel)

SEÇÃO SAÚDE


PÓLIPOS INTESTINAIS
por Angélica O. Ponte

O pólipo intestinal é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso; ou seja, alterações de algumas células da mucosa local.
É uma das condições mais comuns que afeta o intestino. Alguns são baixos e planos, outros são altos e se assemelham a um cogumelo, podendo aparecer em qualquer parte do intestino grosso. Inicialmente são diminutos e benignos, podendo crescer até sofrerem transformação maligna. Por este motivo é muito importante a remoção dos pólipos, com a finalidade de prevenir o câncer.
Essas alterações podem surgir ao longo da vida, e estudos indicam que a idade de maior risco se inicia após os 50 anos.
Um dos grandes riscos é a hereditariedade, ou seja, pode ser transmitido pela família. Por isso, é muito importante pesquisar nosso histórico familiar ao analisar o risco de ter a doença.
Os sintomas podem provocar sangramento, saída de muco com as fezes, alterações no funcionamento do intestino e, em casos raros, dores abdominais. Contudo, na maioria das vezes, não apresentam sintomas. São descobertos, com maior freqüência, através de exames como a colonoscopia ou raios-X contrastados.
Todos os pólipos encontrados no exame endoscópico devem ser totalmente removidos e enviados para análise do médico patologista (exame histopatológico). Grande parte dos pólipos é removida através da colonoscopia, exame que permite a utilização de instrumentos delicados e especiais. Entretanto, a localização e as características de alguns pólipos podem exigir sua remoção através de cirurgia. O exame de colonoscopia teve início na década de 80 e, desde então, foi aperfeiçoado e já representa um procedimento seguro. Atualmente os equipamentos empregados nesse tipo de exame produzem imagens de excelente qualidade, havendo grande variedade de acessórios destinados à remoção dos pólipos. Dessa forma, o especialista tem condições de usar o equipamento mais adequado de acordo com as características dos pólipos. Removido o pólipo em sua totalidade, sua recorrência (reaparecimento) não é comum, mas pode acontecer. O acompanhamento periódico deve ser realizado, com a ajuda de médicos especialistas.
Fonte: www.sbcp.org.br (Sociedade Brasileira de Coloproctologia)

SEÇÃO DA FAMÍLIA

A FAMÍLIA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
por Valdecir de Almeida dos Santos (Psicólogo)

Quando se aborda esse assunto, uma questão se torna evidente: os meios de comunicação devem estar inseridos na família, ou é a família que está inserida nos meios de comunicação? Bem, talvez entendamos melhor essa dualidade se partimos da seguinte comparação: Imaginem uma família de tempos atrás. O pai chega em casa após um dia de trabalho e lá encontra sua esposa, geralmente à beira do fogão, já com o jantar quase pronto. Os filhos, devido à escuridão e à falta de energia elétrica, estão todos dentro de casa, sentados num banco de madeira ali mesmo na cozinha. Todos sentam à mesa para jantar e iniciam o diálogo que se estende por um longo período, até que sejam apanhados pelo sono.
Nos dias de hoje, o pai chega em casa, às vezes até primeiro que sua esposa, que também trabalha. Toma banho, preparar seu jantar ou lanche, dirige-se à sala e ali fica assistindo ao seu jornal, ou seu canal de esportes preferido. Sua esposa mantém-se no quarto pois adora a novela das seis, das sete e das oito.... E os filhos? Sim, o garoto adolescente está jogando “playstation” em seu quarto, há umas quatro horas, desde que chegou da escola, sem previsão para o término do jogo. A filha, com dezesseis anos, está no quarto dela, conversando com a amiga, através do computador, entre copos de refrigerante e biscoitos, por horas a fio.
Essa comparação parece um pouco simplista, mas facilita o entendimento. Os atuais meios de comunicação estão servindo basicamente para comunicar as pessoas com o mundo exterior; contudo, afastando as pessoas do seu próximo, da sua família, do diálogo, do calor humano, do tocar, do sentir. Não podemos negar que a tv, o rádio, a internet, quando utilizados de forma correta, controlada e consciente, trazem alguns benefícios a nós, trazem boas mensagens, mas no tocante ao verdadeiro sentido da família, ao cumprir com seu papel essencial - formação e preparo do ser humano para uma sociedade mais justa, os meios de comunicação deveriam nos servir somente como um complemento, depois da escola, da religião, da amizade...
O problema ocorre quando dedicamos mais tempo além do necessário aos meios de comunicação e deixamos outros valores importantíssimos para um segundo plano. É preciso que os pais sejam exemplos aos filhos e mostrem a eles a necessidade do diálogo entre os familiares, a importância da troca de carinho, a importância do “sentar-se juntos” e colocar a comunicação advinda dos conceitos bíblicos em primeiro lugar.

