Seção saúde (por Angélica O. Ponte)
Saúde dos olhos

As doenças oftalmológicas são as doenças dos olhos e do sistema visual que provocam a diminuição da acuidade visual e podem, eventualmente, levar à perda de visão.
A diminuição da acuidade visual é causada, fundamentalmente, por defeitos refrativos passíveis de correção óptica, como é o caso da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo, da presbiopia e da retinopatia diabética.
Miopia – a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex.: glaucoma, deslocamento de retina, etc.), requer atenção especial por parte do médico oftalmologista.
Hipermetropia – é um defeito refrativo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. O trabalho mais minucioso ou a leitura aumentam a exigência de focagem, provocando fadiga ocular e até dores de cabeça. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.
Astigmatismo – corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta, na maioria dos casos, de uma curvatura desigual da córnea, provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refrativos.
Presbiopia (ou vista cansada) – dificuldade de visão ao perto, que é normalmente sentida por volta dos 45 anos. Deve-se à perda da elasticidade progressiva do cristalino.
A maior parte da disfunção visual, tanto na criança como no adulto, pode ser prevenida através de um diagnóstico oftalmológico precoce, feito por um médico oftalmologista.
A visão tem um importante significado social, representando um meio de comunicação fundamental para a relação entre as pessoas e para a atividade profissional. A visão deve ser prevenida desde o nascimento. (Fonte: www.portaldasaude.pt/portal)