(por J. Affonso)
Neste mês comemoramos as seguintes datas:
1- Sto.Hugo, S.Valério; 2- S.Francisco Paula, Sta.Maria do Egito, S.Abondio; 3- S.Ricardo, S.Luis Scrosoppi, S.Xisto; 4- Sto.Isidoro, B. Francisco Marto, S.Caetano Catanoso; 5- S.Vicente Ferrer, Sta. Maria Crescencia, Sta Irene; 6- S.Marcelino de Cartago, Bem Avent. Juliana de Liège e Pierina Morosini; 7- S.João Batista de La Salle, S.Germano José; 8- Sto.Alberto, Sta.Julia Billiart, S.Gualter; 9- S.Leopoldo Mandic, Sta.Valdetrudes; ; 10- Sta.Madalena Canossa, S.Macário de Antioquia, Sto.Terencio; 11-Sta Gema Galgani, Sto Estanislau, B. Helena Guerra.; 12- S.Vítor de Braga, S.Júlio, o Papa; 13- Sto.Hermenegildo, Sta.Ida; S.Martinho, o Papa; 14- Sta.Ardalião, S.Julio; 15- Stos.Tibúrcio, Valeriano e Máximo; 16- S.Benedito José Labre, Sta.Bernadete Soubirous; 17- Sto.Aniceto, S.Roberto de Turlande; 18- Sto.Apolônio, S.Galdino; 19- S.Leão IX, Sto.Expedito, Sta.Ema; 20- Sta.Inês de Monte Pulciano, S.Teodoro; 21- Sto.Anselmo, Sto Apolonio; 22-Stos.Mártires de Lião, S.Sotero, S.Caio; 23- S.Jorge, Sto.Adalberto; 24- S.Fidélis Sigmaringa, S.Bento Menn, Sta.MªEufrásia; 25- S.Marcos Evangelista; 26- N.Sra.do Bom Conselho, S.Luís Maria Grignion Montfort, Sto.Agapito; 27- Sta.Zita; 28- S. Luís Mª Grignion, S.Pedro Chanel, Sta.Joana Beretta Molla; 29- Sta.Catarina Sena, S.Pedro de Verona; 30-S.Pio-V, S.José Benedito Cottolengo.
02/04 – S. FRANCISCO DE PAULA
Nasceu na cidade de Paula, na Calábria, em 1416. Recebeu este nome devido a devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo no Convento Franciscano.
Amor a Deus e ao próximo marcaram sua história, e seu lema pessoal era a caridade.
Depois de sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado a vida eremítica. Ficou na Itália, em uma região distante, dedicando-se à vida de oração e penitência. Um homem da caridade, em comunhão com as dores da humanidade e da Igreja.
Muitos descobriram sua santidade e iam até ele pedir conselhos. Alguns desses descobriam sua vocação e permaneciam. Com isso, Francisco de Paula fundou uma ordem eremítica (Ordem dos Mínimos), que tinha como lema a caridade.
10/04 – STA. MADALENA DE CANOSSA
A santa fundadora das 'Filhas da Caridade', congregação que iniciou em Veneza, Itália. Nasceu em Verona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos.
Perdeu cedo seus pais. Teve seu chamado a vocação religiosa, numa consagração total, mas não foi aceita na primeira tentativa, porém, não parou no primeiro obstáculo.
Refugiou-se em Veneza, ali ela discerniu o carisma como fundadora, e na prática - sua caridade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonaparte conhecia seu testemunho e a chamava de 'anjo da caridade'.
De família nobre e rica, atraída por Deus deixou a casa paterna. Empenhada na caridade para com o povo fundou o seu Instituto (1808) dedicando-se à Educação, à Evangelização e à Assistências aos doentes em especial aos pobres e entre esses aos mais necessitados.
Beatificada por Pio XII em 7-12-1941 é Canonizada por João Paulo II, em 02/10/1988, na Praça de S.Pedro. A Família Canossiana celebra em 8 de Maio o dia dedicado à Fundadora do Instituto e em 15 de Setembro dia dedicado a Nª Sª das Dores a padroeira do Instituto.