ATENDIMENTO PAROQUIAL

ATENDIMENTO DAS SECRETARIAS
Matriz Bom Jesus
2ªs a 6ªs-feiras - 7h às 17h30
Sábados - 7h às 11h30
* Contatos: telefone 3541-1800
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________
Nossa Sra. Dores
2ªs a 6ªs-feiras – 7h30 às 17h15
Sábados - 8h às 12h
* Contatos: telefone 3541-1964
Email: Pbomjesusararas@gmail.com
____________________________

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Matriz Bom Jesus
4ªs-feiras - 9h. às 11h.
5ªs-feiras - 14h. às 17h.
Sábados: - 9h. às 11h. (incusive p/noivos)

ATENDIMENTOS DIVERSOS
Matriz Bom Jesus
Alcoólicos Anônimos - A.A.
A.A. à 2ªs-f. e Sábados – 20h
Alanon (Gr. Familiar) à 2ªs-feiras - 20h
Centro da Mulher
5ªs-feiras - 19h. - Fonoaudióloga
2ªs, 3ªs, 4ªs e 6ªs-feiras - 19h. - Psicóloga
Gr. Jovens: Domingo (quinzenal) - 9h
Biblioteca S. José
Sábados - 10h às 11h (Quinzenal)
____________________________
Nossa Sra. das Dores
Grupo de Oração: 5ªs-feiras - 19h30
____________________________

HORÁRIOS DAS SANTAS MISSAS
Matriz Bom Jesus
4ªs, 6ªs-feiras e sábados - 19h
Domingos - 8h e 19h
____________________________
Nossa Sra. Dores
de 3ªs à 6ªs-feiras – 07h05
Sábados - 17h30
Domingos - 7h
____________________________

26 de mai. de 2010

EDITORIAL - MAIO/2010

Editorial  -  por Olívia Maria Campagna

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, este mês é muito especial, pois é o mês das noivas, das mães, e também o mês dedicado a Maria, mãe de Jesus e nossa. Comemoramos também PENTECOSTES, ASCENSAO de Jesus Cristo e a realização do Congresso Eucarístico Nacional em Brasília.
No mês de maio acontecem muitas festas e comemorações, por isso  vamos comemorar cada data com muita alegria e orações.
No próximo dia 9, comemoramos o "dia das Mães" e homenageamos essa mulher lutadora incansável, que renuncia sua vida, seus desejos, suas vontades e necessidades pelo bem de seus filhos; essa mulher que, com um sorriso, acalma a angústia, a ansiedade e a insegurança de seus filhos; essa mulher que, com seu olhar profundo, leva seus filhos a Deus. Com a sua presença amiga, faz seus filhos acreditar no amor. Com o seu abraço e o seu grande coração, sempre acolhe e perdoa...  Mães, não vamos deixar essa missão tão linda que temos se extinguir! Vamos lutar sempre para que a família nunca termine! 
Dia 16 de maio teremos em nossa liturgia uma passagem muito importante, é a Ascensão de Jesus aos Céus. Não esqueçamos nunca do que Ele disse aos apóstolos: "O que estão olhando? Vão evangelizar, levar a minha palavra a todos os povos".
Dia 23 de maio é Pentecostes! Foi no dia de Pentecostes que os discípulos de Jesus receberam o dom do Espírito Santo! Dia que nasceu a Igreja! Segundo o apóstolo S. Lucas, o Dom do Espírito Santo acontece em toda a vida da Igreja. A Igreja é Graça! É dom do Espírito Santo!  A Igreja não existe sem o Espírito Santo. A Igreja é, ao mesmo tempo, o Corpo de Cristo e o Templo do Espírito Santo.
Não podemos encerrar sem antes perguntarmos: - Como vai sua família?” Esta que é o alicerce para uma vida feliz?
Para as noivas de maio, felicidades! Levem o diálogo na vida a dois. Levem sempre, também a presença de Jesus em suas vidas. Parabéns para todas as mães! Que Deus as abençoem sempre!
E que sempre se espelhem em Maria, nosso exemplo de Mãe, para suportar todas as dificuldades da vida. E para as mães que já não mais estão entre nós, as nossas orações! 

