Seção da Família (por Jean Carlo Monteiro)
O Sacramento da Unção dos Enfermos
A “Unção dos Enfermos” é um sacramento que a Igreja dá ao cristão em estado de enfermidade grave ou velhice para atrair a saúde da alma e espírito e corpo. É uma bênção de saúde e não de morte, como muitos pensam. Muitas pessoas têm medo deste sacramento e até pensam que vão morrer rápido se o receber - o que não é verdade. Não tem nada de mágico como muitos pensam, o sacramento cura, alivia e fortifica o doente.
Consiste em ungir a frente e as mãos do enfermo acompanhada de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou o bispo - únicos ministros que podem administrar tal sacramento.
Era conhecida como "Extrema Unção", pois só era administrada "in articulo mortis" (a ponto de morrer), mas, atualmente, o seu nome passou para “Unção dos Enfermos”, sacramento que pode ser administrado mais de uma vez, sempre que for em caso de doença grave.
Quem pode receber esse Sacramento da “Unção dos Enfermos”?
1-Toda pessoa batizada e que tenha o uso da razão;
2- se for passar por cirurgia;
3- pessoa em perigo de morte, por doença ou velhice.
Pode repetir o sacramento, no caso de alguém que já o recebeu e recuperou e tiver recaída ou outra doença grave.
Seus efeitos: A unção une o enfermo à Paixão de Cristo para seu bem e o de toda a Igreja; obtém consolo, paz e ânimo; obtém o perdão dos pecados (se o enfermo não pôde obtê-lo pelo sacramento da reconciliação), restabelece a saúde corporal (se convém à saúde espiritual) e prepara para a passagem para a vida eterna.
Desfrute das bênçãos de Deus através dos sacramentos, principalmente através do sacramento da Unção dos Enfermos.
Autor: Padre Adelson José de Souza, Vigário Paroquial de Santo Antonio do Monte/MG