Santos & Festas do Mês
Por Olívia Maria Campagna
Neste mês comemoramos as seguintes datas: 1-Santa Teresinha do Menino Jesus; 2-Santos Anjos da Guarda; 3-Santos Veríssimo, Máxima, Júlia, Maria Rossello, Francisco de Borja; 4-São Francisco de Assis; 5-S.Benedito, Stos. Apolinário e Dionísio; 6-S. Bruno, S.José Maria Escrivá; 7-Nossa Senhora do Rosário; 8-São Demétrio, Sta. Taís, Sta.Pelágia; 9-Patriarca Abraão, S.Luis Bertrán, S.João Leonardo; 10-S.Paulino de York, Stos. Mártires Franciscanos de Ceuta; 11-Santa Soledade Torres, Sto.Alexandre Sauli, S.Geraldo Magela; 12-Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil; 13-São Geraldo Abade , Sto.Eduardo-III (rei); 14-São Justo, S.João Ogilvie, S.Calisto-I; 15-Santa Teresa de Ávila; 16-Sta. Edwiges, Sta.Margarida Alacoque, S.Guilherme de Malavalle; 17-Sto.Inácio de Antioquia, Santo Herão; 18-São Lucas, Evangelista; 19-S.Paulo da Cruz; 20- S.Pedro de Alcântara , Santa Maria Bertilla Boscardin; 21-Sta. Úrsula, Stos.Agatão Anacoreta e Gaspar del Bufalo; 22-São Donato, Sta.Maria Salomé, Sta.Sara; 23-Stos. Servando, Germano, João de Capistrano; 24-Santo Antônio Maria Claret; 25-Frei Galvão, Sta. Alga; 26-Stos. Evaristo, Rogaciano, Felicíssimo; 27-S.Gonçalo de Lagos, Frumêncio, Sta. Sabina; 28-S. Judas Tadeu e S.Simão (Apóstolos); 29-São Narciso, Zenóbio, Sta. Ermelinda; 30-S.Germano, Geraldo, Sta.Dorotéia Schwartz; 31-S.Quintino, Afonso Rodrigues, Sta.Lucila. Dentre eles, destacaremos:
São Lucas, o médico Evangelista - 18 de outubro
O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas, o qual escreveu o terceiro Evangelho, reconhecido como o “Evangelio do Amor e da Misericórdia”. Foi escrito sob o signo da fé, em tempos em que isso podia custar a própria vida.
Ele falou em nascimento e ressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade. Escreveu também os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusalém, Antioquia e Damasco, deixando-nos o testemunho do Cristo da Bondade, da Doçura e da Paz.
São Jerônimo descreve São Lucas, “como o discípulo e companheiro inseparável de São Paulo; exercia a profissão de médico; ao mesmo tempo, cultivava as letras e chegou a ser muito versado em língua e literatura gregas.
Nos Atos dos Apóstolos, ele nos deixou a origem do cristianismo, mais completa em muitíssimos pontos que dos outros evangelistas, melhor ordenada e de mais agradável leitura”.
São Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Teria estudado medicina em Antióquia, possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento ou sua morte, um documento traduzido por são Jerônimo trouxe a informação de que ele teria vivido até os oitenta e quatro anos de idade.
A sua morte pelo martírio em Patras, na Grécia, foi apenas um legado dessa antiga tradição. Seus restos mortais, provalmente, encontram-se em Pádua/Itália, onde há um jazigo com o seu nome, visitado pelos peregrinos.
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condiçao de médico, a principal delas foi escrita por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14). Amigo de São Paulo, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, autor do livro "Médico, pintor e santo", descobriu que já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18/outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e do médicos".
Fonte: www.catolicismo.com.br, www.cot.org.br/igreja/santo.php e noticias.cancaonova.com/noticia.php