MENSAGEM PRINCIPAL - MAIO 2010

ser mãe como maria
  (por Sandra E. C. Maria )

Maria! Perfeita como foi, “cheia de graças”, mas totalmente livre e mesmo diante de todas as provações que sofreria, deu o seu “sim” até o final de sua vocação. Deve com certeza ter praticado todas as virtudes para tudo suportar.
Todas nós, mães, somos dotadas de virtudes, podemos nos decidir pelo “sim”, mesmo diante de tantas provações.
A Virgem Maria é, para cada uma de nós - desejosas de responder fielmente ao apelo que Deus nos faz - um modelo a ser seguido. Maria quer, da mesma forma, nos ajudar a dar o nosso “sim” a este plano de amor do Pai...


          Parábola:   Nossa Senhora Feia
Dom Camilo seria um pároco feliz se não tivesse na paróquia 2 espinhos. Um era Pepone, o chefe comunista do lugar e Nossa Senhora Feia.  Já custava a D.Camilo que ela fosse feia, mas não suportava que o povo a chamasse assim.  Quisera trocá-la por outra, porém esbarrou nos fiéis, que defendiam com fervor sua permanência.  Era de barro cozido, 2 mt altura, tinha 2 olhos grandes e vidrados,  a boca não passava de um risco que cortava abruptamente um rosto artificial muito redondo, e o escultor esmerara-se em torná-la feia, tingindo-a de cores vistosas.
D.Camilo ia queixar-se ao Cristo crucificado do altar-mor: - “Não te importas que chamem feia à tua mãe ?”. O senhor respondia-lhe de forma enigmática: “- A beleza verdadeira está no interior, o resto volta ao pó”.
D.Camilo teve uma idéia, avisou aos fiéis de que a procissão daquele ano daria uma volta enorme, percorrendo caminhos ruins.  Por isso, o andor não iria aos ombros dos fiéis, seria transportado numa camioneta e que ele próprio ia enfeitar.
No dia da procissão, com tantos solavancos e pulos, pularam os corações devotos receando que a imagem se desfizesse dum momento para o outro.  E já respiravam com alívio, ao sair da estrada esburacada, quando, a uma sacudida mais forte, Nossa Senhora Feia se esborrachou. Por espanto e alegria de todos  do pedestal emergia cintilante, qual jóia libertada do rude cofre, uma virgem primorosa, menor que a outra, porém, de prata puríssima.

“Ser mãe  é uma obra de arte, um tesouro. Mesmo desfigurada por nossos enganos e erros, conserva intacta a beleza original, a beleza escondida que está por dentro”.


A vida de Rafael - Graças à intercessão de Nossa Senhora
Em 1989, Antonia era uma jovem gestante da pequena cidade de Florestópolis-PR. Estava no 7º mês de gestação quando começou a sentir fortes dores que não cessavam.
Devido a sérias complicações faria uma cesariana. O médico alertou: “É muito grande o risco de vida para o bebê”. Mulher de fé, ela costumava dizer que ao rezar o terço sentia cheiro de rosas. Ajoelhou-se aos pés da cama no quarto do hospital e orou. Pediu a intercessão de Nossa Senhora e consagrou a Ela o seu filho. A bolsa de Antonia se rompeu e às 19 h. do dia 11/10, Cristhian Rafael de Oliveira nasceu, de 7 meses e de parto normal.  Era tão pequeno que cabia na palma da mão.
Há alguns anos Antonia deixou a fé católica, entretanto Rafael ama e é grato a Nossa Senhora pelo dom de sua vida. Rafael é um jovem seminarista. Na infância ele já sentia o chamado a ser padre, e hoje, espera em Deus o retorno da mãe.
CONVITES E AGRADECIMENTOS

A Pastoral da Criança AGRADECE a todos que colaboraram c/ os ovos de páscoa p/ as crianças  necessitadas. Foram doados 328 ovos de páscoa. Até os irmãozinhos maiores receberam! Muito obrigado! E que Nosso Senhor Bom Jesus recompense a todos por esse lindo gesto !!!



