ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

11 de nov. de 2009

EDITORIAL


- por Olívia Maria Campagna


Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, estamos em novembro, mês em que comemoramos o Dia de Todos os Santos, Finados, Proclamação da República. Neste mês também acontecerá a Primeira Eucaristia de crianças das nossas três comunidades.
1° de novembro é dia em que comemoramos o dia de Todos os Santos. A Igreja não celebra apenas a santidade de um só cristão que está no Céu, mas de todos. Também nos direciona a nossa vocação universal para a felicidade eterna. "Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade". Somos todos chamados à santidade: "Devemos ser perfeitos como o nosso Pai Celeste é perfeito" (Mt 5,48). Não podemos nos esquecer do que Jesus nos disse no Evangelho de João 8,32: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. É por essa verdade que devemos trilhar nossos caminhos, aconteça o que acontecer; não renegar nossa fé e nossos valores. Não podemos esquecer, jamais, que Jesus é nosso caminho e nossa luz. Os santos foram grandes amigos das pessoas, por isso devemos ensinar sempre para nossas crianças a importância da amizade.
Dia 2 de novembro é dia de rezarmos por nossos queridos amigos e parentes que já morreram. Dia de rezarmos pelas almas que padecem no purgatório. Talvez tenhamos parentes lá. Muita gente questiona a nossa atitude de rezarmos pelos mortos. Convido a todos a rezarmos por todas as almas e aprendermos sobre essa prática Cristã. No dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo que mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos. Ao rezarmos diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, em condições costumeiras, isto é, em confissão sacramental, comunhão eucarística e em oração nas intenções do Sumo Pontífice, também é concedida indulgência; nos restantes dias do ano, há Indulgência Parcial (Enchr. Indulgentiarum, n.13)”.
Como bem nos lembra Pe. Joãzinho (Canção Nova), no dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república no Rio de Janeiro. Pôs fim ao período de monarquia e instaurou a democracia, ou seja, o povo no poder (pelo menos teoricamente). A proclamação da república marcou uma nova fase para a Igreja Católica no Brasil, pois multiplicaram-se as dioceses por todo o país. Só para se ter uma idéia, em 1889 havia apenas uma arquidiocese e onze dioceses. Em 1900, já havia 30 dioceses, e em 1920, já havia 58. O Brasil é um país de origem católica. Até poucos anos, o catolicismo era previsto na Constituição Federal - o que não ocorre mais atualmente. Atentem ao que diz o Hino Nacional Brasileiro: “[...] em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece.” Mas também confessa: “Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo”. Hoje, há muitos cristãos deitados e acomodados. Neste dia vamos rezar para que nossa nação, nosso povo brasileiro se levante e seja realmente: “Iluminado ao sol do Novo Mundo!”.
Rezemos, também, pelas crianças que fazem a Primeira comunhão de nossas três comunidades, rezemos para que elas não se esqueçam de estarem sempre preparadas para a Eucaristia, não faltando à Missa aos Domingos e seguindo a Palavra de Deus. Para que elas procurem sempre dar testemunho em seu dia-a-dia, em todos os momentos, e não se esqueçam de que a caminhada não acabou, pelo contrário, está só começando…
Só revestidos dos Sacramentos do Senhor, nosso Deus, é que podemos ser mais fortes para dar testemunho verdadeiro do seu grande Amor.
Além disso, não esqueçamos de dedicar um tempinho para estar junto com Jesus, em Adoração ao Santíssimo Sacramento. Jesus Eucarístico é o “Amor dos amores”. Ele faz continuamente esse milagre para poder cumprir a Sua promessa: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 20,20). Do sacrário, Ele nos chama continuamente: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e Eu vos aliviarei” (Mt 11,28). Ali Ele está, como no Céu, com os braços abertos e as mãos repletas de graças para aqueles que forem buscá-las com o coração aberto.
“Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Se quereis poucas, então podereis visitá-lo raramente. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Se quereis que o demônio fuja de vós, então visitai a Jesus muitas vezes. Não omitais nunca a visita ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”. Nunca se esqueçam de visitar o Sacrário para alcançarmos, cada vez mais, as Graças de Deus. A todos os Santos de Deus: rogai por nós! Deus-Pai Todo Poderoso, tendo piedade de nós e nos cubra com Suas Graças!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário