REFRIGERANTES – EVITE-OS! (por Angélica O. Ponte)
O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Em 1772, acrescentou-se gás no líquido, mas foi somente comercializado em 1830.
Os refrigerantes possuem como ingredientes: açúcar ou adoçantes - no caso dos light, água gaseificada, extrato de noz de cola (ou suco de laranja, ou limão, ou extrato vegetal de guaraná), cafeína, corantes, acidulantes, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.
Seu consumo freqüente aumenta riscos de: cáries, aumento de peso, flatulência (gases), agravamentos de gastrites, diabetes, triglicérides sanguíneos, osteoporose...
Refrigerantes não podem ser substituídos pela água, de modo algum. Prefira a água! A água é um nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE realizada entre 2002 e 2003, o consumo de refrigerantes aumentou 400%, de 1974-1975 a 2002-2003, entre a população brasileira. Conforme aumentam os rendimentos, maior o consumo de refrigerantes pela população brasileira. A participação da bebida na dieta é 5 vezes maios na classe de maiores rendimentos do que na classe de menores rendimentos.
Um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de suco de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerantes não possui nenhum nutriente, apenas calorias e o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas à má nutrição. -Fonte: www.cyberdiet.terra.com..br