ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

26 de ago. de 2010

SEÇÃO FAMÍLIA - ago/2010

Seção da Família                          
(por Jean Carlo Monteiro)      
Continuemos a reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.  

O sacramento dO MATRIMÔNIO

O Matrimonio foi instituído por Cristo. É um pacto pelo qual um homem e uma mulher constituem uma íntima comunidade de vida e de amor...
O Matrimonio foi instituído por Cristo. É um pacto pelo qual um homem e uma mulher constituem uma íntima comunidade de vida e de amor; é ordenado ao bem dos cônjuges, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre os batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento (cf. MT 19,3ss). O sacramento do Matrimônio tem um significado especial: significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se como a graça com o mesmo amor com que Cristo amou Sua Igreja. A sua graça leva os esposos à perfeição do amor humano, consolida a unidade indissolúvel e os santifica. São Paulo explica isso dizendo: “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja... É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja” (Ef 5,2). Esposo e esposa devem estar dispostos a se sacrificarem um pelo outro como o Cristo se deixou imolar pela Igreja.
O Casamento é somente entre um homem e uma mulher; pois Deus criou um casal, Adão e Eva. Jamais a Igreja aceitará o casamento de homossexuais porque é contra a natureza, não pode gerar filhos, e o casal não se complementa.
O Matrimônio se baseia no “consentimento” dos noivos, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor por toda a vida, até que a morte os separe. Por isso, no altar, eles devem prometer ao outro e a Deus, a fidelidade, a indissolubilidade e a fecundidade. Jamais trair o outro, jamais divorciar, e aceitar co amor os filhos que Deus lhes enviar. Sem isto, a celebração do Matrimonio pode ser nula, e o Tribunal da Igreja pode um dia declará-lo nulo. Só a morte extingue um matrimônio válido. A pessoa viúva pode se casar novamente, mas “no Senhor” (1Cor 7,39), isto é, na Igreja, e com uma pessoa que seja solteira ou viúva.
“A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio... O divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu bem mais excelente: a prole.” (Catecismo, §1664).
A Igreja ensina que “o novo casamento dos divorciados ainda em vida do legítimo cônjuge, contraria o desígnio e a lei de Deus que Cristo ensinou. Eles não estão separados da Igreja, mas não tem acesso à Comunhão Eucarística. Levarão vida cristã, principalmente educando seus filhos na fé.” (Catecismo §1665).
O lar cristão deve ser o lugar sagrado em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé; é chamado de “Igreja doméstica”, comunidade de fraca e de oração, escola das virtudes humanas.
O ato sexual só pode ser realizado por casais unidos pelo matrimônio, e tem duas finalidades: a união do casal e geração de filhos. Mesmo que o casal não possa gerar filhos pela idade ou infertilidade, pode continuar a vida sexual.
                                              (Fonte: Prof. Felipe Aquino / Fonte: Revista Canção Nova n° 90 – Junho/2008)