JOVENS UNIDOS NO AMOR DE MARIA X PASTORAL DA JUVENTUDE por Elaine Cristina Zutin *
Pastoral da Juventude quer dizer compromisso do jovem fazer no meio da própria juventude o que Jesus fez. É o jovem evangelizando o próprio jovem! Pastoral da Juventude é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve, que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta; percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a ação. (site: pjregionalsub1 /Diocese de Limeira)
O Grupo Juama, da comunidade São Judas Tadeu, neste ano de 2010, tem seguido o projeto proposto ao pároco, padre Pricílio Jeronymo, que desde o início tem como foco: “A identidade do jovem em comunhão com a Igreja e o meio em que vive”. Para isso, são utilizados vários subsídios da PJ.
Utilizamos o tradicional método "ver, julgar, agir, rever e celebrar”, para despertar no jovem o senso crítico e levar a juventude a assumir compromissos na transformação da sociedade, bem como atuar junto à comunidade em suas diversas Pastorais, mas sem tirar o foco das necessidades dos jovens. É uma tentativa constante e esperançosa de vinculação da teoria à prática, envolvendo os jovens e motivando para a participação.
DNJ – dia nacional da juventude
Em 2010, a Pastoral da Juventude propõe que as atividades permanentes se articulem a partir do tema "Juventude e Transformação Social”, que motivou as reflexões sobre trabalho (Semana da Cidadania), cultura (Semana do Estudante) e o Jubileu de 25 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ). A temática retoma a Campanha da Fraternidade: “Economia e Vida”; e a campanha contra a violência e o extermínio de jovens.
O Dia Nacional da Juventude é caminho de muita reza, luta e festa, em os jovens da Diocese de Limeira, e nós da Cidade de Araras nos reuniremos neste ano em Porto Ferreira, no dia 24 de outubro.
Revigorados e fortalecidos na fé, voltaremos para fazer a diferença dentro de cada realidade, mas juntos enquanto juventude, pois sempre estaremos “unidos em uma só força, um só pensamento, um só coração...Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar (Jorge Trevisol).
* Elaine Cristina Zutin é Assessora da PJ / Grupo JUAMA – CSJT