ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

13 de out. de 2009

SANTOS & FESTAS DO MÊS

por Angélica O. Ponte
Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1-Santa Teresinha do Menino Jesus; 2-Santos Anjos da Guarda; 3-Santos Veríssimo, Máxima, Júlia, Maria Rossello, Francisco de Borja; 4-São Francisco de Assis; 5-S.Benedito, Stos. Apolinário e Dionísio; 6-S. Bruno, S.José Maria Escrivá; 7-Nossa Senhora do Rosário; 8-São Demétrio, Sta. Taís, Sta.Pelágia; 9-Patriarca Abraão, S.Luis Bertrán, S.João Leonardo; 10-S.Paulino de York, Stos. Mártires Franciscanos de Ceuta; 11-Santa Soledade Torres, Sto.Alexandre Sauli, S.Geraldo Magela; 12-Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil; 13-São Geraldo Abade , Sto.Eduardo-III (rei); 14-São Justo, S.João Ogilvie, S.Calisto-I; 15-Santa Teresa de Ávila; 16-Sta. Edwiges, Sta.Margarida Alacoque, S.Guilherme de Malavalle; 17-Sto.Inácio de Antioquia, Santo Herão; 18-São Lucas, Evangelista; 19-S.Paulo da Cruz; 20- S.Pedro de Alcântara , Santa Maria Bertilla Boscardin; 21-Sta. Úrsula, Stos.Agatão Anacoreta e Gaspar del Bufalo; 22-São Donato, Sta.Maria Salomé, Sta.Sara; 23-Stos. Servando, Germano, João de Capistrano; 24-Santo Antônio Maria Claret; 25-Frei Galvão, Sta. Alga; 26-Stos. Evaristo, Rogaciano, Felicíssimo; 27-S.Gonçalo de Lagos, Frumêncio, Sta. Sabina; 28-São Judas Tadeu e S.Simão, Apóstolos; 29-São Narciso, Zenóbio, Sta. Ermelinda; 30-S.Germano, Geraldo, Sta.Dorotéia Schwartz; 31-S.Quintino, Afonso Rodrigues, Sta.Lucila. Dentre eles, destacaremos:

S.Francisco de Assis - 04 de outubro
Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para a coisa. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias.


Sto. Frei Galvão - 25 de outubro
Nascido em Guaratinguetá, em 1739, de uma família de muitas posses, descendia dos primeiros povoadores da Capitania e corria em suas veias sangue de bandeirantes. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, chamado de "Bandeirante de Cristo", porque tinha na alma a grandeza, o arrojo e fortaleza de um verdadeiro bandeirante. Renunciou a uma brilhante situação no mundo e ingressou na Ordem franciscana. Fundou, em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito Santo, o Mosteiro concepcionista de Nossa Senhora da Luz, na capital paulista. Não somente formou e conduziu nas vias da espiritualidade franciscana e concepcionista as religiosas desse mosteiro, mas também o edificou materialmente, ao longo de quase 50 anos de esforços contínuos. Foi o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e muitas vezes o operário da sua edificação, que somente se tornou possível porque ele incansavelmente pedia, ao povo fiel, esmolas para a magnífica construção. Entregou sua alma a Deus em 1822 e foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do mosteiro, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres, e também à procura das famosas e prodigiosas "pílulas de Frei Galvão". A origem dessas pílulas é contada num folheto distribuído no próprio mosteiro: "Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Post partum Virgo Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permanecestes intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. Apenas a mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro fornece para as pessoas que têm fé na intercessão do Servo de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário