ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

11 de nov. de 2009

SANTOS & FESTAS DO MÊS

( Sandra C. Maria)
Neste mês comemoramos os seguintes santos: 1-Todos os Santos; 2-Finados; 3-Sto.Humberto, S.Martinho de Porres; 4-S.Carlos Borromeu; 5-S.Zacarias e Sta.Isabel; 6-S.Leonardo de Noblac; 7-Sto.Wilibrordo; 8-S.Claro, Sta.Ninfa; 9-Dedicação Basílica de Latrão, em Roma; 10-S.Leão Magno; 11-S.Bartolomeu Abade, Sto. Martinho de Tours; 12- Sta.Josafá, S.Teodoro Studita; 13-S.Diogo, Sto.Estanislau Kostka; 14-S.Lourenço, S.José Pignatelli; 15-Sto.Alberto Magno; 16-Sta.Margarida da Escócia, Sta.Gertrudes; 17-Sta.Isabel da Hungria, Sta.Hilda; 18-Dedicação Basílicas S.Pedro e S.Paulo; Sto.Odon; 19-Stos.Roque González e Companheiros; 20-Sta.Inês de Assis; Sto.Otávio, Sto Edmundo; 21-Apresentação de Nossa Senhora; 22-Sta.Cecília; 23-S.Clemente-I; 24-Sta.Flora; Stos.André Dung-Lac e Companheiros; 25-Nosso Senhor Jesus Cristo-Rei; Sta.Catarina Alexandria; 26-S.Pedro de Alexandria, Sta.Delfina; 27-Nossa Senhora das Graças: Rainha da Medalha Milagrosa; Sta.Catarina Labouré; 28-Sto.Sóstenes; Sto.Estêvão e Companheiros; 29-Sta.Lívia; S.Francisco Antonio Fasani; 30-Sto.André - Apóstolo; S.Zózimo. Dentre eles, destacaremos:

TODOS OS SANTOS - 01 de novembro
No dia 1º novembro a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição ela foi colocada nesse dia, logo após o 31 de outubro que os Celtas ingleses, pagãos, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nessa noite (Halloween).
Nesse dia a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando numa única solenidade todos os Santos” - como diz o sacerdote na oração da Missa - para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos céus que São João viu no Apocalipse: “Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel… Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4 - 14)
Esta imensa multidão de 144 mil, “que está diante do Cordeiro” compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canoniza através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles incontáveis que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos.
Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número 12 e o número 1000 significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico. A Igreja já canonizou mais de 20 mil Santos, mas há muito mais que isso no Céu. No livro RELAÇÃO DOS SANTOS E BEATOS DA IGREJA, podemos relacionar, de várias fontes, quase 5000 dos mais importantes, colocando-os em ordem alfabética.
A “Lúmen Gentium” do Vaticano II, lembra que: “pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (LG 49) (§956)
Na hora da morte, S. Domingos de Gusmão dizia a seus frades: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida”. E Santa Teresinha confirmava este ensino dizendo: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.
O nosso Catecismo diz que: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita”. (§2692)
A marca dos Santos são as Bem–aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso o trecho do Evangelho de S. Mateus (5,1ss) é lido na Santa Missa. Os Santos viveram todas as virtudes e por isso são exemplos de como seguir Jesus Cristo.
Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário