SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ. (por Isabel P. Pegoraro)
“A FORÇA DO MISSIONÁRIO:
A intimidade com Deus transforma a vida das pessoas”!
Todos os anos a Igreja tem outubro como o Mês especial para a reflexão e a conscientização de seus fiéis de que , pelo batismo, todos são missionários.É evidente, porém que o chamado e o impulso para a missionariedade provém da sensibilidade Á VOZ DE DEUS, aos acontecimentos e ás necessidades dos irmãos. O Senhor precisa de pessoas que manifestam inquietude diante da realidade sofrida de seu povo.É com estes missionários sensíveis e generosos que Deus poderá construir um mundo mais irmão, mais justo, enfim, o Reino pelo qual o Senhor Jesus veio e deu a sua vida. Portanto , para vivenciarmos bem o mês missionário se faz necessário algumas reflexões e algumas dicas que poderão nos ajudar:
Deus se manifesta geralmente através de coisas simples e, muitas vezes despercebidas em nosso agitado dia a dia.Por isso , é importante como se diz na gíria;”ficar ligado”.
A experiência missionária se fundamenta na experiência de Deus que não se resume apenas a um momento particular, mas sim de um caminho a ser percorrido passo a passo, percorrido também dentro de uma vivência comunitária, através da oração e do serviço realizando um profundo encontro com Deus. Escrevendo ao Coríntios (cp15,1-11), o missionário Paulo mostra que a intimidade com Deus transforma a vida das pessoas. A experiência de Deus é como um eixo de uma roda, ou seja, o centro que a sustenta.Assim é a espiritualidade.Ela anima , sustenta, mantém viva e atualiza a nossa missão.
Só pode falar de Deus quem é capaz de ouvi-lo. Não é simples coincidência o mês da Bíblia anteceder o mês missionário.Deus fala de muitas formas, mas a Bíblia é o seu principal meio de comunicação.Antes de sermos missionários, devemos ouvi-lo! Tal qual a samaritana no evangelho de João cp 4: ela primeiro ouviu Jesus, abriu se coração a ele , acreditou , testemunhou ,e se tornou sua discípula missionária para o povo sofrido da Samaria.Para podermos ter energia para o nosso trabalho precisamos nos alimentar, para termos energia em nossa vida cristã e missionária precisamos nos saciar diariamente na fonte: a Palavra de Deus .É ela que sustenta e renova nossas forças para a longa e difícil caminhada de uma vida comprometida com o projeto de Deus. A Bíblia é o meio privilegiado para estarmos juntos de Jesus, para conversarmos com ele sobre a vida, a vida que Ele viveu e a missão que passou a todos os apóstolos e a todos nós : “Ide, fazei discípulos meus todos os povos...” (Mt 28,19)
Portanto não percamos a oportunidade que o mês missionário nos oferece para movimentar todos os setores da nossa Paróquia: rezando pelos missionários espalhados pelos 5 continentes através do terço missionário, incentivando os fiéis a assumirem seu batismo, divulgando a Infância e Adolescência missionária,contribuindo com a coleta para o dia mundial das Missões, e também conhecer a vida de inúmeros missionário que dão sua vida pelos povos que ainda não conhecem JESUS. E assim ,auxiliados também por Maria Santíssima ,sempre próxima e cheia de compreensão e ternura , que ela nos ensine a sair de nós mesmos no caminho de sacrifício, de amor e serviço,como fez na sua visita à prima Isabel., para que peregrinos a caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós , conforme sua promessa .