Seção da Família
(por Jean Carlo Monteiro)
os Sacramentos (1ª parte)
Iniciemos, hoje, nesta seção, uma reflexão sobre os Sacramentos que norteiam a nossa vida espiritual.
O que são Sacramentos? - São os canais da graça de Deus até nós. Trazem a nós a salvação que Jesus conquistou para nós com os méritos de sua Paixão, morte na Cruz e Ressurreição.
A Igreja é o grande Sacramento da Salvação, que Jesus instituiu para ministrar (distribuir) os Sete Sacramentos. É pela Igreja que se salva. Ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28). É a Arca de Noé que abriga do dilúvio do pecado.
Os Sete Sacramentos foram todos instituídos por Jesus para salvar o homem.
Cada sacramento é um sinal eficaz (água no batismo, óleo no Crisma, etc...) que transmite a graça de Deus. Ele não depende do ministro que o ministra (depende só de Cristo), mas os seus frutos dependem da disposição (preparação) com que a pessoa o recebe.
Batismo: foi Jesus quem mandou a Igreja batizar (Mt 28, 18-20 ; Mc 16, 15-17).
O Batismo faz a pessoa participar da morte e ressurreição de Jesus (Rom 6, 3ss).
Aplica-se naquele momento o poder da morte de Jesus à criança.
Ela morre misticamente para o pecado, para o mundo, para Satanás, e renasce para a vida em Deus (2 Cor 5,17). Jesus resgata a pessoa, no Batismo pelo seu sangue e sua morte (1 Pe 1, 18-19).
O que o Batismo faz?
Torna o batizado: filho de Deus; membro de Jesus Cristo (1 Jo 15, 5ss) (Igreja); herdeiro do Céu; apaga o pecado original e os pessoais;
- Ninguém pode receber os outros sacramentos sem ser batizado.
- Ninguém pode ser batizado mais de uma vez.
- Em caso de morte qualquer pessoa pode batizar.
crisma ou Confirmação: é o sacramento que confirma e complementa o Batismo. Traz o Espírito Santo à pessoa pela imposição das mãos do Bispo, como faziam os apóstolos (At 8, 14-17). A pessoa é renovada no Espírito Santo, para seguir Jesus e testemunhá-la com poder (At 1,8) e santificar-se pelos seus frutos (Gal 5,22) e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus - Is, 11) e carismáticos (1 Cor 12, 4ss).