 

 FESTA JUNINA
dias 05 e 12 de junho, às 19:30hs.
Danças, show de prêmios e comida típica - Comunidade Nossa Senhora das Dores


 


Diversão na certa!!! Toda 6ª.feira às 19h30, Mini-quermesse, 
c/ Show de Prêmios - no Salão de Festas da Paróquia Bom Jesus.
Não percam!!!  (Confirme na seção Agenda Paroquial) 



Dízimo e oferta não são a mesma coisa. DÍZIMO é um compromisso assumido com a comunidade; é um direito e um dever que leva a uma contribuição regular e estável através da qual a paróquia se mantém. A OFERTA, por sua vez, é um gesto espontâneo, dado quando possível e sem a necessidade de uma quantia estável. Ambos – dízimo e oferta – se complementam e são a base de sustentação de uma comunidade organizada e evangelizadora. Aprenda a partilhar seus dons e seus bens e dedique mais tempo para Deus!     

AGENDA PAROQUIAL - MAIO/2010

AGENDA PAROQUIAL – Maio/2010

01 - Dia de S. José  Operário
04 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores (toda 3ª.feira)
07 - 19h30 - Show de Prêmios (toda 6ª.feira)  - B.Jesus
08 - Reunião Diocesana – Pastoral Saúde - B.Jesus
11 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
13 e 14 - 19h30 - Curso Prep. p/ o Batismo - S.Judas
13 a 16 - Congresso Eucarístico Nacional   (em Brasília)
14 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
15 - 20h - Bingão S.Judas Tadeu - S.Judas Tadeu
16 - Ascensão do Senhor
16 - Enc. Vocacional p/Candidatos a Diácono Permanente
16 - Enc. Diocesano - Mãe Rainha - B.Jesus
18 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
21 - 19h - Crisma - B.Jesus
21 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
23 - Pentecostes
23 - Porco no Rolete - B.Jesus
25 - 19h30 - "Leitura Orante"  - N.Srª.Dores
28 - 19h30 - Show de Prêmios - B.Jesus
30 - Santíssima Trindade
03-Junho - Corpus Christi




MENSAGEM DO MÊS - MAIO/2010

Mensagem do Mês    
(por José Affonso)
Pentecostes

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Jesus: ".ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.
No Sacramento do Batismo e no da Crisma recebemos, como os Apóstolos, o Paráclito e seus 7 dons para continuar a obra evangelizadora do Senhor.



OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

SABEDORIA:  dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus

ENTENDIMENTO:  dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus

CONSELHO:  dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade

CIÊNCIA: dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus

PIEDADE: dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo

FORTALEZA: dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio

TEMOR DE DEUS: Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus.   
  (Fonte: http://wiki.cancaonova.com)     

SANTOS E FESTAS DO MÊS - MAIO/2010


Santos E Festas do Mês   Por Angélica O. Ponte    


Neste mês comemoramos as seguintes datas:         
1-S.José Operário; 2-Sto.Anastácio; 3-Stos.Filipe e Tiago Apóstolos); 4-S.Floriano; 5-S.Peregrino; 6-S.Leonardo Murialdo; 7-Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha; 8-S.Vítor; 9-S.Máximo; 10-Sto.Antonino; 11-Santa Maria Bertilla Boscardin; 12-Nereu, Aquiles e Pancrácio; 13- Nª.Srª.Fátima; 14- S.Matias (Aóstolo); 15-Sto. Isidoro; 16- Ascensão do Senhor / S.Simão Stock; 17-S.Pascoal bailão; 18-S.João-I; 19-Sto.Ivo; 20-São Bernardino de Sena; 21-Sto.André Bóbola; 22-Santa Rita de Cássia; 23-Pentecostes, S.Juliano; 24-Nª.Srª.Auxiliadora /São Vicente de Lérins; 25-Sta.Mª. Madalena de Pazzi; 26-São Filipe Néri; 27-Sto.Agostinho; 28-S.Germano; 29-S.Fernando; 30- Santíssima trindade /Santa Joana D'Arc; 31-Visitação de Nossa Senhora.    Dentre eles destacamos:
 

