ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

16 de jun. de 2009

SANTOS E FESTAS DO MÊS

Santos & Festas do Mês (por José Affonso)

Neste mês comemoramos os seguintes santos: 01-S.Justino; 02-S.Marcelino e S.Pedro; 03-S.Carlos Lwanga; 04-S.crispim e Sto.Optato Mileva; 05-Sto.Bonifácio; 06-S.Norberto; 07-Sto.Antônio M. Gianelli e S.Marcelino champagnat; 08-Stª.Efrém e S.Medardo; 09-S.José Anchieta; 10-Stª.Olívia e Stª.Ana Maria Taigi; 11-Corpus Cristi, S.Bernabé e S.Gaspar de Búfalo; 12-Stª.Alice; 13-Sto.Antônio Pádua; 14-S.Eliseu e Stª.Clotilde; 15-S.Vito e S.Luís Palazzolo; 16-S.Francisco Régis; 17-Sto.Adolfo e S.Manuel; 18-Sagrado Coração Jesus e S.Gregório Barbarigo; 19-Sagrado Coração Maria e S.Romualdo; 20-Sto.Adalberto e Sta.Gema Galgani; 21-S.Luiz Gonzaga; 22-S.João Fischer e S.Tomás More; 23-S.José Cafasso; 24-Nascimento S.João Batista; 25-S.Guilherme; 26-S.Vigílio e S.João e S.Paulo (mártires); 27-Nª.Srª.Perpétuo Socorro; 28-Sto.Irineu; 29-S.Pedro e S.Paulo (apóstolos); 30-Protomártires da Igreja Romana; Dentre eles, destacaremos:

S. Marcelino Champagnat - 07 de junho
Nasceu no dia 20/05/1789, época em que se iniciava a Revolução Francesa, na aldeia de Marlhes, localidade onde predominava o analfabetismo. Sua mãe e sua tia despertam nele uma fé sólida e devoção religiosa, e também serviram de modelos para a afirmação de seus primeiros passos como cristão. Seu pai era agricultor e tinha grau de estudo avançado para aquela época.
O desenvolvimento intelectual desse jovem foi bastante atribulado devido à falta de professores competentes, mas seu pai lhe ensinou qualidades como honestidade, lealdade, perseverança e verdade. Ainda na infância, Marcelino chegou a trabalhar na granja de seus pais, e não voltou mais a escola depois de ter visto professores maltratando um aluno. Durante esse período ele descobre a vocação para sacerdote. Em 1805 ele responde generosamente ao chamado de Jesus e ingressa no Seminário Menor de Verriéres. Depois de alguns anos ele passa a integrar o Seminário Maior de Lyon (ambos na França) recebendo a formação ideológica e espiritual.
Em julho de 1816, fazia parte de doze seminaristas que foram promovidos para a criação da Sociedade de Maria formada por sacerdotes, irmãos, irmãs, religiosos e leigos.
Ao ser ordenado sacerdote, ele foi coadjutor da Vila de La Valla, na França. A pobreza cultural do local lhe impressionou muito assim que chegou lá, como as escolas que atraiam poucos interessados que desejavam aprender. No ano seguinte, ele se reúne com seus dois primeiros discípulos e criam a Fundação dos Irmãos Maristas. A partir deste instante passou a ensinar aos meninos pobres o cristianismo. Passavam-se os anos e Marcelino Champagnat ainda criou uma escola para o povoado de La Valla, onde o foco de estudo era a religião. Em junho de 1840, com 51 anos de idade vem a falecer com uma doença que já tomava conta de seu corpo e sua mente.
Devido à fragilidade por conta da doença que lhe enfraquecia foi eleito para seu lugar o Irmão Francisco Rivat. Champagnat deixou o Ordenado com 290 irmãos distribuídos em 48 escolas primárias.
Canonização No dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, ele foi canonizado pela Vossa Santidade o Papa João Paulo II. Reconhecido, hoje, como Santo da Igreja Católica, S. Marcelino Champagnat é padroeiro da educação e dos professores. (Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br)

-------------------------

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 27 de junho
Padroeira da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão. Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro -- ORAÇÃO - Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós. (Rezar, durante nove dias, nove Ave-Marias e, no final, a oração acima.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário