15 de Outubro: dia do Professor (por Rochele P. Pagotti)
No dia em que o país celebra o Dia do Professor, gostaria de parabenizar todos os docentes que brilhantemente exercem essa importante profissão com muita garra e determinação. Aproveitando a oportunidade, é importante que façamos uma reflexão sobre o nosso sistema educacional. A situação da educação no Brasil não é nada boa. Poucos investimentos em escolas, desvalorização dos professores, além da falta de dignidade no ambiente de trabalho. Temos instalada uma cultura de total desestímulo àqueles que se dedicam diariamente à formação dos cidadãos.
Acontece que, sem a valorização do magistério, nunca sairemos desses índices medíocres da educação, que prendem a sociedade brasileira no subdesenvolvimento.
A falta de condições de trabalho também impera nos centros educacionais. O compromisso de criar alternativas para melhorar a qualidade do ensino parece estar cada vez mais adormecido, demonstrando que a educação não é encarada neste país como o instrumento de transformação da sociedade.
Portanto, não acho justo que o professor, responsável pela educação da juventude, viva essa triste realidade de desrespeito e indignação. Precisamos de governantes justos e honestos, que estejam realmente preocupados em criar alternativas para melhorar a qualidade do ensino no nosso País. Sabemos que para uma Nação alcançar o desenvolvimento, começa-se pela educação.
Autor: Luiz Solano Cavalcanti Filho: vereador do PSB/Cabo de Santo Agostinho/PE (data: 11/10/2007)