             22 de maio - Santa Rita de Cássia


Nasceu em 1381, em Úmbria, Itália. No coração, ela trazia o desejo da vida religiosa, porém foi casada, a pedido dos pais, com Paulo Ferdinando, que de início aparentava boa índole, mas logo começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão. Após 18 anos de casamento, seu marido foi assassinado e seus 2 filhos juraram vingança. Compreendendo que mais vale salvar a alma a viver por muito tempo, ela rogou ao Senhor que salvasse as almas de seus filhos e tirasse suas vidas antes deles cometerem pecado mortal e se perderem para a eternidade. O Senhor a atendeu: os dois padeceram de uma enfermidade fatal. Santa Rita se entregava constantemente à oração e ao testemunho de caridade. Perdoou o esposo e os assassinos deste.  
Ingressou, depois de viúva, num convento agostiniano e ali recebeu na fronte, como privilégio, um dos espinhos da coroa de Nosso Senhor, cuja ferida permaneceu incurável por quinze anos. Sua vida é repleta de milagres e episódios maravilhosos.
Em 1417, em vigília da sua profissão religiosa, teve uma visão semelhante a da escada de Jacob. No ano seguinte, ocorreu-lhe outro milagre estupendo. A mando de sua superiora, começou a regar todos os dias um ramo seco de vinha; mal mal transcorreu um ano, daquele ramo brotaram abundantes cachos de uvas, usados até para o vinho sacramental. Ainda hoje a videira segue dando uvas!  Enferma, em 1456, a pedido seu lhe apresentaram algumas rosas que haviam brotado de maneira prodigiosa no frio inverno em sua horta de Rocaporena. Ela as aceitou sorrindo como um dom de Deus.
 Faleceu de tuberculose, em 22/05/1457, aos 76 anos. Foi beatificada em 1626 pelo Papa Urbano VIII. Por causa dos muitos milagres ocorridos graças à sua intercessão, recebeu o título de Santa dos casos impossíveis e advogada das causas perdidas. Foi canonizada em 24 de Maio de 1900 por Leão XII. Em 1946, foi construída uma nova basílica em Cássia, onde se encontra seu corpo incorrupto. Você que, hoje, sofre com as infidelidades e pecados do seu esposo, assim como com a rebeldia de seus filhos, peça a intercessão de Santa Rita.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

ERRATA:   Na edição anterior constou que SANTA MADALENA DE CANOSSA TEVE SEU CHAMADO À VOCAÇÃO RELIGIOSA, NUMA CONSAGRAÇÃO TOTAL, MAS NÃO FOI ACEITA NA PRIMEIRA TENTATIVA... (extraído do site www.cancaonova.com.br) quando o correto é SANTA MADALENA DE CANOSSA TEVE SEU CHAMADO À VOCAÇÃO RELIGIOSA, NUMA CONSAGRAÇÃO TOTAL, E TENTA A EXPERIÊNCIA DO CARMELO, MAS O ESPÍRITO A SOLICITA INTERIORMENTE A PERCORRER UM CAMINHO NOVO:  SER TOTALMENTE  DISPONÍVEL AOS IRMÃOS AFLIGIDOS POR VÁRIOS TIPOS DE POBREZA”.  (Irmã Manoela, “Canossiana”). 

SEÇÃO CULTURAL - MAIO/2010

Seção Cultural (dica de livros, histórias, filmes, sites, músicas  etc.)
por Tatiane Borelli

Dia do Trabalho
1º de maio: Dia do Trabalho ou do Trabalhador. É uma data universal e comemorativa! Usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores em Chicago, cidade americana.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.     (Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-trabalho.htm )        

ASCENSÃO DO SENHOR AO CÉU - MAIO/2010

Ascensão do Senhor ao céu!     (por Rochele P. Pagotti)  