SEÇÃO FÉ E POLÍTICA

JUSTIÇA E PAZ SE ABRAÇARÃO
por Rafael Faria*

“O pior analfabeto é o analfabeto político”. Ainda lembro da Campanha da Fraternidade de 1996. Em um dos finais de semana entrei todo maltrapilho, quase no final da missa, empurrando uma carriola e declamando o texto de Bertold Brecht. Era uma crítica que agradou a muitos, mas me rendeu alguns puxões de orelha das pessoas mais tradicionalistas. As primeiras palavras do texto são exatamente as que usei para abrir este parágrafo.
Brecht, dramaturgo alemão, escreveu o poema no começo do século passado. A Campanha da Fraternidade foi da metade da década passada. De lá pra cá, pouca coisa mudou. Mas o texto continua atual. Talvez esquecido, tal como muitos dos direitos adquiridos pelo cidadão nestas centenas de anos de história. E pra piorar, o time das pessoas mais tradicionalistas ainda existe.
São elas que pensam que fé e política não podem se encontrar. Mas são elas que também reclamam do preço do remédio, da rua esburacada, do ônibus velho, da falta de médico no postinho de saúde e de mais oportunidade de emprego.
É um ciclo viciante. Parece sem fim. Começou, pelo menos aqui no país, no processo de colonização e se acentua cada vez que as urnas nos chamam para o voto e ignoramos a necessidade de renovação e de apostar em pessoas que realmente possuem propostas e ideias capazes de garantir, pelo menos, um pouco de melhorias. Afinal, não dá pra acreditar em “salvador da pátria”. Super heróis existem na ficção. Impossível arrumar tudo de uma hora para outra.
Dizer que não gosta de política e que odeia políticos é negar seu próprio contexto social. Todos nós somos políticos. A dona de casa age politicamente quando tenta agradar marido e filhos no almoço, fazendo malabarismos para oferecer a refeição ao gosto de cada um. No campo de futebol o menino é político ao dividir o time.
É a política que organiza nossa vida em sociedade. Essa ciência surgiu na Grécia Antiga. A cidade de Athenas crescia e viu a necessidade de se moldar de forma organizada. Era o princípio da democracia - um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos que escolhe seus representantes eleitos.
Pelo conceito acima vemos a importância de cada um na sociedade. O Brasil adotou esse modelo. Só não basta exercer o direito ao voto a cada quatro anos e esquecer de participar com cobranças e questionamentos. Políticos eleitos nada mais são do que empregados escolhidos pelo povo para administrar do município ao país. E se eles são empregados, nós somos os patrões.
Devemos sempre ter o olho aberto, a mente aberta e até mesmo o bom senso para sabermos que nem sempre acertamos em nossas escolhas. E é por isso que o nosso sistema político permite novas escolhas, de tempos em tempos, ou ainda, em casos mais radicais, que os corruptos deixem o poder.
Se o seu candidato a vereador não foi eleito, não importa. Os 11 representantes do povo que lá estão não trabalham apenas para aqueles que o elegeram. Da mesma forma o prefeito. Participe da sessão da Câmara. Acompanhe os atos da Prefeitura. Leia, informe-se e exija.
A fé sem obras é morta. E trabalhar pela melhoria do seu bairro, da sua escola e da sua cidade é uma forma de crescer aos olhos de Deus. É pensar nas gerações futuras e querer fazer desse mundo um lugar melhor para todos. Depende de você o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio.
- Obs: Justiça e paz se abração foi o lema da Campanha da Fraternidade de 1996, organizada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o tema Fraternidade e Política.
* Rafael Faria é jornalista, cerimonialista, preside a Associação de Imprensa de Araras e trabalha com assessoria politica há 10 anos.

