SOU CATÓLICO. VIVO MINHA FÉ. (por Isabel P. Pegoraro)
Caro leitor(a) continuando um pouco mais sobre liturgia, vamos procurar entender porque existe missas e orações para diversas circunstâncias, se em todas as missas celebramos o Memorial do Mistério Pascal de Cristo.
O Missal fornece formulários de Missas e orações que, nas diversas ocasiões da vida cristã, podem ser usados pelas necessidades do mundo inteiro, da Igreja Universal e da Igreja local.
Tendo em vista a mais ampla faculdade de escolher leituras e orações, convém que as missas para diversas circunstâncias sejam empregadas moderadamente, isto é, quando a oportunidade o exigir.
Em todas as missas, para as diversas circunstâncias - a não ser que se disponha de outro modo - é permitido usar as leituras do respectivo dia da semana, bem como seus cânticos, se combinarem com a celebração.
As missas para diversas circunstâncias são três:
Missas Rituais, Missas e orações para diversas necessidades, Missas votivas (Sagrado coração de Jesus e no aniversário do Papa, do Bispo e da ordenação sacerdotal).
Temos também: Missas pelos fiéis defuntos (exéquias, sétimo-dia, aniversário de falecimento; Missas concelebradas (celebrada por mais de um sacerdote fortalecendo os laços fraternos entre os Presbíteros); Aplicação da missa pelo povo (o sacerdote aplica a Missa pelo povo que lhes foi confiado todos os domingos e nas outras festas de preceito da sua Diocese).
Apesar de termos vários tipos de Missas é importante ressaltar que a cada Eucaristia celebrada deve-se despertar: a consciência de que a Eucaristia é uma ação comunitária e eclesial de caráter vivencial e irrenunciável.
É preciso descobrir a celebração da Eucaristia como fonte de espiritualidade.
Enquanto não formarmos uma comunidade de fé, não estaremos atingindo a finalidade da Eucaristia e, portanto, não alcançaremos o nosso objetivo missionário como Corpo de Cristo;
É preciso nos educarmos, para descobrirmos o valor da Eucaristia, indispensável à vida de uma autêntica comunidade eclesial.
Que tal aproveitarmos o tempo do Advento em que nos preparamos para a vinda de Jesus? E realizarmos as novenas em preparação ao Natal, levar o nosso grupo a testemunhar a sua fé, mantendo viva a Memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa, de nossas famílias e daquelas que visitamos durante a novena, em nossa comunidade. Um Feliz e Santo Natal a todos !!!