
ORIGEM DA FESTA JUNINA (por Rochele P. Pagotti)
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Teve sua origem nas festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Fogueira

A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para aquecer as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida típica, temperada com gengibre, que nos aquece em dias de frio. A fogueira, fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial
Danças
Existem diversas danças, porém, a mais conhecida é a quadrilha - dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança, e os outros o seguem.

Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular.
A sanfona, a viola, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, o cavalheiro busca a sua dama e começa o grande passeio pela roça. Antes do final, quando os casais se despendem, há vários passos que todos fazem. O passeio apresenta, também, diversas interferências ditas pelo marcador, como: "olha a chuva, "olha a cobra", “a ponte quebrou”...
Música

A musica é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró.
A banda é um item imprescindível e funciona como animadora, sendo composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário