TODOS NECESSITAMOS DE MUDANÇA DE VIDA
Você nota uma disposição cada vez maior entre o conhecimento e a formação humana e a religiosa por outra parte? A maior parte dos cristãos não sabe dar razão à sua fé, e nem as exigências que ele implica. Satisfazem com as práticas religiosas e os seres humanos, bons que são, não se sentem urgidos a mudarem de vida. Sua atitude passiva não o deixa aprofundar em sua formação. Não querem complicar-se com a vida. Preferem sua comodidade e defendem, com escusas, justificando-se interiormente (não tenho tempo. Neste mundo há quem o regule, como não roubo e nem mato, já sou bom). A indiferença de cristãos entre um no meio de tantos, salva-se grandes problemas, conscientes ou não, de que necessitam de mudança de vida, em sua formação e em sua vida toda. Não se analisam seriamente. A diferença de gerações, tradições e culturas e o grande interesse que faltam o inibe para a transformação.
Os maiores estão assolados e aferrados, a estrutura e idéias, mais ou menos fixas, que os impedem de mudar radicalmente o problema. Para eles qualquer tempo passado foi melhor. Todo cuidado é bom para que na mudança não haja extremos do legalismo; a religião de um humanismo desprovido do diálogo consigo e com Deus. Assim vemos que a cerimônia de imposição de cinzas não é algo mágico, algo que agiria em nós sem ter em conta que é preciso uma disposição interior, uma conversão, ou não reduzir a missa ao sacramental dentro do sentimentalismo religioso. Pode alguém dizer: não confesso, não comungo, não rezo, porque não sinto nada. Não recebo as cinzas porque não sinto nada.
A prática cristã é quantitativa, onde a prática conta-se em números de vezes que recebo e esqueço de perguntar como tenho praticado.
Então quarta-feira de Cinzas é o convite a nós cristãos para o grande retiro de quarenta dias e, para ficar melhor o convite, é a conversão. Vamos dar uma olhada em como viver esta quaresma. Se olharmos na Bíblia, os primeiros convertidos são os homens que mudaram o rumo de suas vidas com sua interação com Deus (Abraão, Moisés, Davi, Isaías, Jeremias). A palavra de Deus falou alto no seu egoísmo e em seu paganismo. Os profetas insistem numa conversão interior, rasgar o coração duro, revestir-se com um coração novo.
Vamos, renovados, para celebrar a Páscoa com Jesus e dizer neste dia Feliz de passagem. Feliz Páscoa para nós todos!
(Pe. Pricilio Jerônimo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário