ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

16 de jun. de 2009

SOU CATÓLICO, VIVO MINHA FÉ


Por que a Igreja batiza crianças? (por Isabel P. Pegoraro)

Quantos de nós somos questionados pelas outras denominações religiosas sobre este assunto; não é mesmo? E também nós por conhecermos pouco sobre o Inicio do Cristianismo ou seja sobre a vida das 1ªs Comunidades Cristãs não estamos preparados em darmos respostas a esse e a tantos outros questionamentos que vão surgindo em nossa caminhada de fé. A Bíblia não se refere explicitamente ao Batismo de crianças, , mas narra que vários personagens pagãos professaram a fé cristã e se fizeram batizar”com toda a sua família”: Cornélio , o centurião romano( At 10,1s.24.44.47 s); a negociante Lídia de Filipos ( At16,14s) ; o carcereiro de Filipos (At 16,31-33); Crispo, de Corinto (At,18,8); a família de Estéfanas( 1 cor1,16). A expressão “casa” designava o chefe da família com toda a sua família, inclusive as crianças, que certamente não faltavam naqueles tempos.Portanto, indiretamente, a Escritura sugere o Batismo de crianças.
Desde os primeiros séculos, existem testemunhos diretos a respeito do Batismo de crianças . Sto Agostinho, no Séc IV, considerou isso inclusive como tradição recebida dos Apóstolos. Recorrendo á Sagrada Escritura e à Tradição, os Papas e Concílios intervieram, muitas vezes para recordar aos cristãos o dever se batizar os filhos pequeninos.
O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã, nos torna filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, é também sinal de pertença a comunidade cristã. Os pais quando pedem o Batismo de seus filhos, desejam para eles a vida verdadeira e feliz, mas não podem garantir este dom durante todo o tempo futuro e desconhecido. Por isso, querem inserir seus filhos na vida divina. E o fazem por meio do Batismo.Desta forma , tornam-se os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos e afilhados na fé.
O batismo de uma criança é sempre sinal de muita alegria e festa . Quando voltamos casa depois do Batismo reunimos a família todos e os padrinhos para festejar este momento tão importante e divino na vida de nossos filhos(as)
Em algum momento você já se perguntou : E o Batismo do Senhor ? como foi?
Não teve padrinhos, nem churrasco, nem Igreja (templo).Mas aconteceu em família, entre primos , como nas 1ªs comunidades cristãs. E foi muito movimentado, num cenário grandioso. Naquele tempo, o Rio Jordão ainda não havia sido desfigurado com todos os atuais plantios de eucaliptos australianos em suas margens.No calendário religioso a festa do Batismo de Jesus , que celebramos após o Natal, leva os católicos , como peregrinos em espíritos às bordas do Rio Jordão, para participar desse acontecimento misterioso: O Batismo de Jesus pelo seu primo João, o Batizador ou Batista. Segundo a narração evangélica : “ enquanto Jesus , também batizado , orava ,abriu-se o céu, baixou o Espírito Santo sobre Ele em forma de pomba , e se escutou uma voz do céu; “ Você é meu Filho predileto em ti ponho meu agrado” (Lc 3,21-22). Um espetáculo de som e imagem. Um dia para ninguém esquecer . Assim foi o dia do seu Batismo , e do Batismo de seu filho.
Fontes: (CNBB e Guia Curiosidades Católicas - Ed vozes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário