Santos E Festas do Mês Por Angélica O. Ponte
Neste mês comemoramos as seguintes datas:
1-S.José Operário; 2-Sto.Anastácio; 3-Stos.Filipe e Tiago Apóstolos); 4-S.Floriano; 5-S.Peregrino; 6-S.Leonardo Murialdo; 7-Bem-Aventurada Catarina Tekakwitha; 8-S.Vítor; 9-S.Máximo; 10-Sto.Antonino; 11-Santa Maria Bertilla Boscardin; 12-Nereu, Aquiles e Pancrácio; 13- Nª.Srª.Fátima; 14- S.Matias (Aóstolo); 15-Sto. Isidoro; 16- Ascensão do Senhor / S.Simão Stock; 17-S.Pascoal bailão; 18-S.João-I; 19-Sto.Ivo; 20-São Bernardino de Sena; 21-Sto.André Bóbola; 22-Santa Rita de Cássia; 23-Pentecostes, S.Juliano; 24-Nª.Srª.Auxiliadora /São Vicente de Lérins; 25-Sta.Mª. Madalena de Pazzi; 26-São Filipe Néri; 27-Sto.Agostinho; 28-S.Germano; 29-S.Fernando; 30- Santíssima trindade /Santa Joana D'Arc; 31-Visitação de Nossa Senhora. Dentre eles destacamos:
22 de maio - Santa Rita de Cássia
Nasceu em 1381, em Úmbria, Itália. No coração, ela trazia o desejo da vida religiosa, porém foi casada, a pedido dos pais, com Paulo Ferdinando, que de início aparentava boa índole, mas logo começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão. Após 18 anos de casamento, seu marido foi assassinado e seus 2 filhos juraram vingança. Compreendendo que mais vale salvar a alma a viver por muito tempo, ela rogou ao Senhor que salvasse as almas de seus filhos e tirasse suas vidas antes deles cometerem pecado mortal e se perderem para a eternidade. O Senhor a atendeu: os dois padeceram de uma enfermidade fatal. Santa Rita se entregava constantemente à oração e ao testemunho de caridade. Perdoou o esposo e os assassinos deste.
Ingressou, depois de viúva, num convento agostiniano e ali recebeu na fronte, como privilégio, um dos espinhos da coroa de Nosso Senhor, cuja ferida permaneceu incurável por quinze anos. Sua vida é repleta de milagres e episódios maravilhosos.
Em 1417, em vigília da sua profissão religiosa, teve uma visão semelhante a da escada de Jacob. No ano seguinte, ocorreu-lhe outro milagre estupendo. A mando de sua superiora, começou a regar todos os dias um ramo seco de vinha; mal mal transcorreu um ano, daquele ramo brotaram abundantes cachos de uvas, usados até para o vinho sacramental. Ainda hoje a videira segue dando uvas! Enferma, em 1456, a pedido seu lhe apresentaram algumas rosas que haviam brotado de maneira prodigiosa no frio inverno em sua horta de Rocaporena. Ela as aceitou sorrindo como um dom de Deus.
Faleceu de tuberculose, em 22/05/1457, aos 76 anos. Foi beatificada em 1626 pelo Papa Urbano VIII. Por causa dos muitos milagres ocorridos graças à sua intercessão, recebeu o título de Santa dos casos impossíveis e advogada das causas perdidas. Foi canonizada em 24 de Maio de 1900 por Leão XII. Em 1946, foi construída uma nova basílica em Cássia, onde se encontra seu corpo incorrupto. Você que, hoje, sofre com as infidelidades e pecados do seu esposo, assim como com a rebeldia de seus filhos, peça a intercessão de Santa Rita.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
ERRATA: Na edição anterior constou que SANTA MADALENA DE CANOSSA TEVE SEU CHAMADO À VOCAÇÃO RELIGIOSA, NUMA CONSAGRAÇÃO TOTAL, MAS NÃO FOI ACEITA NA PRIMEIRA TENTATIVA... (extraído do site www.cancaonova.com.br) quando o correto é SANTA MADALENA DE CANOSSA TEVE SEU CHAMADO À VOCAÇÃO RELIGIOSA, NUMA CONSAGRAÇÃO TOTAL, E TENTA A EXPERIÊNCIA DO CARMELO, MAS O ESPÍRITO A SOLICITA INTERIORMENTE A PERCORRER UM CAMINHO NOVO: SER TOTALMENTE DISPONÍVEL AOS IRMÃOS AFLIGIDOS POR VÁRIOS TIPOS DE POBREZA”. (Irmã Manoela, “Canossiana”).