Esta solenidade foi transferida para o 7º  domingo  de Páscoa  desde seu dia originário, a quinta-feira da 6º semana da Páscoa, quando se cumprem os quarenta dias depois da ressurreição, conforme o relato de São Lucas em seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos; mas continua conservando o simbolismo da quarentena: como o Povo de Deus esteve quarenta dias em seu Êxodo no deserto até chegar à terra prometida. Jesus cumpre o seu Êxodo pascal em quarenta dias de aparições e ensinamentos até ir ao Pai. A Ascensão é um momento único do mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e expressa  sobre tudo, a dimensão de exaltação e glorificação da natureza humana de Jesus como contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.
Ao contemplar a ascensão de seu Senhor à glória do Pai, os discípulos ficaram assombrados, porque não entendiam as Escrituras antes do dom do Espírito Santo, e olhavam para o alto quando aparecem dois homens vestidos de branco, os mesmos dois homens que Lucas descreve no sepulcro  (24,4). Neles a Igreja judaico-cristã via acertadamente a forma simbólica da divina presença do Pai, que são Cristo e o Espírito. As palavras dos dois homens são fundamentais: “Galileus, o que fazeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes marchar” (Atos 1,11).
Depois que o Senhor Jesus apareceu a seus discípulos, foi elevado ao céu. Este acontecimento marca a transição entre a glória de Cristo ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai. Marca também a possibilidade de que a humanidade entre no Reino de Deus como tantas vezes Jesus anunciou. Desta forma, a ascensão do Senhor se integra no Mistério da Encarnação, que é seu momento conclusivo.
A Ascensão de Cristo ao céu não é o fim de sua presença entre os homens, mas o começo de uma nova forma de estar no mundo. Sua presença acompanha com sinais a missão evangelizadora de seus discípulos.
A comunidade pós-pascal necessitou de um tempo para reforçar sua fé incipiente no Ressuscitado. A Ascensão é o fim de sua visibilidade terrena e o início de um novo tipo de presença entre nós.
As orações desta solenidade pedem que permaneçamos fiéis à dupla condição da vida cristã, orientada simultaneamente às realidades temporais e às eternas. Esta é a vida na Igreja, comprometida na ação e  na constante contemplação. Porque Cristo, levantado no alto sobre a terra, atraiu para si todos os homens; ressuscitando dentre os mortos, enviou seu Espírito vivificador sobre seus discípulos e por ele constituiu seu Corpo que é a Igreja, como sacramento universal de salvação; estando sentado à direita do Pai, sem cessar, atua no mundo para conduzir os homens à sua Igreja e por Ela uni-los assim mais estreitamente e, alimentando-os com seu próprio Corpo e Sangue, torná-los partícipes de sua vida gloriosa. 
( www.catequisar.com.br )       

SEÇÃO SAÚDE - MAIO/2010

Seção saúde        (por  Angélica O. Ponte) 

Saúde  dos  olhos                    
As doenças dos olhos e do sistema visual afetam grande parte da população. Nos últimos anos com o aumento da qualidade da informação, dos avanços tecnológicos e da ciência médica em matéria de diagnósticos e tratamento, tornou-se possível prevenir e tratar doenças oftalmológicas que há pouco tempo atrás eram consideradas incuráveis.
As doenças oftalmológicas são as doenças dos olhos e do sistema visual que provocam a diminuição da acuidade visual e podem, eventualmente, levar à perda de visão.
A diminuição da acuidade visual é causada, fundamentalmente, por defeitos refrativos passíveis de correção óptica, como é o caso da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo, da presbiopia e da retinopatia diabética.
Miopia – a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex.: glaucoma, deslocamento de retina, etc.), requer atenção especial por parte do médico oftalmologista.
Hipermetropia – é um defeito refrativo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. O trabalho mais minucioso ou a leitura aumentam a exigência de focagem, provocando fadiga ocular e até dores de cabeça. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.
Astigmatismo – corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta, na maioria dos casos, de uma curvatura desigual da córnea, provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refrativos.
Presbiopia (ou vista cansada) – dificuldade de visão ao perto, que é normalmente sentida por volta dos 45 anos. Deve-se à perda da elasticidade progressiva do cristalino.
A maior parte da disfunção visual, tanto na criança como no adulto, pode ser prevenida através de um diagnóstico oftalmológico precoce, feito por um médico oftalmologista.
A visão tem um importante significado social, representando um meio de comunicação fundamental para a relação entre as pessoas e para a atividade profissional. A visão deve ser prevenida desde o nascimento.    (Fonte: www.portaldasaude.pt/portal)      

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

XVI Congresso Eucarístico Nacional
(por Olívia M. Campagna)

