A CEIA DO NATAL (por Rochele P. Pagotti)
A ceia natalina é a uma das mais belas tradições do Natal. A ceia festiva tem um profundo e belo significado, dentro da celebração do Santo Natal.
O povo de Deus do Antigo Testamento reunia-se, a cada ano, na festiva e solene ceia do cordeiro pascal para lembrar, comemorar e celebrar a passagem de Deus, no Egito e libertá-lo da escravidão. O povo de Deus, agora liberto da escravidão, podia dizer: "Se hoje somos livres, se somos um povo, se temos nossa terra, nosso país e nosso templo, é porque um dia Deus nos libertou da escravidão do Egito. Somos livres porque Deus nos libertou! "
Da mesma forma, nós, povo de Deus do Novo Testamento, nos reunimos festivamente, na ceia natalina, para lembrar e celebrar a passagem de Jesus entre nós, iniciada no dia do Natal. Somos salvos porque Jesus nos salvou, vindo no Natal!"
Exatamente para recordar, celebrar e agradecer a Jesus Salvador é que celebramos o Natal, e nele, realizamos a ceia natalina. É um banquete oferecido a Jesus vivo, celebrado no Natal, como Salvador.
No centro da mesa da ceia festiva coloca-se uma vela acesa, enfeitada. Ela simboliza Jesus vivo, o festejado do Natal, o aniversariante celebrado na ceia. Pode-se colocar, também, ao centro da mesa, uma imagem do Menino Jesus. É para lembrar a todos que a ceia é realizada por causa de Jesus. Ele é o festejado, o aniversariante.
No Natal, a mais importante ceia deveria ser a Santa Comunhão Eucarística. Toda a família deveria reunir-se, primeiro, numa igreja, numa santa missa festiva do Natal, para acolher ainda mais a Jesus vivo, recebido na comunhão. Depois, reunir-se ao redor da mesa da ceia natalina familiar, para continuar a festejá-lo. Um feliz e santo Natal a todos!!!