Santos & Festas do Mês - por J. Affonso
Neste mês comemoramos as seguintes datas:
01-Stos.Processo e Martiniano, Sto.Aarão; 02-S. Bernardino Realino, Sto.Oton de Bamberg; 03-S.Tomé (Apóstolo); 04- Solenidades de Pedro e Paulo, Dia do Papa, Sta.Isabel, S.Guilherme; 05-Sto.Antônio Maria Zaccaria; 06-Sta.Maria Goretti; 07-Sto.Adriano, S.Francisco Paula; 08-Sto.Eugênio, S.Procópio; 09-Sta.Paulina, Stos.Mártires de Gorcum; 10-Sto.Olavo, Sete Irmãos Mártires; 11-S.Bento; 12-S.João Gualberto; Stos.Narbor e Félix; 13-Sto.Henrique e Sta.Cunegundes, S.Silas; 14- S.Camilo de Lellis, S.Héraclas; 15-S.Boaventura e S.Tiago; 16-Nª.Srª.Carmo; 17-Sto.Aleixo, Sta.Marcelina e Beato Inácio Azevedo; 18-S.Francisco Solano, Sta.Sinforosa; 19-S.Símaco, Sto.Ambrósio Autpert; 20-Sto.Aurélio, Sto.Elias; 21-S.Lourenço de Brindes; 22-Sta.Mª.Madalena; 23-Sta.Brígida, S.João Cassiano; 24-S.Cristóvão, S.João Boste; 25-S.Tiago Maior (Apóstolo); 26-Sant’Ana e S.Joaquim; 27-Sta.Bartoloméia, S.Celestino-I; 28-S.Celestino, Stos.Mártires de Tebaida; 29-Sta.Marta, S.Lobo; 30-S.Pedro Crisólogo, Sta.Julita; 31-Sto.Inácio de Loyola e S.Fábio. Dentre eles destacamos:
São Camilo de Lellis - 14 de Julho
Nascido em 1550 em Bucchiánico de Chieti, na Itália, filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pôde prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de S.Tiago, Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes. Mas, deu um 'sim' ao pecado, se entregando ao vício de jogo, perdendo tudo e ficando na miséria total. Ficou então como ajudante no hospital, servindo principalmente aos doentes mais repugnantes, ausentando-se apenas nos domingos de folga, que passava ao lado de São Felipe Néri, pelo qual foi influenciado na determinação da obra que estava para empreender.
Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.
Aos 25 anos começou a se converter. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos 'Camilianos'. Camilo também viveu uma bela amizade com S.Felipe Néri.
Estudou, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra, pois em cada sofredor está a presença do Crucificado.
No final de 1575, quando os poucos hospitais romanos mostravam-se insuficientes para atender todos os peregrinos necessitados, São Camilo de Léllis fundou a Congregação dos Ministros, ou seja, servidores dos enfermos que cuidavam espiritual e corporalmente dos doentes. Após dois anos, S. Camilo foi ordenado sacerdote e continuou dirigindo por vinte anos seus religiosos. Sua dedicação aos doentes era tanta, que sempre repetia quando alguém queria tirá-lo do leito dos enfermos: "estou ocupado com nosso Senhor Jesus Cristo." Morreu em 14 de Julho de 1614. Canonizado em 1746. E declarado patrono dos enfermos e dos hospitais em 1886.
São Camilo de Lellis, rogai por nós ! (Fonte: www.cancaonova.com)