Brasília estará em festa no período de 13 a 16 de maio. Não só pelos 50 anos de fundação da cidade, mas também pelo Jubileu da Arquidiocese de Brasília e pela realização do  XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que terá como tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e por lema “Fica conosco, Senhor!” (cf. Lc 24,29).
 Durante a 46ª Assembléia Geral da CNBB, realizada em abril/2008, ao apresentar o tema e o lema do XVI Congresso Eucarístico Nacional, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Metropolitano de Brasília, declarou que, “para a Igreja, a realização do Congresso Eucarístico possibilita uma maior vivência da Eucaristia e é fonte inesgotável para a vida cristã, por isso deve haver um empenho para sua melhor realização”.
O Congresso, organizado pela arquidiocese de Brasília, será realizado logo após a 48ª Assembléia Geral da CNBB que, neste ano, acontece na Capital Federal no período de 4 a 13 de maio.
 A programação do Congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais. Para essa autêntica festa, toda a Igreja é convocada, e o evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do País. Duas atividades terão destaque no Congresso, que serão dois Simpósios e uma jornada Sacerdotal, além  das missas que serão realizadas na Esplanada dos Ministérios. Haverá também uma conferência abordando o tema do Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa Bento XVI no ano passado. Contará também com um Simpósio de Bioética, inédito até então em um Congresso Eucarístico, nos dias 14 e 15 de maio em Brasília, e tratará da defesa da vida abordando temas desde a concepção até a morte natural, sempre enfocando a família e a importância da dignidade humana. Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a vida. Nesses dias, vamos dirigir as nossas orações para a boa organização desse grandioso Congresso. Aos nossos congressistas, que Deus os abençoem!

SEÇÃO FAMÍLIA - MAIO-2010

Seção da Família

(por Jean Carlo Monteiro)   
os Sacramentos (1ª parte) 

Iniciemos, hoje, nesta seção, uma reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.

O que são Sacramentos? - São os canais da graça de Deus até nós. Trazem a nós a salvação que Jesus conquistou para nós com os méritos de sua Paixão, morte na Cruz e Ressurreição.
A Igreja é o grande Sacramento da Salvação, que Jesus instituiu para ministrar (distribuir) os Sete Sacramentos. É pela Igreja que se salva. Ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28). É a Arca de Noé que abriga do dilúvio do pecado.
Os Sete Sacramentos foram todos instituídos por Jesus para salvar o homem.
Cada sacramento é um sinal eficaz (água no batismo, óleo no Crisma, etc...) que transmite a graça de Deus. Ele não depende do ministro que o ministra (depende só de Cristo), mas os seus frutos dependem da disposição (preparação) com que a pessoa o recebe.
Batismo: foi Jesus quem mandou a Igreja batizar (Mt 28, 18-20 ; Mc 16, 15-17).
O Batismo faz a pessoa participar da morte e ressurreição de Jesus (Rom 6, 3ss).
Aplica-se naquele momento o poder da morte de Jesus à criança.
Ela morre misticamente para o pecado, para o mundo, para Satanás, e renasce para a vida em Deus (2 Cor 5,17). Jesus resgata a pessoa, no Batismo pelo seu sangue e sua morte (1 Pe 1, 18-19).

         O que o Batismo faz?

Torna o batizado: filho de Deus; membro de Jesus Cristo (1 Jo 15, 5ss) (Igreja); herdeiro do Céu; apaga o pecado original e os pessoais
- Ninguém pode receber os outros sacramentos sem ser batizado. 
- Ninguém pode ser batizado mais de uma vez. 
- Em caso de morte qualquer pessoa pode batizar. 


crisma ou Confirmação: é o sacramento que confirma e complementa o Batismo. Traz o Espírito Santo à pessoa pela imposição das mãos do Bispo, como faziam os apóstolos (At 8, 14-17). A pessoa é renovada no Espírito Santo, para seguir Jesus e testemunhá-la com poder (At 1,8) e santificar-se pelos seus frutos (Gal 5,22) e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus -  Is, 11) e carismáticos (1 Cor 12, 4ss).         

SEMANA SANTA - MAIO-2010


           SEMANA SANTA        
                 (Equipe de Liturgia)


A Páscoa é o maior horizonte de nossa fé. Todo o período Quaresmal nos foi introduzindo no mistério central da nossa fé: o Triunfo da Vida!  O acontecimento morte, embora tão certo, nos desconcerta causando angústia e sofrimento. No fundo, queremos viver e existir para sempre. Esse desejo tão profundo do ser humano encontra sua realização plena no Mistério Pascoal de Cristo.



Nossa Comunidade viveu plenamente a Semana Santa. Iniciou-se no Domingo de Ramos com nossas Irmãs Canossianas, na segunda feira com o momento penitencial que nos fez refletir sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica.


Os jovens (PJ) encenaram nossa Via Sacra brilhantemente. Foi tão lindo e emocionante que percebemos lágrimas em muitos rostos. Parabenizamos a todos os jovens que, direta ou indiretamente, puderam contribuir para esse belo evento.
Na quinta-feira inauguramos o Tríduo Pascoal, vivemos com Jesus uma espécie de despedida em que o Mestre deixa-nos o testamento de seu amor, sem medida da entrega de sua própria vida por nós. Vivemos esse momento, em silêncio, em total vigília com todas as Pastorais. Com a benção do fogo acendemos o Círio Pascoal no qual vemos o Cristo Ressuscitado; trazido em procissão para dentro da Igreja e diante da luz anunciamos a vitória do nosso Rei Jesus Cristo.

JUBILEU DE OURO


No mês de março a Pastoral da 1ª Eucaristia, Coroinhas e Infância Missionária, homenagearam a Paróquia Bom Jesus pelos seus Cinqüenta anos. Parabéns aos participantes pela linda celebração, principalmente às coordenadoras Cidinha, Leodete e Tide.

Neste mês de abril, foi a vez da Pastoral Familiar e Batismal de comemorarem, lembrando de nosso querido Pe. Renato, pela sua participação de junho/1980 a abril/1989 na Paróquia. Dentre os feitos do Pe. Renato, o que mais marcou foi seu carinho. Não há quem não lembre com carinho desse Padre. Na celebração, a família também foi homenageada, pois é através dessa constituição que vemos o verdadeiro Sacramento do Amor. Não há problema que não tenha solução e nem obstáculos que não possam ser vencidos!

ORDENAÇÃO DE ANTONIO FRANCISCO

Em 18/04/2010, a nossa Paróquia teve a honra de receber o Bispo Dom  Vilson, que por imposição de suas mãos, ordenou o diácono Antonio Francisco Bezerra Filho, que assumirá, em 02/05, a Quase-paróquia de S. Sebastião, em Leme.

Na Celebração da ordenação estiveram presentes, entre outros, familiares, amigos, seminaristas, diáconos e representantes do clero e de várias várias comunidades da diocese por onde o pe. Antonio Francisco esteve em pastoral. Parabéns ao novo padre e que Deus lhe dê sabedoria, discernimento, paciência e amor. Que ele viva e dedique seu sacerdócio aos pobres, aos injustiçados e que siga ao pedido de Jesus “Apascenta as minhas ovelhas!”

SEÇÃO CULINÁRIA

  (por  Tati Borelli)   

Pão com queijo e tomate seco 
 (Receita da Dna. Dirce G. Borelli)

 – Bata no liquidificador: 
 2 ovos; 
1 xíc. de óleo; 
1 colher (café) de sal; 
1 colher (sopa) de açúcar; 
3 xíc. de leite; 
30 gr. de fermento de pão. 
– Bata tudo e reserve. 
– Em uma bacia coloque 7 xícaras de trigo e a mistura do liquidificador. Misture bem, amassando.
 – Unte uma forma, coloque a metade da massa, recheio de tomate seco e queijo aos pedaços, em cima o resto da massa, deixe dobrar de tamanho e assar.
– Pode-se fazer outros recheios, com a mesma massa.

NOSSAS COMUNIDADES - MAIO-2010

Comunidade Bom Jesus
06/03 - Missa Jubileu Ouro (Coroinhas, Inf.Miss. e Catequese)




















Jubileu de Ouro: Padres, Bispo e Catequistas; Gr.Jovens, RAJA, JUC e EJOC (1985).












Comunidade N. Sra. Dores
Vivência da Semana Santa com muita oração, vigília e fraternidade. Domingo de Ramos, dias de união com toda a igreja, e o esperado dia: “A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

 
 
        
      


  
    





Comunidade S.Judas Tadeu

Semana Santa

  
     
    
Jantar dançante que aconteceu em 10/abril no Salão Festas (S.Judas)