SOU CATÓLICO

SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ
- por Isabel P. Pegoraro

Estamos vivendo o Ano Catequético que envolve a todos, porque queremos ser discípulos missionários do Senhor, porque queremos fazer a mesma experiência que fizeram os discípulos de Emaús com o ressuscitado e a partir daí nos tornarmos pessoas apaixonadas pela construção do Reino.
Neste Ano Catequético, fomos convidados a celebrar o Dia do Catequista em Aparecida do Norte, na casa da Mãe Aparecida e redescobrir Maria como discípula do Evangelho. Esta romaria foi para nós, catequistas, uma aventura fascinante e encantadora. Não dá para descrever nestas linhas a emoção deste dia, mas dá para imaginar a grandeza de ver ali reunidos na casa da Mãe, em uma linda celebração eucarística, a grande maioria de catequistas do nosso regional de catequese Sul I, bem como um grande número de padres de nossa diocese de Limeira, inclusive Dom Vilson. A casa da Mãe estava repleta de pessoas que se dedicam a fazer a evangelização e chegar até os “confins do mundo”; isto é, até onde puder alcançar, como colocou muito bem Dom Eugênio Rixem , bispo de Goiás e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética; acentuando a importância de vivermos o nosso discipulado a exemplo de Maria, para sermos também servos(as) do Senhor, escutando, conhecendo e meditando as escrituras num processo de crescimento de nossa fé. E o mais bonito, ainda, é ajudar nossos catequizandos e suas famílias neste processo de crescimento rumo ao discipulado. Ao final da celebração eucarística, fomos acolhidos na Tribuna Bento XVI com músicas, danças e teatro, recordando a história da catequese... A alegria contagiava a todos, era um mar de bonezinhos azuis, que caracterizavam os catequistas. Era de “encher os olhos” de quem por ali passava. O entusiasmo tomou conta do ser de todos, inclusive de Dom Eugênio e de nosso bispo Dom Vilson, que muito felizes estavam por estar ali junto ao seu povo.
Nós, catequistas, agradecemos o apoio de nosso Pároco, Pe, Pricilio e a dedicação da Luzimar e da Kátia que nos auxiliaram com o ônibus. Agora estaremos direcionando nossa atenção e nossas orações, participando do Tríduo para o bom êxito da 3ª Semana Brasileira de Catequese, cujo tema é: Iniciação à Vida Cristã, que acontecerá em Itaici de 6 a 11 de outubro. Que Deus abençõe nossa missão de catequizar, e que Maria nos ajude a trilhar os caminhos que nos leva a seu Filho Jesus.

SEÇÃO CULINÁRIA

por Beth Affonso

BOLO DE FUBÁ DELICIOSO
INGREDIENTES:
04 ovos; 01 copo de iorgute natural; 01 copo de óleo - usar medida do copo do iorgute; 01 1/2 copo de farinha de trigo; 01 1/2 copo de fubá; 02 xícaras de açúcar; 01 colher de sopa pó royal
PREPARO:
Bata tudo muito bem no liquidificador e levar ao forno médio por aproximadamente 30 min, em forma média e alta untada com margarina e trigo. Assim que estiver assado, furar a massa do bolo com um garfo e despejar sobre ela 01 vidro de leite de coco, e salpicar coco ralado por cima.
DICAS:
Aquecer o forno pelo menos por 10 min. antes de colocar o bolo pra assar.
O copo para medida é o mesmo do iorgute.
Reservar um pouco do leite de coco para molhar o coco ralado, assim ele ficará úmido e macio e de preferencia para o coco em flocos.
Agora temos no mercado o pó royal em sachê, na medida de uma colher de sopa, é muito pratico e a durabilidade é bem melhor do que os de latinha.

NOSSAS COMUNIDADES

Festas, Louvor, Tríduo, Bênção do Bolo e Procissão marcaram o mês de setembro na Comunidade Nossa Senhora das Dores
































- ALMOÇO REALIZADO, EM 18/08, NO SALÃO DE FESTAS DA PARÓQUIA BOM JESUS, EM PROL DO PROJETO MADALENA DE CANOSSA









Catequistas das três Comunidades participam, em 30/09, da Romaria Estadual de Catequistas a Aparecida-SP, que reuniu catequistas de todo o Estado, para celebrar com Maria - nossa Mãe, o Ano Catequético Nacional-2009.




5 de out. de 2009

Meninas do Projeto Madalena Canossa no Teatro Municipal


Quinta feira 08/10, às 19h30, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, 52 meninas do Projeto Madalena de Canossa encenam o espetáculo teatral "Sonho de um Palhaço".
O elenco será formado por 52 meninas do Projeto Madalena de Canossa e a composição musical ficará a cargo dos monitores do Projeto Futura Music.
O objetivo do teatro também é promover a inclusão social das crianças atendidas pelo Projeto Madalena de Canossa no horário inverso ao escolar.
Entrada Franca.
 
Vamos prestigiar e incentivar o Projeto !
 
Sandra

2 de out. de 2009

Nsª Sra APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL

Oi pessoal, Paz de Cristo !
Amanhã, 03 de outubro, tem inicio a novena em honra a Nossa Senhora Aparecida.
A novena será transmitida diretamente de Aparecida, na TV Canção Nova, de 03 a 11 de outubro às 15:00hs.
Boa Novena a todos !
Sandra

Confira a programação completa:
http://www.tvaparecida.com.br/festadapadroeira/?p=629


                                                                     Andor de 2008