(por Isabel P. Pegoraro)
Conhecendo o Ano Litúrgico (continuação)
Os Lecionários: As leituras indicadas nos Lecionários foram dispostas da seguinte maneira:
Para os domingos e festas temos um ciclo de três anos está no Lecionário Dominical: A- Mateus ; B-Marcos; C- Lucas. O evangelho d e João é proclamado em algumas solenidades e também durante alguns domingos do ano B.
Para os dias da semana o Evangelho tem um ciclo anual e as leituras bienal, um para os anos pares e outra para os anos impares ,está no Lecionário Semanal. Para as festas e memórias dos Santos , temos leituras próprias, indicada no Lecionário Santoral.
Dias santos de guarda: “Dias de festa”, “dias de preceito’, “festas de preceito ou como se diz ,”dias santos de guarda (3º mandamento da Lei de Deus), são dias em que os fiéis tem obrigação de participar da Missa e devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso do corpo e da alma (cân.1247).O domingo é o dia de festa por excelência,em toda a igreja .No Brasil .além do domingo, as festas de preceito são as seguintes: Natal do Senhor Jesus Cristo( 25 de dezembro); SS.Corpo e Sangue de Cristo(quinta –feira após o domingo as Santíssima Trindade); Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro); Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro).
As celebrações da Epifania, as Ascensão, as Assunção de Nossa Senhora, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Todos os Santos ficam transferidas para o domingo , de acordo com as normas litúrgicas. Para promover o bem pastoral dos fiéis, é lícito transferir para os domingos do Tempo comum as celebrações pelas quais o povo tem grande apreço (ex festas do padroeiro) que ocorrem durante a semana, contanto que , na tabela de precedência, elas podem ser realizadas em todas as Missas celebradas com o povo (NAC 58).