É o fim do Ano Litúrgico da Igreja Católica. O 34º Domingo do Tempo Comum é sempre marcado pela “Festa de Cristo, Rei do Universo” e foi comemorado, neste ano, no dia 22 de novembro de 2009. Esta festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925. A Solenidade de Cristo Rei leva-nos a refletir sobre como podemos manifestar ao mundo tal realeza. Fica evidente que isso se faz repetindo os gestos de Rei Senhor Jesus: A doação total de si mesmo e o acolhimento do outro, seja ele quem for. A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé celebramos o Ano Litúrgico que foi organizado para manter viva a memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa e da comunidade. O Ano Litúrgico é a maneira como a Igreja organiza e celebra os acontecimentos mais importantes do mistério Pascal de Jesus, que são distribuídos em três anos: A, B e C, perpetuando-se no tempo. O Ano Litúrgico é diferente do Ano Civil. Este é dividido em 12 meses, e o Ano Litúrgico é composto de dois grandes ciclos; o do Natal e o da Páscoa, intercalados pelo Tempo comum. Inicia-se no 1º Domingo do Avento e encerra-se na Festa de Cristo Rei.
Fazem parte do Ano Litúrgico:
Advento: Período de 4 semanas que antecede o Natal. Cor: roxo ( 3º domingo usa-se cor rosa)
Tempo Comum : dois períodos : O primeiro vai do Batismo do Senhor até o início da quaresma; o segundo recomeça depois de Pentecostes e vai até as vésperas do 1º domingo do Advento cor :verde e em algumas solenidades o branco, ao celebrar a memória de algum mártir, usa-se o vermelho
Quaresma: Período de 40 dias que vai da 4ª feira de Cinzas até à 4ª feira da Semana Santa. Cor: Roxo
Tempo Pascal: É o tempo que vai desde o domingo da Páscoa até Pentecostes. É como se fosse um “grande domingo”onde se celebra, com alegria, a Ressurreição de Cristo. Cor: branco.
Pentecostes: Celebra-se 50 dias após a Páscoa. É o grande dia da vinda do Espírito Santo, que lança a Igreja de Jesus Cristo, de maneira grandiosa, para a missão. Cor: vermelho (é a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário